VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+9
ANDRE
Rogério
Mario Zuffo BRA-00076
Morcegão
GECANA
Manicaca
betocastrucci
Sérgio Daeuble
TAPXURE
13 participantes

    LIMPEZA DE MOTORES

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Manicaca Seg Mar 03 2014, 19:10

    Taps, vou arriscar ...

    Talvez teu amigo estivesse usando uma mistura muito pobre no FSR aliado a uma regulagem de pipa muito curta, o que juntos aumentam muito a temperatura de funcionamento e fabricando o carvão que vc falou

    Pode ser que no helicóptero a combinação de alta RPM, pipa (ou descarga) e carburação estivesse bem mais acertada do que no acrobático, o que realmente pode ter contribuido pra limpeza que vc citou

    Não sei se ele usou nesta época, mas o óleo sintético tem poder detergente o que pode também ter ajudado na limpeza que vcs constataram
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  TAPXURE Ter Mar 04 2014, 18:59

    Manicaca;

    Com certeza a pipa não estava sintonizada!!! Este fato, mais carburação pobre (agulha de alta fechada) foram os
    responsáveis pela excessiva carbonização! Naquela época, nós ainda não tínhamos combustíveis importados para
    vender no Brasil (lojas). Pelo que me lembro, o primeiro a importar em quantidade, foi o CELSO De SANTI em
    meados dos anos 90 (não tenho certeza).

    Bom... então será que se colocarmos um motor bem carbonizado na bancada com uma hélice pequena (1" a menos)
    e funcionarmos ele muito rico, em máxima rpm usando combustível com mais óleo sintético, podemos repetir a
    "surpresa" que ocorreu com o amigo no passado!!??

    Se der certo, ai ser muito bom!!!!  bounce 
    Alguém tem mais alguma ideia!!??  

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Manicaca Ter Mar 04 2014, 19:19

    Taps, na minha opinião esse não seria o melhor caminho, se o motor estiver realmente carbonizado ele então precisa ser desmontado e limpo





    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  TAPXURE Seg Mar 10 2014, 23:32

    Comandantes;

    Retorno com o trabalho feito em um O.S. 40RR (RAT-RACING). Seguindo as dicas do Comandante Zuffo e Manicaca,
    fiz a limpeza deste motor, adquirido no ano passado. O estado interno do motor é ótimo; apenas por fora é que ele
    estava muito oxidado. Pela idade do mesmo (talvez mais de 40 anos), no geral é uma excelente máquina. O venture
    deve ter mais de 1,0CM de diâmetro interno.

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 ZjMXezw

    Após a limpeza:

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 1EYTrge

    Novamente, agradeço ao Com. Mário Zuffo pela indicação dos materiais que proporcionaram esta ótima limpeza!!!

     cheers 

    Tapxure
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2860
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Sérgio Daeuble Ter Mar 11 2014, 13:13

    Very Happy  Very Happy  Very Happy Beleza!!!!!
    O motor é novo????
    -Já rodou??

     cheers cheers cheers cheers cheers 
    Belo trabalho.  Basketball Basketball Basketball Basketball 
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Ter Mar 11 2014, 14:58

    Co-Pilotos Comandantes e Veteranos

    Tenente Aviador Taps você não tem que agradecer eu estou aqui porque tambem estou aprendedndo
    muito com vocês ,e o que eu sei não tenho porque não demonstrar aos colegas ; estamos aqui porque gostamos de  modelismo , e em esecial aqui comentando sobre motores em geral .
    Apenas vou elucidar um fato que ocorreu comigo pela primeira vez que usei o Car 80 ; estava um calor de rachar que alias é comum por aqui , estava limpando um Motor ; porem estava sem camisa  e
    muito suado e por descuido numa jateada uma parte deste jato recalchuteou na minha barriga o Car 80 e em poucos segundos reagiu como suor , cara embora imediatamente eu fui para baixo do esguicho , deu uma reação brava terrivel qua ficou como queimadura .
    Conclusão ; aprendi mais uma coisa que passo aos colegas , tomem muito cuidado quando usarem o Car 80  todo cuidado e pouco .

    100 + Execelentes Voos e com Maguinificos Pousos

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  TAPXURE Ter Mar 11 2014, 15:21

    Sérgio;

    Obrigado! O motor não é "zero", mas parece que rodou muito pouco. Depois de remonta-lo, notei que a compressão
    é meio baixa. A camisa/pistão não precisaram de ser limpos. Talvez quando (e se) rodar ele um pouco na bancada, volte!

