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    The Thundergazer Saga...

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    Mensagem  Marcus36X Seg Dez 22 2014, 11:28

    Eu acho que nesses 3 anos que tenho me dedicado quase que exclusivamente ao aeromodelismo F2B, uma coisa que ficou clara é que é difícil pra ...Bom..
    O Thundergazer serviu como primeira experiência e teve coisas boas e coisas ruins, como tudo...
    Tive diversos problemas na fase do acabamento, alguns até curiosos, como as marcas que ficaram no verniz quando eu poli o flap e descobri uma gota de CA que tinhacaido na toalha e endureceu... Silkspan que saiu na fita da mascara que tinha feito quando apliquei primer na asa... Ou até o ball link que quebrou na sexta passada quando estava ajustando os profundores...
    O peso final ficou em 2040 gramas, ou seja ficou pesado. Isso é um fato.
    O Bene disse que eu deveria ter focado mais em fazer leve do que conseguir um acabamento tipo NATs...
    Acho que ele tem razão, mas quem me conhece sabe que não consigo ser assim... Sempre procuro o próximo plateu, o nível seguinte... Não consigo ficar quieto ali...
    E o acabamento realmente ficou bom... Mas...
    Eu tinha que saber aonde eu f@d! a rosca, e desmontei o avião assim que cheguei do Ibira.
    Pesei parte por parte e os resultados são:
    Caren do motor - 36g
    Caren da pipa - 34g
    Cauda remov - 44g
    Estab/prof - 124g
    Fus - 358g
    e a asa....... 676g....

    Tem os agregados , mas esses vc não controla o peso, motor pesa tanto, pipa tanto...
    Então,onde foi que a coisa "pesou"?
    Pra mim, eu picava o pé nessa asa e fazia outra...
    Convertido em OZ, a asa ficou com 24 onças.... Sendo que um valor ideal seria, vai, 17OZ... essas 7OZ, descontadas dos 71OZ do avião, seria 64OZ... O peso do TG do Fitzgerald...
    Can you dig it??
    E isso mostra como achar é uma coisa e constatar é outra...
    Eu achei que a fuselagem e a cauda estavam pesados... Sendo que pesei o estab/prof do Stilleto, contest grade, e deu 80 gramas do jeito que esta nas fotos no tópico...
    Ontem no Skype com o Walter Umland, ele considerou meu resultado satisfatório, uma vez que o avião é pintado e é um modelo grande ( quase não cabe no Palio...)
    Bom, vamos ao voo... PQP, tava vento, turbulência, nada bom e ninguém voando...
    Mas... Aqui uma curiosidade... Toda vez que vou voar um modelo pela primeira vez é como quando eu vou pular uma rampa de bike pela primeira vez, a mesma drena....
    Boca seca, modelo abastecido, tudo conferido, teste de tração sem nenhum crack... Partida na segunda batida e fooooiiiiiiiii....
    Constatação de que fiz umpéssimo trabalho de bench trimming... Cauda pesada, leadout lá na frente, e acho que pouco peso na asa. pois a favor do vento sussa, contra o vento, a asa de fora levantava e afrouxava os cabos... Com a cauda pesada, voar reto virou um desafio, mas consegui ver que o modelo voa bem alinhado, coisa boa, e apesar do peso, não parece que faltou potencia, e eu nem comecei a trocar venturi e talz ainda...
    Então, vamos retrimar o mdelo, e infelizmente terei de acrecentar um chumbinho aqui e ali, mas, esse agora é o desafio... Trimar esse porker...
    E, vamos começar mais um.... Muito em breve....
    Vou colocar chumbo na asa e nariz, reposicionar o leadout, e apitar um pouco mais o enya... Saiu meio gordinho... Vou usar o compensador para levantar a asa de dentro tb, mas acho que foi falta de peso e o leadout totalmente fora....

