VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+12
Ferenc I. L. Zámolyi
Leo-ST
ANDRE
Marcus36X
Manicaca
TAPXURE
Sérgio Daeuble
Rogério
Mario Zuffo BRA-00076
marioverol
pelunacla
Daniel
16 participantes

    óleo de mamona

    Daniel
    Daniel
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 33
    Idade : 41
    Data de inscrição : 08/02/2009

    óleo de mamona Empty óleo de mamona

    Mensagem  Daniel Ter Mar 24 2009, 17:36

    olá pessoal,

    Alguem saberia me dizer onde tem uma loja que possa comprar oleo de mamona? De prefrencia na região do ABC.

    Abraços
    Daniel
    avatar
    pelunacla
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 7
    Idade : 47
    Data de inscrição : 27/02/2009

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  pelunacla Qua Mar 25 2009, 08:53

    Daniel,
    uma vez eu lembro de ter comprado óleo de mamona em uma farmácia de manipulação. Apenas tenha certeza que é o óleo puro, pois se não me engano existe um com adição de açucar, ou coisa assim que pode gerar resíduos durante a queima no motor.
    Mas se vc está pensando em aumentar o conteúdo de óleo no combustível, eu experimentei com óleo 2 tempos de moto (à venda inclusive em grandes supermercados) e funcionou muito bem.

    Luis
    Daniel
    Daniel
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 33
    Idade : 41
    Data de inscrição : 08/02/2009

    óleo de mamona Empty opá!!

    Mensagem  Daniel Qua Mar 25 2009, 14:08

    pelunacla escreveu:Daniel,
    uma vez eu lembro de ter comprado óleo de mamona em uma farmácia de manipulação. Apenas tenha certeza que é o óleo puro, pois se não me engano existe um com adição de açucar, ou coisa assim que pode gerar resíduos durante a queima no motor.
    Mas se vc está pensando em aumentar o conteúdo de óleo no combustível, eu experimentei com óleo 2 tempos de moto (à venda inclusive em grandes supermercados) e funcionou muito bem.

    Luis


    olá Luis,

    Eu estou pensando em fazer o combustível mesmo. Tenho já uns litrod e alcool puro. Será que utilizando somente óleo 2 tempos de moto ele lubrifica bem? Pq praticamente tem a mesma função, só nao sei a viscosidade dos dois se interferem em algo...

    Mas mesmo assim, irei verificar em alguma farmácia de manipulação.

    Abraços
    Daniel
    avatar
    pelunacla
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 7
    Idade : 47
    Data de inscrição : 27/02/2009

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  pelunacla Qui Mar 26 2009, 08:07

    Daniel

    Pelo que eu li, a viscosidade do óleo 2 tempo de moto é perfeita pro uso em aeromodelos.

    Entretanto, o que vc deve pensar é o seguinte: existem muitas opiniões sobre o óleo utilizado nos motores glow. essa discussão gira en torno de "óleo sintético x óleo natural", assim como nos automóveis. O óleo sintético tem algumas propriedades (aditivos de limpeza, por exemplo) que os óleos naturais não tem. Em compensação, os óleos naturais resfriam melhor.

    No mercado (principalmento dos USA) vc pode encontrar combustível da mesma marca, com o mesmo conteúdo de nitrometano, O MESMO CONTEÚDO PERCENTUAL DE ÓLEO, mas com mistura de óleos diferentes, como por exemplo um combustível com 22% de conteúdo de óleo (100% natural ou 100% sintético ou 50/50 ou outras frações).

    Existe toda uma discussão nos fórums americanos sobre o que funciona melhor com cada combinação de motor/vela/tipo de tanque/clima/temperatura etc.

    Se for misturar seu próprio combu´stível, talvez fosse uma boa idéia fazer pequenas quantidades, alterando a relção alcool/óleo para descobrir o que funciona melhor com o seu conjunto motor/vela.

    Uma abraço

    Luis
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  marioverol Sáb Mar 28 2009, 21:00

    Óleo mineral não mistura ao metanol...Somente o 100% sintético... Mas nada substitui o bom e velho ricino.
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Sex Jun 12 2009, 22:44

