VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

PISTA VCC EM PELOTAS - RS

Compartilhe

ClaudioFett
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 287

Mensagem  ClaudioFett em Qui Mar 08 2018, 22:55

Boa noite pelotenses, vi vossas fotos e inclusive perguntei,assim como o Sérgio, à respeito desse belo modelo. Trocentos anos atrás também tive um, que me deram todo destroçado, depois de o haver consertado, o dono reclamou com a pessoa que me deu, pois era para ser arrumado e devolvido. A pessoa que me deu me disse que o dono falou que poderia jogar fora de tão avariado e eu gastei muito durepóx nele, refiz a pintura e claro instalei meu único Fox 35 e voei muito até que uma rajada de vento lançou-o ao solo. Dele só sobrou o leme e o trem de pouso que guardo até hoje, assim como a lembrança desse belo modelo. Sempre que ouço falar ou ver algo do Apolo me vem estes fatos à mente. Bom vocês estarem a voar novamente.

Abs.: Cláudio
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5581
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Re: PISTA VCC EM PELOTAS - RS

Mensagem  Manicaca em Sex Mar 09 2018, 10:28

Comandantes, o Apolo é sim um belo de um modelo, e por sorte ainda temos ele até em kits através da Allen Modelismo do RJ
    Nunca tive um mas pretendo, sou fã e todos os projetos do mestre Shigemi Morimoto fundador da mais que saudosa Hobbylândia, uma marca histórica no Brasil cheers cheers cheers cheers cheers

Vivas e longas memórias ao Mestre Morimoto e sua saudosa Hobbylândia sunny sunny sunny sunny sunny

cheers cheers cheers cheers cheers cheers

hamiltoncallado
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 45

Mensagem  hamiltoncallado em Sex Mar 09 2018, 11:58

Fala mestre Mancini. Foi ótimo o dia na companhia da nossa turma.

Grato a turma pelo interesse no Apollo. Esse aero foi montado pelo Kit da Allen. A montagem foi feita pelo nosso amigo Peninha (de Pelotas). Recebi na madeira e levei 6 meses no acabamento. Contei com as dicas de mestres como Gringo (aqui de pelotas) e dicas do Fred Cesquin, onde tive o praze de visita-lo em sua casa em São Paulo e ficamos horas batendo papo sobre modelismo. O resultado foi esse Apollo. Aprendi bastante sobre a utlização de silkspan na fiselagem, material a ser utilizado, desde o primer, passando pela lixa, tinta etc, pintura em monokote (que eu acha impossivel de ficar bom), sofri com a instalação e acabamento do canopi, mas resolvido com as dicas do mestre Gringo, dicas de entelagem da borda da asa em cortes com o Fred... enfim, além de muita leitura. O VCC tem essa magia que está se perdendo no modelismo radiocontrolado... achei ótimo retornar ao VCC após 20 anos parado. Agradeço a turma de pelotas por me "resgatar".. eheh

Abaixo algumas fotos da montagem do bixo. O proximo desafio é montar um superstar, pintura original. Esse montagem e acabamento... vamos que vamos.

Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3623

Mensagem  Morcegão em Sex Mar 09 2018, 16:36

Belo avião. Nos meus primeiros tempo de aeromodelismo não lembro de ter visto algum.
    Quase comprei um do Allen quando estava voltando a praticar.
    Bons voos a todos por aí. sunny sunny sunny
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 577

belo

Mensagem  adriano em Sab Mar 10 2018, 20:11

lindo aero parabens.
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2290

Mensagem  Sérgio Daeuble em Dom Mar 11 2018, 18:09

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!
    - Rolou um video?????? Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
    cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers

Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Seg Mar 12 2018, 10:54

Que lindo !!!!!
    Apollo, um super clássico nacional !
    Saiu da prancheta do saudoso Mestre Shigemi Morimoto, fundador e proprietário da Hobbylandia ! cheers

hamiltoncallado
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  hamiltoncallado em Seg Mar 12 2018, 17:14

Sérgio Daeuble escreveu:Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy  Beleza!!!!
    - Rolou um video?????? Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
    cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers

Olá.. fiz um video mas está bem ruim.. Semana que vem posto um novo.

