Getulio.. então deixa eu falar um pouco de comandos!
Primeiro quero deixar bem claro que é apenas a minha maneira de aprender e deu certo! não sou o dono da razão em hipótese nenhuma, o que aprendi foi com pesquisas,estudos e muitos testes(talvez este o item mais importante). Algumas pessoas gostam de procurar a solução com os gringos o que está lá e lei e pronto, outros procuram lá e estudam a fundo para fazer sentido, evoluem, e outros quebram a cabeça, demoram pacas para crescer e quando crescem descobrem que trilharam o caminho mais dificil! então, informação é tudo, mas nem tudo é lei.. isso aprendi na pratica, não adianta você querer reinventar a roda, ela já existe e ponto final, o que você pode fazer é adequá-la para as suas necessidades o seu gosto!!! Nessa parte entra os comandos do modelo! que fique claro.. não quer dizer que o comando do modelo de fulano de tal seja o melhor, é o melhor para ele.. vc pode adequar isso para sua realidade e deixar o modelo como vc quer!!
Primeiro vou fazer uma breve lista do que pode exagerar a sensibilidade de um aeromodelo (não vou falar de geometria dele, cg, alinhamento nem nada.. só comandos, a geometria é obrigação estar OK)
1º manete muito grande
2º balancim muito pequeno
3º horns muito pequenos
4º (soma dos item 1,2 e 3) excesso de comando
1º Manete:
Devemos levar em conta que a manete é uma extensão do balancim, ou seja, se você exponenciar a ação de um terá problemas!!
como sabemos que estamos exponenciando a ação do balancim? Simples, verifique o tamanho do balancim e da manete.. para eles ficarem neutros, ou seja iguais, a manete precisa ter a saida dos cabos no mesmo tamanho do balancim. de uma maneira bem simples, se vc mexer 1cm da manete o balancim vai mexer 1cm, se a manete possuir a saida dos cabos maior que o balancim, vai ocorrer um aumento da ação do balancim, ou seja, se vc mexer 1cm da manete maior, o balancim vai mexer mais de 1cm. Se a manete for exageradamente grande essa ação do balancim vai aumentar mais ainda e o avião vai ficar extremamente dificil de ser controlado.. até o movimento do corpo ao girar no circulo vai fazer o modelo se mover. Em contra partida, se a saida dos cabos for menor que a do Balancim, ai teremos uma redução!! ou seja mexemos 1cm da manete, o balancim vai mexer menos que isso, o modelo vai ficar menos suscetível ao leve movimento da mão. Porém deve-se ter o cuidado de nao exagerar na redução, pois correrá o risco de ficar sem comando.
Então.. em fins práticos, manete igual ao balancim, seria o comando real 1:1(exemplo)
Se tivermos manete maior, mais comando, avião mais arisco, aumento do comando 1:2(exemplo)
Se tivermos manete menor, menos comando, avião mais dócil, redução do comando 2:1(exemplo)
Como conseguimos regular a manete?
Ou se faz uma manete com as dimensões corretas, ou usa-se uma manete com barra de regulagem, ( ai é possivel corrigir todos os itens até comandos com ações diferentes cabrar/picar um mais que outro).
2º balancim:
Um Balancim pode interferir de diversas maneiras na instabilidade de um voo.
Normalmente o principal erro que se comente é usar o furo do balancim mais afastado do eixo. NORMAL!! porém essa regulagem vai fazer com que o modelo fique com comando em excesso, ou seja, mais dificil de manter um voo nivelado... porém se essa regulagem ficar mais proxima ao eixo do balancim, vai fazer com que tenhamos uma redução porém deve-se ter cuidado de ficarmos com pouco comando!!! É necessário encontrar um meio termo!
Como normalmente nos deparamos com o problema quando o modelo ja está montado, fica dificil de fazer o ajuste posterior.
3º Horns
O uso de horn muito pequeno acarreta também em uma ação exagerada de comando! Ele precisa ser adequado ao que se propõe! De nada adiante usarmos um horn gigante e não termos comandos, como de nada adianta usarmos um horn minúsculo e ficarmos com um cavalo selvagem indomável na mão.
Para isso é necessário testes e testes até se adequar ao seu estilo de voo!!! Via de regra, quando mais próximo ao eixo da conexão do Horn e o pushroad, maior será o comando, quanto mais afastada, menor será o comando..
Nos testes (no caso de modelo perfilado) a coisa realmente fica fácil, dá para usar e testar vários horns com tamanhos diferentes e acertar de maneira rápida, No caso de um avião fuselado, a coisa complica um pouco, exceto se possuir asa removível, onde o acesso fique mais fácil!
4º a soma de tudo!!!
A soma de uma manete grande, balancim pequeno e horn pequeno, faz com que qualquer aeromodelo fique ruim de voar!!! Porém é um erro que se comete frequentemente! No caso dos comandos, eles em excesso não irão servir para nada, na verdade irão piorar.. um comando de 60° no profundor não é bom, é ruim.. ao invés de comandar vira freio aerodimâmico!
Essa é a questão que devemos resolver.
Quando construi meu falecido modelo Homa, tinha desde o inicio a ideia fixa que ele seria o modelo de testes e experiências. E FOI!! Com ele consegui verificar na pratica o quanto é possível melhorar um voo com um simples ajuste de comando!! Neste meu modelo estava usando uma redução de comando de 4,75:1 (acabei sentindo falta de comando) e depois reduzi para 4:1 o que me deixou muito satisfeito!!!
O mestre Rudse Carvalho de Belo Horizonte diz que a redução nunca deve ser menor que 3:1,( não que seja proibido, mas o modelo vai fica arisco).
Para calcular a redução é assim:
Palavras do mestre Rudse
” 1- Calcule a redução do Balancim , dividindo a alavanca maior pela menor, (eixo até a saida do leadout / eixo até a saida do push-rod), deve achar algo em torno de 2,5:1, guarde este valor.
2- Divida a alavanca do horn (eixo até o push-rod) pela alavanca de saída do balancim (eixo até push-rod) , guarde o valor achado.
3- Se a alavanca do Horn for maior que a do balancim , multiplique os valores achados em “2” x “1” e tera a redução final , se for o contrário , divida o valor “1” / “2”, para obter a redução final.
4- Este valor final deve ser igual ou maior que 3,0 .
5-Valores maiores que 3 levam a características de maior facilidade de estabilização e melhor domínio do modelo mesmo com cabos com pouquissima tração/ tensão , o limite é o ângulo de deflexão necessário/desejado ou de projeto.
6- Valores abaixo de 3 tendem ao inverso, maior dificuldade de estabilização/dosagem de comando e menor domínio do modelo em situações de tração reduzida.”
O conhecimento destes valores e efetuar as mudanças necessárias vão te ajudar a deixar o modelo Solaris muito gostoso de voar!!!
Os ação dos comandos devem ficar na casa dos 30° para os flaps e 40° para o profundor, sem grande precisão...
Para fins de facilitar o teu ajuste, segue uma foto!!
Balancim de 3"
Horn de 3cm...
Vai te dar uma redução de aproximadamente 3,4:1 e vai deixar o modelo bem mais dócil!!!
Se ele já está assim.. reduza o comando do profundor..
Agora, para deixar claro, esse assunto de instabilidade do modelo é bem mais complexo que se imagina.. muita coisa pode mudar isso..
Espero ter ajudado em algo!!!
Grande Abraço
Nando