    Colegas e Veteranos

    O Combustivel Glow já foi muito debatido em diverços foruns que já perticipei , e alguns que participo ainda, o que eu posso te falar e de esperiência propria , o combustivel ideal para os motores mais modernos "Sem Nitrometano" seria o 4 litros de methanol para um litro de "leo de Ricino Bruto porem Filtrado", e desta quantia de Oleo você pode dividir 500Ml de Oleo de Ricino e 500Ml de oleo Sintetico para ser diluido em methanol, este oleo sintetico "Nãp pode ser em nenhuma ipotese o Castrol Kart, Dimetil ou Bardhal sintetico " estes oleos são para motore de alto desempenho; porem que precisam ser aberto a cada duas corridas; pois é olho de curtissima duração, e para o aeromodelismo não é aconcelhavel pois ele deixa no motor um residuo que com pouco tempo você pode perder o motor pois ele trava .
    O melhor oleo sintetico é o Klotz tem um da Castrol o R30 Ingles e tem tambem um da Repsoil YPF, só que o preço aqui no Brasil é um absussurdo.
    Atuamente o melhor Oleo de mamona do mercado e um vendido pela Natural Rural que fica em Araraquara , eu uso e recomendo nada melhor doque o bom e velho Oleo de Ricino, e um methanol com 100% de pureza e zero de umidade.

    100 + e no que precisar estamos as ordens

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Rogério Ter Dez 24 2013, 12:05

    rapaziada pergunta de uma pessoa leiga,,meu motor sai pouca fumaça e pinga muito óleo pelo escap. por que? e tive olhando uns vídeos pela net e não vii nenhum motor babando óleo só na fumacinha,,,por que o meu é um pinga pinga? se eu fazer o combustível além do óleo de rícino que tipo de óleo sintético eu posso misturar...?
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Sérgio Daeuble Ter Dez 24 2013, 13:52

    Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!  Smile Smile Smile Smile 
    Depende do motor e quantidade (percentual) de oleo no combustivel!
    Um Fox 35 com combustivel com 29% de óleo sai uma meleca e muita fumacinha!!!!!! Já um CB-25 com 16% de oleo não sai nem fumaça nem oleo!!!!!!!


     santa santa santa 
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  TAPXURE Ter Dez 24 2013, 16:50

    Rogério;

    Pela minha experiência, todos meus motores 2T ou 4T usam combustível com óleo. Este óleo não queima totalmente na combustão. O sintético tem boa
    parte queimada mas o rícino não! Por isso, dizemos que o melhor lubrificante é o óleo de rícino (mamona). O problema deste lubrificante, é que como ele
    não queima a cada explosão de uma rotação do motor, ele tem que "sair" pela janela de escape ou válvula de escape. Então, o motor "pinga" este óleo
    pelo bico de saída do escapamento... Quanto mais "rica" (afogado) a mistura, mais excesso de combustível dentro do motor e consequentemente, mais
    óleo sai pelo escapamento. Durante o funcionamento em alta RPM, o motor pulveriza o óleo, devido a velocidade de saída dos gases. Na lenta, pode
    ocorrer o tal "pingamento"!

    Esse excesso de combustível tem que sempre existir no funcionamento do mesmo. O combustível que "sobra", lubrifica e dissipa o calor que o
    motor produz durante o funcionamento.
    Durante os primeiros 20 tanques que voamos, deixamos a agulha mais aberta (80% da RPM todo acelerado).
    Ou seja, o motor fica "rouco", saindo bastante fumaça pelo escape durante o voo (todo acelerado). Depois dos 20 tanques iniciais, devemos fechar a
    agulha para atingir 90% da rotação máxima. ATENÇÃO: NUNCA DEVEMOS REGULAR A AGULHA PARA 100% DE RPM, MESMO SE O MOTOR FOR
    MUITO RODADO.


    Aconselho a tirar o abafador que tem dentro do escape, que ganhará potência e esquentará menos o motor. Use sempre hélice balanceada, uma boa vela
    e nivele o centro do tanque 1CM abaixo do nível da agulha de alta. O resto... é só diversão!!!

    Abraços;

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Manicaca Ter Dez 24 2013, 18:09

    Show de explanação Taps, é isso mesmo  cheers cheers cheers 
    Feliz Natal pra turma toda  santa santa santa santa 
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Rogério Ter Dez 24 2013, 18:30

    oooo taps e manicaca vocês são "féras" ou tava aqui esperando a resposta de um dos dois,"que beleza os mestres!!"
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Marcus36X Ter Dez 24 2013, 18:42

    TAPXURE escreveu:Rogério;

    Pela minha experiência, todos meus motores 2T ou 4T usam combustível com óleo. Este óleo não queima totalmente na combustão. O sintético tem boa
    parte queimada mas o rícino não! Por isso, dizemos que o melhor lubrificante é o óleo de rícino (mamona). O problema deste lubrificante, é que como ele
    não queima a cada explosão de uma rotação do motor, ele tem que "sair" pela janela de escape ou válvula de escape. Então, o motor "pinga" este óleo
    pelo bico de saída do escapamento... Quanto mais "rica" (afogado) a mistura, mais excesso de combustível dentro do motor e consequentemente, mais
    óleo sai pelo escapamento. Durante o funcionamento em alta RPM, o motor pulveriza o óleo, devido a velocidade de saída dos gases. Na lenta, pode
    ocorrer o tal "pingamento"!

