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    Hélices: como tratá-las.

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    Hélices: como tratá-las.

    Mensagem  Editor Vcc Online em Ter Out 06 2009, 09:17



    Falar da importância da hélice é chover no molhado porque, afinal, ninguém discute o valor da dita cuja. Todavia, quantos a tratam com o cuidado necessário, já que ela é tão essencial assim?

    Mesmo que você não seja um fanático por detalhes, há algumas medidas que devem ser tomadas para evitar certos dissabores, já que uma hélice mal cuidada provoca danos não só ao motor, como até mesmo ao modelo, e não estou falando de quedas, mas da vibração proveniente de uma hélice desbalanceada, que submete o modelo a tensões que acabam por serem fatais.

    O primeiro cuidado, para quem usa hélices de madeira é, ao comprá-las, verificar se a madeira é a mesma em ambas as pás. Isso por que densidades diferentes representam pesos diferentes, e pesos diferentes impedem um balanceamento correto. Assim, um veio mais duro, ou nó, vai provocar um desequilíbrio difícil de ser remediado. Aproveite e confira o tamanho das pás e suas larguras. Estabeleça, por exemplo, medi-las a 1, 3,6 e 9 cm das extremidades (Fig.1)



    Se tiver um balanceador, confira o equilíbrio da hélice e não voe com a madeira crua. Dê-lhe duas ou três demãos de dope, lixando com lixa 400 entre elas. O dope, por ser um tipo de verniz, protege a madeira contra o óleo, aplique o dope inclusive no furo do eixo (Fig. 2)



    De quando em vez verifique o cubo da hélice. A arruela da porca do eixo e o encosto do motor tendem a ficar embutidos na madeira e isso vai rompendo as fibras e criando uma área de compressão e enfraquecimento. Certa vez uma das hélices mais usadas nos Estados Unidos passou a desmanchar-se em vôo. O fabricante, alertado para o problema, constatou que estava usando um tipo de madeira muito macia e imediatamente trocou o material. Assim ao notar que sua hélice apresenta uma depressão muito grande, substitua-a por outra (Fig. 3).



    Usa spinner? Então certifique-se de que ele não esteja forçando a hélice, principalmente se for de metal, pois pode cortar a madeira, criando uma área de enfraquecimento.

    Outra coisa: não use hélices com furo mais largo que o eixo, ou ovalado. Tanto um quanto outro, vão deixar a hélice fatalmente fora de centro e, por conseguinte, fora de equilíbrio.

    Finalmente, não instale uma hélice confiando apenas na marca, ou na procedência. Confira sempre as medidas e o seu balanceamento. Já recebi hélices de uma conceituada marca que estavam péssimamente feitas e totalmente desbalanceadas, a ponto de serem devolvidas. O fabricante as substituiu prontamente...

    Acredito que com esses cuidados, mesmo que não perceba, você estará fazendo com que seu motor lhe agradeça e aposto como um motor contente vai fazer seu hobby muito mais agradável.

    Bons vôos e até a próxima...

    José Américo - Matéria publicada no CT VCC 4.

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