VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+4
carlão eckert
Wagner
betocastrucci
hugolb
8 participantes

    Manicaca II é um bom treinador?

    avatar
    hugolb
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 6
    Idade : 41
    Data de inscrição : 11/11/2009

    Manicaca II é um bom treinador? Empty Manicaca II é um bom treinador?

    Mensagem  hugolb Seg Dez 14 2009, 15:58

    Pessoal,

    Andei olhando plantas de treinadores e vi que o Manicaca II, pelo menos na planta, é de extrema simplicidade na construção. A planta peguei no site da Apuca, como recomendação do Wagner em outro tópico..

    O que me dizem dele? O pessoal que voou os modelos da Mobral aprovam o projeto? É um bom treinador?

    Abs

    Hugo
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Manicaca II é um bom treinador? Empty Re: Manicaca II é um bom treinador?

    Mensagem  betocastrucci Seg Dez 14 2009, 17:09

    Estou afastado há uns 20 anos do VCC, atualmente pratico R/C e Voo Livre, mas venho acompanhando de perto o que acontece.
    Eu tive um Manicaca II na década de 70, primeiro com um Fox 19, sem flap feito a partir do kit da Mobral, lenhei motor e modelo entrando no asfalto tentando fazer um reverso, lembro que era um modelo rápido. Depois fiz uma nova asa com flapes e usei para amaciar um Super Tigre G20 15 Diesel, era um modelo delicioso para voar. Muitos anos depois construi um Santana da Mobral que era uma espécie de Manicaca III para um Fox 15, porém achei o motor fraco para o modelo. Imagino que com um 20 ou 25 deva voar muito bem.
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Manicaca II é um bom treinador? Empty Re: Manicaca II é um bom treinador?

    Mensagem  Wagner Seg Dez 14 2009, 17:37

    Salve Hugo!

    Nada melhor que a voz da experiência (Beto, obrigado pela força!).

    Eu acredito, e tenho ouvido relatos de que o Manicaca é muito bom para iniciar sim.
    Atualmente com materiais melhores e mais leves, é possivel voar com motores 15 numa boa.
    Ví gente aprender a voar com o Tamanco B da Aerobrás, com motor OS 25 FP, e os caras aprenderam numa boa.

    Eu iria logo de motor 25, terá mais uso futuramente que um motor 15.

    É possivel fazer a gama FAI com motores pequenos? Sim. Tem suas limitações? Tem. Mas o cara estará preparado para voar aeromodelos maiores sem grandes sustos. Esta é minha opinião, embora as coisas tenham mudado ultimamente.

    Sucesso.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    Manicaca II é um bom treinador? Empty Re: Manicaca II é um bom treinador?

    Mensagem  carlão eckert Seg Dez 14 2009, 17:58

    Salve Rapaziada....

    Já tive manicacas da maneira q vc quizer imaginar, sassi15, os15, enya19, cb25, ab20, os20..... e por ai vai com flap nas asas, orginal....
    ele é o melhor treinador de todos, anos luz na frete do tamanco. se vc pensa em um treinador o aviao é o manicaca, faz looping traquilo. meu gosto tanto que o ulitmo que fiz foi antes de mudar para cuiabá, deixei ele no ponto para a pintura infelizmente nao pude terminar ele, mas esse ano meu pai acabou ele esta voando ele lá em campo grande com um os20... e para variar esta mto satisfeito... voando por diversao.
    entao amigo se vc quer um modelinho para bacana para iniciar esse é o modelo. outro modelo bacana para iniciar a voar é a flite streak, com um cb25, vc coloca uma helice 10x6 e ela vai ficar bem mais traquila, ai tenho certeza q com a flite vc vai fazer loopings trquilos e vai te acompanhar nos primeiros dorsos e mais um monte de acrobacias da intermediaria.... estou treinando a intermediaria com a minha e nao tenho q reclamar
    bom é isso

    Estamos na area
    abraços
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    Manicaca II é um bom treinador? Empty Re: Manicaca II é um bom treinador?

    Mensagem  Beto escala Ter Dez 15 2009, 21:47

    Manicaca...

    Este é um modelinho bacana sim, ainda bastante utilizado por pessoas das antigas que gostam de voar bem. É um modelo pequeno? Sim. É um modelo simplificado? Sim. É um modelo bom de montar? Sim. Estas são as perguntas mais simples para saber se ele é ou não um bom modelinho, e em todas as respostas: SIM!!!!

