VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+14
Eduardo Mancini
Paulo Cavaco
Mario Zuffo BRA-00076
GECANA
Marcus36X
Marcelo Brito
CREMON
Leo-ST
Sérgio Daeuble
Alexandre Margonar
betocastrucci
Morcegão
Manicaca
TAPXURE
18 participantes

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Qua Set 02 2015, 17:55

    Amigo Zuffo, declino aos elogios tecidos pelo amigo e me coloco como mais um doido que gosta destas tranqueiras !!! lol! lol! lol!
    Vou ver o que tenho em casa e compartilhamos com todos
    Forte abraço e apareça mais, aos poucos infelizmente este fórum sensacional está cada vez menos frequentado, uma pena.... No No No
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Qua Set 02 2015, 17:58

    Aproveito a oportunidade e parabenizo o amigo Taps pelo
    excepcional trabalho de recuperação em motores antigos
    Classe A ! cheers
    Parabéns Taps !!
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qua Set 02 2015, 19:37

    Veteranos Comandantes e Copilotos

    Na verdade pelo que tenho um pouco de experiência estes Fóruns de Aeromodelismo , na verdade são poucos os abnegados que estão sempre por perto ,eu participei do Aeronline do Cleudemar Rebouças , ele tinha uma revista mensal via Internet espetacular muita gente participava dava suas opiniões ; mas como tempo ficaram em poucos que marcavam presença isso é assim mesmo , e lá escrevia minhas experiências com meus motores e de outros colegas e a coisa fluía bem más , por falta de patrocínio teve que diminuir bastante a sua apresentação .
    Aqui a coisa não é diferente o importante é que cada um tem a sua opinião um pode gostar mais de um motor e outro menos , outro gosta de Projetos e Construção de aeromodelo que eu também gosto , isso é a base para que este Fórum se diversificou e cada um gosta do que esta fazendo e escrevendo , e como nós estamos fazendo porque gostamos , cada tópico tem um motivo de ser escrito por um colega isso mostra que nós Brasileiros somos bem mais diversificados , do que em outros países como já tenho visto .
    Eu estarei mais presente por aqui pelo menos uma vez por dia estrei dando uma olhada , e se tiver que escrever algo estarei trocando ideias com os colegas , para que tudo seja com o objetivo de servir de informação para daqui alguns anos , isso já faz parte da Historia do aeromodelismo que aos poucos vão sendo escritas .
    Eu sei estou devendo fotos do meus últimos motores que recuperei são seis ao todo , estou para terminar mais dois ai terei boas fotos para aos poucos ir divulgando aqui como de costume .

    100 + Bons Voos e com Excelentes Pousos

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Qui Set 03 2015, 09:09

    Beleza Comandante, é isso mesmo, todas as opiniões são benvindas
    O esporte cresce com a boa divulgação Very Happy
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sáb Set 12 2015, 18:26

    Olá, segue o material um sobre o Webra 20 Speed a pedidos do Cmdte Mario Zuffo

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 14j70gw

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Wjkua

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 30j0mqq

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 35220w0

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Qzjgjp

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Nmdzwp




    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sáb Set 12 2015, 18:42

    Segue também teste do mesmo motor, Webra 20 Speed publicado pela revista Aero Modeller edição de dezembro de 1977
    Depreende-se do texto de que o então novo 20 Speed substituía o irmão mais antigo na linha, o Webra 20 Glo Star, em produção desde 1964. o novo Webra Speed 20 passava a ser fabricado na linha de produção da Webra na Áustria, mais precisamente na cidade de Enzelsfield onde também eram produzidos os outros motores da linha Speed suas várias versões

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 30vg0if

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 O5q5oi

    A linha Speed era a linha de competição da Webra e levantou inúmeros títulos pra marca ao redor do mundo

    Cortesia: Sceptreflight.net
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sáb Set 12 2015, 18:51

    E completando o dossiê do Webrinha Speed 20, um vídeo excelente do motor rodando forte em bancada Basketball
    Notem a potência affraid


    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3956
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Sáb Set 12 2015, 19:12

    Basketball cheers cheers cheers Basketball
    Leo-ST
    Leo-ST
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 164
    Idade : 48
    Data de inscrição : 01/11/2013

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Leo-ST Dom Set 13 2015, 11:24

    Tive a oportunidade de voar e regular um Webra 32 RC há mais de 12anos, motor me impressionou muito na época, levava trainer 40 fácil.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Dom Set 13 2015, 13:29

