VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+4
Manicaca
betocastrucci
TAPXURE
GECANA
8 participantes

    MOTORES E O NITROMETANO

    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    MOTORES E O NITROMETANO Empty MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  GECANA Seg Dez 09 2013, 15:14

    Prezados colegas
    Há muito pratico aeromodelismo (1983) e desde então sempre houve controvérsias sobre o combustível a ser usado nos motores. Sou do tipo que gosto de construir e entelar meus modelos como também fabricar meu próprio combustível. Sempre usei o famoso "caretão" 4x1 e nunca tive problemas até hoje. Com exceção do meu motor YS120T, que uso combustível importado com 20% de nitro, mas isso é outro caso pois o sendo o mesmo de RC, foge a regra deste Fòrum.

    Tenho usado metanol PA comprado em empresas especializadas em produtos quimicos para laboratórios e o óleo, uso o de rícino que compro na BHerzog no Rio de Janeiro. Com a intenção de fabricar o meu próprio combustível com 5%, 10% ou 20% de nitrometano, estive pesquisando este produto para sua compra, armazenamento e outros cuidados e me deparei com a seguinte situação:

    - Na empresa que compro o metanol aqui onde moro, o fornecedor me informou que o produto é sob encomenda, vem em embalagem de 500ml pelo de R$250,00 e seu armazenamento é em geladeira.

    - Pesquisando na Internet achei uma distribuidora em Curitiba que importa este material dos EUA e me ofereceu o litro por R$100,00, informando ainda que o produto é enviado em caixa de isopor e não precisa ir a geladeira, devendo ser armazenado em local protegido do sol.

    Como vi uma disparidade entre preços x quantidade e uma situação de armazenamento contrária, gostaria de saber o que colegas sabem a respeito e que possam me dar maiores informações. Abs. GG
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MOTORES E O NITROMETANO Empty Re: MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  TAPXURE Seg Dez 09 2013, 15:47

    Olá Gecana;

    Por experiência própria, narro que sempre que me "empolguei" em fazer combustíveis... me dei mal!!!  Mad 

    Os problemas maiores que tinha, eram a qualidade das matérias-primas que comprava. Cada remessa vinha de um jeito!
    Como aeromodelista "à moda antiga", sei como pensa... Somos de uma época que não tínhamos as "mordomias" de
    hoje em dia. Tive problemas sérios com os meus motores e de clientes (quando lojista).

    O que posso lhe "palpitar", é que o NITRO é justamente o que oxida os motores! A qualidade deste produto é fundamental!
    Se quiser realmente manipular seu próprio combustível... use o melhor NITRO possível!!! Pelo que já li, com até 15% de
    NITRO, o ganho de RPM não é significante (+ 300~400RPM). Em R/C confirmo isso; só melhora a carburação mesmo! O que
    ajuda um pouco mais é na refrigeração. Para aumentar a RPM, é de 15% pra cima!!!

    Finalizando, aconselho a ficar no "caretão" manipulado ou usar o com nitro pronto!!! BYRON e POWERMASTER são as melhores
    marcas. Se o motor for pouco usado, use uma boa quantidade de after-run!

    Tapxure
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    MOTORES E O NITROMETANO Empty Re: MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  betocastrucci Seg Dez 09 2013, 16:25

    Cuidado com a manipulação do nitrometano, ouvi muitas histórias de quem se queimou e até mesmo uma de um cara que perdeu a mão com a explosão ao manipular nitrometano. Sinceramente eu prefiro comprar combustível com nitro de boa marca e misturar metanol e rícino para chegar na proporção desejada.
    A grande vantagem que vejo no uso de nitro em baixa proporção (menos de 15%) é a estabilidade no funcionamento do motor, principalmente em dias mais quentes.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    MOTORES E O NITROMETANO Empty Re: MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  Manicaca Seg Dez 09 2013, 19:33

    GG, se não for pra competir, deixa o nitro de lado, além de caro é muito perigoso.
    Que eu saiba existem hoje duas fábricas que processam nitrometano no mundo, uma nos EUA (eram duas, uma se incendiou por completo) e outra na china.

