Dicas para montagem:
* Experimente pintar somente as áreas chapeadas de seu modelo, deixando os painéis entelados, apenas com dope. Além de um acabamento leve, faz um efeito muito bonito. Se preferir seguir este procedimento dê uma primeira demão de dope, normalmente, para esticar o "silkspan". Depois adicione cinco gotas de óleo de rícino a cada 100 ml de dope, para "plastificá-lo". Agite bem a mistura e aplique duas demãos. O óleo dá uma aparência muito bonita à entelagem.
* Sabe que a luz degrada seu combustível???
Isso se dá por que ela modifica a composição do álcool e você acaba por perder parte da capacidade detonantedo combustível. Assim se você costuma fazer uma grande quantidade de mistura e guardá-la por longo tempo, mantenha-a naqueles velhos garrafões de vidro âmbar, que antigamente eram utilizados para armazenar essências de perfumes. Você ainda pode encontrá-los à venda em algumas lojas da Rua do Senado (nota: Rio de Janeiro). Mesmo na pista, não deixe seu combustível exposto ao sol.
* Envergar uma chapa de balsa, por vezes é uma dor de cabeça porque quando ela está quase no ponto, acaba rachando. Mesmo que seja uma daquelas de 1/16, que nós utilizamos nos bordos de ataque, ela tem um limite e às vezes, o que se pretende dela está justamente além deste limite. Mas como evitar que isso ocorra? Experimente umedecê-la com amônia, você vai chorar um bocado mas a chapa vai dobrar bonitinha...
* Não use suas hélices no "osso"!!! Ao comprá-las, lixe-as para eliminar as imperfeições, procure balanceá-las e dê-lhes duas ou três demãos de dope...
* Já que não dá para importar aquelas tintas fabulosas à prova de metanol, o jeito é lançar mão do velho esmalte sintético, que aliás, tem recebido novas formulações no Brasil, justamente para atender ao crescente mercado informal, principalmente na área de artesanato. Dessa forma você pode escolher entre as novas cores "spray" da Colorgin, ou adotar as tintas da Coral, que podem ser aplicadas a pincel, rolinho ou pistola. Se adotar as tintas em lata, use sempre agurrás como diluente. Esqueça o "thinner", que modifica a natureza da tinta.
(publicado originalmente nos Cadernos Técnicos de VCC, edição nº 2 - publicado no VCC Online com autorização dos Editores dos CT)
* Experimente pintar somente as áreas chapeadas de seu modelo, deixando os painéis entelados, apenas com dope. Além de um acabamento leve, faz um efeito muito bonito. Se preferir seguir este procedimento dê uma primeira demão de dope, normalmente, para esticar o "silkspan". Depois adicione cinco gotas de óleo de rícino a cada 100 ml de dope, para "plastificá-lo". Agite bem a mistura e aplique duas demãos. O óleo dá uma aparência muito bonita à entelagem.
* Sabe que a luz degrada seu combustível???
Isso se dá por que ela modifica a composição do álcool e você acaba por perder parte da capacidade detonantedo combustível. Assim se você costuma fazer uma grande quantidade de mistura e guardá-la por longo tempo, mantenha-a naqueles velhos garrafões de vidro âmbar, que antigamente eram utilizados para armazenar essências de perfumes. Você ainda pode encontrá-los à venda em algumas lojas da Rua do Senado (nota: Rio de Janeiro). Mesmo na pista, não deixe seu combustível exposto ao sol.
* Envergar uma chapa de balsa, por vezes é uma dor de cabeça porque quando ela está quase no ponto, acaba rachando. Mesmo que seja uma daquelas de 1/16, que nós utilizamos nos bordos de ataque, ela tem um limite e às vezes, o que se pretende dela está justamente além deste limite. Mas como evitar que isso ocorra? Experimente umedecê-la com amônia, você vai chorar um bocado mas a chapa vai dobrar bonitinha...
* Não use suas hélices no "osso"!!! Ao comprá-las, lixe-as para eliminar as imperfeições, procure balanceá-las e dê-lhes duas ou três demãos de dope...
* Já que não dá para importar aquelas tintas fabulosas à prova de metanol, o jeito é lançar mão do velho esmalte sintético, que aliás, tem recebido novas formulações no Brasil, justamente para atender ao crescente mercado informal, principalmente na área de artesanato. Dessa forma você pode escolher entre as novas cores "spray" da Colorgin, ou adotar as tintas da Coral, que podem ser aplicadas a pincel, rolinho ou pistola. Se adotar as tintas em lata, use sempre agurrás como diluente. Esqueça o "thinner", que modifica a natureza da tinta.
(publicado originalmente nos Cadernos Técnicos de VCC, edição nº 2 - publicado no VCC Online com autorização dos Editores dos CT)