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Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº226
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza, trocávamos umas idéias sobre o Fox 15 X no tópico do 35 Stunt, por isso colo abaixo o teste do valente Fox 15 X publicado na revista Model Aircraft edição de agosto de 1968
GECANA- Usuário Master
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Data de inscrição : 31/05/2011
- Mensagem nº227
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
O motor Fox é um prato cheio para o nosso colega Bats. O cara sempre foi apaixonado por esta marca. Tenho em minha coleção poucas peças entre eles, o famoso .35 Stunt.
Mas hoje o que me chamou atenção, foi um motor alemão de marca HORLEIN .61. Este é mais um "causo" para o nosso ilustre mestre das marcas, Manicaca resolver. E ai amigão, nos fale algo a respeito. GG
Mas hoje o que me chamou atenção, foi um motor alemão de marca HORLEIN .61. Este é mais um "causo" para o nosso ilustre mestre das marcas, Manicaca resolver. E ai amigão, nos fale algo a respeito. GG
GECANA- Usuário Master
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Data de inscrição : 31/05/2011
- Mensagem nº228
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Este motor é mais uma peça para minha coleção. Alguém sabe algo a respeito?
Comprei como sendo um AMA .08.
Comprei como sendo um AMA .08.
Manicaca- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº229
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza GG
Belas peças para uma bela coleção sem dúvida
O 61 me parece ser um Profi 61, um motor alemão de excelente qualidade, alta performance, caro na época e com produção pequena (pequena escala)
O menorzinho me parece ser um Norvel 049 (0.8 cc), motores estes de origem russo e que eram revendidos pela Norvel nos EUA sob a própria marca. Pelo que pude acompanhar essas fábricas russos revendiam seus motores para varias distribuidoras mundo afora que algumas vezes usavam (e talvez até gravassem) seus nomes nos motores
Esses Norvel e similares são um canhãozinho de motores, viram muito !
Vou ver se tenho material a respeito, se tiver colamos aqui
Belas peças para uma bela coleção sem dúvida
O 61 me parece ser um Profi 61, um motor alemão de excelente qualidade, alta performance, caro na época e com produção pequena (pequena escala)
O menorzinho me parece ser um Norvel 049 (0.8 cc), motores estes de origem russo e que eram revendidos pela Norvel nos EUA sob a própria marca. Pelo que pude acompanhar essas fábricas russos revendiam seus motores para varias distribuidoras mundo afora que algumas vezes usavam (e talvez até gravassem) seus nomes nos motores
Esses Norvel e similares são um canhãozinho de motores, viram muito !
Vou ver se tenho material a respeito, se tiver colamos aqui
Manicaca- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº230
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza GG
Consultei meu site favorito sobre motores, o Sceptreflight e não achei nenhum teste dos seus novos motores.Lá tem sim um teste de um "AM 08" mas é homônimo ao teu, o que está lá é um motorzinho bonito mas muito antigo e bem diferente aos AM atuais.
Dessa vez o que tenho de material sobre um deles é uma propaganda de época dos Profi .40 e .60 importados e distribuídos nos EUA pela Nelson e também uma foto ilustrativa de um Profi .61 na caixa
Surgindo mais material sobre os mesmos, posto aqui pro grupo
Consultei meu site favorito sobre motores, o Sceptreflight e não achei nenhum teste dos seus novos motores.Lá tem sim um teste de um "AM 08" mas é homônimo ao teu, o que está lá é um motorzinho bonito mas muito antigo e bem diferente aos AM atuais.
