VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

    Sistema para fixação de motores.

    Compartilhe
    avatar
    Editor Vcc Online
    Admin
    Admin

    Número de Mensagens : 40
    Idade : 48
    Comentários : OBS: esta é uma conta da Administração para edição
    Data de inscrição : 11/07/2008

    Sistema para fixação de motores.

    Mensagem  Editor Vcc Online em Dom Out 11 2009, 11:40

    Sistema para fixação de motores.

    Cadernos Técnicos de VCC - nº5 - pg 4.
    José Américo Mendes


    Em mais de quarenta anos de aeromodelismo ví diversos companheiros serem surpreendidos na pista por um parafuso, ou porca de fixação do motor, que resolveu espanar e isso acontece mesmo que seja usado blind nuts. Como as porcas ficam na maioria dos casos na parte superior dos montantes (quando se usa motores invertidos), não há outro jeito senão abrir o nariz do modelo para a devida substituição.

    Eu mesmo há muitos anos, fui vítima de um destes infortúnios e concebi um sistema que jamais falhou. Se você está construindo seu modelo experimente usá-lo, pois num avião pronto pode haver dificuldades.





    Arrow Primeiro corte dois retângulos de latão de 0,25 mm (uma tampa de goiabada também serve) na medida da largura das alhetas de fixação do motor, de forma que possam ser dobradas em "U" de fundo chato e encaixadas nos montantes (Figuras 1 a 4);

    Arrow Feito isso, encaixe o motor em seu lugar, marque e faça os orifícios de fixação (Fig. 5). Solde as porcas procurando alinhá-las com os parafusos na parte superior das chapas (Fig. 6). O próprio motor irá mantê-las no lugar. Mesmo que você use blind nuts, poderá adaptá-los ao sistema da seguinte forma:

    Exclamation Remova os dentes da base dos nuts e solde-os às chapas, alinhando-os com os parafusos (Fig. 7). Ao adotar esse método verifique se os nuts podem ser acomodado na parte superior dos montantes, uma vez que estão sendo usados ao contrário, já que normalmente o pescoço rosqueado dos nuts ficam embutido nos montantes.

    Caso tudo esteja correto, solde-os às chapas e, como o seguro morreu de velho, faça mais de um jogo de chapas, e se uma porca ou nut perder a rosca, basta trocar o conjunto (pela lei de Murphy isso não vai acontecer) para não perder seus vôos, como perdi os meus, muitos anos atrás...

    Obs.:Postado com autorização dos Editores dos CTs.)

      Data/hora atual: Qua Set 26 2018, 05:30