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Morcegão
Manicaca
Marcelo Brito
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Lenhas - Acidentes
Marcelo Brito- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/12/2009
- Mensagem nº1
Lenhas - Acidentes
Amigos do Vcconline, estou criando este tópico para debatermos os acidentes e até mesmo os incidentes, sejam com nossas maquinas voadoras ou conosco, tenho certeza que todo praticante aqui ja teve algum tipo de imprevisto na pista, seja com uma hélice no dedo, um cabo frouxo ou até mesmo a nave lenhada, escrevo agora pois no final de 2012 tive uma grande decepção, na verdade uma verdadeira " comida de bola" estava voando um MissBJ aonde o balancim era invertido em relação ao Shoestring. O problema é que estava com um jogo de cabo apenas, fiz o primeiro voo com o BJ, quando instalei os cabos no shoestring ficou invertido os comandos e como estava liberando o avião sozinho com catapulta não fiz o teste de comando... Total cagada, o resultado vcs podem conferir nas fotos abaixo. Peço a gentileza de quem postar, conte um breve relato do ocorrido, pois aprendemos muito com os erros alheios também, forte abraço e voos seguros a todos.
Manicaca- Usuário Master
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Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
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- Mensagem nº2
Re: Lenhas - Acidentes
Muito válido o tópico Brito, segurança é algo fundamental no esporte, tanto pros pilotos como também (e principalmente) pra quem está assistindo
Excelente iniciativa
Excelente iniciativa
Marcelo Brito- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/12/2009
- Mensagem nº3
Re: Lenhas - Acidentes
Agradeço seu apoio Manicaca, pois todo acidente deve e pode ser evitado.
Este aeromodelo não foi apenas o aero em si, foi tambem quase um ano trimando o bichinho; motor, helice, combustível, tanque etc. Quando ficou bom pau!!!
Este aeromodelo não foi apenas o aero em si, foi tambem quase um ano trimando o bichinho; motor, helice, combustível, tanque etc. Quando ficou bom pau!!!
Morcegão- Usuário Master
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Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº4
Re: Lenhas - Acidentes
Marcelo, isto aconteceu a bem pouco tempo com o Getúlio aqui do fórum. Ele comprou um pathfinder de um outro colega e acostumado com modelos sempre com o mesmo comando, acabou lenhando o modelo. Foi então que ficou sabendo que aquele avião tinha o comando invertido. Comigo aconteceria o mesmo. Todos os modelos que conheci nos anos 80 tinham os comando iguais.
Sérgio Daeuble- Moderador
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- Mensagem nº5
Re: Lenhas - Acidentes
Estou procurando fotos......
Sérgio Daeuble- Moderador
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Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº6
Re: Lenhas - Acidentes
Vou procurar umas fotos.........
Marcelo Brito- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/12/2009
- Mensagem nº7
Re: Lenhas - Acidentes
Realmente check de comadando antes da decolagem é primordial ( comandos livres e correspondentes) clear take of .. Morcegão.
Marcelo Brito- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/12/2009
- Mensagem nº8
Re: Lenhas - Acidentes
Isso aí Serjão vamos colaborar com a segurança de voo.
Morcegão- Usuário Master
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Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº9
Re: Lenhas - Acidentes
Já quebrei dois modelos devido a um dos cabos partir durante o voo. Um foi devido a não ter conferido o mesmo e o outro foi por idiotice minha mesmo. Compramos um cabo que seria inglês. Era dourado e usei um único fim de semana. Fiquei no máximo uns 15 dias sem voar e ao voltarmos a pista, vi que o cabo tinha enferrujado. Desenrolei e dei alguns puxões com ele preso no modelo e um colega segurando, mas não foi o suficiente. Deveria ter pego o do colega que estava comigo emprestado, mas insisti achando que daria para voar aquele dia. Nem completou uma volta e partiu. Tenho vergonha disto, mas tinha que contar,
Incidentes com hélice tive alguns e o último foi ano passado com meu Fox 35. Bobeei ao regular o motor.
Incidentes com hélice tive alguns e o último foi ano passado com meu Fox 35. Bobeei ao regular o motor.
Marcelo Brito- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/12/2009
- Mensagem nº10
Re: Lenhas - Acidentes
Vergonha jamais Morcego, só quebra prato quem lava louça amigo.
