Meu amigo!!!!!!
+14
Eduardo Mancini
Paulo Cavaco
Mario Zuffo BRA-00076
GECANA
Marcus36X
Marcelo Brito
CREMON
Leo-ST
Sérgio Daeuble
Alexandre Margonar
betocastrucci
Morcegão
Manicaca
TAPXURE
18 participantes
Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2858
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº151
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza!!!!!!
Meu amigo!!!!!!
Meu amigo!!!!!!
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3954
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº152
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº153
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº154
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Trocava hoje uma ídea com o Taps pelo "Zap Zap" sobre motores antigos com ignição à faísca e acabei encontrando um excelente vídeo. Taps, esse vídeo mostra bem de perto a operação e manuseio de motor
O som do motor Brown 60 é muito legal
O som do motor Brown 60 é muito legal
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº155
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Show né Mani!!!
Quanta potência; quanta rpm!!!!
Também, são quase 80 aninhos!!!!
Quanta potência; quanta rpm!!!!
Também, são quase 80 aninhos!!!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº156
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza Taps
Pelo que vi nas legendas do filminho, os caras usam como combustível uma mistura de 3,5 partes de gasolina e o restante de óleo SAE 70, um óleo muito viscoso
Se calculei certo o combustível que eles usam dá uns 22 % de óleo SAE 70, o restante de gasolina
Deve ser muito legal ver um modelo de época voando com um motor desses
Fico imaginado um Checkala Roma voando com um bicho desses
O Checkala Roma foi o primeiro modelo de vcc na história a usar um perfil simétrico nas asas, informação essa constante no site Outerzone junto ao arquivo do modelo:
"Checkala Roma - Control line stunt model. Winner of the 1946 Junior Nats. From Air Trails April 1947. Dave Slagle mailed in to add: "The Checkala Roma won Junior Nat's, the Walker Cup and was the first model airplane to use a symmectrical airfoil"
Fonte: Outerzone/Flyinglines.org
Pelo que vi nas legendas do filminho, os caras usam como combustível uma mistura de 3,5 partes de gasolina e o restante de óleo SAE 70, um óleo muito viscoso
Se calculei certo o combustível que eles usam dá uns 22 % de óleo SAE 70, o restante de gasolina
Deve ser muito legal ver um modelo de época voando com um motor desses
Fico imaginado um Checkala Roma voando com um bicho desses
O Checkala Roma foi o primeiro modelo de vcc na história a usar um perfil simétrico nas asas, informação essa constante no site Outerzone junto ao arquivo do modelo:
"Checkala Roma - Control line stunt model. Winner of the 1946 Junior Nats. From Air Trails April 1947. Dave Slagle mailed in to add: "The Checkala Roma won Junior Nat's, the Walker Cup and was the first model airplane to use a symmectrical airfoil"
Fonte: Outerzone/Flyinglines.org
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº157
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Ontem, quando trocava idéias sobre motores antigos com o Taps, mais precisamente sobre um Triumph .49 à gasolina de 1948 fiquei intrigado pela aparência e pelo visual dos mesmos. Fiquei com aquela impressão de "Te conheço de algum lugar" !!
Puxei pela memória e logo liguei os Triumph aos Cox Concept I & II, protótipos que nunca entraram em produção. Uma coisa leva a outro e logo descobri o porque dasemelhança entre os Triumph dos anos 40 e os protótipos da Cox dos anos 70
O porque da semelhança estava mais do que clara pois o pai das crianças era exatamente o mesmo cara, Bill Atwood que projetou e fabricou os motores Atwood nos anos 40 e 50, e que alguns anos depois foi contratado pela COX como projetista de motores da marca. Um detalhe interessante dos Concepts era de que a tampa de carter do motor não era traseira como nos motores tradicionais e sim uma tampa de carter inferior como nos automóveis, detalhe muito interessante
No site do Dr Martin Heperle consta a listagem dos protótipos desenvolvidos para a Concept II:
"...The complete Concept II engine series consists of:
#2500 Concept II .35 Front Rotary R/C
#2510 Concept II .35 Sport (plain bearing)
#2520 Concept II .40 Front Rotary R/C
#2530 Concept II .40 Rear Rotary R/C..."
seguem abaixo algumas imagens de um e de outro
Atwood Triumph .49 (1948)
Cox Concept séries I e II (35 e 40)
Puxei pela memória e logo liguei os Triumph aos Cox Concept I & II, protótipos que nunca entraram em produção. Uma coisa leva a outro e logo descobri o porque dasemelhança entre os Triumph dos anos 40 e os protótipos da Cox dos anos 70
O porque da semelhança estava mais do que clara pois o pai das crianças era exatamente o mesmo cara, Bill Atwood que projetou e fabricou os motores Atwood nos anos 40 e 50, e que alguns anos depois foi contratado pela COX como projetista de motores da marca. Um detalhe interessante dos Concepts era de que a tampa de carter do motor não era traseira como nos motores tradicionais e sim uma tampa de carter inferior como nos automóveis, detalhe muito interessante
No site do Dr Martin Heperle consta a listagem dos protótipos desenvolvidos para a Concept II:
"...The complete Concept II engine series consists of:
#2500 Concept II .35 Front Rotary R/C
#2510 Concept II .35 Sport (plain bearing)
#2520 Concept II .40 Front Rotary R/C
#2530 Concept II .40 Rear Rotary R/C..."
