VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

    Spitfire Sterling

    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 2353
    Idade : 57
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Spitfire Sterling Empty Spitfire Sterling

    Mensagem  Sérgio Daeuble em Seg Jan 20 2014, 21:40

    Very Happy Very Happy Very Happy Início da montagem do kit do Spitfire Sterling. Modelo com envergadura 33 1/2" (1,33 metros) para motores 29 a 35. Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy 

    Spitfire Sterling Nlku



    Separando as peças das chapas........ Trabalho gostoso!!!!!!!! Smile Smile Smile Cool Cool Cool Cool 

    Spitfire Sterling 3a35



    Primeiras alterações......... Reforços de laminado de cedro nas nervuras do trem de pouso! Minha pista é de grama.......
    Spitfire Sterling Zhoa


    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 2353
    Idade : 57
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Sérgio Daeuble em Seg Jan 20 2014, 21:49

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Estudo da planta e instruções do fabricante........... Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Cool Cool Cool Cool 
    Spitfire Sterling 0y5v


    Ajustando as peças com a planta.........  Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing 
    Spitfire Sterling Xre3



     Smile Smile Smile Smile Smile 
    Spitfire Sterling 4zba


     Razz Razz Razz Razz 
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 2353
    Idade : 57
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Sérgio Daeuble em Seg Jan 20 2014, 21:57

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy 
    Spitfire Sterling Q7ew


     Very Happy Very Happy Very Happy Laughing Laughing Laughing Laughing 
    Fiquei assustado com a espessura das longarinas....... 1/8" (3,1 mm).... Alem de fina uma balsa muito "molinha" para longarinas...... Segue adiante..... Shocked  Shocked  Shocked  Shocked 
    Spitfire Sterling Fi4a


     Rolling Eyes  Rolling Eyes  Rolling Eyes  Rolling Eyes  Rolling Eyes  Rolling Eyes  Rolling Eyes  Rolling Eyes  Rolling Eyes 
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 56
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  betocastrucci em Seg Jan 20 2014, 22:09

    Show de bola esse kit!
    Sobre as longarinas, imagino que o bordo de ataque vai receber chapeado, então pode colar uma vareta chata de carbono por cima da longarina antes de receber o chapeado, tanto em cima quanto embaixo, e depois vem com o chapeado por cima. Vai aumentar muito a resistência, melhor ainda se depois fechar o D colando chapinhas de balsa com veio na vertical entre as longarinas (shear webs). Uso este método nos meus planadores há muitos anos, e foi assim que fiz a minha Mig e a Flite, ficaram muito rígidas.
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 2353
    Idade : 57
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Sérgio Daeuble em Seg Jan 20 2014, 22:21

    Very Happy Very Happy Very Happy As varetinhas de fibra de carbono já estão separadas.......... Tambem uso esta tecnica....... Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Quando não tenho as varetas vai de fio mesmo! Dá mais trabalho mas o efeito é o mesmo Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Wink Wink Wink Wink 
    Veja a montagem do Tupycano 35.......
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 56
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  betocastrucci em Seg Jan 20 2014, 22:40

    Quando usei carbono dessa forma há muito tempo, fiquei com cara de índio vendo TV pela primeira vez, não acreditei o quanto aumentou a resistência. Para uma asa de planador com menos de 1 cm de espessura, o cálculo que vi foi de um aumento de até 30 vezes. No caso de modelos vcc com perfil bem mais gorducho, o aumento não é tão grande assim.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 5605
    Idade : 55
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Manicaca em Ter Jan 21 2014, 18:58

    Coisa linda, vai de Fox 36 X ?  cheers 
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 5605
    Idade : 55
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Manicaca em Ter Jan 21 2014, 19:54

    Compadre, um Spitfire de versão similar ao do teu  bounce 
    Só que esse aqui tem a ponta das asas cortadas

    Spitfire Sterling D9km



    Crédito fotográfico: Ben Montgomery - Airliners Net
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 2353
    Idade : 57
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Sérgio Daeuble em Ter Jan 21 2014, 20:39

    Very Happy Very Happy Very Happy Vai de Fox 35.
    Modelo muito leve.......Perfil mais fino que o Nobler....... Modelo de combate AMA.
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 57
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Alexandre Margonar em Qui Jan 23 2014, 10:33



    Sergio, mais uma aula de montagem que vou acompanhar com bastante atenção e interesse.

     cheers  cheers 

    Não sabia que a Sterling também tinha kits para motores maiores de 0.49.