    Comece bem, coloque um .25 nele e se divirta!!!!

    Abraços
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Manicaca II é um bom treinador? Empty Re: Manicaca II é um bom treinador?

    Mensagem  martin Qua Dez 16 2009, 01:00

    betocastrucci escreveu:Estou afastado há uns 20 anos do VCC, atualmente pratico R/C e Voo Livre, mas venho acompanhando de perto o que acontece.
    Eu tive um Manicaca II na década de 70, primeiro com um Fox 19, sem flap feito a partir do kit da Mobral, , lembro que era um modelo rápido. Depois fiz uma nova asa com flapes e usei para amaciar um Super Tigre G20 15 Dlenhei motor e modelo entrando no asfalto tentando fazer um reversoiesel, era um modelo delicioso para voar. Muitos anos depois construi um Santana da Mobral que era uma espécie de Manicaca III para um Fox 15, porém achei o motor fraco para o modelo. Imagino que com um 20 ou 25 deva voar muito bem.

    Esse não é o caminho que eu recomendaria para um iniciante. Pelos motivos em destaque acima.

    Modelos menores são mais difícil de pilotar e de aprender, e nem são tão mais baratos.

    Um modelo maior é mais estável e um com asa bem grossa dá para voar mais lento, é mais difícil de estolar, tolera mais erros do manicáca, dá mais segurança e não balança tanto com qualquer ventinho.

    Um dos modelos que tem essas características é o Pathfinder que pode dar bem certo com seu MDS 40 alias.

    Tendo por perto Rudse e Juan, dois super pilotos e construtores, fazer um Pathinder Perfilado vai ser uma baba.

    Martin
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Manicaca II é um bom treinador? Empty Re: Manicaca II é um bom treinador?

    Mensagem  marioverol Qua Dez 16 2009, 08:47

    Fala, Seu Martin... Beleza, Cara? Concordo com vc....Quanto menor o avião, mais instável ele poderá ser...Eu começei num manicaca I/Sassi 15, com uns 13 anos. Agora, que é bom voar os pequinininhos, é. E dá uma mão do casete voá-los...Quem voa um pequinininho, voa qualquer coisa. O bom seria, começar num avião estável(grande) depois passar para um instável (pequeno) e depois voltar para um estável... rererererererere...Que mão de obra, hem? Mas o bom mesmo é COMEçAR..hehehe
    Abração, amigo..
    Verol
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    Manicaca II é um bom treinador? Empty Re: Manicaca II é um bom treinador?

    Mensagem  carlão eckert Qua Dez 16 2009, 09:20

    concordo eh genero numeor e degrau com grande camarada verol..... o lance é voar!
    Seja com que for, com pequenos(que acho q vc aprende muito com eles sobre vento) ou com grande que ai é outra historia bem mais traquilo. enfim o lance eh voar
    grande abraço
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Manicaca II é um bom treinador? Empty Re: Manicaca II é um bom treinador?

    Mensagem  martin Qua Dez 16 2009, 15:39

    marioverol escreveu:Fala, Seu Martin... Beleza, Cara? Concordo com vc....Quanto menor o avião, mais instável ele poderá ser...Eu começei num manicaca I/Sassi 15, com uns 13 anos. Agora, que é bom voar os pequinininhos, é. E dá uma mão do casete voá-los...Quem voa um pequinininho, voa qualquer coisa. O bom seria, começar num avião estável(grande) depois passar para um instável (pequeno) e depois voltar para um estável... rererererererere...Que mão de obra, hem? Mas o bom mesmo é COMEçAR..hehehe
    Abração, amigo..
    Verol

    Exatamente Verol!

    Só tive dor de cabeça querendo começar com um Olmipia Jr, passei para o Pathfinder e ai ai coisa andou bem pra caramaba.

    Depois para minha sorte fui obrigado a voar de RingMaster para ir para os EUA. Peguei verdadeira paixão por esse bichinho. Com ele não dá para voar a menos de 4.8s a volta e para mim que antes só conseguia voar virando 5.3s, foi uma montanha a conquistar. E realmente melhorei muito depois de ter passado pelo desafio de fazer a gama, e bem, com o Ringmaster. Agora depois do Brasileiro só tenho voado com ele...um T! Tanto que vou montar mais uns dois.

    Pode ser que esteja errado, mas para mim começar com um modelo grande saiu mais barato! Eu passei por essa fase sem quebrar nada, apreendi rápido e ganhei varias provas promocionais.