    Mário;


    As poucas vezes que usei o CAR 80, não tive cuidado especiais. Idiotice minha!!! Mad 
    Vou ter mais cuidados a partir de agora! Um segundo de bobeira, pode gerar dias de sofrimento, né!
    A medida que for surgindo mais dúvidas, conto com habitual ajuda de todos vocês. E se precisarem
    de algo, estou sempre à disposição!

    Abraços;

    Tapxure
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Ter Mar 11 2014, 16:42

    Copilotos Coamndantes e Veteranos

    tenete Aviador Taps este motor OS 40 RR é motor de alta rotação na epoca deste motor , usavam a mesma do Team Racing AMA com motores 29 que era a helice 9 x 7 a 8 usava uma vela quente , tanvez o nosso colega Dr. nestas buscas podera conseguir mais detalhes , a unica coisa que eu sei esta neste link da OS que foi fabricado desde 1965 até 1975 , estes motores na epoca não tinham a mesma taxa de compressão dos motores de hoje , usavam a presurização no carter que era comum na epoca , e para funcionar até pegar o geito não era facil .

    http://www.osengines.com/history/ostimeline04.html

    100 + Exelentes Voos Com Maguinificos Pousos "

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  TAPXURE Ter Mar 11 2014, 20:08

    EXCELENTE PÁGINA DE TODA LINHA ANTIGA DA O.S. COMANDANTE ZUFFO!!!

     lol! 

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Manicaca Ter Mar 11 2014, 20:09

    Taps, esses são dos primeiros OS´s específicos pra competição. Suponho que o RR signifique Rat Racing categoria de corrida que foi muito popular nos EUA (.40) e como vc notou, o venturi é enorme e o motor só vai funcionar exclusivamente mediante um tanque pressurizado.

    Não é um motor pra "curtir" nos fins de semana e sim uma máquina de corridas

    O teu trabalho de jateamento com micro esferas ficou pra lá de ótimo !  cheers 
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  TAPXURE Ter Mar 11 2014, 20:13

    Obrigado Mestre.... king 

    Também, com os professores que tenho! É bom sentir que estamos no caminho certo!  study 

    Talvez eu até anime dar uma "ligadinha" neste motor na bancada!

    Abraços;

    Tapxure
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Sáb Mar 15 2014, 16:36

    Co-Pilotos Comandantes e Veteranos

    Você esta correto esta sigua RR e RAT-RACING esta categoria com motores maiores , não tiveram tantos adepitos  como nas categorias com motores 15 e 19 , que aqui Brasil teveram  muitos adpitos inclusive este que esta agora escrevendo ; Aqui vingou uma categoria da Rat Racing com modelos adaptados e motores 15 e 19 em duas categorias nesta com motor 15 ou 19 usavamos o Manicaca da Mobral com a nevura rebaixada na parte superior  , diminuia tanto a parte fixa como a movel do estabilisador no sentido do comprimento , se não me falha a memoria na parate fixa em 2 cm e na movel 2,5 cm o leme ficava mais afilado , ai usavamos uma helice preparada , como tempo os modelos foram ganhando novas formas ; os motores mais usados aqui eram os FOX 15 e o 19 , os motores Enya 15 e 19 , tinham os Super Tigre , e outras marcas de motores que vinham aparecendo com o tempo , tinha muita disputa .
    Eu vi algumas provas do RR com motores 40 era uma loucura como giravam estes motores "sem Nitro"  com o modelos mais diferentes possíveis , más o custo era muito alto por isso creio que esta categoria não teve o mesmo sucesso da com motores menores .

    100 + Tenham Exelentes Voos e com Maguinificos Pousos

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Manicaca Sáb Mar 15 2014, 21:29

    Perfeito, é isso mesmo Marião  Very Happy  Very Happy  Very Happy 

    Um típico Rat Racer americano era o Hoptee Too do John Kilsdonk

    Esses modelos eram uns verdadeiros "monstros" no ar ...  affraid affraid affraid 

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 2s8nsl1

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Jzze45




    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  TAPXURE Dom Mar 16 2014, 11:02

    Fico impressionado com o tamanho minúsculo das asas dos modelos de velocidade U/C! A impressão que tenho,
    é de quando o motor apaga, o aeromodelo literalmente "despenca" para pouso!!!

    Continuando na limpeza...