    É verdade Léo, os Webra realmente se destacavam pela excelente potência, principalmente os da série Speed
    O 32 Speed que vc nos fala realmente era um coice de motor, inclusive lembro de que esse mesmo motor também foi produzido em versão RC pra helicópteros, motores que precisam necessariamente ser potentes em virtude do tipo de demanda de força exigida pelos helicópteros
    Se não me falha a memória a série "20" Speed foi "espichada" até "28" pela fábrica em virtude de novos motores nessa faixa que eram lançados na época pela OS entre outros concorrentes
    Lembro também dos Webra 32 e 34, mas não sei se produzidos a partir dos blocos dos da série "20" ou se utilizavam blocos próprios
    Um outro motor muito potente desse tipo lançado nessa época foi o Super Tigre 34 H, que se tornou referência em termos de potência pra categoria.
    Esses 34 H utilizavam cilindro e pistão ABC com anél

    Todos excelentes motores sunny
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sex Set 25 2015, 18:55

    O Taps tava procurando um material sobre o OS 29 I e fiquei de mandar pra ele o que tenho por aqui, mas pensei, se mandar pelo fórum, além de atender um amigo também damos um "gás" no fórum que anda meio paradão. Taps e tripulação, abaixo o review do OS 29 I dos anos 50 e o manual da Série OS "II", já que a da série "I" infelizmente" ainda não tenho nada, mas chego lá ! Very Happy

    Teste publicado pela revista Aero Modeller - junho de 1957


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 2qwpstd

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 2ijjm8i

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 R1epld

    (...)





    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sex Set 25 2015, 19:03

    ...E o manual da linha OS "II" ...

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 2n8ohdw

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 2lxfosn

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 33jihkp

    Se algum de vcs tiver o manual da série OS "I" em mãos, por favor, compartilhe com a gente por aqui ...

    Obrigado Basketball









    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3956
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Sex Set 25 2015, 19:35

    Eu tenho um OS .29, mas não lembro se é o III. Veio com um carburador RC incompleto que era colocado por dentro do venture VCC. Nunca liguei o mesmo. Very Happy
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sex Set 25 2015, 20:08

    Beleza Bats Very Happy
    Com certeza os OS 29 são belos motores
    Se tiver algum material sobre eles ou sobre outros antigos, por favor, fique a vontade pra postar aqui pro grupo, é sempre bom divulgar o esporte e coletar material sobre estes verdadeiros clássicos Basketball
    Parabéns pelo retorno !!
    Teu lugar é com a gente por aqui e com os teus aviõezinhos no ar !! cheers cheers cheers cheers cheers cheers
    Força na peruca Bats !!!!!! lol! lol! lol! lol!
    affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid lol! lol! lol! lol! lol!
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  TAPXURE Sáb Set 26 2015, 10:47

    Beleza de manuais e reportagem, MANI!!!!    cheers

    Tenho um motor O.S. 29 Twin Stack  mais antigo, de 1950 aproximadamente. Gostaria
    de saber se existe uma junta no assentamento da camisa com o bloco do motor, logo
    abaixo das janelas de escape. A do cabeçote foi refeita, utilizando material de juntas da
    ENYA (grosso). Se alguém souber e puder ajudar, agradeço demais!!!

    study    study    study

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 V1g1mhq
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sáb Set 26 2015, 20:56

    Coisa linda de peça Taps !!! cheers cheers cheers
    Esse tá mais bonito do que um novo em sua época. Explico: nem de lonje ele vinha tão polidinho e tão no capricho como esse teu Very Happy

    Vejo muito isso em carros antigos, vez ou outra passa fusquinha, Corcel, Maverick retaurados com pinturas com brilho incrível, com uma qualidade impensável para as originais dos anos 50/70 pintura moderna

    Quanto a junta do seu OS 29 acredito que "provavelmente" também tinha essa junta no assentamento entre cilindro e bloco. Se tivesse que apostar um cachorro quente na possibilidade eu apostaria que tem a junta embaixo também, provavelmente de amianto ...

