O Thundergazer serviu como primeira experiência e teve coisas boas e coisas ruins, como tudo...
Tive diversos problemas na fase do acabamento, alguns até curiosos, como as marcas que ficaram no verniz quando eu poli o flap e descobri uma gota de CA que tinhacaido na toalha e endureceu... Silkspan que saiu na fita da mascara que tinha feito quando apliquei primer na asa... Ou até o ball link que quebrou na sexta passada quando estava ajustando os profundores...
O peso final ficou em 2040 gramas, ou seja ficou pesado. Isso é um fato.
O Bene disse que eu deveria ter focado mais em fazer leve do que conseguir um acabamento tipo NATs...
Acho que ele tem razão, mas quem me conhece sabe que não consigo ser assim... Sempre procuro o próximo plateu, o nível seguinte... Não consigo ficar quieto ali...
E o acabamento realmente ficou bom... Mas...
Eu tinha que saber aonde eu f@d! a rosca, e desmontei o avião assim que cheguei do Ibira.
Pesei parte por parte e os resultados são:
Caren do motor - 36g
Caren da pipa - 34g
Cauda remov - 44g
Estab/prof - 124g
Fus - 358g
e a asa....... 676g....
Tem os agregados , mas esses vc não controla o peso, motor pesa tanto, pipa tanto...
Então,onde foi que a coisa "pesou"?
Pra mim, eu picava o pé nessa asa e fazia outra...
Convertido em OZ, a asa ficou com 24 onças.... Sendo que um valor ideal seria, vai, 17OZ... essas 7OZ, descontadas dos 71OZ do avião, seria 64OZ... O peso do TG do Fitzgerald...
Can you dig it??
E isso mostra como achar é uma coisa e constatar é outra...
Eu achei que a fuselagem e a cauda estavam pesados... Sendo que pesei o estab/prof do Stilleto, contest grade, e deu 80 gramas do jeito que esta nas fotos no tópico...
Ontem no Skype com o Walter Umland, ele considerou meu resultado satisfatório, uma vez que o avião é pintado e é um modelo grande ( quase não cabe no Palio...)
Bom, vamos ao voo... PQP, tava vento, turbulência, nada bom e ninguém voando...
Mas... Aqui uma curiosidade... Toda vez que vou voar um modelo pela primeira vez é como quando eu vou pular uma rampa de bike pela primeira vez, a mesma drena....
Boca seca, modelo abastecido, tudo conferido, teste de tração sem nenhum crack... Partida na segunda batida e fooooiiiiiiiii....
Constatação de que fiz umpéssimo trabalho de bench trimming... Cauda pesada, leadout lá na frente, e acho que pouco peso na asa. pois a favor do vento sussa, contra o vento, a asa de fora levantava e afrouxava os cabos... Com a cauda pesada, voar reto virou um desafio, mas consegui ver que o modelo voa bem alinhado, coisa boa, e apesar do peso, não parece que faltou potencia, e eu nem comecei a trocar venturi e talz ainda...
Então, vamos retrimar o mdelo, e infelizmente terei de acrecentar um chumbinho aqui e ali, mas, esse agora é o desafio... Trimar esse porker...
E, vamos começar mais um.... Muito em breve....
Vou colocar chumbo na asa e nariz, reposicionar o leadout, e apitar um pouco mais o enya... Saiu meio gordinho... Vou usar o compensador para levantar a asa de dentro tb, mas acho que foi falta de peso e o leadout totalmente fora....
Bom, um vídeo do primeiro (crash) landing.... Lembra do capitão Boeing do Ducktales? rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrsrsrsrsrsrs
Shazhan!!!
https://www.youtube.com/watch?v=uQJsv_aNTVo