    Tenho alguns motores que estão bem "encardidos" por fora mas limpos internamente. Como o MANICACA disse
    anteriormente, toda vez que desmontamos o motor, podemos deixar marcas ou desajustar peças...  Mad 

    Então, tive a ideia de que poderia ser possível limpar os mesmos com jateamento de bicarbonato ou microesferas,
    sem desmontá-los!!! Logicamente, isolando com fita-crepe as partes que não poderiam sofrer abrasão do produto
    em uso (buracos do escape e admissão, lateral do cabeçote, eixo ....)

    O que acham desta ideia!!??   study 

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Manicaca Dom Mar 16 2014, 13:00

    Claro que pode Taps. Pessoalmente só desmonto motor por completo quando a situação tá complicada mesmo, motores parados por muitos anos, travados ou carbonizados, aí não tem jeito.

    Sei que o pessoal de Speed e Combate e outras categorias de alto rendimento desmonta seus motores com frequência por necessiada de de troca de peças que se desgastam com maior rapidez como rolamentos, bielas e necessidade de limpeza por ingestão de terra, areia etc.

    Pra eles também tem o fator que traços de carvão também criam pontos quentes que geram pré ignição e perda de potência entre outras coisas, aí sim já é uma necessidade por conta da modalidade praticada

    Sem esquecer também que desmontar motor sem necessidade sempre tem risco de quebrar um anél de um motor antigo, danificar juntas, espanar parafusos e roscas, muitas vezes sem possibilidade substituir pea por outra original porque simplesmente não existem mais pra repor  No 

    Tem uns motores, que me lembre Merco e alguns McCoys entre outros que tem umas juntas fibrosas, acredito que sejam feitas até de amianto, que ao desmontar simplesmente esfarelam. Se o négocio é manter a máquina originalzinha, esse também é um detalhe a levar em conta sempre ...

    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Dom Mar 16 2014, 14:37

    Veteranos Comandantes e Co-Pilotos

    A limpeza de uma motor vai de acordo com a necessidade isso pode variar , por isso é bom fazer sempre fazer uma avliação minuciosa , para evitar dor de cabeça depois tudo é uma questão de bom senso , dai partir para o que for necessário mãos a obra .
    Tenente Aviador Taps tome muito cuidado ao jatear um motor montado , tem que isolar muito bem determinadas partes do motor ; pois se algumas micro esferas entrarem no motor ai a coisa fica cruel : e não tem outra coisa a fazer senão desmotar o motor principalmente se o motor tiver rolamentos .
    Apenas vou citar um exemplo com os rolamentos do motor OS MAX de dois tempos seja elê qual for desmontou o motor tem que trocar o rolamento trazeiro muito difissílmente elê não estara com folga ,
    por isso que eu quando limpo um motor sem desmontar , e tirando somente a tampa do carter ; primeiro uso uma borrifada de Car 80 deixo una 15 minutos depois escorro o liquilo em uma pano branco , e uso o foco de uma lanterna se você notar alguma coisa refeletindo , sinal de residuo metalico e é 99% de certeza que é do rolamento , e isso é como uma lixa pouco abrasiva entre o pistão e a camisa .

    100 + Exelentes voos com Maguinificos Pousos

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  TAPXURE Dom Mar 16 2014, 14:44

    Muito Bom Comandantes!!!

    Vou então fazer a limpeza de um motor mais "simples". Tomarei os devidos cuidados, como orientam os
    nobres amigos! Assim que possível, envio fotos do "antes" e "depois"!!!

     What a Face 

    Abraços e Obrigado;

    Tapxure
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3956
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Morcegão Dom Mar 16 2014, 16:37

    cheers  cheers  cheers   Lendo e aprendendo.  Very Happy
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Manicaca Sáb Mar 29 2014, 14:17

    Dando continuidade nesse excelente tópico do Taps, coloco algo que achei bem interessante.

    Gosto muito de motos também e sempre que posso acompanho um site de motos clásicas chamado www.motosclassicas70.com.br, que aliás recomendo demais, muito bom

    Tem matérias excelentes e de vez em quando descubro coisas que podem ser usadas no aero também, isso que e legal

    Bom dessa vez acompanhando a restauração de uma linda CG Formula Honda do Marcos Pasini, que foi recosntruída com carinho e com muito capricho passo a passo.

    Nessa reforma me chamou a restauração do motor da Formula Honda

    O Marcos desmontou o motor e envio as peças pra uma empresa de hidrojateamento, vejam que legal os resutados do antes e do depois, eu gostei bastante, o que acham ??