    Esse excesso de combustível tem que sempre existir no funcionamento do mesmo. O combustível que "sobra", lubrifica e dissipa o calor que o
    motor produz durante o funcionamento.
    Durante os primeiros 20 tanques que voamos, deixamos a agulha mais aberta (80% da RPM todo acelerado).
    Ou seja, o motor fica "rouco", saindo bastante fumaça pelo escape durante o voo (todo acelerado). Depois dos 20 tanques iniciais, devemos fechar a
    agulha para atingir 90% da rotação máxima. ATENÇÃO: NUNCA DEVEMOS REGULAR A AGULHA PARA 100% DE RPM, MESMO SE O MOTOR FOR
    MUITO RODADO.


    Aconselho a tirar o abafador que tem dentro do escape, que ganhará potência e esquentará menos o motor. Use sempre hélice balanceada, uma boa vela
    e nivele o centro do tanque 1CM abaixo do nível da agulha de alta. O resto... é só diversão!!!

    Abraços;

    Tapxure

    Vou discordar da afirmação com relação a altura do tanque, pois no VCC a saida do tanque deve ficar a cima da agulha, para evitar afogar no dorso, e 1cm = 10mm, nunca vi motor que tivesse tal ajuste...
    Com relação ao ajuste de rotação, isso depende do conjunto motor/hélice/modelo.
    Nos modelos Speed, são 43.000 RPM e se pudesse ainda girava mais.
    No Enya 61, se for rodar com header e fazer 4-2-4, vai sair a 8000rpm, se for rodar pipado, entre 9800 e 11000rpm.

    YeppeeHaiHouKaYay
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Ter Dez 24 2013, 21:52

    Veteranos Comandantes e Copilotos

    A decadas sempre vem este assunto sobre Oleo de Ricino ; Infelizmente no Brasil não existe nenhuma lei do Inmetro para a Classificação do Oleo de Ricino , o que existe são os fabricantes de tintas e outras  industrias  que solicitam que o Oleo de Ricino seja Degomado ou bi degomado Industrial com um determinada viscosidade ou seja dentro de um padrão .
    O oleo de Ricino Bruto Filtrado ou duplamente filtrado estes são bons para fazer o combustivel ; exeto o Oleo de Ricino Doce para fins medicinais este é morte certa do seu motor .
    Este Oleo de Ricino da mais exlente qualidade é encontardo na Casa Bentevi , e na B.Herzog ambas
    em São Paulo são os que eu conheço e posso recomendar , com certeza os clegas deverão ter outras fontes  de fornecedores  de Oleo de Ricino de bõa qualidade .
    Uma coisa muito importante é ler o manual do motor para ver oque elê indica como o combustivel ideal , a maioria dos motores vem com estas instruções ; porem alguns fabricantes generalizam muito estas instruções , o que dificulta muitos colegas a usarem um combustivel ideal para determinado motor .
    Em um paragrafo anterior eu recomendava o uso do Oleo de Ricino fornecido pela Natural Rural ; não recomendo mais a sua utilização  visto que o mesmo não é filtrado pelo sistema de auto clave , e o oleo fica com uma especie de gelatina transparente que entope qualquer carburador , digo isso por experiência propria .
    No demais os colegas deram exelentes explanações que só vem a somar isso é ser aeromodelista .

    100 + Bons Voos e Com Exelentes Pousos

    Mario Zuffo BRA-00076
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Rogério Qua Dez 25 2013, 00:43

    boa Mario exelente !!! eu sou novato por isso tudo pra mim é novidade,mais como vc diz veteranos,comandantes e copilotos,eu mi classifico faxineiro do aeroporto Wink  de olho nas perguntas e respostas que vcs de patente alta falam,o que eu tiro de coisa boa não tá escrito  bounce,,, então, óleo de rícino pra mim tenho muito ainda que aprender!!!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Manicaca Qua Dez 25 2013, 10:06

    Rogério meu querido, aqui todos temos a mesma patente, que é a de amigos.
    Aprendemos muito uns com os outros todos os dias, e vc ai comprovar isso que tou te falando.
    Quanto ao Comandante Zuffo, além de uma pessoa muito bacana, passa a experiência dele de mais de 50 anos de aeromodelismo sem estrelismo ou "pano preto" como é tão comum no mundo de hoje.
    Bem vindo ao forum e ao VCC, participe sempre  santa  santa  santa 
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qua Dez 25 2013, 16:06

