VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+6
betocastrucci
Marcus36X
ANDRE
Nandoflb
martin
Mantovani
10 participantes

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Mantovani Sáb Mar 16 2013, 17:05

    Hoje estive no CASA e voei dois aviões 40. Um Legacy com Enya SS e um SuperStar com o FP. Combustível careta nos dois. Comecei com o Legacy, utilizando uma 12x4 APC. Sem vento, os voos são OK, mas faltava tração em algumas manobras. Se apitasse um pouco mais, superaquecia e perdia potência. E quando digo um pouco mais, significa um "clic" da agulha. Ficou a desejar. Depois, coloquei o SuperStar na pista com uma 11,5x4, também APC. Desde a primeira volta, deu pra notar a força muito maior deste avião. O motor funcionou stunt beleza, perfeito em todas as situações e muito estável. Fiz looping normal e reverso, winovers e oitos. Resumindo: da maneira que testei hoje, o FP é muito mais forte do que o Enya. Acho que a combinação ideal seria Legacy + 40FP... Pergunta: o venturi do Enya é muito alto. Me recomendaram diminuir um pouco. Procede? Outra é o nitro. Diz que o motor muda. Mas, por que o FP vai bem e o Enya não sem nitro? Abraços e agradeço de antemão.

    João Mantovani
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Mantovani Sáb Mar 16 2013, 17:20

    Detalhe: o SuperStar é mais pesado e o Legacy virava 5s4 a volta. Apitou, aqueceu...
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  martin Sáb Mar 16 2013, 18:40



    Para se fazer uma comparação entre dois motores, precisa usar o mesmo venturi, mesma hélice, mesmo combústivel e no mesmo modelo. E ambos motores precisam estar já bem amaciados. Não pode nem pegar um motor velho é cansado nem um novo que ainda não soltou, e comparar com um motor que este 10.

    O Super estar pode estar mais pesado mas o legacy se eu não me engano tem uma area de asa maior e mais grossa.

    OS 40FP basta 4 tanques e esta amaciado, o SS40 precisa de mais horas de funcionamento para atingir pico de performance. Em compensação o Enya vai ter uma vida de pico de performance muito mais longa que o 40FP. Por isso nos sites de leilão os Enyas pegam um bom valor mesmo usado, e OS não.

    O camsamento de camisa e pistão é tudo no motor. Se for analisar vai notar diferença entre 2 OS 40FP, devido a tolerancias de fabricação, carinho no amaciamento, um motor acaba ficando mais forte que outro.

    Eu já testei o Enya SS40 e ficou um canhão no meu Pathfinder.

    Martin













    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Mantovani Sáb Mar 16 2013, 19:57

    martin escreveu:

    Para se fazer uma comparação entre dois motores, precisa usar o mesmo venturi, mesma hélice, mesmo combústivel e no mesmo modelo. E ambos motores precisam estar já bem amaciados. Não pode nem pegar um motor velho é cansado nem um novo que ainda não soltou, e comparar com um motor que este 10.

    O Super estar pode estar mais pesado mas o legacy se eu não me engano tem uma area de asa maior e mais grossa.

    OS 40FP basta 4 tanques e esta amaciado, o SS40 precisa de mais horas de funcionamento para atingir pico de performance. Em compensação o Enya vai ter uma vida de pico de performance muito mais longa que o 40FP. Por isso nos sites de leilão os Enyas pegam um bom valor mesmo usado, e OS não.

    O camsamento de camisa e pistão é tudo no motor. Se for analisar vai notar diferença entre 2 OS 40FP, devido a tolerancias de fabricação, carinho no amaciamento, um motor acaba ficando mais forte que outro.

    Eu já testei o Enya SS40 e ficou um canhão no meu Pathfinder.

    Martin














    Martin, obrigado pela mensagem. Como deve saber, os dois motores e modelos são meus, portanto não tenho razão para tomar lados. Este é o relato de um acontecimento e um pedido de ajuda para que, se possível, o Enya fique no Legacy. Vou testar o venturi e torcer pelo melhor. Se o resultado não for legal, coloco o FP nele pra ver como fica.

