VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+14
Eduardo Mancini
Paulo Cavaco
Mario Zuffo BRA-00076
GECANA
Marcus36X
Marcelo Brito
CREMON
Leo-ST
Sérgio Daeuble
Alexandre Margonar
betocastrucci
Morcegão
Manicaca
TAPXURE
18 participantes

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Qui Jul 02 2015, 11:45

    Beleza, trocávamos umas idéias sobre o Fox 15 X no tópico do 35 Stunt, por isso colo abaixo o teste do valente Fox 15 X publicado na revista Model Aircraft edição de agosto de 1968

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 21ay2wo

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 2nvsbw6
    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  GECANA Ter Jul 07 2015, 12:06

    O motor Fox é um prato cheio para o nosso colega Bats. O cara sempre foi apaixonado por esta marca. Tenho em minha coleção poucas peças entre eles, o famoso .35 Stunt.
    Mas hoje o que me chamou atenção, foi um motor alemão de marca HORLEIN .61. Este é mais um "causo" para o nosso ilustre mestre das marcas, Manicaca resolver. E ai amigão, nos fale algo a respeito. GG

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 23kvwwp
    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  GECANA Ter Jul 07 2015, 12:18

    Este motor é mais uma peça para minha coleção. Alguém sabe algo a respeito?
    Comprei como sendo um AMA .08.

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 20ae42u

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Ter Jul 07 2015, 12:30

    Beleza GG Very Happy
    Belas peças para uma bela coleção sem dúvida sunny
    O 61 me parece ser um Profi 61, um motor alemão de excelente qualidade, alta performance, caro na época e com produção pequena (pequena escala)
    O menorzinho me parece ser um Norvel 049 (0.8 cc), motores estes de origem russo e que eram revendidos pela Norvel nos EUA sob a própria marca. Pelo que pude acompanhar essas fábricas russos revendiam seus motores para varias distribuidoras mundo afora que algumas vezes usavam (e talvez até gravassem) seus nomes nos motores
    Esses Norvel e similares são um canhãozinho de motores, viram muito !
    Vou ver se tenho material a respeito, se tiver colamos aqui
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Ter Jul 07 2015, 12:53

    Beleza GG
    Consultei meu site favorito sobre motores, o Sceptreflight e não achei nenhum teste dos seus novos motores.Lá tem sim um teste de um "AM 08" mas é homônimo ao teu, o que está lá é um motorzinho bonito mas muito antigo e bem diferente aos AM atuais.
    Dessa vez o que tenho de material sobre um deles é uma propaganda de época dos Profi .40 e .60 importados e distribuídos nos EUA pela Nelson e também uma foto ilustrativa de um Profi .61 na caixa

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 140cb43

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 2rwatk9

    Surgindo mais material sobre os mesmos, posto aqui pro grupo

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Ter Jul 07 2015, 13:31

    GG, fuçando no site do Sr Rojo da Espanha, aliás umas das melhores coleções de que tenho notícia constam imagens bacanas dos Profi 61 e também de outros motores da marca, além de dados técnicos sobre cada um dos motores da coleção

    Não sei se vc se interessa por dados técnicos ou não mas segue o link

    http://rojobcn.com/technic/avion/profi10grc.htm

    Ele também tem no site o manual do proprietário genérico dos Profi, do 10 ao 76 com 15 páginas, todas em PDF
    Se vc quiser dá pra baixar direto daqui

    http://rojobcn.com/catalogos/profihoernlein.htm

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  TAPXURE Ter Jul 07 2015, 15:31

    Belíssimos motores GG!!!

    Mani, o nome "PROFI" deve ser usado para o comércio nos USA. Veja no escape
    que tem o nome do fabricante, que deve ser HORNLEIN!

    Abraços!

    lol!
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  TAPXURE Ter Jul 07 2015, 15:42

    Senhores;

    Trago hoje uma matéria de "lançamento" do primeiro motor que a FOX MFG lançou. Trata-se
    do FOX 59, que era oferecido em duas versões; o HI-TORQUE e o HI-SPEED. Na reportagem
    diz-se que o motor era fabricado pelo Sr. Claude C. Slate! O de velocidade bateu o
    recorde de velocidade da época, de 150 milhas por hora (250Km/h).

    Será que esse era o verdadeiro nome do senhor DUKE FOX!!??

    Abraços!

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 TmHTqA0

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 BlQ1RID
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  betocastrucci Ter Jul 07 2015, 23:26

    O motor 0.8 cc é um Norvel AMD .049.
    Existem duas versões desses motores, a AMD (está escrito em cirílico, onde o D é o delta grego que se parece com um A) de maior performance e a Big Mig para voos esporte. A diferença externa está na posição do NVA em relação ao venturi, no AMD fica atrás do venturi como o da foto e no Big Mig fica centralizado.
    Tenho um AMD .06, mas não consegui funcioná-lo com um tanque normal, pelo tamanho do venturi deve ser necessário um tanque pressurizado ou balão.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Qua Jul 08 2015, 00:00

    TAPXURE escreveu:Belíssimos motores GG!!!

