VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+6
Sérgio Daeuble
martin
Marcus36X
Morcegão
ANDRE
TAPXURE
10 participantes

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? - Página 2 Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Manicaca Ter Jan 07 2014, 19:36

    Manicaca escreveu:O Fox 35 dissipa pouco calor por ser um motor com pouca área de arrefecimento, e  isso ajuda a "fabricar" o 4-2-4, entre muitos outros fatores. Tento explicar melhor

    No voo nivelado com regime rico e portanto frio ele se mantém mais lento queimando um ciclo e "falhando" outro, esse é o 4 tempos (4 tempos "falso")

    Como tem um venturi grande, ao levantar o nariz a mistura empobrece rapidamente o que faz o regime de rpm se elevar instantaneamente, gerando mais potência e consequentemente eleva a tempeatura do motor o que acentua ainda mais a tendência de acelerar o motor por avançar o tempo de ignição dele.

    Colocando o modelo em atitude nivelada novamente ocorre o que citei no parágafo do 4 tempos e o motor volta a funcionar rico e mais frio, mais frio a ignição "atrasa" e o óleo adicional ajuda a resfriar o motor ajudando a buscar o motor do 2 pro 4, o que é um ciclo

    Logo entendo que essa troca de calor rápida é fundamental pra fazer o velhinho trocar de fases de 4 pra 2 e depois pra 4 e assim sucessivamente.

    Como tem pouca área, o óleo é co-responsável pela dissipação desse calor no retorno do 2 pro 4, porque além de ser lubrificante precipuamente ele tambem é um veículo de resfriamento importante nesse processo

    O Fox 35 realmente requer óleo adicional, é o preço de quem quer ter um Fox 35 durável e que proporcione voos prazerosos, eis meu entendimento, talvez outros discordem, mas assim penso

    Esse raciocínio de eventos e de mudanças de fases no funcionamento do Fox 35 em voo é uma "coletânea" de raciocínio de varios artigos que tive a chance de ler e aprender a respeito do tema, todos eles quase que 100 % unânimes sobre as colocações acima. São caras como o Bill Simmons, o Larry Foster, o Randy Smith e outros gurus da arte que desenvolvem essas coisas em uma simplicidade sofisticada, fazendo que nós mortais comuns entendamos um pouco melhor o funcionamento das maquininhas de nosso hobby ...  bounce 
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? - Página 2 Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Manicaca Ter Jan 07 2014, 20:22

    Videozinho que mostra o comportamento do Fox 35, ótimo video, filmado em Santo André/SP

    https://youtu.be/iOpfvuIG5zQ
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? - Página 2 Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Ter Jan 07 2014, 20:25

    Veteranos Comandantes e Co-Pilotos

    Existe um fator muito importante ; porque sera que todos os Preparadores dos motores FOX 35 Stunt
    Hemi  tem um ponto em comum que difere da Fabrica do FOX . Todos usam um cabeçote com aletas bem maiores no cabeçote , com o unico objetivo de refrigerar melhor o motor ; pois com tampa de carter tendo 1/16" a mais na profundidade do bloco do motor , tende a almenta muito a preção interna do carter , o motor ganha mais torque e tem melhor desempenho , já o Hemi da FOX tem a mesma altura das aletas do cabeçote do motor normal , por isso não tem um rendimento como os outros ; porem a tampa de carter da FOX é usada por todos os preparadores  ela é perfeita .
    Eu já citei umas quatro vezes aqui no Fórum ; que no Brasil infelizmente não existe um controle de qualidade  prestado pelo inmetro, para uma classificação do Oleo de ricino produzido no Brasil , hoje quem  esta ditando as normas são as grandes industrias que utilizam o Oleo de Ricino como materia prima .
    Quanto ao combustivel ideal é o recomendado pelo Fabricante do Motor ou pelo  Preparador do Motor e se sair disso e morte prematura do motor com certeza. "Lembrando que existe muita diferença entre voar em regime de competição e de voar esportivamente como hobby " aqui estamos vendo o voo como  um hobby ou lazer .

    100 + Bonns Voos e Com Exelentes Pousos

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? - Página 2 Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Manicaca Ter Jan 07 2014, 20:45

    Marião, quanto a sua colocação de que preparadores de motores usam cabeçotes com aletas maiores nos Fox 35 eu imagino que seja pelo seguinte:

    Na intenção de extrair mais potência do motor eles adotam ou fazem cabeçotes com taxas de compressão maiores do que as do motor original, o que certamente gera potência extra, porém gerando também temperaturas mais altas e consequentemente tendência a pré-ignição caso arrefecimento não seja o suficiente.

    Alguns cabeçote de Fox 35 especiais, se vc olhar de cima tem a rosca de vela deslocada mais pro lado da admissão (fora de centro) e a vela inclinada pra esse memo lado (lembram do Fox 15 X ?)

