VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

AL RABE - MUSTANG

Compartilhe
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 158

Re: AL RABE - MUSTANG

Mensagem  FredPach em Sex Jul 17 2015, 12:21

Em relação ao tamanho de cada asa acontece o seguinte. Devido ao fato de voar em círculos as asas percorrem distancias diferentes dentro do mesmo espaço de tempo. Isso faz com que a asa externa percorra uma distancia maior que a asa interna, ao mesmo tempo. Em outras palavras a asa externa tem uma velocidade relativa maior e isso gera uma maior sustentação. Para piorar a situação tem o peso dos cabos, que naturalmente puxam a asa interna para baixo. Para compensar isso podemos colocar uma área maior na asa interna com o objetivo de dar mais sustentação para ela ao ponto de compensar esse desequilíbrio, ou podemos colocar peso na ponta da asa externa, ou ainda uma mistura dos dois. Se compensarmos apenas pelo tamanho da asa teríamos que ter uma asa bem assimétrica. Como exemplo, um modelo de 1,5 m de envergadura usando um cabo de 20 m de centro a centro teria que ter uma diferença de 5,6 cm entre uma asa e outra (esse calculo é determinado pela formula da sustentação), mas não precisaria usar nada de chumbo na ponta de asa. Já quando usamos um modelo de asas iguais teria que usar bastante lastro na ponta de asa. Os modelos de F2B atuais usam o calculo geométrico, que calcula o comprimento das asas com base nas área dos círculos que elas percorrem. Que no mesmo exemplo acima daria uma diferença de 2,6 cm entre uma asa e outra e a necessidade de lastro na ponta.

Eu sei que já teve aeromodelos campeões do mundo com asas do mesmo comprimento e asas usando o calculo geométrico, mas não sei se teve com asas usando o calcula da sustentação. Sei que o Ares 59 projetado pelo Bill Werwage usa o calcula da sustentação. Na planta ele diz para não colocar peso na ponta de asa.

Abs

Data/hora atual: Qua Set 26 2018, 06:14