VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+7
alexandre lopes
Anselmo
FredPach
Leonardo.STUNTI
Alexandre Dalla
Wagner
Mustrengo
11 participantes

    Elétricos...

    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Elétricos... Empty Elétricos...

    Mensagem  Mustrengo Ter Out 09 2007, 20:29

    Não sei se aqui é o lugar correto para postar este tópico, mas aproveitando o link do Windy que estava em outra seção vi que no site dele há um timer destinado a VCC Stunt para motor elétrico.
    Alguém já viu um desses voando? Como funciona? Acho que depois da estréia do Mustrengo vou converter o Hot Rod Deuce para elétrico só de curiosidade... Rolling Eyes
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Wagner Ter Out 09 2007, 20:47

    Saudações Beto Glaser!

    Eu tomei a liberdade e movi seu post para o Fórum de Acrobacia.
    Eu nunca ví um destes modelos elétricos funcionando, mas uns anos atrás um aeromodelista ficou em 6º no NATS, o Bob Hunt e o Paul Walker tem voado elétricos, na Europa muita gente tem voado.
    No Stuka Stunt Forum tem muitas informações, o problema mesmo é o preço das baterias de alta capacidade, por que motor e timmer até que saem em conta, o problema é comprar um carregador inteligente, um pack custando mais ou menos 150 dólares e por aí vai, e bateu, diga adeus ao pack, infelizmente é mais sensível, é como comparar uma câmera fotográfica convencional com uma digital.

    Para modelos perfilados e mais leves, dá para usar motores menos possantes e baterias mais em conta, mas o carregador normalmente será um investimento fixo, e é melhor pegar coisa boa de uma vez.

    Qualquer coisa te dou um help com links e tudo o mais.

    Um abraço.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Mustrengo Ter Out 09 2007, 20:50

    opa, valeu pela resposta... quando chegar a hora de converter vou te procurar


    abrasssssssssss
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Wagner Ter Out 09 2007, 20:55

    Ok Beto!

    Não sou mestre, mas faz uns par de anos que estou pesquisando e vendo esta evolução, espero até a metade do proximo ano estar com um modelo clássico convertido para elétrico, provavelmente o Tucker Special, todo aliviado, já que não precisará de tantos reforços, a vibração quase não existe com elétricos.

    Um abraço e quando precisar pergunte, quem sabe a gente não importa a tralha tudo de uma vez?? No site do Randy Smith tem umas coisas legais.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Mustrengo Qua Out 10 2007, 07:58

    Meu irmão voa elétricos RC e está indo pros EUA a trabalho dia 16 agora... pensei em já trazer algo de presente de Dia das Crianças pra mim.... :p
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Wagner Qua Out 10 2007, 08:08

    Salve Beto Glaser!

    Entendi, o timmer seria aquele mesmo que você viu, mas tem no site do Randy Smith:
    http://www.aeroproduct.net/electricproducts.htm

    Dê uma pesquisada no Stuka Stunt Fórum e em www.stunthangar.com/smf procure por electric sái um monte de posts e infos, daí é absorver o conhecimento, estes equipos do Randy são para modelos possantes, tipo o novo Genesis do Hunt, para perfilados é possivel investir menos capital, tem um Cardinal elétrico acho que no Stuka.

    Vamos conversando, teu irmão volta logo?

    Um abraço.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Alexandre Dalla
    Alexandre Dalla
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 59
    Idade : 52
    Data de inscrição : 06/10/2007

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Alexandre Dalla Qui Out 11 2007, 22:23

    Realmete tem bastante gente voando eletrico ja vi alguma coisa na internet acho se você procurar vai achar alguma coisa mais detalhada mais acho que enciclopédia humana do vcc ja vai ter todas as respostas para lhe ajudar
    Leonardo.STUNTI
    Leonardo.STUNTI
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 30
    Data de inscrição : 17/10/2007

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Leonardo.STUNTI Qua Jun 04 2008, 12:50

    Estão no mercado as baterias de Lithium Fosfato ( Life ) bastante diferente da Lipo as life aguentam altas taxas de carga e descarga, não explodem, nao incham e tem vida util de 1000ciclos. Para se ter uma ideia pode elas podem ser carregadas em até 4C , o q dá 15min dependendo do pack.
    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  FredPach Qua Jun 11 2008, 02:23

    Olá..