TAPXURE- Usuário Master
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Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº11
Re: Lenhas - Acidentes
Comandante Brito e demais amigos;
Realmente é PH-ODA cometer estes erros de inversão de cabo!!! Acho que muitos de nós já passamos
por isso! Quando a gente erra treinando manobra ou por uma falha de motor ( ) já dá para ficar
muito chateado. Agora, quando é uma falta de atenção... é de arrasar!!!
Tenho uma dica muito legal... Eu também uso o mesmo cabo para dois ou três modelos de VCC. Para
não confundir os comandos (ligações) tive uma ideia legal: escolhi um dos cabos e pintei, usando um
esmalte vermelho, o tubo de latão que prende o ilhós. Fiz a mesma coisa no cabo de saída de
asa que sobe!
Então, padronizei: vermelho com vermelho; comando para subir!!!
Abraços;
Tapxure
Realmente é PH-ODA cometer estes erros de inversão de cabo!!! Acho que muitos de nós já passamos
por isso! Quando a gente erra treinando manobra ou por uma falha de motor ( ) já dá para ficar
muito chateado. Agora, quando é uma falta de atenção... é de arrasar!!!
Tenho uma dica muito legal... Eu também uso o mesmo cabo para dois ou três modelos de VCC. Para
não confundir os comandos (ligações) tive uma ideia legal: escolhi um dos cabos e pintei, usando um
esmalte vermelho, o tubo de latão que prende o ilhós. Fiz a mesma coisa no cabo de saída de
asa que sobe!
Então, padronizei: vermelho com vermelho; comando para subir!!!
Abraços;
Tapxure
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3954
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº12
Re: Lenhas - Acidentes
TAPXURE escreveu:Comandante Brito e demais amigos;
Realmente é PH-ODA cometer estes erros de inversão de cabo!!! Acho que muitos de nós já passamos
por isso! Quando a gente erra treinando manobra ou por uma falha de motor ( ) já dá para ficar
muito chateado. Agora, quando é uma falta de atenção... é de arrasar!!!
Tenho uma dica muito legal... Eu também uso o mesmo cabo para dois ou três modelos de VCC. Para
não confundir os comandos (ligações) tive uma ideia legal: escolhi um dos cabos e pintei, usando um
esmalte vermelho, o tubo de latão que prende o ilhós. Fiz a mesma coisa no cabo de saída de
asa que sobe!
Então, padronizei: vermelho com vermelho; comando para subir!!!
Abraços;
Tapxure
Medida simples e eficaz Taps.
Marcelo Brito- Usuário Master
- Número de Mensagens : 245
Idade : 48
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Data de inscrição : 18/12/2009
- Mensagem nº13
Re: Lenhas - Acidentes
Isso mesmo Taps, Depois do ocorrido tambem pintei com esmalte vermelho o comando que sobe, antes tarde que errar novamente, valeu lembrar Taps, temos que falar tambem a medida corretiva.
Abs...
Abs...
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº14
Re: Lenhas - Acidentes
Taps, vc é o kara, adorei o prefixo PH-ODA
KKKKKK
Esse aí nem o Brito conhece, Papa Hotel Oscar Delta Alfa KKKKKKK
Brito uma pena a perda do Shoestring, tava uma coisa linda, mas acho que dá pra recuperar o bichinho
Esse kit é da RSM ?
Pessoalmente considero o Shoestring e também o Cosmic Wind belíssimas máquinas
KKKKKK
Esse aí nem o Brito conhece, Papa Hotel Oscar Delta Alfa KKKKKKK
Brito uma pena a perda do Shoestring, tava uma coisa linda, mas acho que dá pra recuperar o bichinho
Esse kit é da RSM ?
Pessoalmente considero o Shoestring e também o Cosmic Wind belíssimas máquinas
Marcelo Brito- Usuário Master
- Número de Mensagens : 245
Idade : 48
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Data de inscrição : 18/12/2009
- Mensagem nº15
Re: Lenhas - Acidentes
Nem me fale Manicaca, isso mesmo RSM, não era apenas bonito, era muito competitivo, quase 60" de asa pesando 1530 gramas apenas, Enya SS50 PRO, escape CNC e helice Thunder 12,5 x 5,5. Ja se foram quase 2 anos e ainda não encontrei um substituto, montei um Strega mas ficou pesando 1 ton. Agora vou começar um thundergazer... vamos ver o que acontece.