seguem abaixo algumas imagens de um e de outro
Atwood Triumph .49 (1948)
Cox Concept séries I e II (35 e 40)
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº158
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Algumas imagens adicionais dos Cox Concept
Em tempo uma correção por engano meu, os Concepts tinham sim tampa traseira e além dela a parte de baixo do bloco também era desmontável, provavelmente para facilitar a retirada e manutenção do conjunto cilindro, pistão e biela, muito criativo e vanguardista para a época
Em tempo uma correção por engano meu, os Concepts tinham sim tampa traseira e além dela a parte de baixo do bloco também era desmontável, provavelmente para facilitar a retirada e manutenção do conjunto cilindro, pistão e biela, muito criativo e vanguardista para a época
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº159
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Olá Mani;
Excelentes observações e informações! Dá para ver que os TRIUMPH e COX são
filhos do mesmo pai! Essa concepção de cárter "partido" é interessante, poi deve
facilitar a manutenção! Porém deve ser dispendiosa para fabricação! Tanto é que
foi abandonada rapidinho...
Abraços!
Excelentes observações e informações! Dá para ver que os TRIUMPH e COX são
filhos do mesmo pai! Essa concepção de cárter "partido" é interessante, poi deve
facilitar a manutenção! Porém deve ser dispendiosa para fabricação! Tanto é que
foi abandonada rapidinho...
Abraços!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº160
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Sassi 35 reloginho !
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº161
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Enya 40 SS e uma merecida limpeza
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº162
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza Mani!!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº163
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº164
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº165
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Nas andanças pela rede, encontrei no excelente blog do Eduardo Yamin
o manual dos CB 25 ABC e F
Como eu não tinha o manual dos CB 25 baixei pra mim e posto pra galera
O manual pode ser útil futuramente, além de ser bem descritivo
Fonte:www.eduardoyamin.blogspot.com
o manual dos CB 25 ABC e F
Como eu não tinha o manual dos CB 25 baixei pra mim e posto pra galera
O manual pode ser útil futuramente, além de ser bem descritivo
Fonte:www.eduardoyamin.blogspot.com
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3954
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº166
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº167
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza Mani!!!
Tenho um desse sem MANUAL!!! Vou dar um jeito de imprimir e colocar
na caixa junto com o motor!!!
Tenho um desse sem MANUAL!!! Vou dar um jeito de imprimir e colocar
na caixa junto com o motor!!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº168
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza
Pode ser besteira, mas dos manuais eu retiro bastante aprendizado
Esse por exemplo cita dois tipos de CB 25
Um F e outro ABC
Esse manual deve ser de uma época de transição entre as duas versões
pq tempos depois passaram a fazer só os ABC
Por dedução imagino que os "F" tinham cilindros de ferro e os "ABC" ABC mesmo
Os "F" eram preferidos pela galera das corridas pela partida mais
fácil a quente nos pit-stops segundo a galera que curte essas categorias
Pode ser besteira, mas dos manuais eu retiro bastante aprendizado
Esse por exemplo cita dois tipos de CB 25
Um F e outro ABC
Esse manual deve ser de uma época de transição entre as duas versões
pq tempos depois passaram a fazer só os ABC
Por dedução imagino que os "F" tinham cilindros de ferro e os "ABC" ABC mesmo
Os "F" eram preferidos pela galera das corridas pela partida mais
fácil a quente nos pit-stops segundo a galera que curte essas categorias
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº169
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Já havia postado este vídeo faz um tempo atrás
É um starter alternativo usado por dois colegas no Japão, no mínimo super criativos ...
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº170
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Boa!!! Faltou um dínamo para alimentar a vela!!!
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3954
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº171
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Sempre tem um "gênio" em qualquer hobby. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk E o Taps ainda consegue melhorar a coisa. Não tinha pensado no dinamo. kkkkkkkkkkkkkkkk
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº172
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
É verdade amigos é verdade .....
Inclusive o dínamo podia servir tambem pra alimentar um forninho elétrico pra fazer umas
pizzas no campo ! KKKKKKKKKKK
Inclusive o dínamo podia servir tambem pra alimentar um forninho elétrico pra fazer umas
pizzas no campo ! KKKKKKKKKKK
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3954
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº173
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
...!...! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O professor Pardal perde de longe para vocês, mas destas ideias malucas sempre surge algo de bom.
O professor Pardal perde de longe para vocês, mas destas ideias malucas sempre surge algo de bom.
betocastrucci- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1040
Idade : 60
Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº174
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Lembro do farol da minha bicicleta alimentada pelo dínamo andando em estrada de terra perto do sítio: para o farol ficar mais forte tinha que correr mais, mas correr mais significava ficar mais perigoso bater em alguma coisa no caminho...
Existe o starter manual para os motores de aeromodelo, acionado com a mão, vai girando a manivela e o treco vai ganhando rotação. Só tinha visto em foto, fui ver um ao vivo no mundial de voo livre, ainda é bastante utilizado. Vantagem que não precisa de bateria, vai só no arroz e feijão. O Manicaca pode achar uma foto disto para a gente...
Existe o starter manual para os motores de aeromodelo, acionado com a mão, vai girando a manivela e o treco vai ganhando rotação. Só tinha visto em foto, fui ver um ao vivo no mundial de voo livre, ainda é bastante utilizado. Vantagem que não precisa de bateria, vai só no arroz e feijão. O Manicaca pode achar uma foto disto para a gente...
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº175
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza, vamos vasculhar Beto !