Abração
+25
Marcelo Brito
TAPXURE
lcdmf40
Anselmo
velhoarthur
carlão eckert
jocarc
Alexandre Margonar
Thiago Borges
Sérgio Daeuble
josaka
Marcus36X
Manicaca
betocastrucci
Mario Zuffo BRA-00076
Morcegão
Mustrengo
marioverol
kalashnikov
martin
fogagnolo
Eduardo Yamin
adriano
Wagner
Beto escala
29 participantes
Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº476
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Bacana né Alexandre ? A medida que for descobrindo novidades vou postando por aqui
Abração
Abração
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3956
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº477
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Beleza de motores Manicaca. Muito bom.
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3956
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº478
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Depois vou colocar aqui uma foto de um Enya .15 e de um .29. Tem também um .19 que comprei novinho do Martin.
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3956
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº479
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Dois Enyas 4004 comprados com o Martin (um RC e um VCC), um Enya 29 5103 e um Enya 15 3101.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº480
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Fala Bats, beleza?
Os dois 19 4004 são os Enya 19 IV, dos quais sairam do 19 I ao 19 VI e mais uma versão potenciada batizada de Enya 19 X.
o teu 29 5103 é o Enya 29 III de uma série que saiu em 5 versãoes, I,II,III, IV e V.
O 29 IV usa o mesmo cater do 35 III e III B, por isso o Enya 29 IV também, tem gravado no bloco o código 5224.
O Enya 15 modelo 3101 é o Enya I, o primeiro 15 que a Enya lançou.
Beleza de maquinas !
Os dois 19 4004 são os Enya 19 IV, dos quais sairam do 19 I ao 19 VI e mais uma versão potenciada batizada de Enya 19 X.
o teu 29 5103 é o Enya 29 III de uma série que saiu em 5 versãoes, I,II,III, IV e V.
O 29 IV usa o mesmo cater do 35 III e III B, por isso o Enya 29 IV também, tem gravado no bloco o código 5224.
O Enya 15 modelo 3101 é o Enya I, o primeiro 15 que a Enya lançou.
Beleza de maquinas !
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº481
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Dando uma olhada na foto de seus Enya, fui dar uma vasculhada em alguns manuais antigos que tenho e encontrei uma ilustração bem interessante em um dos manuais. Na ilustração vc podera ver o mesmo 29 III que o seu, denominado de Enya 29 III Super Thypoon (super tufão, aliás a Enya adorava esse nome e o usou em varios motores... ) e mais abaixo o 15 I B, que acredito ser uma verão melhorada do 15 I. Esse 29 III usa o mesmo sistema de venturis quadrados que os Enya 29 IV e o 35 III e III B, pois basicamente são basicamente os mesmos motores com modificações internas para ajustar as cilindradas a .29 e .35 respectivamente
Bats, aproveitando a postagem, pede pro Gege se possível, pra ele postar algumas fotos dos motores da coleção dele pra gente. O pessoal com certeza vai curtir muito
Bats, aproveitando a postagem, pede pro Gege se possível, pra ele postar algumas fotos dos motores da coleção dele pra gente. O pessoal com certeza vai curtir muito
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3956
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº482
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Pois é. De vez em quando surge uma oportunidade de compra desses motores, mas nunca havia tido a de comprar um Enya 15 I. Este apareceu e peguei na hora, comprando de um vendedor que já conhecia. Comprei dele um .25 com um Aspirante faz algum tempo.Manicaca escreveu:Fala Bats, beleza?
Os dois 19 4004 são os Enya 19 IV, dos quais sairam do 19 I ao 19 VI e mais uma versão potenciada batizada de Enya 19 X.
o teu 29 5103 é o Enya 29 III de uma série que saiu em 5 versãoes, I,II,III, IV e V.
O 29 IV usa o mesmo cater do 35 III e III B, por isso o Enya 29 IV também, tem gravado no bloco o código 5224.
O Enya 15 modelo 3101 é o Enya I, o primeiro 15 que a Enya lançou.
Beleza de maquinas !
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº483
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Pra galera que curte motores de modelismo, especialmente os de alto desempenho, link de um excelente site francês do Xavier Cardinale dedicados a motores de competição pra barcos de 2 tempos. Tem de tudo um pouco, alguns tem opção de girar o motor em vista de 360 graus, e além disso, os motores que tem uma lupinha escrito overview tem fotos detalhadas e internas mostrando ótimos detalhes e ângulos.