Dessa vez o que tenho de material sobre um deles é uma propaganda de época dos Profi .40 e .60 importados e distribuídos nos EUA pela Nelson e também uma foto ilustrativa de um Profi .61 na caixa
Surgindo mais material sobre os mesmos, posto aqui pro grupo
Manicaca- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº231
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
GG, fuçando no site do Sr Rojo da Espanha, aliás umas das melhores coleções de que tenho notícia constam imagens bacanas dos Profi 61 e também de outros motores da marca, além de dados técnicos sobre cada um dos motores da coleção
Não sei se vc se interessa por dados técnicos ou não mas segue o link
http://rojobcn.com/technic/avion/profi10grc.htm
Ele também tem no site o manual do proprietário genérico dos Profi, do 10 ao 76 com 15 páginas, todas em PDF
Se vc quiser dá pra baixar direto daqui
http://rojobcn.com/catalogos/profihoernlein.htm
Não sei se vc se interessa por dados técnicos ou não mas segue o link
http://rojobcn.com/technic/avion/profi10grc.htm
Ele também tem no site o manual do proprietário genérico dos Profi, do 10 ao 76 com 15 páginas, todas em PDF
Se vc quiser dá pra baixar direto daqui
http://rojobcn.com/catalogos/profihoernlein.htm
TAPXURE- Usuário Master
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Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº232
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Belíssimos motores GG!!!
Mani, o nome "PROFI" deve ser usado para o comércio nos USA. Veja no escape
que tem o nome do fabricante, que deve ser HORNLEIN!
Abraços!
Mani, o nome "PROFI" deve ser usado para o comércio nos USA. Veja no escape
que tem o nome do fabricante, que deve ser HORNLEIN!
Abraços!
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº233
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Senhores;
Trago hoje uma matéria de "lançamento" do primeiro motor que a FOX MFG lançou. Trata-se
do FOX 59, que era oferecido em duas versões; o HI-TORQUE e o HI-SPEED. Na reportagem
diz-se que o motor era fabricado pelo Sr. Claude C. Slate! O de velocidade bateu o
recorde de velocidade da época, de 150 milhas por hora (250Km/h).
Será que esse era o verdadeiro nome do senhor DUKE FOX!!??
Abraços!
Trago hoje uma matéria de "lançamento" do primeiro motor que a FOX MFG lançou. Trata-se
do FOX 59, que era oferecido em duas versões; o HI-TORQUE e o HI-SPEED. Na reportagem
diz-se que o motor era fabricado pelo Sr. Claude C. Slate! O de velocidade bateu o
recorde de velocidade da época, de 150 milhas por hora (250Km/h).
Será que esse era o verdadeiro nome do senhor DUKE FOX!!??
Abraços!
betocastrucci- Usuário Master
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Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº234
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
O motor 0.8 cc é um Norvel AMD .049.
Existem duas versões desses motores, a AMD (está escrito em cirílico, onde o D é o delta grego que se parece com um A) de maior performance e a Big Mig para voos esporte. A diferença externa está na posição do NVA em relação ao venturi, no AMD fica atrás do venturi como o da foto e no Big Mig fica centralizado.
Tenho um AMD .06, mas não consegui funcioná-lo com um tanque normal, pelo tamanho do venturi deve ser necessário um tanque pressurizado ou balão.
Existem duas versões desses motores, a AMD (está escrito em cirílico, onde o D é o delta grego que se parece com um A) de maior performance e a Big Mig para voos esporte. A diferença externa está na posição do NVA em relação ao venturi, no AMD fica atrás do venturi como o da foto e no Big Mig fica centralizado.
Tenho um AMD .06, mas não consegui funcioná-lo com um tanque normal, pelo tamanho do venturi deve ser necessário um tanque pressurizado ou balão.
Manicaca- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº235
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
TAPXURE escreveu:Belíssimos motores GG!!!
Mani, o nome "PROFI" deve ser usado para o comércio nos USA. Veja no escape
que tem o nome do fabricante, que deve ser HORNLEIN!
Abraços!
Bem observado Taps, obrigado pela observação !
Manicaca- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº236
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
betocastrucci escreveu:O motor 0.8 cc é um Norvel AMD .049.
Existem duas versões desses motores, a AMD (está escrito em cirílico, onde o D é o delta grego que se parece com um A) de maior performance e a Big Mig para voos esporte. A diferença externa está na posição do NVA em relação ao venturi, no AMD fica atrás do venturi como o da foto e no Big Mig fica centralizado.
Tenho um AMD .06, mas não consegui funcioná-lo com um tanque normal, pelo tamanho do venturi deve ser necessário um tanque pressurizado ou balão.
Beleza Beto, ótimas e completas informações. obrigado !
