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    The Thundergazer Saga...

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    Mensagem  TAPXURE Qua Fev 18 2015, 10:29

    Fala Nando!!! Espero poder te ajudar com mais algumas observações, nunca questionando o
    que você já sabe!

    Parafusos soltos podem ser sintoma de micro vibração! Confira se quando o motor está
    funcionando, você sente um "formigamento" na mão que segura o modelo!

    Em motores pipados, sugiro fortemente que não use combustíveis misturados. A pipa eleva a
    temperatura do motor e o óleo de rícino carboniza muito! Aqui na minha região, não gostamos
    da marca de combustível que mencionou. Eu gosto do BYRON ou POWERMASTER.

    A medida de 18,5" acho muito longa. Veja a RPM nesta medida com a hélice que escolher para
    voo. Daí, diminua a medida em 1cm. Veja se a RPM aumentou. Se positivo, repita o procedimento
    até o giro estabilizar (máximo). Este é o ponto de sintonia perfeito da pipa. Deixe sempre a pipa
    com uns 5mm distante do cotovelo.

    Pipas não "gostam" muito de motores afogados. Teria que ser uma regulagem para 2-2-2, um
    pouquinho afogado, para lubrificação e refrigeração do motor.

    Abraços!
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    Mensagem  Mantovani Qua Fev 18 2015, 10:48

    Marcão, legal que melhorou e parabéns atrasado. 50 e quantos?

    Se o peso está parecido com o do Martin, segue as dicas dele de ponta a ponta. Quem já viu o avião dele voar sabe que o caminho está traçado.

    Nando, a gente está usando pipa com 20" nesse motor e combustível com 10% de nitro e óleo para mais ou menos 20%. Marcão só precisou de venturi agora com peso extra, pois o Legacy dele ia bem com o stock. O meu não pede modificação. Experimenta pipa e combustivel que deve resolver. E vai na do Martin que ele entende "um pouquinho" desse motor.

    Ah, o meu voa 1.000 rpm abaixo do Marcus, pois ele usava menos passo na hélice. Eu decolo com 9.400 rpm.

    Tomara que tenha ajudado em algo. Abraços!

    JM
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    Mensagem  Nandoflb Qua Fev 18 2015, 10:55

    Grande Taps..

    Sou muito grato por dispensar teu tempo com as explicações!!! Estou anotando tudo..

    Sou novo nesse mundo dos pipados.. e tudo está sendo aprendizado para mim.

    Irei colocar em pratica e testar também o combustivel sem mistura!!!

    Estou largando o modelo com 8000 RPM, nessa rotação (ou um pouco a mais) o modelo fica perfeito.. mas está disparando alguns minutos após a decolagem e depois nitidamente perde potencia por aquecimento e para!! com um pouquinho de tempo tudo se arruma.. se não se arrumar.. vou usar o motor para nautimodelismo.. Ancora!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Grande abraço

    Nando
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    Mensagem  Nandoflb Qua Fev 18 2015, 10:58

    Mantovani..

    Valeu pelas dicas cara.. o meu estou largando com 8000 /8500 conforme orientação, mas vou experimentar novos giros!!!!

    Grande abraço!!!

    Nando
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    Mensagem  Mantovani Qua Fev 18 2015, 12:10

    Imagina, Nando. Não entendo nada disso aqui. Passo minhas experiências e o que funciona pra mim, apenas. 8.000 rpm é bem distante dos que já vi funcionar, até porque o meu é o que sai no giro mais baixo por essas bandas aqui. Boa sorte e tenho certeza de que vai funcionar!

    Abs,

    JM
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    Mensagem  Nandoflb Qua Fev 18 2015, 12:54

    Mantovani...

    Que hélices que vcs estão usando???

    Abrassss

    Nando
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    Mensagem  Mantovani Qua Fev 18 2015, 13:14

    Eu uso 13x4,25 do Osni. Marcus acho que 3x3,75. É isso, Marcão?
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    Mensagem  Marcus36X Qua Fev 18 2015, 13:16

    Eu estou usando tripa 13X3.75, mas vou aumentar um pouco o passo.
    esse motor não roda 4-2 como um Tigrão, tem que ser com rotação mais alta...
    Acho que deve ser isso que ta rolando com o Nando... E se for na mufla, esquece...
    Motores pipados tem uma faixa estreita de acerto... qualquer coisa pode influenciar. No stunthanger tem um chart de acertos de pipa, e tem um bom texto com explicações sobre como funciona. O motor da Enya não se enquadra no padrão deles lá, vide o Martin que queimou até pipa por causa disso.
    No peso que está seu Gazer Nando, eu ia de tripa 12.5X3.75, saindo a umas 10.300... Aconselho trocar o venturi de 7.5 stock por pelo menos 8mm, ai vc começa a ver o "oco"...
    Nitro é fundamental nesse caso e óleo blend sintéticoXcastor. Tenho usado Byron 10/16 acrescido de rícino até uns 20%.
    Confere o aperto do cabeçote tb, sempre é bom...
    E vamos trocando ideia... Mas, basicamente é isso.... Se vc estiver usando hélice com muito passo, com certeza está dando overloading no motor, por causa da baixa rotação, ai a hélice pesa e o motor esquenta... Vc pode experimentar uma APC 13X4 que acho que já vai melhorar...
    Ah, uso vela Enya 4, mais fria...
    Logo menos, mais testes...