Primeiras impressões: Precisa trimar. Alguns pontos que vou mudar para o proximo voo:

• Trocar a helice. Atualmente com uma 10.5x4.5 APC. Vou colocar uma 10x6 master. O aro ficou muito lento no 4.2.4

• Aumentar o contra-peso da asa. Está com 15g. Vou colocar uns 25g

• Amaciar os comandos. Percebi que o link do profundor estava "rossando" numa nervura da fuselagem. Bem sutil, mas já corrigi.

• Aumentar o comando. Achei o aero muito dócil. Já feito

• Depois dos ajustes acima, vou testar denovo em voo. Talvez precise de um pesinho de cauda...

Depois é usar até gastar... eheheh

hamiltoncallado
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  hamiltoncallado em Seg Mar 12 2018, 17:15

Manicaca escreveu:Que lindo !!!!!
    Apollo, um super clássico nacional !
    Saiu da prancheta do saudoso Mestre Shigemi Morimoto, fundador e proprietário da Hobbylandia ! cheers

Mestre Shigemi Miromoto ainda é vivo? Desculpe a ignorância...
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Ter Mar 13 2018, 14:13

Infelizmente não, ele já é falecido faz um bom tempo

Sou fã de carteirinha dos projetos deles

Inclusive muitos dos projetos da Aerobras são de autoria dele, pois ele e o sr Shoji Ueno, ambos japoneses, eram muito amigos e mesmo depois que o sr Morimoto abriu a Hobbylandia no RJ eles continuavam um vendendo os kits do outro, grande parceiros

Ele inicialmente trabalhou com o sr Ueno na Aerobras e desta parceria nasceram muitos modelo legais

Felizmente Grande parte dos projetos da Hobbylândia e também outros se encontram eternizados em CAD pelo Cmdte e mestre Sérgio Daeuble e podem ser baixados de vários sites da internet grátis, principalmente do outerzone.uk

Vida longa aos clássicos, aos amigos e ao esporte cheers
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Qua Abr 18 2018, 09:16

Bom dia!

Resolveram o problema da pista? O pessoal tem ido voar?
    Espero que tudo esteja resolvido.

Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 314

Mensagem  Eduardo Mancini em Qua Abr 18 2018, 20:00

Bats, estamos voando precariamente em um campo de futebol...

Mas a verdade, é que trocou o adm do aeroporto novamente...tive reunião com o mesmo, e ele novamente nos concedeu a pista, pelos próximos 4 anos (tempo de trabalho do mesmo na função)...o futuro, claro, não sabemos!!

Isto ocorreu umas 3 semanas atrás, e dentro das situações vigentes, inclusive Esquadrilha de Fumaça hoje em Pelotas, feriados anteriores, etc,...ainda não assinamos os termos de responsabilidade, entrega de chaves, etc... Mas a pista será nossa novamente !!

Nada aqui comentei, pois não tenho por hábito, me precipitar...ou seja, enquanto a chave não estiver na minha mão, ainda é uma incógnita. Por isto nada aqui foi registrado!!! Espero muito em breve ter esta grande notícia para divulgar !!!!

Paulo de Pelotas
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 274
    Comentários : O importante é competir!

Mensagem  Paulo de Pelotas em Qua Abr 18 2018, 20:28

Sábado passado, dia 14/04/2018, o pequeno grupo do 3CP (Clube Pelotense de Cabo Comando) esteve reunido num campo arrendado temporariamente do solícito Sr. Norberto para uma tarde de prática aeromodelística, o que havia alguns meses que não acontecia a causas diversas. Éramos quatro aficionados, o baiúcho Hamilton (mas que não toma chimarrão de jeito nenhum... kkkkk), o Mancini, o Gringo e eu, o Paulo. Sempre é uma satisfação muito grande estarmos reunidos e trocarmos ideias, experiências vividas, pareceres e gracejos espirituosos... e verdadeiramente isto vale o dia. No entanto, desta vez, infelizmente, coisa que faz parte enfim, houveram “crashes” à causa de grama crescida, por aquele ser um campo não propriamente para aeromodelismo, portanto não preparado para tal. Isto aconteceu com um companheiro, já aconteceu ou vai acontecer com todos os que são como ele dedicados, mas o entusiasmo de ninguém esmoreceu e os modelos já estão em adiantada reforma. Consta que ficarão até melhores que antes. Estamos na expectativa de ver os modelos renovados. As fotos e filmagem (esta com final triste... "O Filme Triste"... kkkkk) postadas a seguir ilustram o que foi descrito. Um abração em nome do 3CP em todos os companheiros aeromodelistas, frequentadores do VCC ONLINE, ou não. Very Happy Very Happy Very Happy cheers cheers cheers