Taps, bem observado também com relação ao Sr Claude. Sei que no início a Fox se associou a uma empresa em Hollywood se não estou enganado para começar as atividades e sei que a parceria foi bem curta. Se não me engano já li algo a respeito e se não me falha a memória o nome da empresa era Arnold & Fox ou coisa parecida
Vamos vasculhar amanhã, achando algo trazemos pra cá
Manicaca- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº237
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
TAPXURE escreveu:Senhores;
Trago hoje uma matéria de "lançamento" do primeiro motor que a FOX MFG lançou. Trata-se
do FOX 59, que era oferecido em duas versões; o HI-TORQUE e o HI-SPEED. Na reportagem
diz-se que o motor era fabricado pelo Sr. Claude C. Slate! O de velocidade bateu o
recorde de velocidade da época, de 150 milhas por hora (250Km/h).
Será que esse era o verdadeiro nome do senhor DUKE FOX!!??
Abraços!
Mistério desfeito Taps
Segundo as fontes que consultei na rede, o primeiro projeto de motor feito pelo Duke Fox foi justamente o Fox 59 projetado por ele em 1947. Ocorre que com o projeto nas mãos e sem meios ou uma fabrica pra lançar o motor no mercado ele então veio a se associar ao Sr Claude C Slate pra viabilizar o projeto. Inicialmente o motor foi fabricado em versão a gasolina pq as velas glow ainda estavam por ser inventadas anos a frente. Em seguida a essa primeira versão houve uma segunda quase idêntica mas tendo agora com dois anéis no pistão
Abaixo um anúncio da época veiculado na revista Model Airplane News do ano de 1947
Após esta postagem vou listar as referências as quais consultei
Manicaca- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº238
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza, seguem então as informações originais com as fontes consultadas
(...) "Duke Fox's Longshaft 59 "Hi-Torque" ignition engine, manufactured by Claude C. Slate in Los Angeles, was the first of the FOX line of engines in 1947. The 1948 "Hi-Speed" 59 was outwardly nearly identical but had a 2-ring piston. The engine experts estimate that only about 1000 of these ignition engines were made. By 1949, Duke Fox went into a partnership with Dale Arnold in North Hollywood and began a line of Arnold & Fox engines - all glow engines. Initial production centered on Fox 29 and 35 front rotor "stunt" engines. In 1950, the Fox 59 Stunt was manufactured in a very limited quantity of less than 25; the engine can be identified by a square rear intake fairing into a protruding and rounded back cover. This engine was further perfected and became the production 1951 Fox 59 Stunt, the version being offered here" (...)
Fonte: http://www.modelenginecollectors.org/PDF/ValeFox.pdf
(..) " In the August 1947 Model Airplane News, a new engine was advertised by the Claude C. Slate Company, the Fox .59. This was Duke Fox’s first design and as he had no factory at the time, Claude Slate built and sold the .59. The engine was very light and very powerful and ran on sparkplug ignition; the glow plug wasn’t around when the .59 was designed before World War II. We collectors call this engine the .59 Longshaft and it is highly desired. - See more at: http://www.modelaviation.com (.)"
Fonte: http://www.modelaviation.com/valefox
Só complemento de informação, os colecionadores são ávidos por esse motor pela antiquidade e pela produção estimada do mesmo não ter chegado a 1.000 unidades, realmente uma raridade
(...) "Duke Fox's Longshaft 59 "Hi-Torque" ignition engine, manufactured by Claude C. Slate in Los Angeles, was the first of the FOX line of engines in 1947. The 1948 "Hi-Speed" 59 was outwardly nearly identical but had a 2-ring piston. The engine experts estimate that only about 1000 of these ignition engines were made. By 1949, Duke Fox went into a partnership with Dale Arnold in North Hollywood and began a line of Arnold & Fox engines - all glow engines. Initial production centered on Fox 29 and 35 front rotor "stunt" engines. In 1950, the Fox 59 Stunt was manufactured in a very limited quantity of less than 25; the engine can be identified by a square rear intake fairing into a protruding and rounded back cover. This engine was further perfected and became the production 1951 Fox 59 Stunt, the version being offered here" (...)