    Mani, o nome "PROFI" deve ser usado para o comércio nos USA. Veja no escape
    que tem o nome do fabricante, que deve ser HORNLEIN!

    Abraços!

    lol!

    Bem observado Taps, obrigado pela observação !
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Qua Jul 08 2015, 00:07

    betocastrucci escreveu:O motor 0.8 cc é um Norvel AMD .049.
    Existem duas versões desses motores, a AMD (está escrito em cirílico, onde o D é o delta grego que se parece com um A) de maior performance e a Big Mig para voos esporte. A diferença externa está na posição do NVA em relação ao venturi, no AMD fica atrás do venturi como o da foto e no Big Mig fica centralizado.
    Tenho um AMD .06, mas não consegui funcioná-lo com um tanque normal, pelo tamanho do venturi deve ser necessário um tanque pressurizado ou balão.

    Beleza Beto, ótimas e completas informações. obrigado !

    Taps, bem observado também com relação ao Sr Claude. Sei que no início a Fox se associou a uma empresa em Hollywood se não estou enganado para começar as atividades e sei que a parceria foi bem curta. Se não me engano já li algo a respeito e se não me falha a memória o nome da empresa era Arnold & Fox ou coisa parecida

    Vamos vasculhar amanhã, achando algo trazemos pra cá
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Qui Jul 09 2015, 13:12

    TAPXURE escreveu:Senhores;

    Trago hoje uma matéria de "lançamento" do primeiro motor que a FOX MFG lançou. Trata-se
    do FOX 59, que era oferecido em duas versões; o HI-TORQUE e o HI-SPEED. Na reportagem
    diz-se que o motor era fabricado pelo Sr. Claude C. Slate! O de velocidade bateu o
    recorde de velocidade da época, de 150 milhas por hora (250Km/h).

    Será que esse era o verdadeiro nome do senhor DUKE FOX!!??

    Abraços!

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 TmHTqA0

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 BlQ1RID

    Mistério desfeito Taps Smile

    Segundo as fontes que consultei na rede, o primeiro projeto de motor feito pelo Duke Fox foi justamente o Fox 59 projetado por ele em 1947. Ocorre que com o projeto nas mãos e sem meios ou uma fabrica pra lançar o motor no mercado ele então veio a se associar ao Sr Claude C Slate pra viabilizar o projeto. Inicialmente o motor foi fabricado em versão a gasolina pq as velas glow ainda estavam por ser inventadas anos a frente. Em seguida a essa primeira versão houve uma segunda quase idêntica mas tendo agora com dois anéis no pistão

    Abaixo um anúncio da época veiculado na revista Model Airplane News do ano de 1947
    Após esta postagem vou listar as referências as quais consultei

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 208hcfl
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Qui Jul 09 2015, 13:21

    Beleza, seguem então as informações originais com as fontes consultadas


    (...) "Duke Fox's Longshaft 59 "Hi-Torque" ignition engine, manufactured by Claude C. Slate in Los Angeles, was the first of the FOX line of engines in 1947. The 1948 "Hi-Speed" 59 was outwardly nearly identical but had a 2-ring piston. The engine experts estimate that only about 1000 of these ignition engines were made. By 1949, Duke Fox went into a partnership with Dale Arnold in North Hollywood and began a line of Arnold & Fox engines - all glow engines. Initial production centered on Fox 29 and 35 front rotor "stunt" engines. In 1950, the Fox 59 Stunt was manufactured in a very limited quantity of less than 25; the engine can be identified by a square rear intake fairing into a protruding and rounded back cover. This engine was further perfected and became the production 1951 Fox 59 Stunt, the version being offered here" (...)

    Fonte: http://www.modelenginecollectors.org/PDF/ValeFox.pdf

    (..) " In the August 1947 Model Airplane News, a new engine was advertised by the Claude C. Slate Company, the Fox .59. This was Duke Fox’s first design and as he had no factory at the time, Claude Slate built and sold the .59. The engine was very light and very powerful and ran on sparkplug ignition; the glow plug wasn’t around when the .59 was designed before World War II. We collectors call this engine the .59 Longshaft and it is highly desired. - See more at: http://www.modelaviation.com (.)"