Abs e bons voos.
Marcelo
Abs e bons voos.
Marcelo
Alexandre Margonar- Usuário Master
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Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº16
Re: Lenhas - Acidentes
Minha história.
O ano era lá por perto de 1980, quando ainda morava em Taubaté, montei um belo de um Falcão 20 da Aeróbras, todo vermelho Ferrari com as estrelas brancas de um jogo de decalques do Citabria da Mobral.
Tinha começado a namorar aquela que 3 anos depois, seria a minha esposa, então também havia o nome dela no nariz do Falcão além de um MAX OS 25 RC, com carburador travado.
Fiz o primeiro voo, e o avião era uma maravilha, muito dócil, quase voava sozinho.
Levei o Falcão para a casa da futura esposa, para mostrar o quanto eu era bom em ter um aviaozão desse e fazer uma média com o nome dela no nariz do Falcão.
Tudo muito legal, muita gozação e partimos para um terreno de um loteamento, onde eu costumava fazer meus voos.
Liguei para o Mauricio “Monstrão” meu grande amigo que está sumido até hoje, e fomos todos voar o Falcão.
Abastecimento feito, cabos conectados (não fui eu que conectei) e o Monstrão disse, - “Deixa comigo, vai lá e arrepia”.
Fui para a manete enquanto o Monstrão deu partida e consegui uma carburação do Max OS 25 no mínimo perfeita.
Dia sem uma única brisa ele soltou o avião e como eu disse, decolou sozinho.
Após umas 2 voltas minha intenção era ao passar em frente a “plateia” puxar um wing over e já sair de dorso, essa era minha intenção, que nunca se concretizou.
O resultado da puxada foi um belíssimo de um mergulho bem na frente do amor da minha vida, reduzindo o Falcão a um monte de lenha num buraco no chão.
Após a porrada se segui um silencio que ao meu ver foi de uma hora, só quebrado após esse tempo, por uma bela gargalhada do meu sogrão, dizendo que achava que eu não levava jeito para empinar aviãozinho.
A investigação do CENIPA, concluiu que os cabos estavam invertidos.
Até hoje esse fato é lembrado na família, e eu nunca mais cometi o mesmo erro.
Só para finalizar esse “livro”, o Monstrão reparou a asa do Falcão e fez uma fuselagem perfilada, e um dia eu e ele, estávamos indo para a pista, só que de bicicleta, com o avião na garupa da bicicleta dele, e ao passar por um poste, a asa ficou para trás.
Depois disso, tive outro Falcão (o do meio da foto), também com o nome da namorada.
" />
Esse foi só alegria.
Bons tempos... saudades do Monstrão, saudades do Sogrão e saudades do Falcão.
O ano era lá por perto de 1980, quando ainda morava em Taubaté, montei um belo de um Falcão 20 da Aeróbras, todo vermelho Ferrari com as estrelas brancas de um jogo de decalques do Citabria da Mobral.
Tinha começado a namorar aquela que 3 anos depois, seria a minha esposa, então também havia o nome dela no nariz do Falcão além de um MAX OS 25 RC, com carburador travado.
Fiz o primeiro voo, e o avião era uma maravilha, muito dócil, quase voava sozinho.
Levei o Falcão para a casa da futura esposa, para mostrar o quanto eu era bom em ter um aviaozão desse e fazer uma média com o nome dela no nariz do Falcão.
Tudo muito legal, muita gozação e partimos para um terreno de um loteamento, onde eu costumava fazer meus voos.
Liguei para o Mauricio “Monstrão” meu grande amigo que está sumido até hoje, e fomos todos voar o Falcão.
Abastecimento feito, cabos conectados (não fui eu que conectei) e o Monstrão disse, - “Deixa comigo, vai lá e arrepia”.
Fui para a manete enquanto o Monstrão deu partida e consegui uma carburação do Max OS 25 no mínimo perfeita.
Dia sem uma única brisa ele soltou o avião e como eu disse, decolou sozinho.
Após umas 2 voltas minha intenção era ao passar em frente a “plateia” puxar um wing over e já sair de dorso, essa era minha intenção, que nunca se concretizou.