    Os motores que a gente usa no dia a dia tem potência de sobra pro nossos modelinhos normais.

    Obviamente os motores de competição como é o caso do seu YS precisam de nitro pra extrairtodo o seu potencial, mas são motores que foram projetados pra isso.

    Motores europeus em geral (Webra, ST, Rossi, OPS, Irvine ...) funcionam até melhor sem nitrometano na msitura prque já foram projetados desde o começo prafuncionar sem este aditivo.

    Motores pequenos, principalmente americanos como o COX precisam sim de bastante nitro pra funcionar bem, nesses sim faz uma diferença do cão  affraid 

    Essa é a minha opinião, respeito totalmente quem possa pensar diferente

    abraço
    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    MOTORES E O NITROMETANO Empty Re: MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  GECANA Ter Dez 10 2013, 12:02

    É isso aí galera. Muito obrigado pelas dicas.
    Depois de algumas palavras "mágicas" como oxidação do colega Tapxure, perda de mão do Betocastrucci e das informações do Manicaca, arquivei definitivamente meu projeto.
    Vou manter o meu "caretão" que até hoje nunca me deixou na mão e o importado para o YS, já manipulado com o nitro.
    Forte abraço a todos. GG.
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    MOTORES E O NITROMETANO Empty Re: MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  Marcus36X Ter Dez 10 2013, 12:39

    Nitro é essencial para quem visiona competição.
    Sem nitro meu ST 60 já perdeu rendimento, o break de 4-2 já não é o mesmo...
    Pra quem voa sport, não é vital, mas é indiscutível o benefício de nitro pra motores glow.

    Marcus
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    MOTORES E O NITROMETANO Empty Re: MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  Manicaca Ter Dez 10 2013, 19:35

    Concordo plenamente com o Marcão. Não quiz dizer que nitro é "ruim" e sim dispensável pra voo de lazer e "indispensável" pra competir, como é o caso do Marcão que precisa consistência e flexibilidade na carburação além da potência extra que com certeza o nitro dá.

    Eu tinha uma revista que fazia um pequeno teste com motores usando varios combustíveis que iam de 0 a 15 % de nitro.
    O que menos ganhou potência foi um Webra 60 que ganhou só 300 RPM entre o 0% e o de 15 % (o que não é nada !), e os que mais ganharam forum um OS 40 SF que ganhou 500 rpm entre o zero e o 15 % e um Fox 40, esse sim ganhou 1.500 rpm com o nitro, do qual os motores americanos (e seus projetistas) tanto gostam

    Vc pode comprar um galão de combustível nitrado já pronto GG e experimentar, tenho certeza que vc vais gostar. Mas sugiro sempre vc ver o percentual de óleo declarado no galão e se necessário adicionar óleo pra deixar ele nó percentual adequado pros seus motores, ou se preferir, diluir um pouco do nitrado com o caretão, funciona beleza também.

    Quanto corrosão ela é crítica quando o motor é guardado com combustível dentro e sem a lubificação que é necessária (obrigatória) entre uma sessão de voo e outra.

    Ela costuma ser muito mais acentuada nos motores de 4 tempos, porque ficam sempre muito mais mistura e resíduos de combustível não queimados neste tipo de motor. Aqui o cuidado deve ser triplicado
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    MOTORES E O NITROMETANO Empty Re: MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  Rogério Seg Jan 06 2014, 22:13

    meus amigos eu ouvi falar que quanto maior a quantidade de nitro no combustível o motor vai trabalha mais frio Basketball 

    verdade ou mito???