Acho que já postei este link nas antigas, mas sempre vale a pena visitar e conferir
Link geral: http://xavier.cardinale.pagesperso-orange.fr/first_US.html
E um dos links que mais gosto deste site, o overview do Rossi 21 Piranha (nomezinho sugestivo hein ???? hehehe )
Aqui pode-se ver o detalhamento e a incrível engenharia que era usada nestes maravilhoso motores italianos. Tudo se resumia em qualidade e busca ao desempenho
Vista detalhada do Rossi 21 Piranha: http://xavier.cardinale.pagesperso-orange.fr/first_US.html
E mais um italiano de responsa, o CMB 21 na intimidade, coisa linda também
Link: http://xavier.cardinale.pagesperso-orange.fr/first_US.html
Acho que já postei este link nas antigas, mas sempre vale a pena visitar e conferir
Link geral: http://xavier.cardinale.pagesperso-orange.fr/first_US.html
E um dos links que mais gosto deste site, o overview do Rossi 21 Piranha (nomezinho sugestivo hein ???? hehehe )
Aqui pode-se ver o detalhamento e a incrível engenharia que era usada nestes maravilhoso motores italianos. Tudo se resumia em qualidade e busca ao desempenho
Vista detalhada do Rossi 21 Piranha: http://xavier.cardinale.pagesperso-orange.fr/first_US.html
E mais um italiano de responsa, o CMB 21 na intimidade, coisa linda também
Link: http://xavier.cardinale.pagesperso-orange.fr/first_US.html
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº484
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Engraçado, fui checar os links da minha postagem e todos foram pra página principal
Pra visualizar os motores tem que clicar em "Engines" na barra central superior ...
Coisas de sistema
Pra visualizar os motores tem que clicar em "Engines" na barra central superior ...
Coisas de sistema
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº485
Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros.
Olá Manicaca;
Muito boa a pagina dos gringos sobre nauti R/C. Já tivemos por aqui uma turma animada nos meados de 1990. Hoje em dia, não vejo mais notícias sobre esta modalidade. Na época que lhe falei, comprávamos motores com o Célio Pinho da MOBRAL (bons tempos) que importava para a gente, e os cascos de um cara chamado MAURO (se não me engano) da SPEED HOBBIES (não era a SPEED vizinha da Mobral). Ele fabricava um casco chamado SILAK 7 que era muito bom. Fazia curvas como as lanchas no filme da página que nos passou. Usávamos os motores O.S. 61VR-M, 81VR-M e um PICCO 80.
No começo, apanhamos demais!!! Os motores giravam a uns 20000 RPM e vibravam muito. A gente não conhecia a tal LOCTITE trava-rosca... Soltava quase tudo!!! Até pipa a gente perdeu uma vez, para você ter uma ideia. Aos poucos, fomos "aprendendo" e os barcos começaram a dar mais prazer que aborrecimento. Muito bom ... saudades daquela época!!!
Aproveitando, alguém tem notícias do CELIO PINHO!!?? Nunca mais houve notícias dele!
Abraços;
Alexandre Tapxure
Muito boa a pagina dos gringos sobre nauti R/C. Já tivemos por aqui uma turma animada nos meados de 1990. Hoje em dia, não vejo mais notícias sobre esta modalidade. Na época que lhe falei, comprávamos motores com o Célio Pinho da MOBRAL (bons tempos) que importava para a gente, e os cascos de um cara chamado MAURO (se não me engano) da SPEED HOBBIES (não era a SPEED vizinha da Mobral). Ele fabricava um casco chamado SILAK 7 que era muito bom. Fazia curvas como as lanchas no filme da página que nos passou. Usávamos os motores O.S. 61VR-M, 81VR-M e um PICCO 80.
No começo, apanhamos demais!!! Os motores giravam a uns 20000 RPM e vibravam muito. A gente não conhecia a tal LOCTITE trava-rosca... Soltava quase tudo!!! Até pipa a gente perdeu uma vez, para você ter uma ideia. Aos poucos, fomos "aprendendo" e os barcos começaram a dar mais prazer que aborrecimento. Muito bom ... saudades daquela época!!!
Aproveitando, alguém tem notícias do CELIO PINHO!!?? Nunca mais houve notícias dele!
Abraços;
Alexandre Tapxure
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº486
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Motores, motores, belos motores!
GECANA- Usuário Master
- Número de Mensagens : 193
Idade : 68
Comentários : Vôo UC/RC
Data de inscrição : 31/05/2011
- Mensagem nº487
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Hoje, vou tentar colocar em prática os ensinamentos do mestre "MORCEGÃO", que me orientou de como postar fotos aqui no fórum. Vou começar com as fotos de alguns motores da minha coleção, que considero os mais bonitos, fora a sua qualidade técnica. Hoje trago o HP (Hirtenberger) .40F Gold Cup adquirido do meu amigo Mário Zuffo. Veio completo com caixa, manual, muffler e tudo mais que tem direito. Foi catalogado minha coleção sob o nr 082. Abraços a todos. GG
Marcus36X- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3341
Idade : 52
Comentários : Attitude is everything!!!