    Entendo que eses dois artifícios sejam pra livrar a vela do lado mais quente da câmara de combustão (que é o lado da descarga) permtindo uma queima mais homgênea e mais livre dos efeios de pre-ignição, alé de permitir uma vida útil bem maior ao filamento da vela e a vela em si.
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? - Página 2 Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  TAPXURE Ter Jan 07 2014, 21:14

    lol! lol! lol! 

    APRENDENDO!!!  study 

    Tapxure
    avatar
    Richard Bromberg
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 12
    Idade : 77
    Data de inscrição : 12/04/2014

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? - Página 2 Empty Combustivel - FOX 35 Stunt

    Mensagem  Richard Bromberg Ter maio 06 2014, 16:56

    *Sou aeromodelista da década de 70 retornando agora. Sempre pratiquei F2-B. É o que eu gosto.
    *Sempre usei o nosso velho e confiável FOX 35 stunt, preparado e amaciado por mim (4 horas na bancada - haja..) e com hélice 10 x 6, carburador do Enya 19. Eu usava muffla do OS 35 após tirar o miolo..  (sem comentários). Acho que hoje recomenda-se amaciar o motor com uma hélice 01 ponto a menos, ou seja 9 x 5.
    *Eu amaciava com a hélice que iria voar depois e continuo com essa teoria. A primeira hora é sempre de 01 minuto na menor rotação possível deixando esfriar entre rodadas, depois aumentando a rotação gradualmente, 2 minutos, 3 minutos e 4 minutos na 4a. hora com 75% da potencia. Eu fazia assim e tive 02 FOX 35 absurdamente incríveis. Faziam um 4 x 2 x 4 invejável, dignos de um rei. Rei Duke..  de Duke Fox.
    *Meus aeromodelos favoritos eram "Continental" (estou montando um agora) e Blue Angel (do Alfredo de Almeida) e com este avião saí em 3o. lugar no Campeonato Brasileiro em Roraima - Boa Vista.
    *Sempre usei mistura metanol e óleo de rícino (na época da B.Herzog) na proporção de 3 x 1 (3Lts de metanol para 1 de rícino - deixo você calcular os percentuais).
    *Esse motor durou anos.. ou seja..  nunca acabou.
    *Vela ==> eu só usava OS #7 (medium hot). Vou continuar com essa.
    *A lambuzeira no avião depois de um voo é um chute no...  mas..  o "excesso" de óleo assim num Fox 35, carrega a seguinte teoria: esse excesso leva pra fora uma parte significativa da temperatura, ou seja, faz parte da refrigeração. Sempre usei motor encarenado com boa saída do ar quente, e a entrada de ar dava para o cilindro e o carter, e em baixo ficavam para fora, apenas as alhetas do cabeçote garantindo assim boa ventilação na parte 'mais quente'.

    *Enfim, não existe uma receita certa para nada, mas tenho a impressão que a receita aí de cima, é como a "receita da vovó". Vale até hoje e é boa. No fim, o que vale mesmo será a sua experiência.
    Abs,
    Richard
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? - Página 2 Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Manicaca Ter maio 06 2014, 17:31

    Olá Richard, vou 100 % com vc

    Esse seu set-up é o set-up clássico pra Fox 35 Stunt, taí a razão de seu 35 Stunt estar durando até hoje e com toda certeza ainda irá anos e anos em frente

    Hoje a moçada "pula" o amaciamento, e até esquece da necessidade de fazê-lo em virtude dos motores do tipo ABC, que tem amaciamento muito diferente e em até muitos casos dispensados em razão do tipo de motor.

    Aliás, só lembrando, é muito melhor até não amaciar um motor tipo ABC/ABN ( que tem rodadas curtas em alta RPM e jamais poderiam em tese rodar frio em caso algum sob pena de acabarem rapidamente tanto com o cilindro pistão como também com a biela)

    Gostei do seu set-up de Fox, quanto a pressurizar ou não vai depender de gosto pessoal, estilo de voo, se usa tanque uniflow ou não, etc

    Pessoalmente num avião como o seu eu iria de Fox 35 com descarga sem pressurizar porém com as entradas do tanque abertas ao fluxo de ar, que além de simples também funcionam bem, mas isso é apenas uma questão de gosto pessoal

    Ficamos aguardando se possível sua descrição de preparação para os Fox 35 lá no tópico específico desse motor ok?


    abração
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? - Página 2 Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  TAPXURE Ter maio 06 2014, 19:22

    Mani e amigos,

    Sem querer ofender todos com heresias ao "Legado FOX 35", sempre tive uma "pulga atrás da orelha"
    (e não é falta de banho...) com tanta mística sobre o(s) motores FOX 35, apesar de tentar seguir o mais
    próximo o que todos dizem e fazem
    .

    Vocês leram no belo texto que o FERENC postou, que com toda experiência acumulada que tem, teve 4
    motores FOX 35. Amaciou e usou os mesmos, seguindo a mesma "fórmula" para todos. Narra que dois eram
    ótimos, um era razoável e o último deixava à desejar...

