VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+6
Marcus36X
Marlo.m
Alexandre Margonar
Manicaca
Morcegão
GECANA
10 participantes

    PRIMARY FORCE

    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  GECANA Sex Nov 08 2013, 13:01

    Marcus36X

    Essa idéia da vareta tipo RC é também válida. Uso este sistema em dois Falcon 56 e um AT6 da Midwest. De qualquer forma vou deixar por enquanto do jeito que esta até o vôo inaugural. Depois dos vôos vou definir o novo tipo de comando. No mais, muito obrigado pelas suas considerações.
    Quando ao avião "doador", ainda não tenho. Qualquer noticia te aviso, kkkkkk Forte abraço, GG
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  ANDRE Sex Nov 08 2013, 16:49

    Boa tarde,

    Vc. pode utilizar partes de varas de pescar velhas em substituição a vareta de fibra de carbono.
    Também pode utilizar a parte de baixo de cabide de madeira, que já vem arrendondado.
    Raio de roda de bicicleta (tem mais resistência que esse arame)
    Não é o melhor dos materiais mas quebra um galhão.

    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Alexandre Margonar Sex Nov 08 2013, 17:22



    GG, o André tem razão, este arame vai lhe dar dor de cabeça!

    Se for usar raio de bicicleta, compre raios de bicicleta de carga e de roda traseira, que tem 12 polegadas de comprimento e é mais reforçado do que bicicleta comum.
    Eu já usei e não tive problema, inclusive o lado que tem rosca, serve perfeitamente no pushrod.
    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  GECANA Seg Nov 11 2013, 11:47

    Prezados colegas
    Antes de tomar qualquer iniciativa na reestruturação do arame de comando, optei apenas por colocar duas guias circulares para minimizar e flambagem do arame em vôo. A pressa de colocar o modelo para decolar foi mais forte, ficando essas mudanças para depois.

    Além das guias circulares, instalei um tanque Sullivan de 04oz, hélice, spinner e uma revisão final. O motor O.S.MAX .35FP, foi amaciado na pista com dois tanques de combustível, em intervalos de dois minutos, cada. O que me chamou a atenção, foi a facilidade de funcionamento deste O.S. MAX. tanto para pegar assim como no seu amaciamento. Já no final do segundo tanque, funcionando ainda na lenta, o mesmo acelerava mostrando o seu rápido grau de condicionamento de seu sistema interno.

    E o Primary Force, finalmente voou. O primeiro vôo, tipo "LP" com pouca aceleração face ao motor novo, apresentou uma estabilidade excelente, aceitando de forma perfeita os comandos da manete. Simplesmente espetacular.
    No segundo vôo, já mais acelerado fiz as algumas manobras que tenho conhecimento com uma resposta imediata tanto nos loopings, quadrado, etc...
    O Eduardo Belmonte também voou, fez toda a gama de manobra e ficou também surpreendido com a precisão do modelo.
    Resumindo, foi um casamento perfeito deste modelo com o motor.

    No mais, quero agradecer a todos os colegas que, de alguma forma opinaram na minha construção e nas orientações recebidas que, de muito bom grado, foram observadas, gravadas e aplicadas.

    Tenho agora outros kits e projetos para montar. Entre eles, uma Ring Master, um Solaris e outros. Mas, vou optar na montagem de um bimotor para motor .049 chamado "Half-A Twin", planta da Air Trais, gentilmente enviada pelo colega "Manicaca". Abraços a todos. GG

    PRIMARY FORCE - Página 2 DSC00073_zps7bbb0fd7

    PRIMARY FORCE - Página 2 DSC00074_zpsb31fd164

    PRIMARY FORCE - Página 2 DSC00079_zps086879bb

    PRIMARY FORCE - Página 2 DSC00082_zpsa22a4d5c

    PRIMARY FORCE - Página 2 DSC00084_zps5919aa3f
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3956
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Morcegão Ter Nov 12 2013, 11:39

    Como sempre tudo feito com muito capricho por você. Que bom que o modelo voa bem e o motor não desapontou. Muitos anos de vida ao VCC por ai.
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Marcus36X Ter Nov 12 2013, 11:56

    YeppeeHaiHouKaYay!!!!
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Alexandre Margonar Ter Nov 12 2013, 18:44



    Parabéns GG, o avião ficou muito bonito.

