UM BALANCEADOR ESPERTO
Normalmente quando se busca o CG de um modelo recorre-se ao velho macete de apoiar as asas nos indicadores para ver se ele afunda de nariz, ou de cauda e, quase sempre se dá aquele "jeitinho" compensando a inclinação com os dedos. Mas se você quer, realmente, saber onde está o ponto de equilíbrio, construa um balanceador, que nada mais é que um suporte fixo, onde o modelo será apoiado.
Este, aqui apresentado, é fácil de fazer e, como todo o balanceador que se preza, não vai aceitar "jeitinhos". Por vezes você vai se surpreender com o ponto de equilíbrio indicado, obrigando a adição de lastro no nariz, ou na cauda, para que o CG fique em seu melhor ponto.
A construção:
A base é feita com três pedaços de compensado de 1,5 cm de espessura: um com 20 cmX10 cm e dois com 14cmX5cm, que são as laterais da base. Você pode montá-las com dobradiças, para que se fechem, ocupando pouco espaço, ou fazê-las fixas.
Observe a foto 1: as laterais deixam uma das extremidades da base maior do que a outra. Este lado deverá ficar para a frente, dando mais estabilidade ao modelo, já que a tendência é de que ele se incline para a frente. No meio das laterais faça um furo que recebe um para fuso de 1/8" X1 1/4", com borboleta. Corte dois pedaços de tubo de alumínio, desses usados em antenas de TV, com 3/8" de diâmetro e 30 cm de comprimento. Em uma das extremidades de cada tubo faça uma ponteira de borracha, ou cortiça. Na outra, um furo para aqueles parafusos que você fixou nas laterais da base. As borboletas usadas foram aquelas de plástico, que geralmente fixam os elementos nas antenas. Use dois pedaços de meio tubo para servir de arruelas às borboletas. Ponha os tubos na posição, verifique se ambos estão no prumo e cole ao lado de cada um deles um pedaço de compensado de 3 cmX5cm e 1/8" d espessura. Ele servirá de batente para os tubos.A 3,5 cm abaixo das ponteiras faça um furo de 1/8" e corte dois pedaços de arame de aço do mesmo diâmetro, com 20 cm de comprimento e dobre-os em "L", com 5cm 15cm. Enfie um tubo de silicone na perna menor do "L". Eles servirão de apoio, caso o modelo deslize para a frente.Para a fixação dos batentes usei uma fita de alumínio com 2mm de espessura e ,1.5mm de largura, dobrado em "U", de fundo chato. Abra dois furos de 1/8" nas faces opostas e um na face central para um parafuso de 3/16" X 1/2", abrindo rosca ( o próprio parafuso faz isso). Certifique-se de que as hastes de alumínio estejam do mesmo tamanho e que a distância entre elas seja o bastante para que as ponteiras se apoiem na ´parte chapeada que toda asa tem, junto à fuselagem,em torno de 14 cm, o que permite o balanceamento mesmo de aviões grandes. As fotos mostram o balanceamento de um "Miss BJ", com motor .40
Como Usar:
Não há muito o que dizer. Comece buscando o CG no ponto clássico (1/3 da corda da asa à partir do bordo-de-ataque), ou conforme o determinado na planta. Não se esqueça que se está usando um motor maior do que o indicado como no caso do "Miss BJ", obviamente terá mais peso no nariz, o que irá alterar o ponto de equilíbrio, levando-o à frente. Nesse caso, fatalmente será necessário lastrear a cauda para resolver a situação. Tudo isso o seu balanceador dirá, cabe a você entender...
FOTO 1 - A base montada com dobradiças, as hastes de alumínio e a trava que é colocada entre elas para impedir que se fechem. Fixando-as, você evita esse risco...
FOTO 2 - A montagem das hastes.
FOTO 3 - A trava é colocada entre as hastes, se optar pelas dobradiças.
FOTO 4 - Os batentes de arame de 1/8", amparando o modelo pesado de nariz.
FOTO 5 - Depois de lastreado o modelo está perfeitamente equilibrado.
FOTO 6- A caixa de lastro, na cauda, foi ligeiramente aliviada para ajustar o modelo à minha maneira de voar, com o nariz ligeiramente pesado."
