Pessoal,
Eu sempre fiquei me perguntando sobre porquê os modelos de acrobacia tem de ser tão leves e usarem motores tão possantes, mas regulados quase a meia máquina?
Acredito que seja por causa do volume de ar tracionado pela hélice que com isso, traz maior sustentação durante o vôo. Esta foi uma das minhas suposições, a outra foi que existiria uma espécie de "competição" sobre quem construiria o modelo mais leve de acrobacia... viajei, não?
O que eu mais escuto é que os modelos escala tem de ser pesadões, por isso precisam de motores enormes... bem, esta premissa não está de todo errada, pois realmente não podemos comparar um modelo escala, com diversos detalhes com um modelito simples, caixotinho de acrobacia.
A diferença de peso entre os dois é enormemente(será que existe este termo?) diferente. O que eu quero afirmar que na construção dos modelos escala, eu posso afirmar que não devemos nos utilizar das premissas das montagens de acrobacia, do tipo poucas cavernas no comprimento da fuselagem, asas do tipo e-beam, etc...
A razão disso é que devido a muitos modelos estarem repetindo parte das partes do modelo escolhido, podem existir pontos de ruptura que devem ser estudados com muita atenção, pois não podemos perder o modelo por causa de detalhes...
Com isso, o acréscimo de algumas gramas será necessária á montagem do modelo e assim, levando a uma exigência de maior motorização. A outra razão é que quanto maior o modelo, mas fácil detalhar, pois eles ficarão mais visíveis e fáceis de se executar.
O meu modelinho do Paul Defiant tem uma asa com 1,2 mto de envergadura, cerca de 1,6 kg de peso e voa com um CB .25 no nariz. Este modelo tem mais de 10 anos já construído, ou seja, foi o meu primeiro modelo que fiz pensando em escala, e aonde eu tentei representar o máximo de detalhes do avião real.
Com isso, o modelo ficou pesadão, mas executa um vôo perfeito, um vôo a 45 graus, tbm perfeito e seu pouso e decolagem é de deixar qualquer um de queixo caído...
Por isso, eu sempre irei medir os meus modelos partindo deste parâmetro, que se um motor .25 consegue levantar mais de 1 kg de peso, será possível alcançar algo mais leve e com melhor desempenho para a frente.
Quando eu construí este modelo, não tinha nenhuma experiência em escala, apenas montava aviões, então posso afirmar que hoje em dia, eu posso refazer este modelo com menos peso do que aquele, mas já conhecendo os pontos de fadiga, que principalmente estão depois do bordo de fuga, entre a carlinga da torre de metralhadoras e a cauda.
Acredito que devemos ter um ponto de partida para podermos usar como parâmetro, então este é o meu, 1,2 mt x 1,5 kg x motor .25 (relação esta máxima).
Caso algum colega queira partilhar com suas informações sobre seu modelo, envergadura, peso e motor, será bacana termos algumas comparações.
Abraços a todos
Eu sempre fiquei me perguntando sobre porquê os modelos de acrobacia tem de ser tão leves e usarem motores tão possantes, mas regulados quase a meia máquina?
Acredito que seja por causa do volume de ar tracionado pela hélice que com isso, traz maior sustentação durante o vôo. Esta foi uma das minhas suposições, a outra foi que existiria uma espécie de "competição" sobre quem construiria o modelo mais leve de acrobacia... viajei, não?
O que eu mais escuto é que os modelos escala tem de ser pesadões, por isso precisam de motores enormes... bem, esta premissa não está de todo errada, pois realmente não podemos comparar um modelo escala, com diversos detalhes com um modelito simples, caixotinho de acrobacia.
A diferença de peso entre os dois é enormemente(será que existe este termo?) diferente. O que eu quero afirmar que na construção dos modelos escala, eu posso afirmar que não devemos nos utilizar das premissas das montagens de acrobacia, do tipo poucas cavernas no comprimento da fuselagem, asas do tipo e-beam, etc...
A razão disso é que devido a muitos modelos estarem repetindo parte das partes do modelo escolhido, podem existir pontos de ruptura que devem ser estudados com muita atenção, pois não podemos perder o modelo por causa de detalhes...
Com isso, o acréscimo de algumas gramas será necessária á montagem do modelo e assim, levando a uma exigência de maior motorização. A outra razão é que quanto maior o modelo, mas fácil detalhar, pois eles ficarão mais visíveis e fáceis de se executar.
O meu modelinho do Paul Defiant tem uma asa com 1,2 mto de envergadura, cerca de 1,6 kg de peso e voa com um CB .25 no nariz. Este modelo tem mais de 10 anos já construído, ou seja, foi o meu primeiro modelo que fiz pensando em escala, e aonde eu tentei representar o máximo de detalhes do avião real.
Com isso, o modelo ficou pesadão, mas executa um vôo perfeito, um vôo a 45 graus, tbm perfeito e seu pouso e decolagem é de deixar qualquer um de queixo caído...
Por isso, eu sempre irei medir os meus modelos partindo deste parâmetro, que se um motor .25 consegue levantar mais de 1 kg de peso, será possível alcançar algo mais leve e com melhor desempenho para a frente.
Quando eu construí este modelo, não tinha nenhuma experiência em escala, apenas montava aviões, então posso afirmar que hoje em dia, eu posso refazer este modelo com menos peso do que aquele, mas já conhecendo os pontos de fadiga, que principalmente estão depois do bordo de fuga, entre a carlinga da torre de metralhadoras e a cauda.
Acredito que devemos ter um ponto de partida para podermos usar como parâmetro, então este é o meu, 1,2 mt x 1,5 kg x motor .25 (relação esta máxima).
Caso algum colega queira partilhar com suas informações sobre seu modelo, envergadura, peso e motor, será bacana termos algumas comparações.
Abraços a todos