TAPXURE Dom Jun 23 2013, 20:37
Olá Martin;
Conheço bem os motores YS para dizer-lhe: não dá para alterar nada neles! Já desmontei alguns e te garanto que todas as partes tem que funcionar junto. É uma obra de arte!!! Entra no site da CENTRAL HOBBIES e veja as vistas explodidas destes motores... é peça demais! Estou voando o meu com uma Master 14x6, girando a mais de 10.000rpm. Pode usar até 15x6 nele (9.000rpm). O motor tem quase a força de um 120 4T!!! O senhor Yamada é um gênio!
Me explica uma coisa Martin: pelo que você diz, motor mais forte = hélice maior. Com hélice maior, o avião corre menos e consequentemente a força centrifuga é menor. Isso deixa os cabos menos tensionados, certo!!?? Digo isso, porque voei hoje meu PATHFINDER com um O.S. 46LA-S. Estava voando (e amaciando) com uma 11x6. O avião estava andando bem e os cabos estavam bem tencionados. No último voo do dia, coloquei uma APC 12,25 x 3,75. A velocidade foi menor mas os cabos ficaram menos tencionados, deixando até uma insegurança nas manobras.
O que me aconselha em fazer!!?? Tem que mexer nas saídas dos cabos? Ângulo de motor? .... Toda vez que mudar hélice, tem que mexer nos ajustes do avião!!??
Eta modalidade (VCC) que dá trabalho, só! No R/C é tão mais fácil!!!
Outra coisa, voltei a voar o ENYA SS35 num T-25 da Aerobras! O avião é pequeno para este motor, mas ficou um doce!!! O motor está redondinho. Sai afogado, dá um Stunt (4-2-4) legal e nunca mais apagou!!! A vela ENYA 4 que me aconselhou usar, ficou ótima!!!
Abraços e Obrigado;
ALEXANDRE TAPXURE