Alguem saberia me dizer onde tem uma loja que possa comprar oleo de mamona? De prefrencia na região do ABC.
Abraços
Daniel
Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.
pelunacla escreveu:Daniel,
uma vez eu lembro de ter comprado óleo de mamona em uma farmácia de manipulação. Apenas tenha certeza que é o óleo puro, pois se não me engano existe um com adição de açucar, ou coisa assim que pode gerar resíduos durante a queima no motor.
Mas se vc está pensando em aumentar o conteúdo de óleo no combustível, eu experimentei com óleo 2 tempos de moto (à venda inclusive em grandes supermercados) e funcionou muito bem.
Luis
TAPXURE escreveu:Rogério;
Pela minha experiência, todos meus motores 2T ou 4T usam combustível com óleo. Este óleo não queima totalmente na combustão. O sintético tem boa
parte queimada mas o rícino não! Por isso, dizemos que o melhor lubrificante é o óleo de rícino (mamona). O problema deste lubrificante, é que como ele
não queima a cada explosão de uma rotação do motor, ele tem que "sair" pela janela de escape ou válvula de escape. Então, o motor "pinga" este óleo
pelo bico de saída do escapamento... Quanto mais "rica" (afogado) a mistura, mais excesso de combustível dentro do motor e consequentemente, mais
óleo sai pelo escapamento. Durante o funcionamento em alta RPM, o motor pulveriza o óleo, devido a velocidade de saída dos gases. Na lenta, pode
ocorrer o tal "pingamento"!
Esse excesso de combustível tem que sempre existir no funcionamento do mesmo. O combustível que "sobra", lubrifica e dissipa o calor que o
motor produz durante o funcionamento.Durante os primeiros 20 tanques que voamos, deixamos a agulha mais aberta (80% da RPM todo acelerado).
Ou seja, o motor fica "rouco", saindo bastante fumaça pelo escape durante o voo (todo acelerado). Depois dos 20 tanques iniciais, devemos fechar a
agulha para atingir 90% da rotação máxima. ATENÇÃO: NUNCA DEVEMOS REGULAR A AGULHA PARA 100% DE RPM, MESMO SE O MOTOR FOR
MUITO RODADO.
Aconselho a tirar o abafador que tem dentro do escape, que ganhará potência e esquentará menos o motor. Use sempre hélice balanceada, uma boa vela
e nivele o centro do tanque 1CM abaixo do nível da agulha de alta. O resto... é só diversão!!!
Abraços;
Tapxure
Daniel escreveu:olá pessoal,
Alguem saberia me dizer onde tem uma loja que possa comprar oleo de mamona? De prefrencia na região do ABC.
Abraços
Daniel
TAPXURE escreveu:Na minha opinião, pode se usar combustíveis com óleo de rícino em motores 4 TEMPOS. Eu uso o BYRON 15 Nitro/18 Óleo e
acrescento mais 100~140ml de óleo por galão.
Quando em uso, o barulho do motor fica mais "suave", podem acreditar!!! Outra coisa muito importante, é sempre voar com
a mistura bem rica, visto que motores 4T esquentam bem mais. Tenho um deste motor num PAULISTINHA da Radar. A força
dele é muito pequena. Vale um .40 2T... e olhe lá! Seu treinador tem que ser pequeno e leve!
Antes de voar, eu desmontei todo o meu motor e o lavei com thinner. Saiu sujeira demais! Se não tiver experiência em motores
4T, aconselho não desmontá-lo. Tire a tampa trazeira, tampa de válvulas e a vela. Aplique o thinner com uma bisnaga para
dar pressão. Aconselho a fazer uma junta de papelão ou silicone para a tampa de válvulas. Ela tem um vazamento crônico! Nas
roscas do escapamento, pode usar bastante veda-rosca, como disse o André. Ajuda a não ter vazamentos que mancham esta
peça.
abraços!
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