Paulo de Pelotas
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Paulo de Pelotas em Qua Abr 18 2018, 20:33

Em continuidade à postagem referente a sábado, dia 14/04/2018, eis o vídeo:
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Qua Abr 18 2018, 20:56

Apesar das quebras, fico alegre em saber que os voos continuam.
    Espero tudo de certo com a volta a pista original. Very Happy Very Happy Very Happy

Paulo de Pelotas
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Paulo de Pelotas em Sex Abr 27 2018, 16:07

Buenas, companheirada! Estou apresentando o Sabre Aero Brás, construído a partir de plano pela década de 1980 pelo companheiro Badia, participante do grupo de VCC de Pelotas. O modelo foi-me entregue em 2004 em contrato de entelá-lo e pintá-lo. Com certas "voltas da vida", foi retornado em 2009, pronto e para um motor Fox .19. Com mais umas "voltas" foi apropriado para um Enya .25, foi adesivado ontem, foi fixado o motor hoje e foi fotografado... Amanhã, sábado, nos reuniremos, o pessoal do 3CP, já na velha pista do aeroporto, que gentilmente nos foi restituída pelo atual administrador, o Sr. Ricardo Brandt, para o voo de teste da nave... Faremos a reportagem do momento esportivo e postaremos aqui. Um abração em todos em nome do pessoal de Pelotas!

Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Sex Abr 27 2018, 17:38

Belo avião! Very Happy Very Happy Very Happy
    Bom retorno a pista e que seja duradouro.
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Seg Abr 30 2018, 14:23

Show de modelo como sempre Paulo, parabéns Very Happy Very Happy Very Happy

Paulo de Pelotas
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Paulo de Pelotas em Seg Abr 30 2018, 14:48

Obrigadão, Mani! São teus olhos... kkk... Voei com ele sábado passado. Por incrível, é a primeira vez na vida que piloto um destes e FIQUEI FÃ... Como voa bem, e que estabilidade e maneabilidade! Não num futuro muito longe, construirei outro... Um abração no amigo! Very Happy Very Happy Very Happy cheers cheers cheers

ClaudioFett
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 287

Mensagem  ClaudioFett em Ter Maio 01 2018, 10:47

Bom dia comandantes, é com grande satisfação que vi estas informações, volta à pista muito bom mesmo em saber que ainda têm pessoas de bom senso, a queda aconteceu porque o avião voou e isso é importante. Quanto ao Sabre ficou belíssimo, parabéns aos 3CP. Ótimos voos. cheers cheers cheers cheers cheers cheers

Abs.: Cláudio

Paulo de Pelotas
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Paulo de Pelotas em Ter Maio 01 2018, 20:47

Dia 28/04/2018, sábado passado, dia típico de outono, ensolarado, sem vento e um pouco quente, estivemos, o grupo do 3CP, com particular e grande alegria, reunidos novamente, depois de vários meses de proibição de uso, na velha pista de VCC, sita na área do Aeroporto de Pelotas. O período desta tarde transcorreu na nossa costumeira cordialidade e com muita fleuma... É isto o mais importante. Éramos oito participantes e uma ausência, sendo os primeiros, o Daniel, que foi o destaque da tarde, tendo solado com brilho no cabo-comando, PARABÉNS, DANIEL!!!, o Luciano Folle com o inteligente Antônio, seu filho, que vai ser um de nós e dos bons, o Gringo, que foi o dedicado instrutor do Daniel, o Mancini, que muito colaborou com o andamento da referida instrução, o Frank, que demonstrou cada vez mais se entusiasmar pelo voo circular, o Badia, que chegou mais tarde e saiu mais cedo, mas compareceu por motivo de interesse pelo VCC e isto é bom sinal, eu, o Paulo, simples servidor, que fiz as fotos e filmagens e dei uma “voada” neste Sabre AB/Enya .25, o que me deixou bastante satisfeito, e a ausência sentida que foi a do “Baiúcho” Hamilton, o qual certamente por motivo de força maior não pode se “aprochegar”, sendo que apenas no chimarrão não sentimos qualquer diferença uma vez que ele sempre somente agradece... kkkkk ... Vamos por PIMENTA neste mate. Aí, talvez... kkkk... As fotos e vídeo a seguir ilustram o que foi relatado. Um abração em todos os companheiros aeromodelistas, frequentadores do VCC ONLINE, ou não! Very Happy Very Happy Very Happy sunny sunny sunny sunny cheers cheers cheers

Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 314

Mensagem  Eduardo Mancini em Ter Maio 01 2018, 22:20

E como puderam ver acima, tivemos acesso a nossa pista novamente, embora de modo "cedido". Os docs a serem assinados p esta relação ser formal deverão estar sendo assinados nesta semana, junto a administração do Aeroporto Internacional de Pelotas.

Agradecimentos devidos e justos ao administrador do mesmo, Sr Wilson Brandt, o qual nos permitiu este retorno.

Eu acredito q na próxima semana, devo estar rodando meu motor e , se o concerto de minha lenha fico razoável, posso retomar meus voos...

hamiltoncallado
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  hamiltoncallado em Qua Maio 02 2018, 12:19

Paulo de Pelotas escreveu:Dia 28/04/2018, sábado passado, dia típico de outono, ensolarado, sem vento e um pouco quente, estivemos, o grupo do 3CP, com particular e grande alegria, reunidos novamente, depois de vários meses de proibição de uso, na velha pista de VCC, sita na área do Aeroporto de Pelotas. O período desta tarde transcorreu na nossa costumeira cordialidade e com muita fleuma... É isto o mais importante.  Éramos oito participantes e uma ausência, sendo os primeiros, o Daniel, que foi o destaque da tarde, tendo solado com brilho no cabo-comando, PARABÉNS, DANIEL!!!, o Luciano Folle com o inteligente Antônio, seu filho, que vai ser um de nós e dos bons, o Gringo, que foi o dedicado instrutor do Daniel, o Mancini, que muito colaborou com o andamento da referida instrução, o Frank, que demonstrou cada vez mais se entusiasmar pelo voo circular, o Badia, que chegou mais tarde e saiu mais cedo, mas compareceu por motivo de interesse pelo VCC e isto é bom sinal, eu, o Paulo, simples servidor, que fiz as fotos e filmagens e dei uma “voada” neste Sabre AB/Enya .25, o que me deixou bastante satisfeito, e a ausência sentida que foi a do “Baiúcho” Hamilton, o qual certamente por motivo de força maior não pode se “aprochegar”, sendo que apenas no chimarrão não sentimos qualquer diferença uma vez que ele sempre somente agradece... kkkkk ... Vamos por PIMENTA neste mate. Aí, talvez... kkkk...  As fotos e vídeo a seguir ilustram o que foi relatado. Um abração em todos os companheiros aeromodelistas, frequentadores do VCC ONLINE, ou não! Very Happy Very Happy Very Happy sunny sunny sunny sunny cheers cheers cheers

Grande Paulo, realmente não pude ir para dar Assistência às crianças e a familia. Mas curti muito a noticia do retorno à antiga pista. Se tudo der certo e o tempo permitir, estaremos na pista no sabado para celebrar. Grande abraço.
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qua Maio 02 2018, 12:46

Parabéns aos amigos da 3CP, merecida retomada da pista, aos amigos desejos de sorte, diversão, saúde e muitas alegrias na reinauguração da pista ! cheers cheers cheers cheers

E vamo "Soltar" avião galera !!! Basketball Basketball Basketball Basketball Basketball bounce Basketball Basketball bounce bounce
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Qua Maio 02 2018, 13:22

Muito feliz pelo retorno a pista. Nada como voar em local apropriado e sem risco com curiosos. Já passei muito aperto com invasão da pista por crianças e até mesmo adultos que não tem noção do perigo.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua Set 26 2018, 05:30