Coleções com todo tipo de motor
+14
Eduardo Mancini
Paulo Cavaco
Mario Zuffo BRA-00076
GECANA
Marcus36X
Marcelo Brito
CREMON
Leo-ST
Sérgio Daeuble
Alexandre Margonar
betocastrucci
Morcegão
Manicaca
TAPXURE
18 participantes
Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº126
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Coleções com todo tipo de motor
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº127
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Rapaz; onde mora o Vovô Ivor!!??
Quero ir lá fazer uma visita!!!
Quero ir lá fazer uma visita!!!
Eduardo Mancini- Usuário Master
- Número de Mensagens : 329
Idade : 52
Data de inscrição : 21/11/2013
- Mensagem nº128
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Sou um (in)feliz proprietário de um Rossi 15. O mesmo era de propriedade de meu "2º pai", também falecido, Geraldo de Paula. Aeromodelista das antigas, que já não se encontra mais conosco (por isto a infeliz situação). Herdei do espólio dele este Rossi, bem como o modelo Hotroc (Team Race) que o mesmo equipava. Além do alto giro, em Team Race, o grande diferencial do Rossi era a economia (mais voltas com o mesmo combustível) e a confiabilidade em pegar mesmo quente.
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº129
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
E as fotos dessas jóias, Mancini!!!??
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº130
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
TAPXURE escreveu:Rapaz; onde mora o Vovô Ivor!!??
Quero ir lá fazer uma visita!!!
Taps, se o vovô Ivor sonhar que vc vai aparecer na "Ivor Caverna" ele passa umas 3 correntes e uns 10 cadeados na oficina antes !!
KKKKKK
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº131
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza
No site Spectreflight.net tem três testes do Rossi 15 "normale" que é a versão não pipada
Lembro que existia uma outra versão que era a "Rizonnanza" (ressonância) que era a versão com timing pra uso com pipa sintonizada
Aqui a primeira folha de um dos testes
No site Spectreflight.net tem três testes do Rossi 15 "normale" que é a versão não pipada
Lembro que existia uma outra versão que era a "Rizonnanza" (ressonância) que era a versão com timing pra uso com pipa sintonizada
Aqui a primeira folha de um dos testes
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº132
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Nossa Mani!!!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº133
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
TAPXURE escreveu:Nossa Mani!!!!
hehe, brincadeirinha Taps !
Mas eu sei se vc levar uns queijos Minas pra ele mais uns doces de leite sai negócio
Quem sabe ele não faz "rolo" nos doces e te dá uns 4 ou 5 motores neles ??
abração
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº134
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Um pouco de história sobre a Rossi motores pra quem quiser..
Nos anos 50 Cesare Rossi era um piloto muito vitorioso na categoria speed a nível Italiano e mundial, tendo amealhado varios títulos nacionais e internacionais
Inicialmente Rossi preparava e competia com os ST G 20/15 e teve enorme sucesso em sua carreira de competidor
Nos anos 60 fundou a Motores Rossi e passou a fabricar seus próprios motores de competição, velas e acessórios de classe AAA
Em 1984 fundou a Nova Rossi com o apoio da esposa Graziosa Barchi tendo então começado uma empresa familiar que contava ainda com a ajuda dos filhos Mario e Sérgio
Fonte da informação: http://en.wikipedia.org/wiki/Novaros
Abaixo posto fotos que tenho em meu acervo de um ST G 20/15 preparado pelo Sr Rossi, motores que continham algumas partes anodizadas em vermelho e a assinatura "Rossi" gravada na região dianteira do motor
E duas fotos do Rossi 15 "Rizonanza" (ressonância), que já vinha completo com pipa e cotovelo
Nos anos 50 Cesare Rossi era um piloto muito vitorioso na categoria speed a nível Italiano e mundial, tendo amealhado varios títulos nacionais e internacionais
Inicialmente Rossi preparava e competia com os ST G 20/15 e teve enorme sucesso em sua carreira de competidor
Nos anos 60 fundou a Motores Rossi e passou a fabricar seus próprios motores de competição, velas e acessórios de classe AAA
Em 1984 fundou a Nova Rossi com o apoio da esposa Graziosa Barchi tendo então começado uma empresa familiar que contava ainda com a ajuda dos filhos Mario e Sérgio
Fonte da informação: http://en.wikipedia.org/wiki/Novaros
Abaixo posto fotos que tenho em meu acervo de um ST G 20/15 preparado pelo Sr Rossi, motores que continham algumas partes anodizadas em vermelho e a assinatura "Rossi" gravada na região dianteira do motor
E duas fotos do Rossi 15 "Rizonanza" (ressonância), que já vinha completo com pipa e cotovelo
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº135
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Uma foto dos anos 50 do Sr Hugo Rossi e de seu modelo Speed Devil que usava um dos seus G 20/15 preparados
E pra quem quer se aprofundar mais, bastante história sobre a marca e algumas fotos no site da Axemotor na Italia, que fabrica e distribui os varios produtos Nova Rossi (rex, Top , Nova Rossi etc)
Excelente !