    Grande abraço!
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Mantovani Sáb Mar 16 2013, 20:13

    Errei nas hélices no primeiro post. No Legacy usei as duas APC: 11,5x,4 e a 12x4. Melhor com a 12x4 mas aqueceu apitando também. No SuperStar usei apenas a 12x4.
    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Nandoflb Sáb Mar 16 2013, 21:42

    Mantovani, lá vou eu meter o pitaco.. aqui em Erechim temos 2 enya SS40.. o meu e o do Rafael.. o meu é mais antigo, mais rodado, excelente motor, forte pra caramba, pega muito fácil.. carbura perfeito!! o do Rafael é mais novo.. pega fácil e apresenta o mesmo problema que vc diz.. falta força para algumas manobras, e um clic na agulha desregula tudo! ou tá perfeito, ou tá afogado ou ta faltando.. tudo isso num clic para frente ou para trás!! Como no meu não tenho problema e uso muito pouco, não penso em fazer isso.. mas acredito que seja uma alternativa a ser pensada.. a troca do carburador NV, por um de precisão! já conversei com vários outros colegas que remetem ao mesmo problema descrito.. ou é ou não é.. meio termo não existe, o que interfere muito no voo!

    O FP, nunca usei.. só escuto elogios deste motor!!! nunca ouvi ninguém falar mau!!!

    Bem como o OS LA muita gente fala mau pra cacilda, mas um 40/46 reguladinho é um maquinão!!!
    Como vc sabe Legacy , estou usando um OS LA 40 Silver com venturi original OS e NVA do CB25, regula perfeito, e vou precisar reduzir minha hélice porque a 11x5 está fazendo o Legacy girar muito rápido para cabos de 18m!


    Vc já testou outro motor no Legacy ou ainda não??

    Abraço

    Nando
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Mantovani Dom Mar 17 2013, 16:45

    Não testei, Nando. Vou deixar para último caso, depois de experimentar tudo no Enya.

    O amigo Rafael fez o que no dele para melhorar? Ou não mexeu nada?

    Obrigado pelos comentários e ajuda, sempre bem vindos!
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  martin Dom Mar 17 2013, 17:27



    1 Qual abertura do venturi que esta usando? (o que vem no motor é 7.0mm)
    2 O Oleo de rícino que voce usa foi comprado a onde?
    3 Voce testou a APC 11x5? Qual resultado?

    Vou repetir o que já falei e escrevi em Janeiro no seu post do Legacy :

    "Se tiver qq problema me liga"

    "Uso APC 12x4 no Enya 40 mas uso venturi de 7.5mm e 10% de nitro no Pathfinder. Se mudar para combustível sem nitro terei que usar uma hélice menor e/ou venturi mais aberto. 0,5mm a mais (ou menos) no diâmetro do venturi faz uma baita duma diferença."

    Quando testei o Enya SS40 do Alexandre, um motor que ele pegou usado e já não estava com a compressão boa, o motor virou muito, nos dois ficamos surpeendidos, não lembro mais da RPM exata mas era algo muito alto. O único problema é que não conseguíamos carburar o motor devido formação de espuma no combustível, mesmo assim voei a voltas de 4.3s e não dava falta em lugar nenhum na gama nessa velocidade. Ou seja esse motor tem força para levar modelos bem maiores. Alias a reclamação que tenho na maioria dos casos, é como domar esse motor.

    O SS40 com combustível caretão 3x1 deve rodar forte para levar qq Legacy 40 com folga sem super
    aquecer.

    Martin
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  ANDRE Dom Mar 17 2013, 19:22

    Recomendo que você coloque esse Enya SS 40 na bancada para conferir a melhor regulagem e rpm com mufler e sem mufler, e até mesmo, fazê-lo rodar para amaciamento por + 1 hora.
    Normalmente, o Enya SS 40 é mais potente que o FP 40.
    Tive um Derringer que era puxado por um SS 40, sem problemas, com hélice APC 11,5 x 4 CONTROL LINE.
    Combustível 50% caretão + 50% byron ou Morgan. òleo (rícino+sintético) de 22% a 25%.
    Detalhe importante - Abrir o Mufler para retirar o abafador interno e remontá-lo. Talvez esse abafador está limitando o giro do motor.

    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Nandoflb Dom Mar 17 2013, 21:37

    Mantovani, conseguimos em parte.. 11x5 JXF Nylon.. roda mais apitado com cabos de 18m e faz 5,2s por volta, mas é aquilo que lhe falei.. um clic vai tudo pro saco!!

    Sobre o combustível ja faz tempo que lhe disse.. poe nitro.. eu uso o Windcat premium 18%oleo (R$68,00) e completo o galão com óleo de rícino!!! fica mais menos 23% de óleo!! melhorou muito o rendimento dos meus motores!!!

    Martin, se ninguém lhe falou sobre a agulha, lhe omitiram informações.. no mínimo conheço umas 6 pessoas que reclamaram sobre a regulagem do clic do SS40!! Acredito que seja devido ao uso do combustivel caretão!!

    Vc falou sobre o Pathfinder.. amado ou odiado é um grande modelo quando acertado!! coisa que para o nosso caso aqui em Erechim tá complicado de se fazer!!! Não sei até onde o SS 40 é um bom motor para ele, pois o SS40 vibra muito.. e o Pathfinder ARF é muito mole de cauda!!!Irei testar com o Rafael outro motor para ver como o modelo se comporta!!!

    Abraço!

    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Marcus36X Dom Mar 17 2013, 21:51

    Nitro

    I told you so, I told you so....

    Abç
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  martin Dom Mar 17 2013, 22:59


    O Enya SS40 S não vem abafador no muffler.

    Martin



    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Mantovani Seg Mar 18 2013, 12:27

    martin escreveu:

    1 Qual abertura do venturi que esta usando? (o que vem no motor é 7.0mm)
    2 O Oleo de rícino que voce usa foi comprado a onde?
    3 Voce testou a APC 11x5? Qual resultado?

    Vou repetir o que já falei e escrevi em Janeiro no seu post do Legacy :

    "Se tiver qq problema me liga"

    "Uso APC 12x4 no Enya 40 mas uso venturi de 7.5mm e 10% de nitro no Pathfinder. Se mudar para combustível sem nitro terei que usar uma hélice menor e/ou venturi mais aberto. 0,5mm a mais (ou menos) no diâmetro do venturi faz uma baita duma diferença."

    Quando testei o Enya SS40 do Alexandre, um motor que ele pegou usado e já não estava com a compressão boa, o motor virou muito, nos dois ficamos surpeendidos, não lembro mais da RPM exata mas era algo muito alto. O único problema é que não conseguíamos carburar o motor devido formação de espuma no combustível, mesmo assim voei a voltas de 4.3s e não dava falta em lugar nenhum na gama nessa velocidade. Ou seja esse motor tem força para levar modelos bem maiores. Alias a reclamação que tenho na maioria dos casos, é como domar esse motor.

    O SS40 com combustível caretão 3x1 deve rodar forte para levar qq Legacy 40 com folga sem super
    aquecer.

    Martin

    Martin, a abertura do venturi é original. Não mudei nada ainda pois estava contente com o voo dele. Quando precisei de um clique a mais para ter um pouco mais de velocidade, foi que notei o problema da perda de potência.

    O combustível que usei não era o vendido no CASA, mas outro careta deixado para teste no clube. Neste combustível voaram de tudo no dia (ST60, OS 35, 40FP e o Enya). Achei o combustível mais forte do que o normalmente utilizado no CASA, assim como o resto da turma, que gostou muito (estava sem etiqueta de marca, por motivos óbvios).

    Não tenho hélice 11x5.

    Eu gostaria muito de voar sem nitro, com o combustível vendido no clube mesmo, caretão.

    Vou abrir o venturi. Quanto à altura dele, vale diminuir? Notei que é bem mais comprido do que outros motores e penso que pode alterar o fluxo.

    Algo mais para testar antes do nitro? Senão, partimos pra ele!

    Abraços e obrigado.
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Mantovani Seg Mar 18 2013, 12:29

    ANDRE escreveu:Recomendo que você coloque esse Enya SS 40 na bancada para conferir a melhor regulagem e rpm com mufler e sem mufler, e até mesmo, fazê-lo rodar para amaciamento por + 1 hora.
    Normalmente, o Enya SS 40 é mais potente que o FP 40.
    Tive um Derringer que era puxado por um SS 40, sem problemas, com hélice APC 11,5 x 4 CONTROL LINE.
    Combustível 50% caretão + 50% byron ou Morgan. òleo (rícino+sintético) de 22% a 25%.
    Detalhe importante - Abrir o Mufler para retirar o abafador interno e remontá-lo. Talvez esse abafador está limitando o giro do motor.

    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.

    André, obrigado pelo comentário. Este motor já deve ter umas 2 horas de voo. Acha mesmo necessário a bancada?
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Mantovani Seg Mar 18 2013, 12:31

    Marcus36X escreveu:Nitro

    I told you so, I told you so....

    Abç

    Marcão, certeza que o nitro vai dar força nele, como acontece em qualquer motor. Mas, se o 40 sobra para o Legacy, vamos primeiro sem.
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Marcus36X Seg Mar 18 2013, 13:31

    Mantovani escreveu:
    Marcus36X escreveu:Nitro

    I told you so, I told you so....

    Abç

    Marcão, certeza que o nitro vai dar força nele, como acontece em qualquer motor. Mas, se o 40 sobra para o Legacy, vamos primeiro sem.

    Johnny

    O nitro ajuda a refrigerar o motor. Em dias frios, se usa menos nitro ou até mesmo nada de nitro, dias quentes tem que compensar...

    Da uma olhada aqui...

    http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=15595.0

    Leia, releia e depois leia de novo...
    Ajuda bastante.

    Esse FDS estarei no clube.

    Abç
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  martin Seg Mar 18 2013, 16:38


    Mantovani

    Acho que consigo ajudar voce tirar um bom desempenho com caretão. Pelo que voce esta me falando recomendo experimentar helices 11x5 11x4 e 11x6 com venturi de 7.0 e depois todas elas com venturi de 7.5

    Seria um projeto interessante agente buscar um setup 4-4-4 para seu Legacy. Regime 2-2-2 com caretão pode levar ao super aquecimento. Melhor 4-2-4 e melhor ainda 4-4-4.

    Se quiser vir aqui em Campinas um dia, agente testa venturis e hélices do meu uso particular sem custos para voce.

    Acredito que em 4-4-4 o motor vai trabalhar mais frio, embalar menos no vento e vai formar menos verniz

    O Alleoni só usa caretão mas coloca metodicamente 10 gotas de after run apos seu ultimo voo do dia em quanto o motor ainda esta quente.

    Combustível Byron vem com vários aditivos como antioxidante e detergentes, caretão não tem aditivos então é bom compensar com um after run.

    Martin
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  martin Seg Mar 18 2013, 16:50


    Obviamente que com Nitro fica muito melhor. Dá para usar 2-2-2 e tudo fica mais fácil: ampla margem de agulha para ir mais rápido ou mais lento, melhor precisão de controle de velociade....

    Martin
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Mantovani Seg Mar 18 2013, 19:07

    Martin, aceito seu convite, sem dúvidas. Me avise como é sua agenda e me programo para levar as tralhas para campinas.

    Obrigado e um abraço,

    Mantovani
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Mantovani Seg Mar 18 2013, 20:21

    martin escreveu:
    Obviamente que com Nitro fica muito melhor. Dá para usar 2-2-2 e tudo fica mais fácil: ampla margem de agulha para ir mais rápido ou mais lento, melhor precisão de controle de velociade....

    Martin

    Umas vez aberto o venturi, posso testar diversos combustíveis, ou venturi maior é para careta apenas?
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  martin Ter Mar 19 2013, 00:19

    Mantovani,

    Esse fim de semana eu não sei ao certo onde vou estar, pode até ser que de um pulo ai no CASA se for para Sampa visitar minha família.

    Agente combina mais perto do fim de semana.

    Martin


    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Mantovani Ter Mar 19 2013, 11:44

    martin escreveu:Mantovani,

    Esse fim de semana eu não sei ao certo onde vou estar, pode até ser que de um pulo ai no CASA se for para Sampa visitar minha família.

    Agente combina mais perto do fim de semana.

    Martin



    Sábado de manhã estarei no CASA, até a hora do almoço. Quem sabe não mexemos nele por lá...

    Abraços
    Mantovani
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 485
    Idade : 40
    Data de inscrição : 13/05/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Mantovani Qua Mar 20 2013, 14:11

    Convencido no tapetão, comprei um galão de Coolpower e óleo de rícino do Casa Bem Te Vi de moema. Sábado vou testar e posto o resultado. Quero ver a torcida Enya levantar!
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Marcus36X Qua Mar 20 2013, 14:25

    Johnny "corncob" Man

    You know it, don't you?

    "Always listen to..."

    Abç
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  martin Qui Mar 21 2013, 10:04



    Cool Power é 100% sintético que é bom para motores VCC com anel e ABC modernos.

    Agora o Enya SS40 é bem diferente, tem pistão de ferro, como Fox 35, e o ideal é usar um combustível com uma mistura mais rica em óleo de rícino.

    Pensando na durabilidade e melhor proteção do motor, recomendo misturar esse combustível meio a meio com um caretão feito na proporção de 2x1, assim se obtém um combustível com 5% de Nitro e 25% de óleo que tem mais rícino do que sintético.

    Boa sorte!

    Martin





    Conteúdo patrocinado


    Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...  Empty Re: Enya SS40 ou OS 40FP? Pra mim, dá FP...

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28 2024, 18:32