Data de inscrição : 09/01/2012
- Mensagem nº488
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3956
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº489
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Opa, o Mario Zuffo está por ai então? Por aqui ele não escreve mais faz um tempo. Bonito motor Gege.
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº490
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Gege, bela maquina.
Se fosse meu, estaria em uma caixa de vidro blindada e com alarme..
Parabéns.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº491
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Coisa linda GG !!!
Pessoalmente considero o HP 40 Gold Cup um dos mais belos motores fabricados nesta faixa de cilindrada até hoje. O interessante é que este motor é extremamente compacto e cabe com folga em muitos aviões pra motor 25.
Um motor lindo e muito leve
Li em algum lugar que no período da segunda guerra a HP (Helmet Patronen) fabricava munições e armamentos na Austria para o reich se não me engano. Com o fim da guerra e com muito pouca atividade para seu maquinário e empregados iniciaram então a produção de motores para serem usados nos drones, que eram aeromodelos lançados com motor a pleno e que serviam de alvo para treino de seus soldados.
Após isso iniciaram a produção de motores com a marca Hp, que realmente estão (infelizmente a HP fechou as portas) e estavam a altura dos melhores motores que haviam no mercado.
Bela peça GG e muito obrigado por compartilhar o 40 GC com a gente
Tem mais ??????? hehehehehe
Pessoalmente considero o HP 40 Gold Cup um dos mais belos motores fabricados nesta faixa de cilindrada até hoje. O interessante é que este motor é extremamente compacto e cabe com folga em muitos aviões pra motor 25.
Um motor lindo e muito leve
Li em algum lugar que no período da segunda guerra a HP (Helmet Patronen) fabricava munições e armamentos na Austria para o reich se não me engano. Com o fim da guerra e com muito pouca atividade para seu maquinário e empregados iniciaram então a produção de motores para serem usados nos drones, que eram aeromodelos lançados com motor a pleno e que serviam de alvo para treino de seus soldados.
Após isso iniciaram a produção de motores com a marca Hp, que realmente estão (infelizmente a HP fechou as portas) e estavam a altura dos melhores motores que haviam no mercado.
Bela peça GG e muito obrigado por compartilhar o 40 GC com a gente
Tem mais ??????? hehehehehe
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3956
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº492
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Ixi. Claro que tem. Toda vez que vou a Vila Velha, faço uma visita a coleção dele.
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº493
Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
MANICACA;
Os motores HP continuam sendo fabricados pela MECOA (www.mecoa.com), que também produz os motores K&B, HB, FUJI....
Abraços;
TAPXURE
Os motores HP continuam sendo fabricados pela MECOA (www.mecoa.com), que também produz os motores K&B, HB, FUJI....
Abraços;
TAPXURE
GECANA- Usuário Master
- Número de Mensagens : 193
Idade : 68
Comentários : Vôo UC/RC
Data de inscrição : 31/05/2011
- Mensagem nº494
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
É isso aí galera, obrigado pelas considerações e informações úteis das quais não sabia. Apenas um pequeno reparo: este HP eu comprei de uma amigo do ML chamado "Caio" e não do sr Mario Zuffo, como informado no texto. É que ultimamente tenho conversado muito com o sr Mario a respeito de motores em geral e isso me confundiu um pouco. O sr Mario é uma verdadeira enciclopédia viva sobre motores, e sempre que posso telefono para ele para aprender mais um pouco.
No mais um ótimo final de semana para todos com bons vôos. GG
No mais um ótimo final de semana para todos com bons vôos. GG
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº495
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Olá Taps, grato pelas considerações.TAPXURE escreveu:MANICACA;
Os motores HP continuam sendo fabricados pela MECOA (www.mecoa.com), que também produz os motores K&B, HB, FUJI....
Abraços;
TAPXURE
O que o a Mecoa fez foi ir até a Austria e comprar o que restou de maquinário da HP e um monte de peças já prontas dos motores que estavam pra ser montados antes do fechamento da fábrica. Dai então que muitos motores montados e vendidos pela MECOA tem peças austríacas e estampados nos blocos made in Austria.
Fizeram o mesmo com o que restou da Fuji e as outras marcas que o amigo citou na postagem.
Uma marca que na minha opinião merecia um resgate seria a Webra, uma marca com muita tradição e história
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3956
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº496
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
O que o a Mecoa fez foi ir até a Austria e comprar o que restou de maquinário da HP e um monte de peças já prontas dos motores que estavam pra ser montados antes do fechamento da fábrica. Dai então que muitos motores montados e vendidos pela MECOA tem peças austríacas e estampados nos blocos made in Austria.
