ANDRE Qui Jul 18 2013, 23:44
Opa, boa noite a todos,
O VCC não morreu, porém acho que está passando por uma crise e talvez no curto prazo volte a se reerguer. Só lembrando fazer vcc ficou mais caro no Brasil.
Só lembrando, a 3 anos atrás cheguei a comprar galão de Byron aqui em SP por R$ 46,00. Hoje não sai por menos de R$ 90,00.
É claro que substituímos o Byron por outros combustíveis de boa qualidade e bem mais baratos.
Hoje o galão de combustível importado de boa qualidade sai por R$ 60,00.
Um oracover que se comprava por R$ 38,00 agora é R$ 70,00.
Boa parte desse aumento médio de preços também se refletiu no material, talvez não na mesma proporção dos combustíveis.
Alternativas
Na questão combustível passamos a comprar o caretão diretamente do fornecedor. A última compra da Pista da Praia Grande pagamos o litro de metanol a R$ 3,00 (depois misturamos o caretão com o Morgan)
Oracover substituímos pelo Aerokote (versão chinesa) que custa R$ 20,00 o rolo de 2 metros, é superior ao monokote meia boca que andam vendendo por aí, porém é um pouco inferior ao Oracover Alemão.
Competições
Outro dia estava conversando com o Daniel Batisttini, que comentou que a primeira participação dele na CIPA, em cada etapa os custos eram bastante reduzidos (gasolina barata, hotel na faixa de R$ 50/60, alimentação, pedágios mais baratos). Atualmente dependendo de onde será a etapa, uma brincadeira dessa pode sair no mínimo por R$ 700,00 em um final de semana (2 tanques carro R$ 240,00 + 2 diárias de hotel R$ 180,00 + alimentação R$ 60,00 + pedágio R$ XXXXX+ alguma coisa).
Então, na lista de vcc do yahoo foi até colocada essa questão, altos custos, muitas competições ocorrendo simultaneamente, ou seja, o negócio precisava ser mais organizado e de forma coerente por exemplo: 4 etapas para o Paulista (a cada trimestre uma prova); dividir a CIPA em duas regiões (norte e sul) com uma etapa em comum entre elas para confraternização de todos e dai por diante.
Basicamente esse é o cenário que na minha opinião nada mais é do reflexo da crise que o País está passando. Só para dar mais um exemplo, aqui na baixada santista havia + ou - uns 40 aeromodelista de R/C combustão. Hoje 95% estão voando elétrico pelo menor custo. Concluindo, acredito que a curto prazo o R/C glow de motor pequeno está condenado, ou seja, o elétrico já dominou essa categoria. Os grandes aeros de R/C glow vão continuar porém em um numero bem menor. O VCC é isso aí, tem ano que o negócio estoura (todo mundo resolve tirar a poeira do aero e voar) e outros anos somente uma pequena turma mantém o negócio.
At. André Luiz Costa.
PPG - Pista da Praia Grande.