Manicaca escreveu:O Fox 35 dissipa pouco calor por ser um motor com pouca área de arrefecimento, e isso ajuda a "fabricar" o 4-2-4, entre muitos outros fatores. Tento explicar melhor
No voo nivelado com regime rico e portanto frio ele se mantém mais lento queimando um ciclo e "falhando" outro, esse é o 4 tempos (4 tempos "falso")
Como tem um venturi grande, ao levantar o nariz a mistura empobrece rapidamente o que faz o regime de rpm se elevar instantaneamente, gerando mais potência e consequentemente eleva a tempeatura do motor o que acentua ainda mais a tendência de acelerar o motor por avançar o tempo de ignição dele.
Colocando o modelo em atitude nivelada novamente ocorre o que citei no parágafo do 4 tempos e o motor volta a funcionar rico e mais frio, mais frio a ignição "atrasa" e o óleo adicional ajuda a resfriar o motor ajudando a buscar o motor do 2 pro 4, o que é um ciclo
Logo entendo que essa troca de calor rápida é fundamental pra fazer o velhinho trocar de fases de 4 pra 2 e depois pra 4 e assim sucessivamente.
Como tem pouca área, o óleo é co-responsável pela dissipação desse calor no retorno do 2 pro 4, porque além de ser lubrificante precipuamente ele tambem é um veículo de resfriamento importante nesse processo
O Fox 35 realmente requer óleo adicional, é o preço de quem quer ter um Fox 35 durável e que proporcione voos prazerosos, eis meu entendimento, talvez outros discordem, mas assim penso
Esse raciocínio de eventos e de mudanças de fases no funcionamento do Fox 35 em voo é uma "coletânea" de raciocínio de varios artigos que tive a chance de ler e aprender a respeito do tema, todos eles quase que 100 % unânimes sobre as colocações acima. São caras como o Bill Simmons, o Larry Foster, o Randy Smith e outros gurus da arte que desenvolvem essas coisas em uma simplicidade sofisticada, fazendo que nós mortais comuns entendamos um pouco melhor o funcionamento das maquininhas de nosso hobby ...