    Parabéns pelo primeiro voo.
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3956
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Morcegão Dom Dez 08 2013, 19:37

    O modelo voou hoje novamente na UFES. Segundo soube voou muito bem, mas estamos aguardando um vídeo. Very Happy Very Happy Very Happy 
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Manicaca Dom Dez 08 2013, 20:31

    Pô GG, estamos sentindo sua falta, vê se aparece !! hehehehe cheers 
    abração
    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  GECANA Seg Dez 09 2013, 11:05

    Prezado amigo Manicaca
    Obrigado pela lembrança e convite.
    Tenho acompanhado o Fórum sem postar mais nada. Esta muito difícil e desanimador trabalhar com estes navegadores. Depois que queimou o HD do meu computador, trocaram o HD e instalaram o navegador Internet Explorer 11. Grande parte dos sites não trabalham com este navegador e tenho que optar por outros, entre eles, o Google Crome e o Mozilla. Hoje tentei postar fotos de novos motores e não consegui. Dá vontade de jogar o notebook na parede.
    A tarde vou tentar outra vez. Tenho visto suas publicações e as dos demais colegas. Formidável aquela edição limitada da Wankel e o O. S. Max 6MC. Isto sem falar no Mc Coy 60 e o Webra .60. São máquinas de tirar o fôlego da gente e saber que poucos mortais possam possuí- las. Depois de apreciar aquelas raridades, vejo como é simplória minha coleção...

    Tenho voado o Primary Force. Não tenho muita prática com aviões daquele porte, mas cada vôo que alcanço, fico mais apaixonado. Não posso fazer uma comparação dele com outros modelos de sua categoria por não tê- los ainda voado. O que mais me impressiona nele é a estabilidade, inclusive no dorso e o respeito ao seu comando direcionado. Ele é incapaz de alterar o comando enviado da manete mesmo com vento forte. Simplesmente formidável. Muito deferente dos modelos menores, sempre ariscos com respostas as vezes imprevisíveis.

    Por falar nisso, vou aproveitar para lhe fazer um questionamento. Tenho um Solaris, projeto do Eduardo Belmonte que vôa muito arisco e tenho dificuldades em mantê- lo no dorso por sensibilidade nos comandos. Ele tem uma tendência muito forte de voltar a posição normal quando esta de dorso, principalmente contra o vento.

    Como os ailerons são acionados em conjunto com o profundor, procurei fazer o curso de ambos com a mesma angulação. Estou certo? O que o amigo me aconselha fazer? Devo aumentar e angulação de um de diminuir a do outro, ou vice versa? Ou, será então, defeito do piloto mesmo? kkkkkkkkkk

    Forte abraço
    GG
    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Nandoflb Seg Dez 09 2013, 11:22

    Getulio,

    vou dar meu pitaco...

    Redução de comando!!!

    é isso que falta no teu modelo Solaris e o que tem no PF!!!!

    Se vc puder passar informações como tamanho do balancim, tamanho do horn do Flap e do Profundor, podemos ajudar a deixar o modelo mais estável e gostoso de voar!!

    Passa essas informações e vamos arrumar o voo do Solaris para vc se divertir muito!!!

    Abraço
    Nando
    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  GECANA Seg Dez 09 2013, 14:22

    Prezado Nando
    Muito obrigado pelo "pitaco".
    Vou ver em casa hoje a noite as medidas do balancim e dos Horns e manhã lhe falo.
    Valeu pela dica.
    Abs GG
    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Nandoflb Seg Dez 09 2013, 20:49

    Getulio.. então deixa eu falar um pouco de comandos!

    Primeiro quero deixar bem claro que é apenas a minha maneira de aprender e deu certo! não sou o dono da razão em hipótese nenhuma, o que aprendi foi com pesquisas,estudos e muitos testes(talvez este o item mais importante). Algumas pessoas gostam de procurar a solução com os gringos o que está lá e lei e pronto, outros procuram lá e estudam a fundo para fazer sentido, evoluem, e outros quebram a cabeça, demoram pacas para crescer e quando crescem descobrem que trilharam o caminho mais dificil! então, informação é tudo, mas nem tudo é lei.. isso aprendi na pratica, não adianta você querer reinventar a roda, ela já existe e ponto final, o que você pode fazer é adequá-la para as suas necessidades o seu gosto!!! Nessa parte entra os comandos do modelo! que fique claro.. não quer dizer que o comando do modelo de fulano de tal seja o melhor, é o melhor para ele.. vc pode adequar isso para sua realidade e deixar o modelo como vc quer!!