Fonte: http://www.modelenginecollectors.org/PDF/ValeFox.pdf
(..) " In the August 1947 Model Airplane News, a new engine was advertised by the Claude C. Slate Company, the Fox .59. This was Duke Fox’s first design and as he had no factory at the time, Claude Slate built and sold the .59. The engine was very light and very powerful and ran on sparkplug ignition; the glow plug wasn’t around when the .59 was designed before World War II. We collectors call this engine the .59 Longshaft and it is highly desired. - See more at: http://www.modelaviation.com (.)"
Fonte: http://www.modelaviation.com/valefox
Só complemento de informação, os colecionadores são ávidos por esse motor pela antiquidade e pela produção estimada do mesmo não ter chegado a 1.000 unidades, realmente uma raridade
TAPXURE- Usuário Master
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- Mensagem nº239
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
F A N T Á S T I C O!!!!
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº240
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
BelezaTaps, a nossa sorte é que os americanos valorizam muito a sua história incluindo ai a história do hobby
Infelizmente a reciproca pra nós não é verdadeira, que eu saiba não existe nada parecido com relação aos motores e história dos produtos, kits, pilotos, os campeões e etc
O pouco e bom material que se tem são uns muito poucos relatos e narrativas individuais sobre alguns assuntos, incluindo ai uma ótima narrativa sobre a história do Combate no Brasil em suas várias categorias escrita pelo Eduardo Belmonte e algumas crônicas muito boas escritas pelo Ferenc aqui mesmo no fórum sobre o Sassi 15 e sobre o Fox 35 entre algumas outras
Li ou escutei de passagem de que um brasileiro (Luis Gama??) teria participado de um dos Nats nos anos 50 ou 60 e teria levado tudo em várias categorias, o cabra ficou em segundo lugar na F2B muito muito perto de um "cara" chamado Bob Palmer
São coisas como essa que vão se perdendo pelo tempo, por isso muitas vezes o nosso povo fica no "achismo"
Infelizmente a reciproca pra nós não é verdadeira, que eu saiba não existe nada parecido com relação aos motores e história dos produtos, kits, pilotos, os campeões e etc
O pouco e bom material que se tem são uns muito poucos relatos e narrativas individuais sobre alguns assuntos, incluindo ai uma ótima narrativa sobre a história do Combate no Brasil em suas várias categorias escrita pelo Eduardo Belmonte e algumas crônicas muito boas escritas pelo Ferenc aqui mesmo no fórum sobre o Sassi 15 e sobre o Fox 35 entre algumas outras
Li ou escutei de passagem de que um brasileiro (Luis Gama??) teria participado de um dos Nats nos anos 50 ou 60 e teria levado tudo em várias categorias, o cabra ficou em segundo lugar na F2B muito muito perto de um "cara" chamado Bob Palmer
São coisas como essa que vão se perdendo pelo tempo, por isso muitas vezes o nosso povo fica no "achismo"
Morcegão- Usuário Master
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- Mensagem nº241
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Eu tentei com relação aos motores, mas o dinheiro acabou e eu nem cheguei perto. Falta o Vimo, HR, ATC, Mobral e JC. Não tenho todos os WB, CB e TM fabricados. Quem sabe um dia.
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº242
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza Bats
Quando me referi a história de motores e modelismo nacional me referi a história escrita
Hoje temos ainda creio que uma ou duas revistas boas com bons artigos sobre assuntos variados. As mais antigas com raras exceções tinham apenas anúncios e algumas fotografias copiadas de revistas estrangeiras com muito pouco material técnico
Com certeza vc já faz tua parte a tempos através da divulgação de vários assuntos e coleção de motores através dos teus excelentes blogs
Quando me referi a história de motores e modelismo nacional me referi a história escrita
Hoje temos ainda creio que uma ou duas revistas boas com bons artigos sobre assuntos variados. As mais antigas com raras exceções tinham apenas anúncios e algumas fotografias copiadas de revistas estrangeiras com muito pouco material técnico
Com certeza vc já faz tua parte a tempos através da divulgação de vários assuntos e coleção de motores através dos teus excelentes blogs
Morcegão- Usuário Master
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- Mensagem nº243
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Eu entendi Mani. A parte escrita é mais difícil exige mais pesquisa e tempo. Quem sabe uma dia alguém reúne o que está espalhado pela Net.