    Fonte: http://www.modelaviation.com/valefox

    Só complemento de informação, os colecionadores são ávidos por esse motor pela antiquidade e pela produção estimada do mesmo não ter chegado a 1.000 unidades, realmente uma raridade Smile
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  TAPXURE Qui Jul 09 2015, 17:33

    F A N T Á S T I C O!!!! lol! lol! lol! lol!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Qui Jul 09 2015, 18:09

    BelezaTaps, a nossa sorte é que os americanos valorizam muito a sua história incluindo ai a história do hobby

    Infelizmente a reciproca pra nós não é verdadeira, que eu saiba não existe nada parecido com relação aos motores e história dos produtos, kits, pilotos, os campeões e etc No No No

    O pouco e bom material que se tem são uns muito poucos relatos e narrativas individuais sobre alguns assuntos, incluindo ai uma ótima narrativa sobre a história do Combate no Brasil em suas várias categorias escrita pelo Eduardo Belmonte e algumas crônicas muito boas escritas pelo Ferenc aqui mesmo no fórum sobre o Sassi 15 e sobre o Fox 35 entre algumas outras

    Li ou escutei de passagem de que um brasileiro (Luis Gama??) teria participado de um dos Nats nos anos 50 ou 60 e teria levado tudo em várias categorias, o cabra ficou em segundo lugar na F2B muito muito perto de um "cara" chamado Bob Palmer Very Happy

    São coisas como essa que vão se perdendo pelo tempo, por isso muitas vezes o nosso povo fica no "achismo" No
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Qui Jul 09 2015, 18:52

    Eu tentei com relação aos motores, mas o dinheiro acabou e eu nem cheguei perto. Falta o Vimo, HR, ATC, Mobral e JC. Não tenho todos os WB, CB e TM fabricados. Quem sabe um dia. Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Qui Jul 09 2015, 19:24

    Beleza Bats Very Happy

    Quando me referi a história de motores e modelismo nacional me referi a história escrita
    Hoje temos ainda creio que uma ou duas revistas boas com bons artigos sobre assuntos variados. As mais antigas com raras exceções tinham apenas anúncios e algumas fotografias copiadas de revistas estrangeiras com muito pouco material técnico

    Com certeza vc já faz tua parte a tempos através da divulgação de vários assuntos e coleção de motores através dos teus excelentes blogs cheers
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Qui Jul 09 2015, 19:36

    Eu entendi Mani. A parte escrita é mais difícil exige mais pesquisa e tempo. Quem sabe uma dia alguém reúne o que está espalhado pela Net. Very Happy Very Happy Very Happy
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sex Jul 10 2015, 13:23

    Um material excelente (minha opinião) publicada pelo Bob Allan da Austrália muito difícil de se achar aqui pelas nossas Bandas.

    O Bob é um expert em motores e um "maluco" no bom sentido em tudo o que diz respeito a Enya, porém também sabe tudo e mais um pouco sobre o assunto "motores de modelismo" como um todo

    Ele publicou um recorte da revista RCM&E inglesa, edição de agosto de 1974, que cobria então a viagem do Sr Ron Moulton, colunista da revista ao Japão. Nessa viagem o Sr Moulton visita as fábricas da OS engines e da Enya. Abaixo segue o material mostrando na foto à esquerda, da esquerda para a direita o Sr Shigeo Ogawa presidente, fundador e chefe da empresa, Joe Ogawa, diretor, Kahzshiro Mihara engenheiro projetista da marca e o Sr Hiroshi Sawada todos no laboratório de pesquisa e desenvolvimento da marca fazendo controle de qualidade dos motores Wankel produzidos pela unidade

    A foto da direita mostra a unidade fabril da marca na qual o colunista destaca que embora apertada em termos de espaço, a unidade é extremamente limpa, organizada e bem produtiva Very Happy

    Publico ainda hoje o material da Enya no tópico próprio

    Um material excelente (minha opinião) publicada pelo Bob Allan da Austrália muito difícil de se achar aqui pelas nossas Bandas.
    O Bob é um expert em motores e um "maluco" no bom sentido em tudo o que diz respeito a Enya, porém também sabe tudo e mais um pouco sobre o assunto "motores de modelismo" como um todo
    Ele publicou um recorte da revista RCM&E inglesa, edição de agosto de 1974, que cobria então uma viagem do Sr Ron Moulton, colunista da revista ao Japão. Nessa viagem o Sr Moulton visita as fábricas da OS engines e da Enya

    A seguir o material da visita a OS


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 11wfp5i

    Imagem e informação:Acervo Sr Bob Allan - Austrália


    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sex Jul 10 2015, 13:25

    Deu um Tilt aqui no meu PC e já já reposto a matéria nos conformes... No
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sex Jul 10 2015, 14:22

    Repostando da forma certa abaixo:

    Um material excelente (minha opinião) publicada pelo Sr Bob Allan da Austrália muito difícil de se achar aqui pelas nossas Bandas.