    Sou novo aqui no forúm (cadastrado) mas já frequento, lendo os post, há algum tempo. Sou piloto de VCC desde 9 anos de idade, isso faz 20 anos. Já competi no brasileiro de 1997, fiquei em segundo lugar na minha categoria e nos ultimos anos andei meio parado com tudo. De alguns meses pra ca resolvi voltar a pilotar e comprei um modelo 40 pra começar a desenferrujar minha mão. Até que ta legal tirando o fato de eu detestar sujar minha mão (RSRS). E pior ainda é ter que limpar o avião no fim do dia, quando nem sol mais tem pra ver onde ta sujo. E pesquisando plantas de avioes para VCC na net, vi alguem comentando sobre o Genesis eletrico do Bob Hunt. E daí me deu um estralo. Avião eletrico é interessante, não suja, é mais duravel por vibrar menos, é mais confiavel, pois sabemos quando ele irá desligar de fato. E ainda tem muito o que ser desenvolvido nele. Como ESC que podem "simular" um stunt fazendo o motor acelerar quando virado pra cima e desacelerar quando na horizontal. Além disso o eletrico não varia o centro de gravidade como o Glow, no Glow, a medida que vc voa o combustivel vai se acabando e o peso diminuindo, fazendo com que o CG recue um pouco. No eletrico isso não existe. A rotação do motor será constante no voo inteiro enquanto que no Glow tem hora que acelera sem querer ou que fica fraco d+, sem falar que o Glow é sensivel a pressao atmosférica e o eletrico não. Andei vendo ai no site do Windy o timer que alguns mensionaram acima. Esse timer é capaz de controlar trem de pouso. Imagina que lindo um avião de acrobacia F2B decolando e antes de terminar a segunda volta ele tem o trem de pouso recolhido, faz a gama toda em uns 5 ou 6 minutos e momentos antes do motor desligar o sistema abre o trem de pouso e logo em seguida desliga o motor.

    Depois de eu imaginar tanto e ficar com tanta vontade de ter um eletrico comecei a pesquisar sobre. Encontrei no youtube vários videos de avioes grandes F2B eletricos que me deixaram mais motivado ainda em ter um eletrico. Pesquisei preços de motores eletricos, baterias, ESC´s e timers. Tudo o que é necessario pra um eletrico voar. Obviamente, o que é vendido nas lojas aqui no Brasil é inviavel, mesmo por que as lojas daqui são tapadas para o VCC, essas lojas só querem saber de brinquedos. (OBS: RC pra mim é brinquedo, já tive um!!) Tentei conversar com um vendedor da loja HobbyDelivery e ele tentou me empurrar um motor muito grande e um par de baterias de Li-Po que juntos somavam mais de 1 kg. Ah, e só pelas baterias queria me cobrar mais de mil reais. Quase desisti dos eletricos quando vi esse preço. O fato é que o eletrico é barato sim lá fora. No ebay encontra-se baterias de li-poly de 4000 mAh por menos de 100 dollares. Sinceramente, encontrei essa bateria por 30 dollares. Se é boa ou não eu não sei, mas é do mesmo tipo que Mike Palko usa no seu Silencer. Enfim, partindo do pressuposto que podemos comprar tudo pela internet, entrei em algumas lojas pelo mundo e encontrei tudo que eu queria para montar meu eletrico (apenas parte eletrica). Motor equivalente ao Glow .40 sai na faixa de 100 a 130 reais. ESC não custa mais de 200 reais, bateria 4S2P custa por volta de 300 reais. Mais o timer que é uma merreca, 30 dollares, e se pagar mais 5 leva um DVD de como regular seu eletrico. Bom, uns 700 reais para começar a brincar de eletrico, sem ter que comprar combustivel, nem papel pra limpa-lo, o avião irá durar mais tempo tbm, pois não irá trepidar tanto quanto um glow, e isso conta... E tem mais, entrei numa loja e vi um FOX de ceramica que custava quase 800 reais. Sendo assim acho que eletrico já vale a pena, e daqui pra frente só será mais barato.

    Bom senhor administrador, escrevi tudo isso pra dizer ao senho que fizesse um topico aqui no forum dedicado aos Eletricos, assim ficará mais facil colocar e achar assuntos relacionados aos eletricos. Eu vou montar o meu logo logo, e queria ter um lugar pra postar minhas cabeçadas, para que outros saibam o que fazer tbm.

    Frederico V Azevedo - BRA 4270
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Wagner Qui Jun 12 2008, 20:10

    Salve Fred!

    Seja bem vindo.
    Muito interessante e importante seu relato, tenho pesquisado sobre elétricos nos ultimos 4 anos ou mais. Não sou expert, mas estamos aí.

    Sobre criar mais uma parte no Fórum, acredito que seja cedo, não temos tanto movimento, e ficar separando também é complicado, o mecanismo de busca é muito bom. Futuramente daria para criar uma seção e mover todos os tópicos. Qualquer coisa me contacte via pvt.