http://www.axemotor.it/Axemotor/Our_company.html
E pra quem quer se aprofundar mais, bastante história sobre a marca e algumas fotos no site da Axemotor na Italia, que fabrica e distribui os varios produtos Nova Rossi (rex, Top , Nova Rossi etc)
Excelente !
http://www.axemotor.it/Axemotor/Our_company.html
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº136
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Salve Mani!!!
Trocar queijos por motores seria "bão dimais,sô"!!!!
Muito interessante a história da família ROSSI que nos traz. Realmente são motores
de altíssimo desempenho, que sempre foram mais "complicados" de adquirir. Teve uma
época, no final da década de 90, que estes motores foram comercializados com maior ênfase
no mercado americano. Tivemos até mesmo um distribuidor no Brasil, mas na minha opinião,
a marca ROSSI tentou se "popularizar", trazendo motores mais "normais" e com preços mais
acessíveis. Vendemos vários modelos, para aviões, helicópteros e autos R/C. Para VCC não
tínhamos nenhum modelo disponível.
Um dos fatores que não fizeram a famosa marca "explodir" em vendas, foi o fato de terem o
acabamento externo muito rústico, apesar da usinagem interna ser uma obra de arte, e o tão
esperado desempenho ser muito parecido com os motores comerciais da época (O.S., T.Tiger,
Super Tigre...). Nos dias atuais, a marca NOVAROSSI traz vários modelos de motores, que estão
com bons preços nas lojas especializadas nos EUA. Vale a pena!!!
Trocar queijos por motores seria "bão dimais,sô"!!!!
Muito interessante a história da família ROSSI que nos traz. Realmente são motores
de altíssimo desempenho, que sempre foram mais "complicados" de adquirir. Teve uma
época, no final da década de 90, que estes motores foram comercializados com maior ênfase
no mercado americano. Tivemos até mesmo um distribuidor no Brasil, mas na minha opinião,
a marca ROSSI tentou se "popularizar", trazendo motores mais "normais" e com preços mais
acessíveis. Vendemos vários modelos, para aviões, helicópteros e autos R/C. Para VCC não
tínhamos nenhum modelo disponível.