O resultado da puxada foi um belíssimo de um mergulho bem na frente do amor da minha vida, reduzindo o Falcão a um monte de lenha num buraco no chão.
Após a porrada se segui um silencio que ao meu ver foi de uma hora, só quebrado após esse tempo, por uma bela gargalhada do meu sogrão, dizendo que achava que eu não levava jeito para empinar aviãozinho.
A investigação do CENIPA, concluiu que os cabos estavam invertidos.
Até hoje esse fato é lembrado na família, e eu nunca mais cometi o mesmo erro.
Só para finalizar esse “livro”, o Monstrão reparou a asa do Falcão e fez uma fuselagem perfilada, e um dia eu e ele, estávamos indo para a pista, só que de bicicleta, com o avião na garupa da bicicleta dele, e ao passar por um poste, a asa ficou para trás.
Depois disso, tive outro Falcão (o do meio da foto), também com o nome da namorada.
" />
Esse foi só alegria.
Bons tempos... saudades do Monstrão, saudades do Sogrão e saudades do Falcão.
TAPXURE- Usuário Master
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Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº17
Re: Lenhas - Acidentes
Bela estória Margonar!!!! Como é bom relembrar o passado!!! Acho que é sintoma de estar "ficando velho"!!!
Agora, fala a verdade... Você quer reencontrar o Monstrão para dar uns cascudos nele, para ele nunca mais ligar
os cabos invertidos e "decepar" a asa de ninguém!!! É ou não é!!??
Abraços;
Tapxure
Agora, fala a verdade... Você quer reencontrar o Monstrão para dar uns cascudos nele, para ele nunca mais ligar
os cabos invertidos e "decepar" a asa de ninguém!!! É ou não é!!??
Abraços;
Tapxure
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº18
Re: Lenhas - Acidentes
Que nada Tapxure, o Monstrão é gente muito boa, foi a minha escola no VCC.
Esse cara construiu um biplano em escala do Swordfish, só tendo fotos como referencia.
Chegou a fundir peças de motor, no quintal de casa, e tinha um pulso jato, o cara é muito fera mesmo.
Um amigo que eu senti muito ter perdido o contato, mas uma dia eu acho esse cara.
Já o sogrão, está voando em outros céus, e também pela lei natural da vida, uma dia nos reencontraremos.
Espero que você tenha curtido minha historia.
Depois posto outra.
Um abraço.
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº19
Re: Lenhas - Acidentes
Êta, com certeza comandante! Curti muito!
Então o Monstrão era "o cara" mesmo!!!
Então vamos só puxar a orelha ao invés dos cascudos, sô! ... Hehehe...
Brincadeiras à parte, vamos então achar o "homi" e trazê-lo para nosso FÓRUM!
Como você, ele deve ter um monte de estória para contar. Aguardo seu retorno
com mais lembranças e casos!
Abraços;
Tapxure
Então o Monstrão era "o cara" mesmo!!!
Então vamos só puxar a orelha ao invés dos cascudos, sô! ... Hehehe...
Brincadeiras à parte, vamos então achar o "homi" e trazê-lo para nosso FÓRUM!
Como você, ele deve ter um monte de estória para contar. Aguardo seu retorno
com mais lembranças e casos!
Abraços;
Tapxure
betocastrucci- Usuário Master
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Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº20
Re: Lenhas - Acidentes
Eu aprendi quando iniciei no UControl a guardar os cabos com a presilha do cabo de cabrar aberto e o de picar fechado. Simples. E também sempre cabrar e picar a manete antes de acenar para o ajudante liberar o modelo pra voo. Se bem que atualmente está começando a ficar complicado ver o profundor subir e descer sem usar os óculos para longe :D:D:DOutra coisa que pode dar problema quando usamos o mesmo cabo para vários modelos é a regulagem da manete, já decolei com a manete bem desregulada, no mínimo estraga o voo.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº21
Re: Lenhas - Acidentes
O Britão e Curitiba mostrou as fotos da lenha do Shoestring dele por causa de problemas de inversão de cabos
O modelo dele estava um show, uma pena
Sempre vale a pena dedicar um minuto ou dois a mais pra essas verificações, tempo bem gasto ...
O modelo dele estava um show, uma pena
Sempre vale a pena dedicar um minuto ou dois a mais pra essas verificações, tempo bem gasto ...
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