    Eu tenho carro r/c e o combustível recomendado é de 20 nitro e 12 óleo,por curiosidade eu fiz um teste de uns 150ml deste combustível no

    meu aero,eu percebi que fico forte muito forte(rápido)da até vontade de compra um galão de 20 de nitro Sad , mas não reparei se abaixou a temperatura... Wink Question 
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MOTORES E O NITROMETANO Empty Re: MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  TAPXURE Ter Jan 07 2014, 09:34

    Não faça isso Rogério!!! Combustível de carrinho tem pouco óleo!!! (12% em média)

    Pode danificar seu motor!!! Use só combustível de avião!!! (16~20% de óleo com 10~15% nitro)

    Pelo que sei, o nitro ajuda a carburação (resposta) e refrigeração até 15%. Acima disto é mais para potência mesmo!!!
    Mesmo assim, tem que tomar muito cuidado. Com muito nitro, pode ocorrer pré-ignição e furar seu pistão!!! Para aero,
    use combustíveis "normais" mesmo ... e não inventa moda, tá!!!   Very Happy 

    Tapxure
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    MOTORES E O NITROMETANO Empty Re: MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  Marcus36X Ter Jan 07 2014, 09:49

    Gostaria de lembrar aos amigos que cada motor pede seu combustível ideal.
    A quantidade de óleo é vital para o bom funcionamento e longevidade do motor.
    A orientação do fabricante é sempre a melhor referencia, e em VCC, normalmente se usa mais óleo, mas isso, como disse, depende do motor.
    Usar nitro é um artificio válido, mas cuidado que o tanque acaba ficando pequeno...
    O tutorial do Randy Smith no SH, que já inclusive postei o link aqui, é uma excelente fonte de informação.

    YeppeeHaiHouKaYay
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    MOTORES E O NITROMETANO Empty Re: MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Ter Jan 07 2014, 14:24

    Veteranos Comandantes e Co-pilotos

    Pelo que eu saiba o Nitromethano sua venda e controlada pelo Ministerio do Guerra  tem algumas formalidades para sua compra , e seu manuseio é extremamente milindroso  eu sei por experiência propria  comprei uma vez somente  da Merk dos Estados Unidos 500 Mll por U$100,00 , e comprei um especifico para aeromodelismo que vem com um percentagem de Oleo de Ricino Bruto .
    Aqui vai a lista do que tera que ir junto no combustivel cazeiro com Nitro : Anti Oxidante , anti espumante , anti atrito e o anti corrosivo , estes ingredientes aqui no Brasil é dificil de encontrar , quando tinham a motos Yamaha de competição com motores de dois tempos , era bem facil pois era usavam estes aditivos .
    Eu na decada de 60 presenciei um acidente quase fatal por causa do uso indiscriminado de Nitro Methano "Puro"" , eu conhecia todos que estãvam em volta do aeromodelo de um colega : que ficou cego  , um outro perdeu uma parte da braço , e outro ficou cego temporariamente , fora os que sairam chamuscados , para se ter uma ideia estavamos voando no Estacionamento da Assembleia do Estado no Ibirapuera , e o barulho foi tão forte  que o pessoal do 2º exercito veio ver o que aconteceu elês estavam a quase um KM do local . Os colegas em um motor com a vela incandecente borrifou Nitro Methano puro no Motor , dai foi a explosão tão forte eu esta do outro lado da pista , isso foi traumatico por muitos anos para muitos dos colegas .
    Por questões meramente pessoais me reservo o direito de não citar os nomes destes colegas
    Conclusão  de um Veterano  affraid  affraid  affraid ""Por Favor  Não se Arrisquem Fazendo Combustivel Cazeiro com Nitro Methano "" Evil or Very Mad  Evil or Very Mad  Evil or Very Mad 

    100 + Bons Voos e Com Otimos Pousos

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    MOTORES E O NITROMETANO Empty Re: MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  Sérgio Daeuble Ter Jan 07 2014, 17:07