    O Bob é um expert em motores e um "maluco" no bom sentido em tudo o que diz respeito a Enya, porém também sabe tudo e mais um pouco sobre o assunto "motores de modelismo" como um todo

    Ele publicou um recorte da revista RCM&E inglesa, edição de agosto de 1974, que cobria então a viagem do Sr Ron Moulton, colunista da revista ao Japão. Nessa viagem o Sr Moulton visita as fábricas da OS engines e da Enya. Abaixo segue o material mostrando na foto à esquerda, da esquerda para a direita o Sr Shigeo Ogawa presidente, fundador e chefe da empresa, Joe Ogawa, diretor, Kahzshiro Mihara engenheiro projetista da marca e o Sr Hiroshi Sawada todos no laboratório de pesquisa e desenvolvimento da marca fazendo controle de qualidade dos motores Wankel produzidos pela unidade e que se encontram sobre a mesa

    A foto da direita mostra a unidade fabril da marca na qual o colunista destaca que embora apertada em termos de espaço, a unidade é/era extremamente limpa, organizada e produtiva Very Happy

    Publico ainda hoje o material da Enya no tópico próprio

    A seguir o material da visita a OS


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 11wfp5i


    Imagem e informação:Acervo Sr Bob Allan - Austrália



    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Ter Jul 28 2015, 19:31

    Uma peça realmente muito bonita e de alta precisão. É o Damo FS-218 (18,1 cc)
    O nome Damo vem da abreviação do nome do projetista Sten Dal ( o "Da") e do investidor Lars Molin ( o "Mo")
    Se trata de bicilíndrico de quatro tempos produzido em uma escala bem pequena no início de 1977 na Suécia
    Comenta-se que o projetista seria maníaco por leveza e teria inicialmente recomendado usar muito pouco óleo no combustível, o que teria provocado uma série de quebras de bielas. A mesma situação ocorreu nos Kavan 50 cc, mas posteriormente os motores Kavan, tb de 4 tempos tinham carter com óleo lubrificante e bomba de óleo, como qquer motor convencional de 4 T (carro, motos, aviões) e mais prudentemente recomendavam então pelo menos 2% de óleo de rícino no metanol pra lubrificar pelo menos as partes altas do motor
    Existe uma curiosidade sobre o Damo, lançado em 1977 de que este motor teria "inspirado demais" o Sr Shigeo Ogawa, fundador e fabricante dos motores OS no projeto e lançamento de seu primeiro quatro tempos bibilíndrico em 1979 (este comentário já li em mais de um lugar)
    Dizem as más linguas de que as peças de um dos Damo equivalentes ao OS flat twin de mesma cilindrada eram perfeitamente intercambiáveis, porém não tenho como confirmar ou não a confirmação
    Mas taí então, um belíssimo motor que com certeza chega a cifras extremamente altas nas mãos de poucos e bons colecionadores

    Pra quem gosta ... Smile

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 2yn0zlh

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 11hayqq

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Viie5d

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 1seicx

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 2wci4wi

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 16k8d9e


    Informações e Imagens: Reggy Lacroix - Bélgica - RCG










    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Ter Jul 28 2015, 19:53

    Realmente tem gente com dinheiro neste mundo ...
    Só pra vcs terem uma idéia, este OPS B 20, uma máquina espetacular pra se dizer o mínimo fechou um leilão em um muito conhecido mercado mundial de compras online pela bagatela de mais ou menos 24.000,00 "Petrolões" !!!

    affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid

    Garai !!!!!!! affraid affraid affraid affraid
    Justo agora que eu fazer minha "fézinha" !!! KKKKK


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Veodib

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 29gnc3o

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 30cx1k7

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 2ptqccl

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Mud0ep

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Xoo9vp

    Teste: Cortesia - Sceptreflight.net Smile





    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  TAPXURE Qua Jul 29 2015, 11:23

    Máquinas maravilhosas que nos trazem, Com ZUFFO e Mani!!!

    cheers cheers cheers cheers

    lol! lol! lol! lol!
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qua Set 02 2015, 17:03

    Veteranos Comandantes e Copilotos

    Saudações a todos aqui vai um desafio ao nosso caro colega Comandante , Ex Tenente Aviador ganhador do titulo do Grande Arquivo Deste Fórum Dr. em Aeromodelismo Manicaca ; caso você tenha como conseguir estou precisando de uma vista explodida do motor Webra Speed 20 Black Head fabricado entre a década de 70 e 80 , e se possível uma copia do seu manual . Eu tentei com dois colecionadores de motor que eu conheço nenhum deles aqui do Brasil os dois tem este motor na caixa porem sem manual ou vista explodida , a Webra sempre teve uma manual que meio genérico para todos os seus motores porem vinham com a vista explodida como código das peças .
    Estou terminando a recuperação de motor Webra Speed 20 Black Head , tenho já todas as peças originais más acho que esteja faltando um espaçador, tipo do Super Tigre que vai no eixo ate o encosto da hélice .

    100 + Bons Voos a Todos

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT

    Conteúdo patrocinado


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 10 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Mar 29 2024, 06:25