    Já li alguns artigos que dizem que o excesso de óleo pode (repito - pode) causar aumento da temperatura
    no funcionamento de um motor! Quando era moleque, a gente recebia uns motores que o pistão simplesmente
    agarrava na camisa, chegando a "gritar" quando girávamos a hélice. Estes sim, eram uma "novela" para fazer
    o amaciamento adequado (1-1-1-1 ; 2-2-2-2; 3-3-3-3... com sol, sem sol, mão esquerda, mão direita...);
    AVE MARIA... era um sufoco!!! Assim eram os FOX, os SASSI, os TM, etc... etc...

    Acho que o problema era a usinagem ou materiais (ligas) usadas. Podia haver também um pouco de "desleixo"
    como narra um companheiro aqui do Fórum. Viram o MARTIN postando que os ENYA de anel e ABC (N) não
    gostam de muito óleo... Eu comprei alguns motores com PISTÃO/CAMISA em aço (ou ferro) e sinceramente não
    tive o menor problema para amaciar e voar. Uns dos FOX 35 que uso, estava no NOBLER que quebrou. Amaciei
    ele "rapidinho", comparando com a fórmula "milenar" que todos FOXistas usam.

    Foram 20 minutos na bancada com uma 9x6 em "4T" magro, em etapas de 3 minutos depois mais 20 minutos
    com uma 10x5 num "2T" rico. Instalei no NOBLER e dei os 6 primeiros voo bem rico, para acabar de chegar
    no lugar, fazendo até a fazer umas manobras bem leves. O motor NUNCA apagou em voo e SEMPRE pega na
    primeira ou segunda batida na hélice. Quando retornei ao VCC, peguei um galão de POWERMASTER 10% (10/18)
    e acrescentei mais óleo para 24%. Os motores ficaram horríveis; os ENYA apagavam toda hora. Até os O.S davam
    problemas na carburação... e olha que para um O.S. "engasgar ou apagar", o cara tem que ser campeão. Os FOX
    até funcionavam bem com 25~28% de óleo, mas notei que esquentavam demais. Tinha que sair muito afogado
    e ao pousar ainda não conseguia encostar o dedo nos motores (talvez + de 100°C).

    Bom, para finalizar (e abreviar), hoje uso combustível importado (Powermaster ou BYRON) com 10% de nitro e
    20% de óleo em todos os motores VCC e 10/24 nos FOX 35.
    Sinceramente, todos os motores ficaram ótimos,
    sem engasgos ou paradas. Os FOX 35 pousam com 90~95°C. A única coisa que não dá para medir, é a durabilidade.
    Isso, só o tempo dirá... Daqui uns 20 ANOS eu volto com notícias se deu tudo certo!!!

    Abraços e desculpem pelas "abobrinhas" (!?)
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? - Página 2 Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Ter maio 06 2014, 21:05

    Comandantes Veteranos e Co-Pilotos


    Hora Hora se não é o meu ex colega da Escola Americana  do Makenzie "Richard Bromberg " , onde eramos colega do Emerson Fittipaldi  foi um bom tempo aquelê sem duvida .
    E bom ver a turma do nosso tempo voltar a fazer comentarios de como eram as coisas em nossa epoca , eu me lembro que pouco tempo depois que te pessei dois Noblers eu mudei de São Paulo para Cuiaba e hoje sou mais Cuiabano que Paulistano .
    É muito bom rever os bons colegas  e sei que alguns estão somente acompanhando as materias aqui colocadas ; porem não emitem nenhuma opinião de vez enquando a gente se comunica por email .
    Em fim falem bastante mas falem do FOX 35 Stunt "on the rocks" como o Richard Bromberg gostava de comentar .

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT "Tambem conhecido como Dr.Jivago" no aeromodelismo Paulistano .
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? - Página 2 Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Manicaca Ter maio 06 2014, 21:06

    Caro Taps, vc deu sua opinião e o que melhor funciona pra vc

    Fox 35 é que nem fazer pizza, tem 890.180.987 maneiras de se fazer e quase todas ficam boas, é pura questão de gosto pessoal mesmo

    O importante é o pessoal passar os set-ups que funcionam, só assim dá pra experimentar coisas diferentes das tradicionais, e assim vamos caminhando e aprendendo coisas novas

    Não existe certo ou errado, ou "estou mais certo que vc", isso não existe pra mim pelo menos, o que existe são amigos trocando idéias e trocando experiências que sempre (na minha opinião) acrescentam muito

    Obrigado pela sua receita  Very Happy 
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? - Página 2 Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Manicaca Ter maio 06 2014, 21:28

    Marião Zuffo, amigo, comandante e mestre
    Sentimos sua falta
    Seja em vindo a bordo  Very Happy 
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? - Página 2 Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  TAPXURE Ter maio 06 2014, 22:02

    É isso aí MANI ... LIBERDADE para pensar, expor, testar... e até errar!!!

    Se não deu certo, vamos mudar! Por isso que este fórum "é bão de mais, sô"!

    Abraços;
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? - Página 2 Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Manicaca Ter maio 06 2014, 22:52

    Claro cara !
    É isso mesmo  Very Happy 

    Conteúdo patrocinado


    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? - Página 2 Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19 2024, 03:16