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº244
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Um material excelente (minha opinião) publicada pelo Bob Allan da Austrália muito difícil de se achar aqui pelas nossas Bandas.
O Bob é um expert em motores e um "maluco" no bom sentido em tudo o que diz respeito a Enya, porém também sabe tudo e mais um pouco sobre o assunto "motores de modelismo" como um todo
Ele publicou um recorte da revista RCM&E inglesa, edição de agosto de 1974, que cobria então a viagem do Sr Ron Moulton, colunista da revista ao Japão. Nessa viagem o Sr Moulton visita as fábricas da OS engines e da Enya. Abaixo segue o material mostrando na foto à esquerda, da esquerda para a direita o Sr Shigeo Ogawa presidente, fundador e chefe da empresa, Joe Ogawa, diretor, Kahzshiro Mihara engenheiro projetista da marca e o Sr Hiroshi Sawada todos no laboratório de pesquisa e desenvolvimento da marca fazendo controle de qualidade dos motores Wankel produzidos pela unidade
A foto da direita mostra a unidade fabril da marca na qual o colunista destaca que embora apertada em termos de espaço, a unidade é extremamente limpa, organizada e bem produtiva
Publico ainda hoje o material da Enya no tópico próprio
Um material excelente (minha opinião) publicada pelo Bob Allan da Austrália muito difícil de se achar aqui pelas nossas Bandas.
O Bob é um expert em motores e um "maluco" no bom sentido em tudo o que diz respeito a Enya, porém também sabe tudo e mais um pouco sobre o assunto "motores de modelismo" como um todo
Ele publicou um recorte da revista RCM&E inglesa, edição de agosto de 1974, que cobria então uma viagem do Sr Ron Moulton, colunista da revista ao Japão. Nessa viagem o Sr Moulton visita as fábricas da OS engines e da Enya
A seguir o material da visita a OS
Imagem e informação:Acervo Sr Bob Allan - Austrália
O Bob é um expert em motores e um "maluco" no bom sentido em tudo o que diz respeito a Enya, porém também sabe tudo e mais um pouco sobre o assunto "motores de modelismo" como um todo
Ele publicou um recorte da revista RCM&E inglesa, edição de agosto de 1974, que cobria então a viagem do Sr Ron Moulton, colunista da revista ao Japão. Nessa viagem o Sr Moulton visita as fábricas da OS engines e da Enya. Abaixo segue o material mostrando na foto à esquerda, da esquerda para a direita o Sr Shigeo Ogawa presidente, fundador e chefe da empresa, Joe Ogawa, diretor, Kahzshiro Mihara engenheiro projetista da marca e o Sr Hiroshi Sawada todos no laboratório de pesquisa e desenvolvimento da marca fazendo controle de qualidade dos motores Wankel produzidos pela unidade
A foto da direita mostra a unidade fabril da marca na qual o colunista destaca que embora apertada em termos de espaço, a unidade é extremamente limpa, organizada e bem produtiva
Publico ainda hoje o material da Enya no tópico próprio
Um material excelente (minha opinião) publicada pelo Bob Allan da Austrália muito difícil de se achar aqui pelas nossas Bandas.
O Bob é um expert em motores e um "maluco" no bom sentido em tudo o que diz respeito a Enya, porém também sabe tudo e mais um pouco sobre o assunto "motores de modelismo" como um todo
Ele publicou um recorte da revista RCM&E inglesa, edição de agosto de 1974, que cobria então uma viagem do Sr Ron Moulton, colunista da revista ao Japão. Nessa viagem o Sr Moulton visita as fábricas da OS engines e da Enya
A seguir o material da visita a OS
Imagem e informação:Acervo Sr Bob Allan - Austrália
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- Mensagem nº245
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Deu um Tilt aqui no meu PC e já já reposto a matéria nos conformes...
Manicaca- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº246
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Repostando da forma certa abaixo:
Um material excelente (minha opinião) publicada pelo Sr Bob Allan da Austrália muito difícil de se achar aqui pelas nossas Bandas.
