Hoje tive o prazer de ligar meu velho Fox .15, que é o primeiro motor que ganhei e. 1978. Ele estava parado desde 1979, quando dei meu último voo e guardei. Mesmo limpando a velha raposa vez ou outra, não esperava que ele pegasse muito fácil, mas apesar de não pegar de primeira ou segunda (hehehe) o motor funcionou, mas somente com o combustível que coloquei no venture, apenas para acordar do longo sono.
5 participantes
Velho Fox 15
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3954
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº1
Velho Fox 15
martin- Usuário Master
- Número de Mensagens : 765
Idade : 64
Data de inscrição : 09/10/2007
- Mensagem nº2
Re: Velho Fox 15
Sei como é grande esse sentimento. Foi o que me acordou para voltar a praticar U Control em 2005. O sentimento de Ligar o primeiro motor que estava parado por mais de 30 anos não tem preço.
Maritn
Maritn
martin- Usuário Master
- Número de Mensagens : 765
Idade : 64
Data de inscrição : 09/10/2007
- Mensagem nº3
Re: Velho Fox 15
esqueci....ué e a foto?
abraço,
Martin
abraço,
Martin
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3954
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº4
Re: Velho Fox 15
Tem mais coisa que você imagina. A poucos dias fez dois anos do falecimento do meu pai e foi ele quem me deu este motor. Vou colocar uma foto ainda hoje se possível. Não sou o único com algo assim, pois tem o Aspirante do Marcus, que foi presente do pai dele.
Marcus36X- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3341
Idade : 52
Comentários : Attitude is everything!!!
Data de inscrição : 09/01/2012
- Mensagem nº5
Re: Velho Fox 15
Morcegão escreveu:Tem mais coisa que você imagina. A poucos dias fez dois anos do falecimento do meu pai e foi ele quem me deu este motor. Vou colocar uma foto ainda hoje se possível. Não sou o único com algo assim, pois tem o Aspirante do Marcus, que foi presente do pai dele.
Com Sassi 35.... KKKKK
Adoro voar esse aspirante, mesmo só fazendo wing over e looping...
Yeppee Ka Yay
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3954
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº6
Re: Velho Fox 15
Pois é. O seu Sassi funciona bem mesmo. Vi um vídeo dele.
O Fox não é um grande motor, mas tem um grande significado para mim. Resgate de meu início no VCC. Lembrança de meu pai e de ótimos tempos.
O Fox não é um grande motor, mas tem um grande significado para mim. Resgate de meu início no VCC. Lembrança de meu pai e de ótimos tempos.
betocastrucci- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1040
Idade : 60
Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº7
Re: Velho Fox 15
Eu tenho um desses Fox 15 comigo da década de 70, era dum primo meu. Ruim de pegar, ruim de regular, bem mais fraco que o OS 15 meu da época. A vantagem é o peso, se não me engano pesa algo como 110g (sem mufla), mesmo peso do Fuji 099 por exemplo. Recentemente dei umas ligadas nele, com nitro (10%) pegou mais fácil e funcionou mais regular, mas continua bem mais fraco que o OS com o mesmo combustível e hélice. Vale pela história.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº8
Re: Velho Fox 15
Entendo a afeição do Bat´s pelo Fox 15 dele. O meu Fox 35, ganhei quando garoto do meu falecido pai em 79 e tem a mesma carga emocional.
É um motor que tenho e guardo com respeito e carinho e penso seriamente em aposentá-lo para não correr o risco de quebrá-lo apesar de agora estar em exepcional forma mecânica.
Penso seriamente em deixá-lo guardado e adquirir um outro (mesmo usado) para meu uso
Uma imagem dele
É um motor que tenho e guardo com respeito e carinho e penso seriamente em aposentá-lo para não correr o risco de quebrá-lo apesar de agora estar em exepcional forma mecânica.
Penso seriamente em deixá-lo guardado e adquirir um outro (mesmo usado) para meu uso
Uma imagem dele
betocastrucci- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1040
Idade : 60
Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº9
Re: Velho Fox 15
Sobre usar esses motores "históricos" eu recebi um recado em papel do Velho Arthur na caixa junto com uns motores diesel da década de 50 que ele reformara para mim: "Você não vai usar esses motores em algum avião, vai?" Depois de rir muito desse recado, eu o entendi. Sai mais barato (bem mais) comprar motores novos (mesmo que "antigos") para voar do que correr o risco de perder ou quebrar uma preciosidade dessas. Dai pra frente, os meus motores com algum valor histórico no máximo funcionam na bancada.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº10
Re: Velho Fox 15
Beto, faz todo o sentido do mundo. O Arthur sabe das coisas ...