    Primeiro vou fazer uma breve lista do que pode exagerar a sensibilidade de um aeromodelo (não vou falar de geometria dele, cg, alinhamento nem nada.. só comandos, a geometria é obrigação estar OK)

    1º manete muito grande
    2º balancim muito pequeno
    3º horns muito pequenos
    4º (soma dos item 1,2 e 3) excesso de comando

    1º Manete:

    Devemos levar em conta que a manete é uma extensão do balancim, ou seja, se você exponenciar a ação de um terá problemas!!
    como sabemos que estamos exponenciando a ação do balancim? Simples, verifique o tamanho do balancim e da manete.. para eles ficarem neutros, ou seja iguais, a manete precisa ter a saida dos cabos no mesmo tamanho do balancim. de uma maneira bem simples, se vc mexer 1cm da manete o balancim vai mexer 1cm, se a manete possuir a saida dos cabos maior que o balancim, vai ocorrer um aumento da ação do balancim, ou seja, se vc mexer 1cm da manete maior, o balancim vai mexer mais de 1cm. Se a manete for exageradamente grande essa ação do balancim vai aumentar mais ainda e o avião vai ficar extremamente dificil de ser controlado.. até o movimento do corpo ao girar no circulo vai fazer o modelo se mover. Em contra partida, se a saida dos cabos for menor que a do Balancim, ai teremos uma redução!! ou seja mexemos 1cm da manete, o balancim vai mexer menos que isso, o modelo vai ficar menos suscetível ao leve movimento da mão. Porém deve-se ter o cuidado de nao exagerar na redução, pois correrá o risco de ficar sem comando.

    Então.. em fins práticos, manete igual ao balancim, seria o comando real 1:1(exemplo)
    Se tivermos manete maior, mais comando, avião mais arisco, aumento do comando 1:2(exemplo)
    Se tivermos manete menor, menos comando, avião mais dócil, redução do comando 2:1(exemplo)

    Como conseguimos regular a manete?

    Ou se faz uma manete com as dimensões corretas, ou usa-se uma manete com barra de regulagem, ( ai é possivel corrigir todos os itens até comandos com ações diferentes cabrar/picar um mais que outro).

    2º balancim:

    Um Balancim pode interferir de diversas maneiras na instabilidade de um voo.
    Normalmente o principal erro que se comente é usar o furo do balancim mais afastado do eixo. NORMAL!! porém essa regulagem vai fazer com que o modelo fique com comando em excesso, ou seja, mais dificil de manter um voo nivelado... porém se essa regulagem ficar mais proxima ao eixo do balancim, vai fazer com que tenhamos uma redução porém deve-se ter cuidado de ficarmos com pouco comando!!! É necessário encontrar um meio termo!
    Como normalmente nos deparamos com o problema quando o modelo ja está montado, fica dificil de fazer o ajuste posterior.

    3º Horns
    O uso de horn muito pequeno acarreta também em uma ação exagerada de comando! Ele precisa ser adequado ao  que se propõe!  De nada adiante usarmos um horn gigante e não termos comandos, como de nada adianta usarmos um horn minúsculo e ficarmos com um cavalo selvagem indomável na mão.
    Para isso é necessário testes e testes até se adequar ao seu estilo de voo!!! Via de regra, quando mais próximo ao eixo da  conexão do Horn e o pushroad, maior será o comando, quanto mais afastada, menor será o comando..
    Nos testes (no caso de modelo perfilado) a coisa realmente fica fácil, dá para usar e testar vários horns com tamanhos diferentes e acertar de maneira rápida,  No caso de um avião fuselado, a coisa complica um pouco, exceto se possuir asa removível, onde o acesso fique mais fácil!

    4º a soma de tudo!!!
    A soma de uma manete grande, balancim pequeno e horn pequeno, faz com que qualquer aeromodelo fique ruim de voar!!! Porém é um erro que se comete frequentemente! No caso dos comandos, eles em excesso não irão servir para nada, na verdade irão piorar.. um comando de 60° no profundor não é bom, é ruim.. ao invés de comandar vira freio aerodimâmico!
    Essa é a questão que devemos resolver.

    Quando construi meu falecido modelo Homa, tinha desde o inicio a ideia fixa que ele seria o modelo de testes e experiências. E FOI!! Com ele consegui verificar na pratica o quanto é possível melhorar um voo com um simples ajuste de comando!! Neste meu modelo estava usando uma redução de comando de 4,75:1 (acabei sentindo falta de comando) e depois reduzi para 4:1 o que me deixou muito satisfeito!!!
    O mestre Rudse Carvalho de Belo Horizonte  diz que a redução nunca deve ser menor que 3:1,( não que seja proibido, mas o modelo vai fica arisco).