    Bom, um vídeo do primeiro (crash) landing.... Lembra do capitão Boeing do Ducktales? rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrsrsrsrsrsrs

    Shazhan!!!

    https://www.youtube.com/watch?v=uQJsv_aNTVo
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    Mensagem  TAPXURE Seg Dez 22 2014, 14:42

    Fala Marcão!!!

    Aqui na minha terra tem um provérbio que diz: "rapadura é doce mas não é mole não"!!!!

    Ou seja, quando a gente faz algo mais refinado, qualquer coisa a mais ou a menos faz uma diferença
    enorme! Com certeza, você vai dar um up-grade no seu modelo e deixa-lo muito bom!!!
    Uma coisa interessante este caso me fez lembrar. Um grande amigo aeromodelista me disse uma vez
    que todo modelo com a asa pesada, tem problemas no CG, visto que 2/3 aproximadamente do peso/
    área da asa, vão para o lado da cauda. Não sei se procede...

    Abraços;

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    Mensagem  Nandoflb Seg Dez 22 2014, 18:56

    Quem voa F2B sabe que isso é normal.. só nao sabe quem nao constroi!!!!

    Bola pra frente.. começa o trampo de trimagem e taca-lhe a FAI nesse bixão!!!!

    Grande abraço

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    Mensagem  Osni Renato Ter Dez 23 2014, 23:56

    Fala Marcao
    Venha fazer uns voos aqui em Botucatu que a gente trima esse cara direito

    Grande abraço
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    Mensagem  martin Qua Dez 24 2014, 15:42

    Marcus,

    Meu TG esta com 2015g e voa super bem graças ao Super Ultra Mega torque do meu Enya 61, e agora que os comandos estão livres aveeeee. Mas o meu tem a nervura mais cabeçuda da RSM, que "acho" que suporta mais angulo de ataque, vamos como o seu com perfil diferente vai fazer canto de manobra.

    Feliz Natal e bons voos com a maquina nova. Hora de começar outro! To pra ver modelo melhor que este!

    Ah.....fica esperto em dias sem vento e abafado, corre para traz porque nesse peso e com uma tripa virando a milhão esse modelo vai mexer muito o AR, se não tirar o modelo do REMU altas chances de lenha! Sem vento saio bem fora do centro, passos pequenos e rápido.

    Martin
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    Mensagem  Marcus36X Sáb Jan 10 2015, 13:34

    Muito bem...
    Hj fomos muito melhores, 2 voos.
    Fiz looping normal e reverso, lazy eight, oito FAI, dorso...
    Definitivamente tenho que aumentar o venturi, mas isso eu já tinha sentido com o Legacy.
    Planeio para pouso muito bom, apesar do peso...
    Vamos continuar trimando o bichão...
    Vai dar um caldo bom, tenho certeza!!
    Ah, talvez encurtar um pouquinho os cabos....

    Shazhan!!!

    P.S. O Johnny fez dois vídeos curtos, post ai Johnny Man
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    Mensagem  Marcus36X Dom Jan 18 2015, 14:07

    Melhorando...
    Falta um pouco de potencia no overhead ainda, mas eu nem comecei a brincar com o venturi... Próximo passo trocar o de 7.5 por 8mm...
    Fez quase que a gama toda, só não fiz o oito quadrado e o trevo...
    Pose estar pesado, mas vai voar bem....

    Shazhan!!!
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    Mensagem  Manicaca Seg Jan 19 2015, 10:40

    Muito massa Marcão ! cheers
    Com certeza vai ficar campeão com os acertos que vc irá introduzir
    Show
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    Mensagem  Mantovani Ter Jan 20 2015, 20:35

    Desculpe a demora. Vídeo do segundo dia de voos.

    Abs

    https://youtu.be/nscERoD7UlU
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    Mensagem  Marcus36X Ter Jan 20 2015, 20:37

    Estamos melhorando....
    Logo mais, quando o Johnny aparecer, quem sabe um vídeo da gama completa?