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3954
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº11
Re: Velho Fox 15
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº12
Re: Velho Fox 15
Homenageando ao amigo Morcegão e seu Fox 15, um anúncio da época.
Apesar do que muitos falam, o Fox 15 é um motorzinho muito bom
Basta não sobre carrega-lo com hélices grandes e deixar o bichinho girar dentro da faixa de torque e claro, combustível com no mínimo 25 % de óleo (rícino de preferência)
Apesar do que muitos falam, o Fox 15 é um motorzinho muito bom
Basta não sobre carrega-lo com hélices grandes e deixar o bichinho girar dentro da faixa de torque e claro, combustível com no mínimo 25 % de óleo (rícino de preferência)
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3954
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº13
Re: Velho Fox 15
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº14
Re: Velho Fox 15
Valeu Bat´s uma singela e muito sincera homenagem minha a vc e a seu saudoso Pai
Carlo
Carlo
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3954
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº15
Re: Velho Fox 15
Obrigado. Apesar de não escrever muito ultimamente, sempre vejo suas postagens e fico louco com cada foto de motores, propagandas e tal, sobretudo as antigas. Gosto muito mais dos motores antigos. Gosto mesmo de tudo o que tem estilo antigo, tipo motos e carros. Tenho um Polo 2007, mas prefiro andar na minha Brasilia 1976. Para mim é uma verdadeira terapia andar ouvindo o velho motor 1.6 a ar trabalhando. hehehe
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº16
Re: Velho Fox 15
Valeu Bats, concordo com o amigo, procuro buscar o significado em muitas coisa na origem, e as vezes em um singelo anúncio de aeromodelismo antigo relembramos uma série de coisas da época em que começamos
abraço
abraço
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº17
Re: Velho Fox 15
Pra aqueles que desejarem um Fox 15 bem mais potente do que o tradicional 15 X (aquele da vela inclinada) a Fox lançou em meados de 75/76 uma versão muito mais forte de seu 15, no caso o Fox 15 schnuerle. Esse motor era destinado a corridas, Combate FAI, voo livre e outras categorias limitadas a 2,5 cc (.15)
Embora muito mais potente do que o 15 X, como poderão ver no anúncio abaixo, ele era bem mais pesado (6 onças -180 gramas contra 4 onças -120 gramas).
Era disponível em versões RC ou VCC, com ou sem rolamentos e tinha opcionais como cabeçotes para corridas e até descargas especiais.
Esse motorzinho foi muito bem contra adversários de respeito como os Rossi 15, ST 15 X, ST G 15 entre outras feras em muitas competições.
Com orgulho, nos EUA eles foram carinhosamente em certa época apelidados de "Ferrari from Arkansas" ou a Ferrari do Arkansas. Obviamente com um certo exagero, mas compreensível em virtude da ótima performance do motor em torneios.
Antes de falecer o Sr Duke Fox carregava uma van cheias de peças de seus motores e ia ao torneios com ela, dando um enorme apoio aos modelistas que usavam a sua marca, vendendo peças a preços especiais e consertando motores pra quem precisasse.
Embora muito mais potente do que o 15 X, como poderão ver no anúncio abaixo, ele era bem mais pesado (6 onças -180 gramas contra 4 onças -120 gramas).
Era disponível em versões RC ou VCC, com ou sem rolamentos e tinha opcionais como cabeçotes para corridas e até descargas especiais.
Esse motorzinho foi muito bem contra adversários de respeito como os Rossi 15, ST 15 X, ST G 15 entre outras feras em muitas competições.
Com orgulho, nos EUA eles foram carinhosamente em certa época apelidados de "Ferrari from Arkansas" ou a Ferrari do Arkansas. Obviamente com um certo exagero, mas compreensível em virtude da ótima performance do motor em torneios.
Antes de falecer o Sr Duke Fox carregava uma van cheias de peças de seus motores e ia ao torneios com ela, dando um enorme apoio aos modelistas que usavam a sua marca, vendendo peças a preços especiais e consertando motores pra quem precisasse.
|
|