O Bob é um expert em motores e um "maluco" no bom sentido em tudo o que diz respeito a Enya, porém também sabe tudo e mais um pouco sobre o assunto "motores de modelismo" como um todo
Ele publicou um recorte da revista RCM&E inglesa, edição de agosto de 1974, que cobria então a viagem do Sr Ron Moulton, colunista da revista ao Japão. Nessa viagem o Sr Moulton visita as fábricas da OS engines e da Enya. Abaixo segue o material mostrando na foto à esquerda, da esquerda para a direita o Sr Shigeo Ogawa presidente, fundador e chefe da empresa, Joe Ogawa, diretor, Kahzshiro Mihara engenheiro projetista da marca e o Sr Hiroshi Sawada todos no laboratório de pesquisa e desenvolvimento da marca fazendo controle de qualidade dos motores Wankel produzidos pela unidade e que se encontram sobre a mesa
A foto da direita mostra a unidade fabril da marca na qual o colunista destaca que embora apertada em termos de espaço, a unidade é/era extremamente limpa, organizada e produtiva
Publico ainda hoje o material da Enya no tópico próprio
A seguir o material da visita a OS
Imagem e informação:Acervo Sr Bob Allan - Austrália
Um material excelente (minha opinião) publicada pelo Sr Bob Allan da Austrália muito difícil de se achar aqui pelas nossas Bandas.
O Bob é um expert em motores e um "maluco" no bom sentido em tudo o que diz respeito a Enya, porém também sabe tudo e mais um pouco sobre o assunto "motores de modelismo" como um todo
Ele publicou um recorte da revista RCM&E inglesa, edição de agosto de 1974, que cobria então a viagem do Sr Ron Moulton, colunista da revista ao Japão. Nessa viagem o Sr Moulton visita as fábricas da OS engines e da Enya. Abaixo segue o material mostrando na foto à esquerda, da esquerda para a direita o Sr Shigeo Ogawa presidente, fundador e chefe da empresa, Joe Ogawa, diretor, Kahzshiro Mihara engenheiro projetista da marca e o Sr Hiroshi Sawada todos no laboratório de pesquisa e desenvolvimento da marca fazendo controle de qualidade dos motores Wankel produzidos pela unidade e que se encontram sobre a mesa
A foto da direita mostra a unidade fabril da marca na qual o colunista destaca que embora apertada em termos de espaço, a unidade é/era extremamente limpa, organizada e produtiva
Publico ainda hoje o material da Enya no tópico próprio
A seguir o material da visita a OS
Imagem e informação:Acervo Sr Bob Allan - Austrália
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- Mensagem nº247
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Uma peça realmente muito bonita e de alta precisão. É o Damo FS-218 (18,1 cc)
O nome Damo vem da abreviação do nome do projetista Sten Dal ( o "Da") e do investidor Lars Molin ( o "Mo")
Se trata de bicilíndrico de quatro tempos produzido em uma escala bem pequena no início de 1977 na Suécia
Comenta-se que o projetista seria maníaco por leveza e teria inicialmente recomendado usar muito pouco óleo no combustível, o que teria provocado uma série de quebras de bielas. A mesma situação ocorreu nos Kavan 50 cc, mas posteriormente os motores Kavan, tb de 4 tempos tinham carter com óleo lubrificante e bomba de óleo, como qquer motor convencional de 4 T (carro, motos, aviões) e mais prudentemente recomendavam então pelo menos 2% de óleo de rícino no metanol pra lubrificar pelo menos as partes altas do motor
Existe uma curiosidade sobre o Damo, lançado em 1977 de que este motor teria "inspirado demais" o Sr Shigeo Ogawa, fundador e fabricante dos motores OS no projeto e lançamento de seu primeiro quatro tempos bibilíndrico em 1979 (este comentário já li em mais de um lugar)
Dizem as más linguas de que as peças de um dos Damo equivalentes ao OS flat twin de mesma cilindrada eram perfeitamente intercambiáveis, porém não tenho como confirmar ou não a confirmação
Mas taí então, um belíssimo motor que com certeza chega a cifras extremamente altas nas mãos de poucos e bons colecionadores
Pra quem gosta ...