    Um abraço, e a conversa está ficando boa!

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Leonardo.STUNTI
    Leonardo.STUNTI
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 30
    Data de inscrição : 17/10/2007

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Leonardo.STUNTI Seg Jun 16 2008, 18:43

    Buenas,


    Eu estava com um pequeno projeto usando motores eletricos, entao optei por algo que pudesse ser usado tambem no VCC. Estou finalizando a montagem do pack LIFE:

    Elétricos... Lifeuk3


    Acho que com esse motor consigo colocar em um modelo de porte médio. As baterias porem, teriam de ser com mais células. Por enquanto vou testanto e aprendendo mais sobre eletricos/baterias em um pequeno modelo r/c.



    Saudações,
    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  FredPach Seg Jun 16 2008, 19:35

    E ai Leonardo, tudo bom?

    Dê mais detalhes do seu equipamento, que motor que eh?

    Essa bateria que vc ta usando não eh Lipo não neh?

    Boa sorte ai no seu teste, espero que dê certo. Logo logo farei o meu. Very Happy

    Abraços
    Leonardo.STUNTI
    Leonardo.STUNTI
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 30
    Data de inscrição : 17/10/2007

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Leonardo.STUNTI Ter Jun 17 2008, 14:40

    Beleza Fred,

    Como o projeto inicial era apenas montar um modelo R/C asa alta para brincar, optei por equipamentos mais baratos (chineses) porem com possibilidade de usar quem sabe em um Banshee ou um Nobler futuramente.

    Motor Emax 2820 que pesa 145g e de acordo com as especificações com uma Lipo 3s + Helice 10x5 teria um empuxo de 1,500g, já usado baterias 4s + Helice 12x6 o empuxo seria de 2,100g.


    Porem antes de comprar as Lipos pesquisei bem e fiquei muito interessado nos beneficios das Life. Como nem tudo é perfeito, em relação as Lipo as Life tem umpouco menos voltagem por célula e um peso maior.

    Acho que o Setup para equipar um Banshee com esse motor 2820 seria preciso uma bateria 5s Life, ESC 45A ou 50A.


    Cada Celula de LifePO4 2300mha da M1 pesa 70g.
    Leonardo.STUNTI
    Leonardo.STUNTI
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 30
    Data de inscrição : 17/10/2007

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Leonardo.STUNTI Ter Jun 17 2008, 14:45

    Inclusive, aos poucos estão saindo baterias de maior capacidade, vcs podem acompanhar aqui:

    http://maximusracing.free.fr/us/infos.html
    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  FredPach Qui Mar 25 2010, 23:05

    Tomei coragem, entrei num site de hong kong e fiz umas comprinhas. Acho que não demorou 15 dias para os brinquedinhos chegarem. Comprei um motor, uma bateria, um ESC, um carregador/balanceador e um cartão de configuração do ESC. Tudo isso por 350 reais. Faltam agora o timer, que vou comprar do wandy, 30 dolares, helices para moteres helitricos (será que pode ser usada helices classicas, de motores a combustão? E por fim um avião que leve toda essa parafernaria. Aproposito, o avião eu já tenho, falta fazer uma reforminha nele e adapta-lo ao motor eletrico. Segue foto dos brinquedinhos.

    Elétricos... P3050005
    Um Cheyenne 2000, que voava com um ST51.

    Elétricos... P3250038
    Um ESC de 60A, um motor Turnegy similar ao AXI 2826, o avião e uma bateria 4s2p de 4000 mah.

    Elétricos... P3250034
    Carregador e balanceador de baterias. Da pra usar na bateria do carro tbm.

    ABS
    Anselmo
    Anselmo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 182
    Idade : 49
    Data de inscrição : 18/12/2009

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Anselmo Sex Mar 26 2010, 10:02

    Beto Glaser, vc já deu uma olhada no site da brodak, eles tem coisas específicas para vcc elétrico, não sei se os preços são bons, mas é apenas pra constar.

    Grande abraço
    Anselmo
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Mustrengo Sex Mar 26 2010, 12:36

    Anselmo escreveu:Beto Glaser, vc já deu uma olhada no site da brodak, eles tem coisas específicas para vcc elétrico, não sei se os preços são bons, mas é apenas pra constar.