    Veteranos Comandantes e Co-pilotos  santa  santa  santa 

    Comandante Rogerio esta maneira que eu saudo a Todos aqui indistintamente : Veternos onde eu me incluo junto com os aeromodelistas da decada de 50  dai por diante , Comandante são os colegas que participam deste forum onde estamos , e co-pilotos são os colegas que estão sempre atenados no Forum , más não participam são meros especatadores dos topicos postados aqui.
    O Aeromodelismo ensinou uma coisa : " Uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto " como eu não tive quem me ensinasse nada inicialmente ,  aprendi tudo na cara dura más com o tempo fui tendo a colaboração de novos colegas ; dando dicas importantes e ensinando muita coisa que muito me ajudaram , e foi ai que  aprendi que retribuindo colaborando com os colegas estava aprendendo e fazia de um grupo , e hoje  procuro colaborar da melhor forma com os colegas ; pois estou aprendendo tambem muita coisa nova  este é o espirito do Forum .

    100 + Bons Voos  e Com Exelentes Pousos  

    Mario Zuffo BRA-00076
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Rogério Qua Dez 25 2013, 18:08

    seu Mario,pra mim é um grande prazer que o sr compartilhe a experiência que tem,eu falei nas patentes na brincadeira,mais 50 anos de experiência não é 50 dias!! o sr. é um grande comandante sim e quando poder mi ajudar fico muito agradecido sr. Mario(fico aguardando suas respostas das minhas perguntas).um grande abraço e muita saúde e felicidade. santa 
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  ANDRE Qua Dez 25 2013, 20:00

    Daniel escreveu:olá pessoal,

    Alguem saberia me dizer onde tem uma loja que possa comprar oleo de mamona? De prefrencia na região do ABC.

    Abraços
    Daniel

    Boa Noite Daniel,

    RESPONDENDO - RÍCINO DE PRIMEIRA QUALIDADE

    CASA BEM TE VI - ARTIGOS PARA LABORATÓRIOS (ACHO QUE FICA PRÓX. À AV. DOS BANDEIRANTES). VEJA NO APONTADOR.
    QUIMESP - PRÓX. AO AEROPORTO DE GUARULHOS.

    O melhor de todos é do da Chemco em Campinas, na Rod. Dom Pedro.


    AT. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Rogério Qua Jul 02 2014, 21:18

    olá rapaziada

    gostaria de fazer uma pergunta p/ os féras  Laughing 

    então,comprei um motor asp 61 4 tempos no mercado livre, que vai chegar a semana que veem,,, pra um segundo avião.

    Ele é um treiner r/c, eu gostaria de saber se este tipo de motor gosta
    de combustível "100% sintético ou com óleo de mamona junto."

    E quantos % de nitro e oléo vcs mi recomenda.

    Eu tenho tbm um motor motunuc 61 2t e um asp 52 2t que eu uso o Byron 10/16

    Agora este asp 61 4t não faço nem ideia qual ficaria melhor  Rolling Eyes 


    "obrigado abraços a todos"
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  ANDRE Qui Jul 03 2014, 08:41

    Bom dia,

    Minha recomendação é que você utilize 50% Byron e 50% combustível caretão (4 partes de metanol para 1 parte de óleo de rícino).

    Acredito que essa mistura pode trazer longa vida para o seu motor. Se notar que está carbonizando, reduza a proporção para 70% Byron e 30% caretão.

    Já utilizei o ASP 52 e o Evo 60 em regime de alta rotação com Byron 10% /18% e na minha opinião acho que judia um pouco do motor, reduzindo a vida útil dos componentes.

    No Evo 60 os rolamentos novos começaram a apitar, e no ASP deu folga na biela.

    Os motores chineses ainda apresentam alguns problemas de construção, tais como peso, limalha em motores novos e rolamentos de péssima qualidade.

    Outra dica é vedar o corpo do carburador no bloco do motor com teflon, (aquele mesmo utilizado por encanadores). Além do o ring de borracha o teflon praticamente veda qualquer passagem de ar, melhorando sensivelmente a carburação do motor.

    At. André L.Costa.
    PPG - Pista da Praia GRande.
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  ANDRE Qui Jul 03 2014, 08:46

    DESCULPE A FALHA,

    AGORA VÍ QUE O SEU MOTOR É 4 TEMPOS.

    PARA 4 TEMPOS SEMPRE UTILIZAR ÓLEO SINTÉTICO COM 15% A 20% DE NITRO.

    A recomendação anterior é para motor 2 tempos.