    Os caras que começaram comigo usando modelos pequenos, tanquinho frajuto, motor pereba e material de segunda só tiveram frustrações e muitos modelos quebrados, no final acabaram se desmotivando e pararam.

    Nada melhor que ter um conjunto bom que voce vai para pista e voa para caramba sem problemas.

    Martin
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Manicaca II é um bom treinador? Empty Re: Manicaca II é um bom treinador?

    Mensagem  Mustrengo Qui Dez 17 2009, 19:13

    Fiquei afastado uns 15 anos e quando voltei me lancei de cara num Promo 25 com um OS 25FP e não me arrependo... apesar de ter flap, é altamente dócil e transmite muita confiança nos vôos de instrução. Se for rpa fazer um avião sem flap, iria direto numa flite streak. Parece que já virou uma norma do VCC: quem aprende a voar uma flite, voa qualquer coisa.
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    Manicaca II é um bom treinador? Empty Re: Manicaca II é um bom treinador?

    Mensagem  carlão eckert Sex Dez 18 2009, 09:56

    flite é flite....
    eu faço parte do flitestreak fã club.....
    é igual nobler, quem nunca teve um vai ter. é um classico
    cara q um modelo grande eh mto mais estavel isso é sem sobra de duvidas é sim e longe... mas imagina o preju se o cara derrubar um modelinho desses, lenhar um st o modelo, acho que ainda fico com flite e modelinho 25 para aprender.
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Manicaca II é um bom treinador? Empty Re: Manicaca II é um bom treinador?

    Mensagem  Wagner Sex Dez 18 2009, 13:27

    Salve galera.

    Bom, o maior interessado, o Hugo ainda não se manifestou...
    Mas vamos lá:

    Um aero menor, sem flaps, é muito mais fácil de ser construído sem supervisão.

    Flaps, são mais "um" componente para instalar dobradiças, alinhar, etc, etc e etc.

    Existe o Halcon 1, no site APUCA, tem até a descrição de como construir e tudo o mais, é um aero para motores de 25 a 40, já que na região de Mar del Plata venta muito. Mesmo assim é um aero sem flaps.

    Agora se o camarada tiver supervisão e etc, o que o impede de algo um pouco mais avançado? Aí vai da cabeça de cada um, do quanto quer investir e tudo o mais.

    Digo por experiência própria: um camara (aprendeu a controlar um aero bem mais simples, como o tamanco, não lembro ao certo)aqui lenhou um Mustang perfilado da Brodak com OS FP 35, comprou usado por uma bagatela, equipo de primeira, bem construido/conservado. Resumindo, primeira lenha o camarada desisitiu do VCC, por que? Custos, para repor o que tinha, iria gastar uma "grana" (comprou por um preço muito bom, eu particularmente não teria vendido meu equipo por aquele preço, mas cada cabeça uma sentença).

    Não é radicalismo, não sou contra as idéias de aeros maiores, realmente são mais estáveis, mas o valor investido, normalmente é maior, o tempo de construção e a quantidade de material é maior, ah, e detalhe, a quantidade de combustivel consumida também.

    Os que falaram que voltaram a voar depois de parados por um bom tempo, voltar a voar é uma coisa, aprender a voar é outra. Não acredito que o Flite seja um bom aero inicial, só se colocar um motor bem manso, e ainda tem o complicativo do trem mono-roda, que intimida muita gente. Quantos vivem falando em colocar um trem convencional (duas rodas) no Flite?

    Por isso seria bom alguém sempre ter um aero/escola, no clube ou com a galera que voa direto (mas aí entram outros fatores, no caso de não ser clube), o camara vai, aprende a controlar o aeromodelo, depois investe seu capital em algo mais elaborado.

    Lembrando que é possivel fazer a Gama Fai toda com aeros sem flaps, o Medic e o Doctor, projetos de Ted Fancher existem para provar isso. E tem muitos outros.

    O lance é aprender, depois refinar o aprendizado e conhecimentos, ou seja a técnica, em todas as áreas funciona assim, por que no VCC seria diferente?

    O Bruno Hack representa praticamente tudo que estou falando aqui. Campeão da Intermediária no BR Champs com um equipamento bem racional, provando que o piloto é uma peça fundamental no conjunto, e não somente equipamento.

    Bom, é isso, que o Hugo por favor se manifeste. rs!

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!

    Conteúdo patrocinado


    Manicaca II é um bom treinador? Empty Re: Manicaca II é um bom treinador?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Mar 29 2024, 04:15