VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+7
Wagner
Manicaca
marioverol
adriano
Alexandre Margonar
Mustrengo
carlão eckert
11 participantes

    4 stroke

    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    4 stroke Empty 4 stroke

    Mensagem  carlão eckert Qua Jul 15 2009, 10:43

    Estava revirando meus favoritos e acho este link do grande amigo elizio de campo grande(saudade do nosso local de voo)que vale a pena assitir, no primeiro aparece ele voando para caramba como é de costume, e foi somente o thiago desligar a camera acontece algo surpreendente vide segundo video

    https://www.youtube.com/watch?v=qRA69CoFd0U

    https://www.youtube.com/watch?v=jHbgoTS5yL0&NR=1

    grande abraço
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Mustrengo Ter Ago 11 2009, 20:08

    como ele conseguiu essas façanhas?
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Alexandre Margonar Qua Abr 06 2011, 20:21

    Carlão,
    Sei que a postagem é antiga, mas só hoje eu vi.
    Realmente impressionante.
    Isso também prova uma coisa: Asa externa menor, peso na asa externa, aileron ajustável, e já ouvi falara até em incidência diferenciada, tudo isso pode ajudar,mas esse vídeo mostra que não é necessário, nem mesmo a asa externa !!!

    Tenho um vídeo onde uma Extra 300 R/C com motor 90, também perde uma asa em vôo, e o piloto trouxe até o chão, só no torque roll.
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  adriano Qua Abr 06 2011, 21:35

    ola galera vejo muitos aeros vcc com motor 4 tempos ,gostaria de saber qual a vantagem desses motores em relaçao aos 2 tempos ,sera consumo,potencia ,etc ,abraços
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  marioverol Qua Abr 06 2011, 22:15

    A principio,,,,,gosto!
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Mustrengo Qui Abr 07 2011, 06:56

    Os 4T são mais pesados, tem um pouco mais de torque, mas o ronco dele é espetacular! Sleep
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Manicaca Qui Abr 07 2011, 09:39

    adriano escreveu:ola galera vejo muitos aeros vcc com motor 4 tempos ,gostaria de saber qual a vantagem desses motores em relaçao aos 2 tempos ,sera consumo,potencia ,etc ,abraços

    Vantagens: Mais torque (força) a rpm mais baixas (gira hélice maiores a uma rpm mais baixa), consumo mais baixo se comparado a um motor 2 tempos de mesmo tamanho, som do motor é realmente muito legal (como disse o mestre Glaser) e potência em geral menor do que em um motor similar 2 tempos (menor nas altas rpm).
    Desvantagens: preço elevado, peso também maior, maior complexidade mecânica e prejuízo maior em caso de quebra ou queda, pois basicamente o motor é um motor com a mesma configuração de um motor 4 tempos de moto tipo CG 125/ 150 tem válvulas, molas, balancins, varetas, comando (mais coisa pra quebrar etc)e ainda geralmente funciona bem com percentagens de nitro mais altas (custo de operação as vezes é maior também.
    Espero ter ajudado
    abraço
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  adriano Qui Abr 07 2011, 11:20

    valeu galera,estava pensando numa compra de um 4 tempo, mas ja desisti,abraços
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Mustrengo Qui Abr 07 2011, 11:41

    Tem alguns modelos que ficam ótimos com motores 4T, como o Thunderbolt do Bene Rodrigues, o T-Rex, Mr Hyde, Alpha... eu tenho um 70 4T que vai voar já já
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Wagner Ter Abr 12 2011, 14:18

    Salve!

    Infos interessantes:

    http://eduardo.affonso.pagesperso-orange.fr/verportu.htm
    quase no final tem matéria traduzida pelo Ferenc, sobre motores 4 tempos. Muito detalhada, tem que procurar a matéria quase no final do site, não tem como postar link direto.

    http://pt252.chez-alice.fr/saito56/saito56preparo.htm
    Preparação de Saito 56.

    Sucesso à todos.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  martin Ter Abr 12 2011, 17:32


    Funcionamento de motor 4T é uma delicia. Vale apena ter um para ter o gostinho. Acho muito facil de lidar com eles.