    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    Leo-ST
    Leo-ST
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 164
    Idade : 48
    Data de inscrição : 01/11/2013

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Leo-ST Qui Jul 03 2014, 10:13

    Rogério, tenho um ASP .61 4T voando em modelo R/C. Meu motor regulou com combustível 5% de nitro, gostei do motor, apesar de náo ter muitas horas de voo ainda não apresentou problemas. É uma copia fiel dos antigos OS .61.
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  TAPXURE Qui Jul 03 2014, 10:29

    Na minha opinião, pode se usar combustíveis com óleo de rícino em motores 4 TEMPOS. Eu uso o BYRON 15 Nitro/18 Óleo e
    acrescento mais 100~140ml de óleo por galão.

    Quando em uso, o barulho do motor fica mais "suave", podem acreditar!!! Outra coisa muito importante, é sempre voar com
    a mistura bem rica, visto que motores 4T esquentam bem mais. Tenho um deste motor num PAULISTINHA da Radar. A força
    dele é muito pequena. Vale um .40 2T... e olhe lá! Seu treinador tem que ser pequeno e leve!

    Antes de voar, eu desmontei todo o meu motor e o lavei com thinner. Saiu sujeira demais! Se não tiver experiência em motores
    4T, aconselho não desmontá-lo. Tire a tampa trazeira, tampa de válvulas e a vela. Aplique o thinner com uma bisnaga para
    dar pressão. Aconselho a fazer uma junta de papelão ou silicone para a tampa de válvulas. Ela tem um vazamento crônico! Nas
    roscas do escapamento, pode usar bastante veda-rosca, como disse o André. Ajuda a não ter vazamentos que mancham esta
    peça.

    Abraços!
    Ferenc I. L. Zámolyi
    Ferenc I. L. Zámolyi
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 19
    Idade : 81
    Data de inscrição : 06/10/2007

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Ferenc I. L. Zámolyi Qui Jul 03 2014, 11:25

    Daniel, saudações!
    O Rafa, do CASA, dispõem para venda de Óleo de Mamona (Rícino) perfeito para uso em motores de aeromodelo. Entre em contato com ele, certamente vai encontrar uma forma de disponibilizar o material para você.
    É fácil entrar em contato por meio da lista Voocircular. Caso você não acesse o grupo, enviarei o email dele.
    Abraços
    Ferenc
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Rogério Qui Jul 03 2014, 19:09

    TAPXURE escreveu:Na minha opinião, pode se usar combustíveis com óleo de rícino em motores 4 TEMPOS. Eu uso o BYRON 15 Nitro/18 Óleo e
    acrescento mais 100~140ml de óleo por galão.

    Quando em uso, o barulho do motor fica mais "suave", podem acreditar!!! Outra coisa muito importante, é sempre voar com
    a mistura bem rica, visto que motores 4T esquentam bem mais. Tenho um deste motor num PAULISTINHA da Radar. A força
    dele é muito pequena. Vale um .40 2T... e olhe lá! Seu treinador tem que ser pequeno e leve!

    Antes de voar, eu desmontei todo o meu motor e o lavei com thinner. Saiu sujeira demais! Se não tiver experiência em motores
    4T, aconselho não desmontá-lo. Tire a tampa trazeira, tampa de válvulas e a vela. Aplique o thinner com uma bisnaga para
    dar pressão. Aconselho a fazer uma junta de papelão ou silicone para a tampa de válvulas. Ela tem um vazamento crônico! Nas
    roscas do escapamento, pode usar bastante veda-rosca, como disse o André. Ajuda a não ter vazamentos que mancham esta
    peça.

    abraços!

    "boa noite taps"

    Então,este aero ele tem 1,50 de vergadura.

    taps este vendedor que eu comprei o motor tem em seu anuncio um asp 91 4t,,,,vc acha fica muito pesado ou fica bom?

    Eu pensei assim...

    Eu paguei o boleto hoje a tarde e acho que ainda não apareceu pra ele que foi pago,,, Quero dizer que ainda da tempo de eu mandar um email pra ele
    falando da troca pelo motor 91 é só eu depositar a diferença (acho que ainda não enviou) "que vc acha taps?".

    Falando do combustível vc acrescenta 100 a 140ml de óleo rícino ou sintético?, se for óleo de rícino o que vc acha deste óleo que tem no mercado livre é bom???

    "obrigado valeu taps"

    (Se a rapaziada estiver lendo isso e tiver uma ideia pra passa por favor escreva, sou novato, e se poderem ajudar fico agradecido e agradeço a todos que já escreveu)

    Conteúdo patrocinado


    óleo de mamona Empty Re: óleo de mamona

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28 2024, 13:04