    Aliás, sempre vão surgindo novas tecnologias e novas formas de se fazer as coisas


    Antes ...  Shocked 


    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 2iv06jd

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 34gui3l


    Depois ...  cheers 


    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 R1xunn

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 1679vcw











    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  TAPXURE Sáb Mar 29 2014, 17:40

    SHOW!!! Dá até gosto ver um trabalho deste, Manicaca!

    Aproveitando, você consegue cópia do manual do ENYA 60 TYPHOON!!??

     bounce 

    Abraços;

    Tapxure
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Sáb Mar 29 2014, 17:50

    Veteranos Comandantes e Co-Pilotos

    Como diz o ditado " quem gosta vai atraz e quem busca acha "  affraid  affraid  Manic. este aparelho é bem semelhante ao que faz o jateamento com micro esferas de vidro ; só que este  sai agua junto com as micro esfersa de vidro , as vezes com algum produto de limpeza para aluminio ou ferro , realmente faz um belissimo trabalho más o custo é bem caro , visto que as micro esferas de vidro somente podem ser reutilizadas quando usadas com agua , aqui tem uma retifica que tem este aparelho  e pelo que vi  no nosso caso  não pode ser usado , somente em motores de maior porte e o cara opera esta maquina  tem que ter um curso expecifico para utilizar a maquina , tem uma serie de detalhes que envolvem para se obter um bom resultado .
    Realmente um coisa muito bacana mesmo e falou em motores falou com " Nois Aqui ". lol!  lol!  

    100 + Bens Voos e com Maguinificos Pousos

    Mario Zuffo - BRA -00076 Cuiaba MT
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Manicaca Sáb Mar 29 2014, 18:12

    TAPXURE escreveu:SHOW!!! Dá até gosto ver um trabalho deste, Manicaca!

    Aproveitando, você consegue cópia do manual do ENYA 60 TYPHOON!!??

     bounce 

    Abraços;

    Tapxure

    Infelizmente não tenho esse manual Taps, mas vou tentar conseguir pra vc, vc tem um Thypoon ??
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3956
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Morcegão Sáb Mar 29 2014, 18:14

    Isso é que é limpeza. Muito bom.  cheers  cheers  cheers
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Manicaca Sáb Mar 29 2014, 18:15

    Mario Zuffo BRA-00076 escreveu:Veteranos Comandantes e Co-Pilotos

    Como diz o ditado " quem gosta vai atraz e quem busca acha "  affraid  affraid  Manic. este aparelho é bem semelhante ao que faz o jateamento com micro esferas de vidro ; só que este  sai agua junto com as micro esfersa de vidro , as vezes com algum produto de limpeza para aluminio ou ferro , realmente faz um belissimo trabalho más o custo é bem caro , visto que as micro esferas de vidro somente podem ser reutilizadas quando usadas com agua , aqui tem uma retifica que tem este aparelho  e pelo que vi  no nosso caso  não pode ser usado , somente em motores de maior porte e o cara opera esta maquina  tem que ter um curso expecifico para utilizar a maquina , tem uma serie de detalhes que envolvem para se obter um bom resultado .
    Realmente um coisa muito bacana mesmo e falou em motores falou com " Nois Aqui ". lol!  lol!  

    100 + Bens Voos e com Maguinificos Pousos

    Mario Zuffo - BRA -00076 Cuiaba MT

    Perfeito Marião, muito obrigado pelo esclarecimento, eu pensava que essa máquina só trabalhava com água mesmo
    Um abração a todos
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Sáb Mar 29 2014, 18:19

    Tenente Aviador Taps

    Embora você não tenha feito a pergunta de forma ampla , más eu te digo que eu devo ter alguma coisa pois ; de todos os motores Novos que passaram pelas minhas mãos eu me lembro de ter uma copia dos manuais , ou mesmo até um manual original como tenho de diverços motores aqui .
    Só que a Enya não faz uma manual expecifico para um motor de dois tempos , somente de alguns raros motores ; pois na maioria é um manual que aparecem pelo menos uns seis motores da epoca ,
    manual expecifico de uma motor somente para os Enyas de 4 tempos , eu vou ver se acho alguma coisa sobre este motor 60 . Shocked  Shocked  Shocked 

    100 + Otimos Voos e com exelentes Pousos

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT

    Conteúdo patrocinado


    LIMPEZA DE MOTORES - Página 3 Empty Re: LIMPEZA DE MOTORES

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19 2024, 09:05