    Queria chamar atenção dos leitores quanto ao peso, veja bem um Saito 40 com muffler pesa 300g um OS 46LA com muffler pesa 343g. Nos motores 4T maiores se somar o peso do motor com mufler, tanque e combustivel os motores 4T acabam ficando a mesma coisa ou em certos casos até mais leves, porque consomem bem menos.

    Martin

    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  martin Ter Abr 12 2011, 22:03

    Só para esclarecer, quando digo "Acho facil lidar com 4T" eu me refiro a lidar com o motor depois de instalado no modelo.

    Mas antes do motor ir parar no nariz de um modelo temos que fazer algumas adaptações no motor, se não é dor de cabeça na certa.

    A Saito e Enya lançaram motores 4T que já vem de fabrica adaptados para VCC. Entretanto o "Venturi" original da Saito não funciona muito bem e requer modificação (ver link do Bob abaixo) ou fazer um novo do jeito que agente sabe que funciona. O Venturi da Enya eu não tive tempo de testar e desconheço quem tenha usado para falar qualquer coisa, a principio parece que não vai precisar de modificação porque usa de fato um venturi e spray bar de VCC tradicional. Um dia destes eu testo esse Enya 4T e posto aqui os resultados

    O link abaixo mostra o trabalho do Bob Reeves. Ele esta na capa da Control Line World, ver a primeira pagina do site da Brodak, pelo seu sucesso com os motores 4T.

    http://www.tulsacl.com/SaitoCarb.html

    Quem for usar um 4T pela primeira vez é bom consultar com quem já usou e obteve sucesso, é diferente de 2T e precisa ter certos cuidados, uma deles é com hélices de madeira. Recomendo fazer um disco de lixa de Ferro 80, cortando dois discos e colando com Epoxi para usar entre a hélice e arruela do motor, 4T adora cuspir hélice para fora. Tem gente que pina a hélice, tenho algumas assim e até agora tudo bem, mas me preocupa cortar as fibras da madeira bem ali onde todo o torque esta sendo transferido do eixo para a hélice.

    Martin


    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Sérgio Daeuble Ter Abr 12 2011, 22:27

    Eu tenho um Enya 46 quatro tempos RC. Adoro este motor! O consumo, suavidade, barulho.
    Muito bom motor!
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  martin Ter Abr 12 2011, 23:00

    Ola Sergio,

    Caso tenha interesse, a Enya tem um Venturi para ele. E voce viu o outro post que coloquei mostrando o motor com com escape montado na trazeira? Esse seu motor e o Enya 53-4C tem o mesmo corpo pelo que sei então ficaria do mesmo jeito.

    Quem usou um motor igual a ess com sucess no VCC foi Ted Fancher, ele tambem fala super bem do motor.

    Martin

    Osni Renato
    Osni Renato
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 199
    Data de inscrição : 28/10/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Osni Renato Qui Abr 14 2011, 21:49

    Ola Pessoal !

    Particularmente nao sou fã de 4T.

    Nao é pelo peso, acho o peso adequado para o aviao adequado.
    Penso que os 4T sao otimos voadores porem motores mais complexos, quem teve sorte nunca precisou regular 1 valvula, mas os motores 4t infelizmente nao tem a mesma competitividade que os dois tempos , quer pipado, stunt ou convencional.

    Haja visto que no topo das provas (Mundial, Americano, Brasileiro, etc...) nao se tem muitos 4T , o Bene usou e defendeu por muito tempo, hoje voltou pros 2T (stalker).

    Acho sim um motor muito forte, mas nao vejo um 4T ser competitivo para bater de frente com um pipado (principalmente em condicao de vento)

    Entendam que é a minha visao e o meu ponto de vista. Em BH eu voei o 4T do Rudse e achei um otimo conjunto, mas nao trocaria jamais pelo que voo hoje.