    Para calcular a redução é assim:
    Palavras do mestre Rudse
    ” 1- Calcule a redução do Balancim , dividindo a alavanca maior pela menor, (eixo até a saida do leadout / eixo até a saida do push-rod), deve achar algo em torno de 2,5:1, guarde este valor.
    2- Divida a alavanca do horn (eixo até o push-rod) pela alavanca de saída do balancim (eixo até push-rod) , guarde o valor achado.
    3- Se a alavanca do Horn for maior que a do balancim , multiplique os valores achados em “2” x “1” e tera a redução final , se for o contrário , divida o valor “1” / “2”, para obter a redução final.
    4- Este valor final deve ser igual ou maior que 3,0 .
    5-Valores maiores que 3 levam a características de maior facilidade de estabilização e melhor domínio do modelo mesmo com cabos com pouquissima tração/ tensão , o limite é o ângulo de deflexão necessário/desejado ou de projeto.
    6- Valores abaixo de 3 tendem ao inverso, maior dificuldade de estabilização/dosagem de comando e menor domínio do modelo em situações de tração reduzida.”


    O conhecimento destes valores e efetuar as mudanças necessárias vão te ajudar a deixar o modelo Solaris muito gostoso de voar!!!

    Os ação dos comandos devem ficar na casa dos 30° para os flaps e 40° para o profundor, sem grande precisão...

    Para fins de facilitar o teu ajuste, segue uma foto!!

    PRIMARY FORCE - Página 2 DSC03663_zps39cbdc99

    Balancim de 3"
    Horn de 3cm...

    Vai te dar uma redução de aproximadamente 3,4:1 e vai deixar o modelo bem mais dócil!!!

    Se ele já está assim.. reduza o comando do profundor..

    Agora, para deixar claro, esse assunto de instabilidade do modelo é bem mais complexo que se imagina.. muita coisa pode mudar isso..

    Espero ter ajudado em algo!!!

    Grande Abraço

    Nando
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3956
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Morcegão Seg Dez 09 2013, 20:54

    Opa, serviu para mim também. Tenho em Vila Velha um Solaris feito pelo GG, que tem o mesmo problema, porém em menor grau que este a que ele se refere. Obrigado pelas informações.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Manicaca Seg Dez 09 2013, 21:13

    GG tive o prazer de voar com o Solaris uma só vez. O avião foi inclusive pessoalmente montado pelo Belmonte e dado de presente a um sobrinho dele de Blumenau, o Vinícius

    Excelente avião, como vc notou muito bem, muito estável e previsível !

    O set-up do Nando está um show, não há nada a acrescentar, só mesmo agradecer ao Nando pela gentileza e pela oportunidade que todos nós, muito mais eu de aprender um pouco mais ... sempre

    Tive o prazer de conviver com o Nando em um dos Fesbraer recentes e lá pude conhecer um cara muito bacana, uma pessoa muito gentil e acima de tudo um excelente piloto

    Com certeza, fiz mais um amigo  cheers 
    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Nandoflb Seg Dez 09 2013, 21:36

    Que é isso cara, sou da opinião gentileza gera gentileza.. e esse é o máximo do VCC fazer amigos!!A ajudinha que tento dar é só para engrandecer os laços e fazer com que todos se divirtam com o esse maravilhoso Hobby/Esporte!!! Com certeza fiz novos amigos em Gaspar e precisamos combinar mais encontros no SUL!!!

    Esse ano Infelizmente acho que vou precisar abortar o Fesbraer ( A FAI me espera e o Marcão tá turbinadokkkkk), mas poderiamos combinar um mega evento em Curitiba no Carnaval!!!que tal???

    E aquela pista linda em Gaspar.. tá ativa ainda??? tem noticias de alguem voando????

    Forte Abraço!
    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  GECANA Ter Dez 10 2013, 10:49

    Prezado Nando
    Quero muito lhe agradecer pela aula de "comandos". Muito mesmo valeu cada palavra escrita a respeito do tema.
    A breve lista que voce cita, esta descrita justamente em cima do que tenho montado no meu modelo Solaris: manete grande, balancim e horns pequenos. Acredito ter solucionado o problema da sensibilidade do modelo, o que não acontece no meu Primary Force, que apresenta esta mesma lista de forma adequada a realidade dentro dos padrões comentado.