    Shazhan!!!
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    Mensagem  Mantovani Qua Jan 21 2015, 09:27

    Engraçado os caras discutindo potência de motor elétrico no fundo...
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    Mensagem  Manicaca Sáb Jan 24 2015, 08:51

    Show de modelo e o motor ... um canhão ! ... sunny
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    Mensagem  Mantovani Ter Fev 03 2015, 12:48

    E aí, como ficou o motor com "mais ar"?

    Abraços,

    JM
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    Mensagem  Marcus36X Ter Fev 03 2015, 12:59

    Ainda não troquei o venturi, vou resolver isso assim que possível....
    Com todas as mudanças que estão acontecendo, achei melhor deixar de lado umas coisas para resolver outras, e a gora cho que podemos começar com 8mm, e depois testar 8,5...
    Vai ser pura diversão.... 2015 promete.....

    Shazhan!!!
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    Mensagem  ANDRE Qui Fev 05 2015, 13:15

    Boa tarde Marcão,

    Vi a saga TG e na minha opinião se tive com esse problema, providenciaria a construção de uma nova asa e também de um novo profundor, para trazer o peso desse modelo para algo em torno a 1.750 até 1800 kg e aí sim, você vai ter um modelo com performance impecável.

    Já tivemos inúmeros exemplos no passado, de modelos campeões de f2b que na construção original apresentarem problemas diversos inclusive de peso, e isso foi corrigido, com a substituição das partes originais, por outras, mais leve e ajustadas a performance do modelo.

    Então construir uma asa e profundor mais leves, utilizando oracover transparente de menor densidade, devem trazer bons resultados.

    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
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    Mensagem  Marcus36X Qui Fev 05 2015, 16:40

    Vai voar bem com o peso que está....

    Shazhan!!!
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    Mensagem  martin Qui Fev 12 2015, 23:27

    Se fizer minhas sugestões seu modelo vai voar para caraca:

    1. Reajustar comandos para ter mais flap que profundor, use o ultimo buraco no horn do profundor e no do meio do horn do flap para ligar pushrod do profundor. Lembre se de reajustar a manete depois que fizer isso, vai ficar bem menos sensível de comando assim, e vai precisar aumentar a distancia entre os cabos da manete. Bom ter uma manete que tenha grande amplitude para ajustes de cabos, como a Manete Vermelha da Brodak.

    2 Usar cabos mais longos possíveis que seja legal pela FAI. Assim vai fazer o modelo voar mais rápido em relação ao ar e manter as voltas lentas. Voando com mais velocidade vai reduzir o ângulo de ataque para voar, ou seja vai poder dar mais comando para fazer manobra de canto. Motor voce tem para isso, é só usar o meu Setup que o bicho vira um Monstro.

    3. Usar VGs ou mesmo tratamento que o Igor Burger usa na asa usando fitas cortadas em zig zag, isso aumenta o ângulo critico de ataque da asa, ou seja vai melhor cantos de manobra sem estolar.

    4- Acertar a helice para ficar com passo 4,00 no meio e ir tirando passo até ficar com 3.70 na ponta.

    Essas técnicas ajudaram a tornar meu T.G., que também esta muito pesado, a voar competitivamente.

    Essas técnicas, menos a no 3, só funcionam porque tem um poderoso Motor Enya 61CXRL, que quando usado com setup que desenvolvi gera muito Torque. Sem não gerar esse Torque todo e aumentar a atuação dos flaps e comprimento dos cabos só vai piorar as coisas.

    Martin
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    Mensagem  TAPXURE Sex Fev 13 2015, 09:11

    Shocked  Shocked  Shocked
    study  study  study
    cheers
    lol!
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    Mensagem  Marcus36X Dom Fev 15 2015, 13:58

    Bom, um pouquinho de cada vez....
    Com o venturi de 9mm, o motor realmente ficou animal. Vou desmontar as carenagens para inspecionar aperto e tal e ver se está sujo.
    O problema é que eu preciso dar um tweek nos flaps e o horn é duro igual adamatium... Se precisar, vou ser radical... asa de fora esta para cima e assim a tensão nas manobras é afetada... Mas, com um ajuste na saída do leadout eu já consegui melhorar a tensão no sobrecabeça... Agora, vamos fazer esse bicho voar com a asa reta e alterar os comandos como o Martin falou... Ta arrisco de tudo e meus loopings estão parecendo que estou voando combate....kkkk...
    Motorzão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Aumentou bem o consumo... Não acertei legal ainda, mas cerca de 170ml... Ouch!!!!!
    Falta passo na hélice, vou retrabalhar uma Eather e preparar uma Bolly... Tem até quadripá pra testar...
    O ar quente fica mais rarefeito, então altide de densidade ta complicado no Modelódromo, e bastante turbulência, com o vento virando...
    E foi quase que gama completa... Já melhorou muito... faltou o trevo, pois fiquei na segunda.... Sem ter certeza do consumo ainda, achei que não valia a pena arriscar... Fora a tensão que não está legal em função da asa alta...
    Apesar de estar "Ronaldo fenômeno" no peso, esse Thundergazer ainda vai bater um bolão...
    Assim que estiver na oficina nova, vou começar o 2....
    Voa muito esse modelo.... Sem hunting, fica aonde vc coloca, e isso com os comandos "radicais"... quando alterar, vai ficar melhor ainda...
    Vou ter de modificar as carenagens... Sem crise, levantou umas bolhas sugerindo um ponto de calor, então vou abrir algumas "janelas" e lixar e pintar de novo, e vou abrir uma outra "janela" na carenagem do motor... Sabia que isso poderia ser necessário, então, dremmel, lixa, tinta, verniz e está novo....
    Vamos ver o que consigo até terça, quando vou voar de novo....

    Shazhan!!!
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    Mensagem  Marcus36X Seg Fev 16 2015, 20:11

    Se parar de chover, amanhã vamos testar se o talento rendeu...
    Consegui fazer um Aileron e acho que agora a asa vai reta...
    Limpeza básica no motor e seguindo um palpite, conferi o aperto do cabeçote.... Taca meio não muito bom, sacou?

    Remoção do cabeçote, limpeza geral, montagem e aperto até sair agua...
    Alterei o comando segundo a dica do Martin, mas não vou alterar a manete, tava muito violento e agora quero ver como vai responder...
    Ta chovendo tudo agora por aqui...

    Logo vou preparar umas hélices com mais passo... Mas acho que já vai melhorar mais um pouco...

    Isso da um trabalho..kkkkkkk

    Shazhan!!!
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    Mensagem  Sérgio Daeuble Ter Fev 17 2015, 08:07

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!
    Como estava a "sujeira" do motor??? Qual combustivel? hélice? e vela?..... Tenho um motor deste na caixa......

    Sérgio.

    cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers
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    Mensagem  Nandoflb Qua Fev 18 2015, 07:45

    Grande Marcão..

    Obrigado por compartilhar as informações com todos..

    Nesse final de semana voou o meu TG..

    Estou com problemas de super aquecimento do motor, no Domingo fiz 4 voos, mas arrisquei apenas alguns loopings para ver o comportamento do modelo.

    na segunda a tarde, consegui melhorar um pouco, no primeiro voo o motor saiu bem rico e não pude aproveitar muita coisa.. fiz uma mudança no lead out e estava tracionando mesmo voando a 7 seg. por volta. No segundo voo... motor apagou no dorso.. Ainda com regulagem rica, zica pura.. pousei suave sem ralar a tripá e o leme.. no Terceiro voo consegui aproveitar bem mais.. volta em 5,6 seg e só deixei de fora as manobras altas..

    e no quarto voo.. motor disparou e voltou a aquecer..

    Apesar de todo o stress envolvendo esse modelo, suas características de voo são excelentes... Os quadrados são uma palhaçada!!!! kkkkkkkkkkk

    Grande abraço e desejo sucesso na trimagem do teu modelo!!!

    Nando
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    Mensagem  TAPXURE Qua Fev 18 2015, 09:13

    Nando, aproveitando a pergunta do Sérgio, dou meu "palpite", procurando ajudar
    e aprender também!

    Carbonização interna e externa (sujeira nas aletas) podem prejudicar a refrigeração
    do motor. Está tudo limpo?

    Outra coisa é a admissão de ar para resfriar o motor. Lembrando que a saída ter
    2 vezes o volume da entrada. O resto seria no set-up do motor (hélice, vela, comb.,
    compressão...).

    Quando achar a causa do problema, não deixe de nos irformar! É bom para a gente
    aprender!  study

    Abraços;

    lol!
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    Mensagem  Nandoflb Qua Fev 18 2015, 09:44

    Tap,

    Vamos lá...

    No meu caso... Estava completamente exausto, estressado, desinteressado e completamente de saco cheio com a construção e o motor. Não caprichei no acabamento, mas tentei construir o modelo o mais alinhado e leve possivel. O Peso sem o Motor ficou em 1053gr + o Conjunto propulsor completo incluindo tanque ficou em 1643gr.

    Para mim é tudo novo... tive na primeira seção de voos um pequeno vazamento entre o Header e o Motor, o que fez sujar um pouco o motor e principalmente o header, na segunda seção de voos foi dado maior aperto e o vazamento parou, enfim, ontem removi o header e o motor, e limpei a sujeira que ficou.. saiu fácil... quero manter o conjunto integro... já vou aproveitar e fazer uma colagem/selagem definitiva nessa região.

    Por orientação de um colega, alonguei a distancia da Pipa para 18,5 pol. vamos testar e ver o que vai rolar..

    Estou usando uma hélice de carbono fabricada pelo Osni, 13x4,5 tripá.

    Certo que vou necessitar efetuar aberturas na carenagem para melhorar o fluxo de ar... aliás, vou fazer algumas tomadas de ar, inclusive na tampa do motor, pensando em resfriar também o Cárter.. A Carenagem, começo hoje... e espero terminar tbm!!!

    A carbonização, conforme conversa com um colega, muito mais experiente que eu, ele me deu o aval que é normal, mas estarei efetuando no mínimo mais 2 seções de voos para depois abrir e limpar a cabeça do pistão e o cabeçote do motor.

    Eu estou usando combustivel Wildcat 10/18, completo o galão até a boca de óleo e misturo 50/50 com caretão 4/1...

    Proxima seção de voos vou testar combustivel sem nitro... e também a troca de tanque, estou usando um do Mazzarino(que nunca tive problema com os produtos dele) e vou colocar um de RC apenas para excluir possibilidades de erro!!!

    Nos primeiros voos o leadout saiu muito atrasado, e a cada voo fui avançando um pouco para experimentar a tração, preciso ainda verificar manobras altas para ver como se comporta..

    Esqueci de apertar a caixa de lastro e também perdi o peso na primeira seção de voos.. na segunda já corrigido e ajustado o peso na asa. Pode ser que seja necessário tirar um pouco de peso.. está com 25g. mas o modelo está voando bem alinhado!!!! Estou correndo contra o tempo para tentar participar do CIPA Botucatu... mas tá dificil!!!!

    Grande abraço

    Nando
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    Mensagem  Nandoflb Qua Fev 18 2015, 09:51

    Ah, só para constar.. motor zero, apenas amaciado!!!

    Ontem a noite por coincidência, chequei o aperto dos parafusos do cabeçote.. todos estavam relativamente soltos.. reapertei tudo até torcer a chave..

    Por enquanto tá tudo sussa!!!!!

    The Thundergazer Saga... Viihad

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