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!!
    Certa vez usei combustivel em um Sassi 15 do Ciclone Escola com 20% de nitro e 20 de oleo........ affraid affraid affraid affraid affraid 
    Consegui até realizar oitos deitados e oito vertical......... Locura total.
    Uso nos combustivel para Fox 5% de nitro! E faz uma grande diferença na carburação em relação ao caretão 3x1.......... Suspect Suspect Suspect Suspect 
    Notei tambem que a qualidade do metanol ajuda na corrosão dos internos do motor..... Não temos apenas o nitro como vilão!!!!!!
    Se usar apenas combustivel comercial é so festa bounce bounce bounce bounce bounce 
    Costumo misturar comercial com combustivel "caseiro" por questões economicas........ Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes 
    Nos motores de competição uso combustivel conforme recomendações dos fabricantes Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation  Com nitro e oleo sintético cheers cheers cheers cheers 
    Cada caso é um caso! Gosto do CB-46 e CB 25 que funcionam com qualquer combustivel !!!!!  Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy 
    Estou montando um Perfilado para CB-46 para ser meu trenador......Modelo simples, com motor de bom rendimento e combustivel barato........Voar a vontade sem sentir tando a mordida no bolso....... What a Face What a Face What a Face What a Face 

     santa santa Sérgio.
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    MOTORES E O NITROMETANO Empty Re: MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  Rogério Ter Jan 07 2014, 21:00

    TAPXURE escreveu:Não faça isso Rogério!!! Combustível de carrinho tem pouco óleo!!! (12% em média)

    Pode danificar seu motor!!! Use só combustível de avião!!! (16~20% de óleo com 10~15% nitro)

    Pelo que sei, o nitro ajuda a carburação (resposta) e refrigeração até 15%. Acima disto é mais para potência mesmo!!!
    Mesmo assim, tem que tomar muito cuidado. Com muito nitro, pode ocorrer pré-ignição e furar seu pistão!!! Para aero,
    use combustíveis "normais" mesmo ... e não inventa moda, tá!!!   Very Happy 

    Tapxure


    ah tá taps,eu sei que é pouco óleo e muito nitro o combustível de carro r/c,

    é que eu tinha um pouco aqui e fiz um doidera rápida de nem 2 minuto de voo só  Wink ...

    Só passo PELA ideia de compra um galão de 20/18 de motor 4 tempos,mais já tirei da ideia.

    tenho um galão de 10/16 da Byron novo aqui, quando acabar vai ser da Byron 10/16 que vou compra novamente.

    AHAHAH aproveita fala pra vc o combustível 10/16 ficou melhor a lenta e a máxima do que o 10/18  cheers 

    valeo taps

    abs Rogério
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    MOTORES E O NITROMETANO Empty Re: MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  TAPXURE Ter Jan 07 2014, 21:20

    Beleza Rogério!!!! Já está pegando o jeito!!!

    Às vezes, mais óleo pode deixar o motor mais "enjoado" de carburação em R/C. Principalmente com
    motores sem anel (ABN). Outra dica que sugiro, é de não ficar mudando de combustível!!! O BYRON
    10/16 é o melhor para uso "normal"!!! O motor cria uma "memória de combustível" e cada mudança
    requer reajustes finos...

    Bons Voos;

    Tapxure
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    MOTORES E O NITROMETANO Empty Re: MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qua Jan 08 2014, 20:41

    Veteranos Comandantes e Co-Pilotos
    Quanto ao uso do Oleo costumo fazer para os meus motores normais um combustivel desta forma :  4L de alcool para 1L de Olea que divido   50% Ricino e 50% Sintetico faço uma galão e misturo com um galão de combustivel com 10% de Nitro com 17% de Oleo  so que eu intero estes 3% com oleo sintetico somente , e misturo os dois e , da um combustivel exelente para qualquer um  motore funcionar muito bem , e este combustivel eu já uso a mais de dez anos nos meus motores tanto que nunca perdi nenhum motor , e usei muito como os FPs em U-Control  ; só que para o FOX 35 Stunt eu uso adissionar este volume mais 250 Ml de oleo de Ricino e 250 Ml de Oleo sintetico .
    A quantidade de 5% de nitro serve para omogenizar o combustivel , facilitando a regulagem do motor que roda bem mais solto , no geral o motor tem um melhor desempenho .
    Para voos espotivos ou de hobby em U-Control na minha opinião não se deve usar Nitro Methano.

    100 + Bons Voos e Com Exelentes Pousos

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT

    Conteúdo patrocinado


    MOTORES E O NITROMETANO Empty Re: MOTORES E O NITROMETANO

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28 2024, 20:44