    Shazhan!!!
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    Mensagem  Mantovani Qua Fev 18 2015, 13:20

    Outra coisa, Nando: usei a pipa menor, com a mesma medida da sua, 18,5", Rojet, e funcionou, mas tava com cara de que ia logo queimar. Depois, foi para uma mais longa, agora com 20", assim como a do Marcus e como o Martin usa no dele.
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    Mensagem  TAPXURE Qua Fev 18 2015, 13:48

    Se "queimou" a pipa... imagina dentro do motor!!!  Rolling Eyes

    Eu particularmente não gosto de passos muito baixos. Lembrando que só
    faço voos esportes! Outra regra antiga: motor quente - vela fria ; motor frio - vela quente.

    Talvez o uso de uma ENYA 5 ou O.S. 5 ajudaria a diminuir a temperatura do motor.
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    Mensagem  Nandoflb Qua Fev 18 2015, 13:50

    Maravilha pessoal.. estão me ajudando pra bagalho...

    Esse final de semana ja começo as modificações!!

    Abrass


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    Mensagem  Marcelo Brito Sex Fev 20 2015, 13:09

    Olá Nando, estou voando um SV11 com este motor e pipa. Tive problema de aquecimento no início e o motor não atingia mais que 9000rpm. Este motor vem com um venturi de 7,0 ou 7,5mm isso para altitude acima de 2000 pés é praticamente uma bronquite para o motor...é super aquecimento na certa, pode abrir o venturi para 8,5 vc não irá reconher o motor. Abrxxx


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    Mensagem  Manicaca Sex Fev 20 2015, 18:45

    É verdade rapazes, o assunto "pipa" abre todo um novo enquadramento no assunto motores
    A coisa fica séria ...
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    Mensagem  Manicaca Sex Fev 20 2015, 18:54

    Tem um esquema muito resumido mas muito legal publicado há anos na saudosa Flying Models sobre os principiais eventos de uma pipa em funcionamento, dá pra ter uma idéia da superposição dos eventos

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    Segue também um GIF bacana mostrando o funcionamento dinâmico da pipa em corte, bem interessante

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    Mensagem  Manicaca Sex Fev 20 2015, 18:58

    O Gif acabou não saindo, coloco agora então ...

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    Mensagem  Marcus36X Sex Fev 20 2015, 19:26

    Certo Mani...

    http://stunthanger.com/smf/index.php/topic,31089.0.html

    Aqui tem mais info...

    Shazhan!!!
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    Mensagem  Manicaca Sex Fev 20 2015, 19:31

    Excelente material Markito, muita coisa pra testar e estudar ...
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    Mensagem  Marcus36X Sex Fev 20 2015, 19:38

    Uma coisa interessante é que mais americanos estão usando o 61CXS.. logo vamos ter mais material de pesquisa...

    http://stunthanger.com/smf/index.php/topic,38106.msg0.html#new

    Shazhan!!!
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    Mensagem  CREMON Sex Fev 20 2015, 22:37

    Vai vendo o "trampo" que esse motor é .... Nos tópicos anteriores , já citei relatos de " travamento " ... ... Talvez esses que tá vindo agora sirva pra algo !!! Senão o " chupim " vai ter que ser elétrico ..., não tem motor ...
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    Mensagem  CREMON Sex Fev 20 2015, 22:39

    Não recomendo motores enyas ( enquanto tiver acertos e disponíveis ) no " chupim..."!
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    Mensagem  CREMON Sex Fev 20 2015, 22:48

    Vamos ver esses de " cabeça vermeia" .... Mas só promessa de chegar !!!
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    Mensagem  CREMON Sex Fev 20 2015, 22:51

    10 de janeiro , 10 de fevereiro, 10 de março .... 10 de " quando " ....????
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    Mensagem  Sérgio Daeuble Sex Fev 20 2015, 23:03

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!
    O meu Enya 61 estava aquecendo bastante na bancada com caretão...... Experimentei 50% sintético 50% ricino e BELEZA 10% nitro !!!!!!Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
    Hélice 12.1/2"x5.1/2" Mazzarino em 8600 RPM.... Não está travando com aquecimento!!!! Mas motor dificil de amaciar Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked
    Se não der certo!!!! vou usar um EVO 60...... ABC não costuma encomodar!!!!!!
    O mais incrivel é que no CB-46 com esta hélice manda 10200 RPM e o motor não trava!!!!!
    Motor com anéis e somente oleo de ricino, esquenta e trava anel com borra! Somente oleo sintético esquenta bastante! O melhor resultado foi misturado 50/50. Quando o anel trava na "cama" o motor perde o rendimento......
    Funcionar o motor "gordinho" com oleo sintético limpa a "caminha" do anel e o desempenho do motor volta! Cuidado!!! Tanto o Enya como o ST 51 dispara na rotação no final do tanque com 100% de sintético....... tem que cortar antes do tanque acabar!!!!!
    cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers
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    Mensagem  CREMON Sex Fev 20 2015, 23:22

    Esse 61 .. É uma " zica " mesmo !!!
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    Mensagem  Mantovani Sex Fev 20 2015, 23:43

    CREMON escreveu:Esse 61 .. É uma " zica " mesmo !!!

    Tá brincando, né Cremon?!

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