Informações e Imagens: Reggy Lacroix - Bélgica - RCG
O nome Damo vem da abreviação do nome do projetista Sten Dal ( o "Da") e do investidor Lars Molin ( o "Mo")
Se trata de bicilíndrico de quatro tempos produzido em uma escala bem pequena no início de 1977 na Suécia
Comenta-se que o projetista seria maníaco por leveza e teria inicialmente recomendado usar muito pouco óleo no combustível, o que teria provocado uma série de quebras de bielas. A mesma situação ocorreu nos Kavan 50 cc, mas posteriormente os motores Kavan, tb de 4 tempos tinham carter com óleo lubrificante e bomba de óleo, como qquer motor convencional de 4 T (carro, motos, aviões) e mais prudentemente recomendavam então pelo menos 2% de óleo de rícino no metanol pra lubrificar pelo menos as partes altas do motor
Existe uma curiosidade sobre o Damo, lançado em 1977 de que este motor teria "inspirado demais" o Sr Shigeo Ogawa, fundador e fabricante dos motores OS no projeto e lançamento de seu primeiro quatro tempos bibilíndrico em 1979 (este comentário já li em mais de um lugar)
Dizem as más linguas de que as peças de um dos Damo equivalentes ao OS flat twin de mesma cilindrada eram perfeitamente intercambiáveis, porém não tenho como confirmar ou não a confirmação
Mas taí então, um belíssimo motor que com certeza chega a cifras extremamente altas nas mãos de poucos e bons colecionadores
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Informações e Imagens: Reggy Lacroix - Bélgica - RCG
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Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº248
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Realmente tem gente com dinheiro neste mundo ...
Só pra vcs terem uma idéia, este OPS B 20, uma máquina espetacular pra se dizer o mínimo fechou um leilão em um muito conhecido mercado mundial de compras online pela bagatela de mais ou menos 24.000,00 "Petrolões" !!!
Garai !!!!!!!
Justo agora que eu fazer minha "fézinha" !!! KKKKK
Teste: Cortesia - Sceptreflight.net
Só pra vcs terem uma idéia, este OPS B 20, uma máquina espetacular pra se dizer o mínimo fechou um leilão em um muito conhecido mercado mundial de compras online pela bagatela de mais ou menos 24.000,00 "Petrolões" !!!
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TAPXURE- Usuário Master
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- Mensagem nº249
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Máquinas maravilhosas que nos trazem, Com ZUFFO e Mani!!!
Mario Zuffo BRA-00076- Usuário Master
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- Mensagem nº250
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Veteranos Comandantes e Copilotos
Saudações a todos aqui vai um desafio ao nosso caro colega Comandante , Ex Tenente Aviador ganhador do titulo do Grande Arquivo Deste Fórum Dr. em Aeromodelismo Manicaca ; caso você tenha como conseguir estou precisando de uma vista explodida do motor Webra Speed 20 Black Head fabricado entre a década de 70 e 80 , e se possível uma copia do seu manual . Eu tentei com dois colecionadores de motor que eu conheço nenhum deles aqui do Brasil os dois tem este motor na caixa porem sem manual ou vista explodida , a Webra sempre teve uma manual que meio genérico para todos os seus motores porem vinham com a vista explodida como código das peças .
Estou terminando a recuperação de motor Webra Speed 20 Black Head , tenho já todas as peças originais más acho que esteja faltando um espaçador, tipo do Super Tigre que vai no eixo ate o encosto da hélice .
100 + Bons Voos a Todos
Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
Saudações a todos aqui vai um desafio ao nosso caro colega Comandante , Ex Tenente Aviador ganhador do titulo do Grande Arquivo Deste Fórum Dr. em Aeromodelismo Manicaca ; caso você tenha como conseguir estou precisando de uma vista explodida do motor Webra Speed 20 Black Head fabricado entre a década de 70 e 80 , e se possível uma copia do seu manual . Eu tentei com dois colecionadores de motor que eu conheço nenhum deles aqui do Brasil os dois tem este motor na caixa porem sem manual ou vista explodida , a Webra sempre teve uma manual que meio genérico para todos os seus motores porem vinham com a vista explodida como código das peças .
Estou terminando a recuperação de motor Webra Speed 20 Black Head , tenho já todas as peças originais más acho que esteja faltando um espaçador, tipo do Super Tigre que vai no eixo ate o encosto da hélice .
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Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT