ANDRE Sáb Abr 27 2013, 23:22
Boa noite Alexandre,
O EVO NX 60 CONTROL LINE já foi testado com sucesso aqui na pista da Praia Grande.
É o melhor custo benefício da categoria (60).
É um motor simples, bem acabado, e vendido com 2 medidas de venturis + mufler + tongue.
Já vem com agulha de precisão.
Aí v. pode utilizar a configuração que melhor se adapta ao aeromodelo, sem estar gastando mais por isso.
O motor trabalha em 4-2-4 decolando a 8.100 rpm com uma hélice 13X5 Top Flite K series. Outras hélices funcionam bem como a JXF Eletric e principalmente a Raimbow.
Combustível 50% cool power + 50% caretão (óleo total no mínimo 22%). Não utilizar somente caretão sob risco de carbonização.
Comprimento dos cabos = 19,7 metros no mínimo.
Detalhe: Sendo um 60 esse motor é para aeros grandes, como um Legacy, SV 11, SV 12, Cheyenne etc.
Crítica ao motor- rolamentos chineses.
Até hoje os chineses não adquiriram tecnologia refinada e estado de arte para a confecção dessas peças.
Um detalhe importante é que é um motor 60 em um bloco de 46, ou seja, v. terá menos peso no bico do avião, facilitando de sobremaneira o ajuste do CG do modelo.
Também não requer técnica para amaciamento. Pega muito fácil. Parece motor OS.
Para quem pretende partir para o uso de um motor 60 e não tem experiência, eu considero o EVO 61 como a melhor escolha, para a transição.
Quanto ao FOX 60 ceramic, não utilizamos nenhum até o momento e também não temos visto nenhum competidor utilizar esse motor. Me parece que é um motor pesado não muito adequado ao F2B de competições.
Quanto ao EVO, tem se mostrado bastante competitivo, se situando sempre entre os 3 primeiros colocados na mini-fai nos campeonatos paulista e também tem conquistado boas colocações na FAI.
Segue, abaixo, o link no youtube do EVO 60, para v. conferir a performance do motor.
https://www.youtube.com/watch?v=1o147IgNzmg
Se não estou enganado, acho que o Martin tem alguns desses motores para pronta entrega.
Qualquer dúvida estou à disposição.
At. André Luiz Costa.
PPG - Pista da Praia Grande.