    Vamos ver se achamos esse material pra vc, achando pregamos por aqui !
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sáb Set 26 2015, 20:59

    Pô Taps, Bats e demais "Engine Collectors" vamos mostrar a coleção pô !!!! lol! lol! lol! lol! lol! lol!
    cheers
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sáb Set 26 2015, 22:27

    Um verdadeiro "tratado" sobre os motores OS 29 Twin Stack
    Autor: Adrian Duncan

    Quase que com certeza o mistério da junta poderá estar por aqui

    http://modelenginenews.org/ad/os29tsi.html

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 5mcpk7
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  TAPXURE Dom Set 27 2015, 21:45

    Legal Mani!!! É esse o cilindro! Minha dúvida é se vai uma junta na base do
    cilindro que encosta na no bloco! Fiz um risco para indicar o local. Se tiver
    junta mesmo, tem que ser fina para não obstruir as janelas de escape.   Rolling Eyes

    Esse meu motor veio semi-novo. Fiz poucos melhoramentos. A cor do bloco
    não foi mexida! Fiz o polimento no cabeçote e agulha. Oxidação na porca, pois
    a mesma já estava bem oxidada. pale

    Aguardo mais informações!!  cheers

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 MWR7IAV
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Dom Set 27 2015, 22:23

    Beleza amigo, acho que melhor que isso só mesmo uma vista explodida do motor
    De qquer forma pra vc que coleciona motor, recomendo a leitura do artigo, mais completa impossível ...
    Quanto a junta, se o motor fosse meu, eu adicionaria a junta Basketball
    Se eu conseguir mais material com certeza posto por aqui certamente
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  TAPXURE Dom Set 27 2015, 22:39

    Já imprimi, para degustar aos poucos!!!

    study    study     study     study    study

    lol!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Dom Set 27 2015, 22:46

    Com certeza Taps, numa leitura muito por cima observei uma curiosidade na leitura e em uma fotos
    Segundo o Adrian Duncan o motor foi projetado pelo Bill Atwood para a OS na intenção de atender o "estilo" americano de motores glow da época, que diferia dos motores japonêses
    Tem essas e muitas outras curiosidades sobre o motor e sobre a tecnologia que era a mais moderna na época
    Por isso recomendei e recomendo a leitura e até mesmo a tradução do texto, super completo
    se achar mais informação compartilho com o grupo por aqui sunny
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Seg Set 28 2015, 19:51

    Me pediram algum material sobre o ST "V" 60 de vcc original de fábrica. Pensei que o que eu tivesse arquivado fosse algum anúncio, folha de catálog ou similar. Na real o que tenho é uma imagem de um ST 60 de VCC na caixa, pra dizer a verdade, a única informação e imagem que vi desta versão original de fábrica até hoje
    Salvem que é raridade ...
    Código ST nº 11002568
    A julgar pelo tipo de descarga que acompanha o motor (swing muffler) e pelo tipo de caixa estimo que o motor ilustrado é de fins dos 80, início dos 90 não muito mais do que isso
    Em meados de 92/93 a ST passou a fabricar uma versão modificada dessa peça, tendo a traseira cortada e com abafador interno batizado de "Silent Muffler"
    Essa versão de silenciador acompanhou os motores da marca até as versãos mais recentes, e embora muito criticada pelo tamanho e peso, na minha opinião é muito eficiente e dá um som muito bonito ao motores


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 10x4uq0

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  TAPXURE Ter Set 29 2015, 10:36

    Beleza Mani!!! Então realmente a SUPER TIGRE fabricou uma versão do famoso
    V60 exclusiva para VCC!

    Eu me lembro de um catálogo (ou folder), publicado em algum lugar que trazia
    este motor, como remanescente dos motres desta linha "V".

    Voltando ao motor O.S.29 TWIN STACK, no link que nos passou, diz que havia uma
    junta na base do cilindro!   Valeu!!!   cheers

    Abração!!!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Ter Set 29 2015, 10:58

    Beleza Taps, nesse tipo de leitura se desvendam muitos mistérios por assim dizer
    Com relação ao V 60 é isso mesmo
    A massacrante maioria deles que eu vi pelo menos até hoje são convertidos de rc pra vcc mesmo
    Uma tarefa relativamente simples para um fabricante. Talvez eles tenham colocado a versão vcc "oficial" "do 60 no mercado depois que o motor começou a pipocar aqui e acolá e fazer um bom papel em campeonatos, já que como disse antes é uma tarefa sem complexidade alguma para quem produz
    O menino de ouro da ST no F2B era o ST G21/46, outro motor muito respeitado até hoje na acrobacia

    Conteúdo patrocinado


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 11 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19 2024, 05:54