Wagner Sex Dez 18 2009, 13:27
Salve galera.
Bom, o maior interessado, o Hugo ainda não se manifestou...
Mas vamos lá:
Um aero menor, sem flaps, é muito mais fácil de ser construído sem supervisão.
Flaps, são mais "um" componente para instalar dobradiças, alinhar, etc, etc e etc.
Existe o Halcon 1, no site APUCA, tem até a descrição de como construir e tudo o mais, é um aero para motores de 25 a 40, já que na região de Mar del Plata venta muito. Mesmo assim é um aero sem flaps.
Agora se o camarada tiver supervisão e etc, o que o impede de algo um pouco mais avançado? Aí vai da cabeça de cada um, do quanto quer investir e tudo o mais.
Digo por experiência própria: um camara (aprendeu a controlar um aero bem mais simples, como o tamanco, não lembro ao certo)aqui lenhou um Mustang perfilado da Brodak com OS FP 35, comprou usado por uma bagatela, equipo de primeira, bem construido/conservado. Resumindo, primeira lenha o camarada desisitiu do VCC, por que? Custos, para repor o que tinha, iria gastar uma "grana" (comprou por um preço muito bom, eu particularmente não teria vendido meu equipo por aquele preço, mas cada cabeça uma sentença).
Não é radicalismo, não sou contra as idéias de aeros maiores, realmente são mais estáveis, mas o valor investido, normalmente é maior, o tempo de construção e a quantidade de material é maior, ah, e detalhe, a quantidade de combustivel consumida também.
Os que falaram que voltaram a voar depois de parados por um bom tempo, voltar a voar é uma coisa, aprender a voar é outra. Não acredito que o Flite seja um bom aero inicial, só se colocar um motor bem manso, e ainda tem o complicativo do trem mono-roda, que intimida muita gente. Quantos vivem falando em colocar um trem convencional (duas rodas) no Flite?
Por isso seria bom alguém sempre ter um aero/escola, no clube ou com a galera que voa direto (mas aí entram outros fatores, no caso de não ser clube), o camara vai, aprende a controlar o aeromodelo, depois investe seu capital em algo mais elaborado.
Lembrando que é possivel fazer a Gama Fai toda com aeros sem flaps, o Medic e o Doctor, projetos de Ted Fancher existem para provar isso. E tem muitos outros.
O lance é aprender, depois refinar o aprendizado e conhecimentos, ou seja a técnica, em todas as áreas funciona assim, por que no VCC seria diferente?
O Bruno Hack representa praticamente tudo que estou falando aqui. Campeão da Intermediária no BR Champs com um equipamento bem racional, provando que o piloto é uma peça fundamental no conjunto, e não somente equipamento.
Bom, é isso, que o Hugo por favor se manifeste. rs!
Wagner