    Grande abraço
    Anselmo

    Opa, já vi sim, por isso que me entusiasmei de fabricar por aqui memso, pra baratear um pouco e viabilizar os elétricos no Brasil...sil...sil...sil O país do mundo onde se paga mais imposto e tem menos benefício público! a Assembléia Legislativa do Paraná que o diga...
    alexandre lopes
    alexandre lopes
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 11
    Idade : 41
    Data de inscrição : 24/02/2010

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  alexandre lopes Qua maio 12 2010, 23:35

    Olá Fred ...


    Como anda o projeto?

    Estou querendo construir um genesis elétrico para mim, a elétrica tenho tudo, só vou precisar comprar o timer e o cabo de kevler.

    Fico no Aguardo sobre seu projeto.
    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  FredPach Qui maio 13 2010, 10:18

    alexandre lopes escreveu:Olá Fred ...


    Como anda o projeto?

    Estou querendo construir um genesis elétrico para mim, a elétrica tenho tudo, só vou precisar comprar o timer e o cabo de kevler.

    Fico no Aguardo sobre seu projeto.

    O projeto esta caminhando, devagar mas sempre. huauahauhau

    A parte eletrica já está completa, o timer é o da Brodak mesmo, e uma helice 12x6 para eletricos. Testei e a rotacao do motor gira em torno de 9000 rpm parado. Já coloquei o motor no avião, e agora falta terminar a reforma do modelo e achar uma maneira de organizar a fiação toda dentro daquele pico apertado. Ah, e fazer uns furos para a refrigeração dos componentes. Acho que até o fim do ano eu termino ele.

    Abs
    Moretto
    Moretto
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 58
    Idade : 37
    Data de inscrição : 22/07/2009

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Moretto Sáb maio 15 2010, 21:57

    fala Fred.. blz..
    Só por curiosidade dexa eu te pergunta.
    esse modelo ai q vc ta convertendo pra eletrico.
    é um Cheyenne?
    abraço.
    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  FredPach Dom maio 16 2010, 11:26

    Moretto escreveu:fala Fred.. blz..
    Só por curiosidade dexa eu te pergunta.
    esse modelo ai q vc ta convertendo pra eletrico.
    é um Cheyenne?
    abraço.

    Eh sim, é aquele Cheyenne 2000 da antiga aerobras, mas um pouco modificado. O motor original ficava de lado, como num modelo perfilado.

    abs
    Moretto
    Moretto
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 58
    Idade : 37
    Data de inscrição : 22/07/2009

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Moretto Seg maio 17 2010, 18:00

    Há Só...
    O Cheyenne é um modelo muito bom...
    Aqui na região tem um cara q ta preparando um Legacy pra eletrico..
    mais ambos vão ficar muito bom.
    abraço e sucesso no projeto.
    eduscorrea
    eduscorrea
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 26
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/04/2010

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  eduscorrea Ter Set 21 2010, 17:15

    Eu estou acompanhando o tópico e já namorei algumas vezes no site da Brodak o kit do Super Clown elétrico. Segundo consta, é um kit com tudo o que precisa pra voar (exceto cabo e manete), vem inclusive um Super Clown ARF. O preço é de US$ 250,00 aproximadamente. Se por um lado seria interessante pra saber como funciona a coisa, por outro eu fico me perguntando se não vou enterrar R$ 500,00 e me decepcionar....
    O fato de não precisar limpar e principalmente não ter problemas com fazer o motor funcionar é que me atrai. Especialmente agora que eu estou penando com um OS 25 FP que não da jeito de funcionar a contento de maneira nenhuma....Só que se cair a bateria vai pro espaço...
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Mustrengo Ter Set 21 2010, 18:32

    O duro é só a duração da bateria. Tem que levar algumas pro campo pra não ficar parado vendo os outros voarem.
    Na minha modesta opinião, para o VCC se adequar bem aos elétricos, será necessário ainda desenvolver melhor as baterias, tanto em peso como em durabilidade.
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Eduardo Yamin Ter Set 21 2010, 19:49

    Pelo que tenho visto no mundo R/C, já se consegue autonomia igual (ou maior) por bateria que um glow, só que com vibração, peso e ruido menores.

    Para falar nos problemas dos elétricos eu cito:

    1 - São mais delicados e por isso aguentam MUITO menos porrada que os motores glow;

    2 - No caso de uma batida o sistema "comum" não desliga o motor, podendo causar problemas extras por causa disso. Imagina o modelo bater e continuar com o motor ligado...

    O resto é tudo adequação, ,um vai gastar mais para mandar limpar o banco do carro, com velas extras, o outro vai gastar mais em baterias, balanceadores e também com o perigo de por fogo na oficina.

    Conteúdo patrocinado


    Elétricos... Empty Re: Elétricos...

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Mar 29 2024, 05:16