José Américo.
Normalmente quando se busca o CG de um modelo recorre-se ao velho macete de apoiar as asas nos indicadores para ver se ele afunda de nariz, ou de cauda e, quase sempre se dá aquele "jeitinho" compensando a inclinação com os dedos. Mas se você quer, realmente, saber onde está o ponto de equilíbrio, construa um balanceador, que nada mais é que um suporte fixo, onde o modelo será apoiado.
Este, aqui apresentado, é fácil de fazer e, como todo o balanceador que se preza, não vai aceitar "jeitinhos". Por vezes você vai se surpreender com o ponto de equilíbrio indicado, obrigando a adição de lastro no nariz, ou na cauda, para que o CG fique em seu melhor ponto.
A construção:
A base é feita com três pedaços de compensado de 1,5 cm de espessura: um com 20 cmX10 cm e dois com 14cmX5cm, que são as laterais da base. Você pode montá-las com dobradiças, para que se fechem, ocupando pouco espaço, ou fazê-las fixas.
Observe a foto 1: as laterais deixam uma das extremidades da base maior do que a outra. Este lado deverá ficar para a frente, dando mais estabilidade ao modelo, já que a tendência é de que ele se incline para a frente. No meio das laterais faça um furo que recebe um para fuso de 1/8" X1 1/4", com borboleta. Corte dois pedaços de tubo de alumínio, desses usados em antenas de TV, com 3/8" de diâmetro e 30 cm de comprimento. Em uma das extremidades de cada tubo faça uma ponteira de borracha, ou cortiça. Na outra, um furo para aqueles parafusos que você fixou nas laterais da base. As borboletas usadas foram aquelas de plástico, que geralmente fixam os elementos nas antenas. Use dois pedaços de meio tubo para servir de arruelas às borboletas. Ponha os tubos na posição, verifique se ambos estão no prumo e cole ao lado de cada um deles um pedaço de compensado de 3 cmX5cm e 1/8" d espessura. Ele servirá de batente para os tubos.A 3,5 cm abaixo das ponteiras faça um furo de 1/8" e corte dois pedaços de arame de aço do mesmo diâmetro, com 20 cm de comprimento e dobre-os em "L", com 5cm 15cm. Enfie um tubo de silicone na perna menor do "L". Eles servirão de apoio, caso o modelo deslize para a frente.Para a fixação dos batentes usei uma fita de alumínio com 2mm de espessura e ,1.5mm de largura, dobrado em "U", de fundo chato. Abra dois furos de 1/8" nas faces opostas e um na face central para um parafuso de 3/16" X 1/2", abrindo rosca ( o próprio parafuso faz isso). Certifique-se de que as hastes de alumínio estejam do mesmo tamanho e que a distância entre elas seja o bastante para que as ponteiras se apoiem na ´parte chapeada que toda asa tem, junto à fuselagem,em torno de 14 cm, o que permite o balanceamento mesmo de aviões grandes. As fotos mostram o balanceamento de um "Miss BJ", com motor .40
Como Usar:
Não há muito o que dizer. Comece buscando o CG no ponto clássico (1/3 da corda da asa à partir do bordo-de-ataque), ou conforme o determinado na planta. Não se esqueça que se está usando um motor maior do que o indicado como no caso do "Miss BJ", obviamente terá mais peso no nariz, o que irá alterar o ponto de equilíbrio, levando-o à frente. Nesse caso, fatalmente será necessário lastrear a cauda para resolver a situação. Tudo isso o seu balanceador dirá, cabe a você entender...
FOTO 1 - A base montada com dobradiças, as hastes de alumínio e a trava que é colocada entre elas para impedir que se fechem. Fixando-as, você evita esse risco...
FOTO 2 - A montagem das hastes.
FOTO 3 - A trava é colocada entre as hastes, se optar pelas dobradiças.
FOTO 4 - Os batentes de arame de 1/8", amparando o modelo pesado de nariz.
FOTO 5 - Depois de lastreado o modelo está perfeitamente equilibrado.
FOTO 6- A caixa de lastro, na cauda, foi ligeiramente aliviada para ajustar o modelo à minha maneira de voar, com o nariz ligeiramente pesado."
José Américo.