    Grande abraço,Osni
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Mustrengo Sex Abr 15 2011, 10:43

    Esse papo sempre vai cair no mesmo chavão: o melhor motor é aquele que você gosta de voar e se dá bem.... jocolor
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Alexandre Margonar Sex Abr 15 2011, 18:58

    Concordo com você Beto.
    Se você só tem um Sassi ou WB, esse é o melhor motor.
    KKKKKKK
    Osni Renato
    Osni Renato
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 199
    Data de inscrição : 28/10/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Osni Renato Sex Abr 15 2011, 19:30

    É sem polemizar !
    Concordo, o melhor é o que se tem , sem discussao!

    Porem.......... se vc tem pretençao de ser competitivo, ou seja, se quiser competir e chegar mais perto do topo ai o calo aperta.

    Em nenhum momento disse que nao é bom ou que é melhor, nao confundam a situacao.

    Disse que os 4T nao sao na minha opiniao tao competitivos quanto os 2T, nesse aspecto nao disse nenhuma marca de motor, e reafirmo os 4T nao sao tao competirivos quanto os 2T , pq independente da potencia ou da marca nas COMPETICOES de F2B os 4T perderam um pouco o espaço.

    Vejo que um ST51 é um motor que tem um otimo custo beneficio e é muito competitivo, um modelo bem equilibrado com ajustes bem feitos (trimagem e treino) sao muito competitivos, se comparado ao custo , mais competitivo que um 4T de qualquer marca.

    O amigo Rudse antes de voar com o modelo Russo detonou um monte de competidor e ele usava um STILETTO com ST46 , o conjunto tinha 20 anos porem estava totalmente equilibrado e ajustado, ganhou de muito pipado e 4T .

    Entao sempre que tenho a minha opiniao esta referida a competicao, ok?

    Atenciosamente, Osni
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  marioverol Sex Abr 15 2011, 23:06

    Pra mim, depois da etapa de piracicaba, ficou claro a eficiencia dos pipados...Parece que o vento acaba quando o avião decola..Impressiona a covardia com os demais aviões..E olha que teve avião Russo sem completar a gama.
    Verol...Adoro meu Enya 50SS...Atualmete, não troco por nada.
    Osni Renato
    Osni Renato
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 199
    Data de inscrição : 28/10/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Osni Renato Sex Abr 15 2011, 23:19

    Fala Verol !
    Cara posso te dizer que o vento nao sumia nao, a gente lá no meio sentia tudo bem de perto hehehehe.
    A diferença é que como a faixa de torque e giro do pipado é diferente dos motores com mufler o motor consegue ter boa traçao mesmo em condicao de vento como a de pira , diga-se de passagem que o vento de Curitiba tava parecendo uma brisa de verao perto de Piracicaba (pior vento que eu ja voei).

    Os motores ENYA sao exelentes principalmente pq tem caracteristicas semelhantes aos pipados, a boa faixa de torque dele é com giro um pouco mais alto, e é assim que se consegue voar mesmo com um furacao.
    E o seu caso é tipico de um bom acerto entre motor , aviao , helice e treino, vc conhece bastante o seu modelo e seu motor, seu conjunto esta equilibrado e confiavel, essa é a ideia, mesmo com um ventao vc conseguiu voar e voou bem.

    Grande abraço,osni
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  marioverol Sex Abr 15 2011, 23:33

    Fala, Osni...Tudo bem meu amigo?
    Cara realmente...Curitiba era uma briza perto de pira...Aquele vôo de domingo me fez tremer de medo como vara verde, mas ainda bem que meu avião não me deixou na mão nas manobras altas...Acho que depois daquele vôo, posso voar com qualquer vento...kkkkkk
    Mas fiquei mesmo impressionado com os pipados. O seu avião e o do Liosmar pareciam que não balaçavam. A impressão era que o vento parava, mas bastava olhar para biruta para ver que não parava nada. Impressionante. A minha única resistência a pipados é a minha ignorância sobre o assunto. Ainda tenho medo deles...kkkkk
    Bom, nos vemos por ai para matar a saudades, ok?
    Abração,
    Verol
    Osni Renato
    Osni Renato
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 199
    Data de inscrição : 28/10/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Osni Renato Sex Abr 15 2011, 23:57

    Fala Verol !