Um dos fatores que não fizeram a famosa marca "explodir" em vendas, foi o fato de terem o
acabamento externo muito rústico, apesar da usinagem interna ser uma obra de arte, e o tão
esperado desempenho ser muito parecido com os motores comerciais da época (O.S., T.Tiger,
Super Tigre...). Nos dias atuais, a marca NOVAROSSI traz vários modelos de motores, que estão
com bons preços nas lojas especializadas nos EUA. Vale a pena!!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº137
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
É verdade Taps
Os motores Rossi eram motores como outros, nada de muito diferente ou mágico, apenas muita precisão de montagem, tolerâncias muito precisas, material de primeira qualidade e uma estrutura muito forte, isso ocasionava um peso maior mas tornava eses motores lendários em termos de vida útil
Cheguei a ler um depoimento de um senhor nos EUA que relatou ter adquirido um Rossi 60 já de segunda mão, e nesse depoimento ele afirmava ter queimado no seu motor mais de 40 galões (151 litros de glow) "a todo gás" (modelo F3A)
e o motor continuava perfeito sem nenhum problema
São essas coisas que diferenciavam um Rossi de um outro motor
Posto fotos de um Rossi 15 desmontado onde se pode constatar que não há extravagâncias no projeto e sim simplicidade porém como disse acima, com materiais de primeira e tolerâncias muito precisas
Os motores Rossi eram motores como outros, nada de muito diferente ou mágico, apenas muita precisão de montagem, tolerâncias muito precisas, material de primeira qualidade e uma estrutura muito forte, isso ocasionava um peso maior mas tornava eses motores lendários em termos de vida útil
Cheguei a ler um depoimento de um senhor nos EUA que relatou ter adquirido um Rossi 60 já de segunda mão, e nesse depoimento ele afirmava ter queimado no seu motor mais de 40 galões (151 litros de glow) "a todo gás" (modelo F3A)
e o motor continuava perfeito sem nenhum problema
São essas coisas que diferenciavam um Rossi de um outro motor
Posto fotos de um Rossi 15 desmontado onde se pode constatar que não há extravagâncias no projeto e sim simplicidade porém como disse acima, com materiais de primeira e tolerâncias muito precisas
betocastrucci- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1040
Idade : 60
Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº138
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
A grande diferença entre os motores normais e os de performance está principalmente nas tolerâncias exatamente onde devem ser. Conversando com um tio, que foi preparador de motores para corridas de automóveis, ele me falou que a primeira coisa que ele fazia era conseguir o projeto do motor e trazer todas as medidas para o zero-zero, só depois começava a inventar.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº139
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza moçada, um motorzinho diferente
É o Testors 049 série 8000
Era um 049 da Testors/McCoy com o bloco inteiramente feito em Nylon
A imprensa especializada na época gostou muito do motor e elogiava bastante seu funcionamento e potência
Esse motor equipava os modelos RTF da marca
É o Testors 049 série 8000
Era um 049 da Testors/McCoy com o bloco inteiramente feito em Nylon
A imprensa especializada na época gostou muito do motor e elogiava bastante seu funcionamento e potência
Esse motor equipava os modelos RTF da marca
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº140
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Em 1961 o Sr Roy Cox (presidente da Cox) fez alguns prendedores de gravata com a garra anodizada em dourado que continha um Cox TD 010 (motor real) formando uma espécie de "broche"
Esses broches com os TD 010 foram distribuidos aos melhores vendedores dos produtos da Cox naquele ano como prêmio pelo desempenho nas vendas dos produtos da marca
Um encarte que vinha com o broche destacava que aquele era o menor motor em produção no mundo, e que era capaz de girar 27.000 rpm entre outras informações
Interessante que pouco depois a fábrica recebeu varias ligações de clientes mostrando grande interesse em adquirir a peça e dessa forma fabricaram então 100 unidades do Broche contendo um TD 010, que curiosamente, quando colocados a venda venderam muito pouco
Segundo Bob Allan, muitos dos broches foram "desmontados" e os motores voltaram as prateleiras para seguir curso normal de vendas
Segundo o mesmo, este ítem é raríssimo de se achar nos dias atuais
Curioso não?