    Muito interessante!
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 56
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  betocastrucci em Qui Jan 23 2014, 11:16

    Alexandre Margonar escreveu:

    Não sabia que a Sterling também tinha kits para motores maiores de 0.49.

    Muito interessante!

    Já ouviu falar de um certo Ringmaster?  Shocked Cool Very Happy 
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 57
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Alexandre Margonar em Qui Jan 23 2014, 13:05



    Esse eu já ouvi falar muito KKKKKKKKK, inclusive tive dois, mas era da Brodak.

    Vivendo e aprendendo.

     cheers cheers 
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 2353
    Idade : 57
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Sérgio Daeuble em Qui Jan 23 2014, 18:17

    Very Happy Very Happy Very Happy Tenho também um Kit da Sterling do Corsair para motores 19....... Coisa linda
    Este kit do Spitfire as peças não tem cortes perfeitos...... Alem de ajustar uma a uma tenho que repor pedaços que soltaram durante a "desmoldagem" das peças das chapas.......
    Depois de montar kits cortados a laser com encaixes perfeitos..... Montar uma peça de museu como esta sinto o quanto a tecnologia evoluiu........ Smile Smile Smile Smile Smile Smile 
    Sempre tive o sonho de projetar um modelo escala! Agora que estudei as tecnicas antigas (Top Flite, Guillows, Sterling, Aerobras, Mobral, Hobbylandia) e novas de montagem de modelos
    vou ariscar a projetar um modelo para motores 40 - 51 escala e com fuselagem com cavernas elipticas, varetada e chapeada com balsa 1/16!.......... Estou em duvida entre o Zero A6M ou FW-190  Question Question Question Question Question Question Question Question Question 
    O que já baixei de fotos e documentos..........
     Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing 
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 47
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Marcus36X em Qui Jan 23 2014, 19:57

    cheers cheers cheers 

    YeppeeHaiHouKaYay
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 57
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Alexandre Margonar em Qui Jan 23 2014, 21:00



    Sergio, se me permite um palpite, eu escolheria o Zero. Gosto muito dos caças da segunda guerra com motor radial.

    O Zero é um avião com um desenho muito bonito e aerodinâmico.

    Tá ai a minha opinião.

     Very Happy Very Happy Very Happy 
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 56
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  betocastrucci em Qui Jan 23 2014, 22:38

    Meu filho Marcos está na fase de começar a entender dos aviões da 2. Guerra, e vive me perguntando qual foi o melhor. Difícil responder, mas acredito que os que ficaram mais clássicos foram porque tiveram a melhor performance. P51 Mustang dos EUA, Spitfire da Inglaterra, Me 109 da Alemanha e Zero do Japão são os nomes que me vem rapidamente à cabeça. Mas eu gosto muito do P40 americano e do FW 190 alemão. Acredito que pelas proporções o FW 190 deva sair um ótimo aeromodelo. E tinha motor radial também.
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 47
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Marcus36X em Sex Jan 24 2014, 08:03

    betocastrucci escreveu:Meu filho Marcos está na fase de começar a entender dos aviões da 2. Guerra, e vive me perguntando qual foi o melhor. Difícil responder, mas acredito que os que ficaram mais clássicos foram porque tiveram a melhor performance. P51 Mustang dos EUA, Spitfire da Inglaterra, Me 109 da Alemanha e Zero do Japão são os nomes que me vem rapidamente à cabeça. Mas eu gosto muito do P40 americano e do FW 190 alemão. Acredito que pelas proporções o FW 190 deva sair um ótimo aeromodelo. E tinha motor radial também.

    Beto

    Se não me engano o FW 190 ersa motor em linha, inclusive equipado com turbocompressor e injeção de óxido nitroso o que lhes conferiam um rendimento melhor em altas altitudes...
    O melhor avião de caça da WWII foi o P 51D, sem dúvida!!

    YeppeeHaiHouKaYay
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 56
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  betocastrucci em Sex Jan 24 2014, 08:37

    Marcus36X escreveu:
    betocastrucci escreveu:Meu filho Marcos está na fase de começar a entender dos aviões da 2. Guerra, e vive me perguntando qual foi o melhor. Difícil responder, mas acredito que os que ficaram mais clássicos foram porque tiveram a melhor performance. P51 Mustang dos EUA, Spitfire da Inglaterra, Me 109 da Alemanha e Zero do Japão são os nomes que me vem rapidamente à cabeça. Mas eu gosto muito do P40 americano e do FW 190 alemão. Acredito que pelas proporções o FW 190 deva sair um ótimo aeromodelo. E tinha motor radial também.