    Os pipados sao mais mansos do que se imagina, no começo apanhei um pouco , mas agora aprendi um pouco e o que precisar pode contar comigo.

    Logo terei novidades para quem quer voar com pipado.

    Grande abraço<osni
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Mustrengo Sáb Abr 16 2011, 17:12

    Realmente, em termos de competitividade, não lembro de ter visto algum 4T bater a consistência do motor pipado. Como sou mais sport flyer que competidor, eu fiquei impressionado com o P-47 do Tanure com o Saito no AeroFolia do ano passado. Acredito que os 4T são motores para vôos de final de semana com os amigos, pra curtir o vento de Curitiba, que hoje por sinal, estava perfeito... queira que o Aerofolia estivesse com o céu azul e o vento ideal de hoje.

    E vamo avuá... de 2T, 4T, pipado, elétrico...
    Osni Renato
    Osni Renato
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 199
    Data de inscrição : 28/10/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Osni Renato Sáb Abr 16 2011, 17:22

    Fala Beto !

    O Tanure realmente domou o SAITO dele, nunca vi ele ter problemas com seu motor.
    Acho que ele vendeu o P47 dele e agora esta voando um T-rex, ele funciona o 4T 72 na mao (ja tomou alguns contra golpes fortes).
    Ao contrario do que se imagina o 4T nao é manso como parece, nao se deixe enganar pelo barulho do motor, a força dos 4T sao incriveis, se bobear sao mais fortes que os pipados, pra domar um 4T é mais complexo que um pipado por exemplo.
    Como disse o Renato Brois de Piracicaba "O pipado vira uma regua e o 4T vira ate cabo de vassoura" é mais ou menos por ai, os pipados viram bastante e tem pouca velocidade, dai a impressao de muita tracao muita velocidade, os 4T tem manos giro porem muito muito torque dai tem que compensar na helice o que acaba fazendo com que o aviao voe mais rapido e o barulho engana por ter um barulho mais ameno parece que esta mais lento mas normalmente esta mais veloz.

    Recomendo sempre para motores 4T usar STARTER para nao se machucar, eu bato qualquer motor 2T na mao e nenhum 4T sem starter.

    Grande abraço,osni
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  martin Sáb Abr 16 2011, 21:50


    Competi por 2 anos de 4T e para mim 4T é tão competitivo como pipado.

    Pena que não tinha uma filmadora para registrar a cara de felicidade do Osni depois que voou o Saito 72 do Rudse com Setup by Martin kkkKKkkKKK

    Os Chineses ganharam o ultimo Mundial por equipe, e se não me engano só com motor 4T. Sempre nos Mundiais tem gente voando na ponta com um 4T. O Bene ganhou não sei quantos campeonatos Brasileiros com motor 4T.

    Na minha opinião 4T é muito mais facil de lidar do que pipado. Pipado é um motor mais técnico, alem de venturi, hélice e combustível tem que se preocupar com o acerto da pipa.

    O 4T eu ligo e vou voar, em qualquer lugar em qualquer clima não muda, nunca uso conta giro e rarissimamente mexo na agulha. Variação de consumo com temperatura do 4T é quase NULO, muito menos sensivel do que 2T.

    Vou começar a voar de pipado e isso não quer dizer que acho que seja melhor que 4T.

    Em quanto o SV-11 não fica pronto. Tenho voado de 4T nos últimos finais de semana e só tenho feito o motor pegar na mão, varias vezes pegou na primeira. IMPOSSÍVEL dar golpe batendo para traz. O Renatinho nunca usou starter e nunca usou conta giros tambem. Depender de conta giro é um handicap, essa jossa dependendo do sol da leitura errada.

    Na prova de Piracicaba eu e Jorge observamos atentamente o comportamento dos motores no vento. Dentre os modelos que menos embalaram no vento, em nossa opinião, foi os 4T. Pipado embalava um pouco mais. Muitos 2T sofreram lá. O ST 60 foi o que mais embalou e os 2T Russos não embalavam nada mas também não tinham força para fazer as manobras sobre a cabeça.


    Martin

    Conteúdo patrocinado


    4 stroke Empty Re: 4 stroke

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28 2024, 08:20