Fonte da informação: Bob Allan - Austrália
Esses broches com os TD 010 foram distribuidos aos melhores vendedores dos produtos da Cox naquele ano como prêmio pelo desempenho nas vendas dos produtos da marca
Um encarte que vinha com o broche destacava que aquele era o menor motor em produção no mundo, e que era capaz de girar 27.000 rpm entre outras informações
Interessante que pouco depois a fábrica recebeu varias ligações de clientes mostrando grande interesse em adquirir a peça e dessa forma fabricaram então 100 unidades do Broche contendo um TD 010, que curiosamente, quando colocados a venda venderam muito pouco
Segundo Bob Allan, muitos dos broches foram "desmontados" e os motores voltaram as prateleiras para seguir curso normal de vendas
Segundo o mesmo, este ítem é raríssimo de se achar nos dias atuais
Curioso não?
Fonte da informação: Bob Allan - Austrália
betocastrucci- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1040
Idade : 60
Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº141
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
O Cox 010 foi feito por capricho do Mr Cox, ele queria e pronto fizeram. Quem já viu um desses com a mão sabe como é impressionante esta pequena jóia.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº142
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Vc tem toda razão, Beto, o Cox 010 é realmente uma joinha
Fotos do micro Nobler, construido especialmente para um TD 010, obra de um relojoeiro suiço
Fotos do micro Nobler, construido especialmente para um TD 010, obra de um relojoeiro suiço
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº143
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Segue o manual de fábrica do Cox TD 010
Interesante uma das observações alertando para não sobrecarregar o motor com hélices "grandes" pois ele roda melhor a altas RPM
Hélice indicada: 3 X 1 1/4 !!!!
RPM média em ´condições normais: 27.500 rpm
Segue também o teste do pequeno feito pelo Sr Ron Warring para a revista Aeromodeller em outubro de 1961
Imagem ilustrativa da linha Cox, muito legal onde se pode observar o contraste com os motores "grandes" da marca
Interesante uma das observações alertando para não sobrecarregar o motor com hélices "grandes" pois ele roda melhor a altas RPM
Hélice indicada: 3 X 1 1/4 !!!!
RPM média em ´condições normais: 27.500 rpm
Segue também o teste do pequeno feito pelo Sr Ron Warring para a revista Aeromodeller em outubro de 1961
Imagem ilustrativa da linha Cox, muito legal onde se pode observar o contraste com os motores "grandes" da marca
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº144
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Temos falado bastante em motores 1/2 A (049) ultimamente
Vou postar um material sobre os sempre populares Babe Bee e Golden Bee, teste feito pela revista Aeromodeller de maio de 61 e o seu manual ...
...O manual
E um anúncio ilustrativo ...
Vou postar um material sobre os sempre populares Babe Bee e Golden Bee, teste feito pela revista Aeromodeller de maio de 61 e o seu manual ...
...O manual
E um anúncio ilustrativo ...
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº145
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
"Taca-lhe o pau, taca-lhe o pau" nos 049 Manicaca véio ..
Um interessante dissipador caseiro para se usar nos motores da linha Cox e similares como dissipador auxiliar
Se tratam de duas chapinhas de alumínio de aproximadamente 2 milimetros que recortadas em formato de "U" (no formato do cilindro) são aparafusadas na frente e atrás dessa forma permitindo um resfriamento extra ao motor
Muito útil em vários usos, principalmente em clima muito quente, modelos carenados, uso de alto percentual de nitro e etc
Simples e interessante não?
Um interessante dissipador caseiro para se usar nos motores da linha Cox e similares como dissipador auxiliar
Se tratam de duas chapinhas de alumínio de aproximadamente 2 milimetros que recortadas em formato de "U" (no formato do cilindro) são aparafusadas na frente e atrás dessa forma permitindo um resfriamento extra ao motor
Muito útil em vários usos, principalmente em clima muito quente, modelos carenados, uso de alto percentual de nitro e etc
Simples e interessante não?