    Muito obrigado mesmo pela sua atenção e o tempo para sua tão bem ditada explanação. Copiei tudo, salvei a guardei para futuras pesquisas. Valeu.
    Forte abraço. GG


    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Nandoflb Ter Dez 10 2013, 12:19

    Getulio, depois conta os resultados e as modificações "pra nóis"

    Abraço
    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  GECANA Sex Dez 13 2013, 11:17

    Prezado Nando
    Depois daquela verdadeira aula cultural sobre comandos, atualizei o modelo com suas instruções e orientações, seguidas ao pé da letra.
    Segunda feira, lhe falo o resultado. Um forte abraço a todos e um ótimo final de semana. GG
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Manicaca Sex Dez 13 2013, 20:26

    GG, pode ter certeza, o modelo vai ficar da hora
    Bons voos no fim de semana  Basketball 
    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  GECANA Seg Dez 16 2013, 15:38

    Prezados colegas
    Ontem, fomos até a UFES onde fica nosso local de vôos. Levei o Solaris com as modificações nos comandos conforme orientações do "Nando", mas o local ficou impraticável devido as fortes chuvas ocorridas na semana. Se tivesse levado minha pantaneira, teria sido uma boa porque água era o que não faltava.
    Além desse detalhe, houve também uma queda de um fio de alta tensão no local que nos fez dar uma imensa volta para chegar no local de vôo.

    Como não dava para voar, eu, o Eduardo Belmonte e um antigo modelista de nome Junior ficamos jogando conversa fora. Naquele bate papo agradável, me veio uma pequena observação na mente. Logo após eu e o Eduardo voltarmos a voar, aos poucos tem aparecido mais pessoas, principalmente antigos e veteranos amigos da era de ouro do VCC aqui de Vitória. Após nossa volta, reapareceram o Marcelo e mais recentemente o Junior. Somos atualmente em 04, o que parecia impossivel. Isto sem falar na presença de diversos outros colegas entre eles, o Alcemar, Quintas, Marcus Moure, Oswaldinho, Delcinho que estão sempre presentes, apesar de não estarem mais voando.

    Nossa surpresa ainda neste domingo foi a visita de mais um veterano, o "Murtinho". Grande amigo que esteve sempre presenta às nossas gincanas e que hoje esta voltado para o automodelismo. E para nossa "MAIOR" surpresa foi o interesse de um tal de Artur que apareceu por lá e ficou apaixonado pelo VCC, fazendo aquelas tradicionais perguntas de curioso novato e prometeu voltar domingo que vem, porque quer fazer o VCC. Disse surpresa maior, porque a garotada da idade dele hoje em dia só tem interesse em joguinhos na internet,...etc......

    Espero que no domingo vindouro possa testar o meu Solaris com as novas modificações e inaugurar meu bimotor Half-A Twin, modelo que construí à partir de uma planta gentilmente recebida no nosso colega e "mestre" dos motores "Manicaca". Forte abraço a todos. GG
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3956
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Morcegão Seg Dez 16 2013, 17:25

    Very Happy Twisted Evil bounce cheers Basketball sunny 
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Manicaca Seg Dez 16 2013, 18:49

    GG, que notícia alucinante irmão !!
    Vc não sabe como fico contente com saber disso  cheers cheers cheers 
    Tai, a semente que vcs ai em Vitória plantaram junto ao nosso querido Bats está frutificando e muito.
    GG, Vcs são os caras !!
    Parabéns pela persistência, tai o resultado  cheers cheers cheers cheers 
    vamos encher a pista de aviões amigos, muita vida ao nosso esporte  cheers cheers cheers 
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Alexandre Margonar Seg Dez 16 2013, 19:06


    Commander Adriano, faço das suas palavras a minha também.

    Quem sabe um dia, essa onda não chega aqui em Matão também.

    Aluízio e todos de Vitoria, estão de parabéns.

    Um abraço a todos.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Manicaca Seg Dez 16 2013, 19:19

    Margonar, se tem uma pessoa certa pra reunir o pessoal do vcc na região, essa pessoa é vc.

    A partir do momento que o pessoal começar a ver os aviões no ar e os motores roncando a turma das antigas começa a aparecer com certeza como está sendo em Vitória

    O interior de SP é gigante, muitas pessoas das cidades próximas com certeza já voaram vcc nas antigas.

    O César de Araraquara tá querendo recomeçar no VCC, ele tem um T-51 com um Fox 35 que ao que me parece tá pronto

    Vou ficar muito feliz de saber que vc voltou a praticar U-control.

    O Commander Zimerer com certeza já está voando lá em Botucatú, quem sabe vcs não combinam um fim de semana ?

    Vâmo voar !!!!  Basketball 

    Conteúdo patrocinado


    PRIMARY FORCE - Página 2 Empty Re: PRIMARY FORCE

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19 2024, 14:42