    Beto

    Se não me engano o FW 190 ersa motor em linha, inclusive equipado com turbocompressor e injeção de óxido nitroso o que lhes conferiam um rendimento melhor em altas altitudes...
    O melhor avião de caça da WWII foi o P 51D, sem dúvida!!

    YeppeeHaiHouKaYay

    O nariz do FW 190 não engana, era radial mesmo, textos extraídos da Wikipedia:

    "Dois motores foram considerados, o primeiro o motor refrigerado a líquido Daimler Benz DB 601 de doze cilindros em V, o outro, que se tornaria a opção definitiva, era produzido pela Bayerische Moteren Werke (BMW), e era um motor radial de 1.550 hp com dezoito cilindros em duas fileiras, chamado BMW 139. O BMW 139 foi projetado para ser refrigerado por um ventilador de dez pás instalado entre o motor e a hélice de metal VDM de três pás."

    O motor em linha não foi utilizado porque era da mesma planta que fornecia para os Me 109, que não conseguiria atender as duas linhas de montagem:

    "Uma das características chave do projeto, um motor radial refrigerado a ar, foi também uma afronta aos assistentes técnicos do RLM, que até então pregavam que o caça ideal, deveria ser dotado de motor em linha refrigerado a líquido, por suas características aerodinâmicas e de potência. No entanto, esta ousadia na verdade era uma decisão estratégica perfeitamente lógica. No final da década de 1930, o caça padrão da Luftwaffe era o mítico Messerschmitt Bf 109, projetado por Willy Messerschmitt. O Bf 109 utilizava um motor Daimler Benz em linha. A decisão por utilizar um motor radial, tinha fundamento em não demandar ainda mais a já sobrecarregada produção de motores em linha, o que tornava o Fw 190 uma alternativa muito atraente. Outro ponto ao qual Kurt Tank era particularmente muito favorável a utilização do motor radial, é que este era muito menos susceptível a danos em combate do que o motor em linha."
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 47
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Marcus36X em Sex Jan 24 2014, 15:22

    Vc está certíssimo Beto, era radial mesmo... Duas fileiras... Shocked Shocked 

    Coisa de engenharia alemã...

    YeppeeHaiHouKaYay
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 56
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  betocastrucci em Sex Jan 24 2014, 16:02

    Marcus36X escreveu:Vc está certíssimo Beto, era radial mesmo... Duas fileiras... Shocked Shocked 

    Coisa de engenharia alemã...

    YeppeeHaiHouKaYay

    e BMW ainda por cima. O Me 109 usava só um mercedinho...
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 57
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Alexandre Margonar em Sab Jan 25 2014, 13:44



    Que eu me lembre, toda a serie "D" do FW 190, tinha motor Jumo V12.
    No total uns 6000 foram fabricados da serie "D" e essa serie era para interceptação de bombardeiros a grande altitude.

    Nota: A serie D era chamada de Dora.
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 56
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  betocastrucci em Sab Jan 25 2014, 16:35

    Alexandre Margonar escreveu:

    Que eu me lembre, toda a serie "D" do FW 190, tinha motor Jumo V12.
    No total uns 6000 foram fabricados da serie "D" e essa serie era para interceptação de bombardeiros a grande altitude.

    Nota: A serie D era chamada de Dora.

    No final da guerra foi feita essa modificação com um motor em V invertido, mas pelo que li foram uns 1.000 exemplares contra quase 20.000 dos com motor radial. Para comportar o motor bem mais pesado, o nariz e a cauda foram alongados.
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 2353
    Idade : 57
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Sérgio Daeuble em Dom Jan 26 2014, 21:38

    Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!
    Apesar do calor....... Muita chuva!!!!
    Spitfire Sterling Yk3y



    Spitfire Sterling Lxdi



    Spitfire Sterling 0keb



     Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing 
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 2353
    Idade : 57
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Sérgio Daeuble em Qua Jan 29 2014, 21:17

    Very Happy Very Happy Very Happy  Beleza!!!!!
    Mais uma pegadinha.......

    Spitfire Sterling G4ob



    Spitfire Sterling Bywe



    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 47
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Marcus36X em Qua Jan 29 2014, 22:49

    Já ta pronto??

    YeppeeHaiHouKaYay

    Conteúdo patrocinado

    Spitfire Sterling Empty Re: Spitfire Sterling

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Ago 19 2019, 01:45