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº146
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Uma tabela simples e muito útil sobre a graduação das sempre populares velas da OS
A coluna da esquerda mostra as velas mais usadas no aeromodelismo e a da direita as mais comuns no automodelismo
A mais quente é a Nº6 (antiga A3) e a mais fria a Nº10 (antiga A5), sendo a A8 e A7 as de graduação intermediária
A coluna da esquerda mostra as velas mais usadas no aeromodelismo e a da direita as mais comuns no automodelismo
A mais quente é a Nº6 (antiga A3) e a mais fria a Nº10 (antiga A5), sendo a A8 e A7 as de graduação intermediária
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº147
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca escreveu:Beleza Beto
Até onde sei o Cox 15 Conquest também era fabricado pela K&B a pedido da Cox , que por sua vez também fabricava uma versão dese motor virtualmente idêntica ao da Cox, mudando claro a identificação no bloco.
Esses dois motores (Cox 15 Conquest e K&B) eram tão parecidos aos Rossi 15 que já li em algumas publicações e artigos de que eram comuns híbridos desses motores com peças da Rossi, e que eram bem humoradamente chamados por exemplo de "Coxi 15" (Cox + Rossi)
Era usual colocar kit cilindro e pistão dos Rossi nos K&B entre alguns outros componentes
Talvez os Rossi 15 não tenham sido tão populares como os Conquest Cox & K&B devido a preço ou mesmo serem destinados mais a categorias FAI, em que eram vetados ao uso de nitrometano
As hipóteses que vc cita para a não fabricação dos 40 pela Cox faz todo sentido, principalmente se havia algum contrato ou acordo nesse sentido.
Vou procurar algum material a respeito e posto pro grupo a seguir
Beleza rapaziada
Falávamos dias atrás sobre os Rossi 15 e da dupla Cox/K&B 15 Conquest mais precisamente sobre os híbridos "Coxi" que eram o Cox com peças Rossi. dando uma fuçada no excelente site inglês Barton na parte de motores eles tem dois excelentes tópicos que abordam o assunto, tópicos estes que passarei o link pra quem quiser olhar no final
Um membro do Fórum, O Marinaru diz ter comprado 4 jogos de cilindro e pistão da Cox da para revitalizar seus motores e diz meio frustrado que nenhum deles é igual ao outro em termos de qualidade e principamente nas alturas de usinagem das janelas, que diferem muito entre si, abaixo segue foto dele sobre os kits
No forum também se comenta que os preços das peças da Rossi eram bem mais caras do que as da Cox/K&B, mas que valiam muito a pena pra quem iam competir, pois a qualidade era evidentemente superior como também o desempenho em voo muito superior
Algumas imagens abaixo
Saldo de cilindros e pistões Rossi do membro Rickvonspeedracer, kits originais ABC da Rossi
Kits de cilindro e pistão do modelista Marinaru da Cox/K&B no qual ele ressalta diferenças na diagramação dos kits adquiridos, destacando a diferença de altura com linhas vermelhas
Tópicos a respeito lá no Barton
http://controlline.org.uk/phpBB2/viewtopic.php?t=12180
http://controlline.org.uk/phpBB2/viewtopic.php?t=9014
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº148
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Tratávamos da série "Rocket" no tópico sobre os Fox 35, mais precisamente sobre o Fox 35 Rocket adquirido recentemente pelo Taps
Abaixo parte dos testes de dois motores da mesma série, ou seja o Fox 09 e 15 Rocket disponíveis para leitura o download no site spectreflight.net
Se alguém descobrir um outro motor da série Rocket peço que nos informe
Este site é excelente e uma ótima fonte de consulta sobre motores de todo tipo
Fox 09 Rocket
Fox 15 Rocket
Abaixo parte dos testes de dois motores da mesma série, ou seja o Fox 09 e 15 Rocket disponíveis para leitura o download no site spectreflight.net
Se alguém descobrir um outro motor da série Rocket peço que nos informe
Este site é excelente e uma ótima fonte de consulta sobre motores de todo tipo
Fox 09 Rocket
Fox 15 Rocket
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3956
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº149
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
A foto fala por si. Ganhei de um amigo.
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº150
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Bats, não se esqueça que sou seu AMIGO!!!