Fizeram o mesmo com o que restou da Fuji e as outras marcas que o amigo citou na postagem.
Uma marca que na minha opinião merecia um resgate seria a Webra, uma marca com muita tradição e história [/quote]
A Webra merece mesmo.
Fizeram o mesmo com o que restou da Fuji e as outras marcas que o amigo citou na postagem.
Uma marca que na minha opinião merecia um resgate seria a Webra, uma marca com muita tradição e história [/quote]
A Webra merece mesmo.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº497
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Bats, uma marca com incontáveis campeonatos em todos os continentes e um monte de títulos mundiais em muitas categorias.
Na minha humilde opinião a Webra era mais ou menos o que a Porsche é no mundo dos automóveis, uma grande marca que fazia motores caros é verdade, mas com engenharia de alta qualidade
Na minha humilde opinião a Webra era mais ou menos o que a Porsche é no mundo dos automóveis, uma grande marca que fazia motores caros é verdade, mas com engenharia de alta qualidade
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº498
Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros
Manicaca;
Será que a MECOA não fabrica nada; só monta utilizando peças antigas!!??
Me fez lembrar de um HP 61 GOLD CUP ABC que tive em um Stick 60... lá pelos meados de 1990 (ou antes). Cheguei na pista, na maior ânsia de voar e quando fui montar o avião, notei que havia esquecido os elásticos de asa. Aí, me lembrei que tinha uma caixa de elástico para dinheiro, que usava num aero para motor 0,049. Juntei um monte, emendado uns aos outros e finalmente montei meu STICKÃO!!!
Bão... Decolei com todo cuidado, já com medo da "gambiarra" e eis que após 30 segundos de voo, numa curva suave, não é que a bendita asa resolveu
pular fora da fuselagem, sô.... O avião se espatifou no chão, quebrando quase todos os servos e o bloco do motor, onde encaixamos o carburador
(front case). O motor era novinho; fiquei triste demais!!! Detesto estragar motor e equipamento de rádio nos tombos que ocasionalmente ocorrem (R/C e VCC)!!! O avião, até não ligo muito!!! Abaixo, foto do HP61 Gold CUP.
Tive também um destes HP 40 GOLD CUP RI-SE, que equipou um CURARE 40. Comprei usado de um amigo, mas girava demais!!! Extremamente leve!!!
Abraços;
Tapxure
Será que a MECOA não fabrica nada; só monta utilizando peças antigas!!??
Me fez lembrar de um HP 61 GOLD CUP ABC que tive em um Stick 60... lá pelos meados de 1990 (ou antes). Cheguei na pista, na maior ânsia de voar e quando fui montar o avião, notei que havia esquecido os elásticos de asa. Aí, me lembrei que tinha uma caixa de elástico para dinheiro, que usava num aero para motor 0,049. Juntei um monte, emendado uns aos outros e finalmente montei meu STICKÃO!!!
Bão... Decolei com todo cuidado, já com medo da "gambiarra" e eis que após 30 segundos de voo, numa curva suave, não é que a bendita asa resolveu
pular fora da fuselagem, sô.... O avião se espatifou no chão, quebrando quase todos os servos e o bloco do motor, onde encaixamos o carburador
(front case). O motor era novinho; fiquei triste demais!!! Detesto estragar motor e equipamento de rádio nos tombos que ocasionalmente ocorrem (R/C e VCC)!!! O avião, até não ligo muito!!! Abaixo, foto do HP61 Gold CUP.
Tive também um destes HP 40 GOLD CUP RI-SE, que equipou um CURARE 40. Comprei usado de um amigo, mas girava demais!!! Extremamente leve!!!
Abraços;
Tapxure
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº499
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Lembrei de um item fabricado pela Webra que era top pra competição. Era uma linha de carburadores chamada de Dynamix, que eram carburadores de alto desempenho e pra competições.
Eles não tinham tambor como os carburadores tradicionais de rc e sim uma "gaveta" ou "guilhotina" como preferem alguns.
Eram carburadores que exigiam pressurização pra funcionar bem e realmente davam um ganho de potência impressionante, principalmente quando usados junto com as pipas da marca.
Vi funcionando alguns Webra Speed 40 e 61 pipados e com os Dynamix e o som dos motores funcionando com esse sistema é inesquecível
Eles não tinham tambor como os carburadores tradicionais de rc e sim uma "gaveta" ou "guilhotina" como preferem alguns.
Eram carburadores que exigiam pressurização pra funcionar bem e realmente davam um ganho de potência impressionante, principalmente quando usados junto com as pipas da marca.
Vi funcionando alguns Webra Speed 40 e 61 pipados e com os Dynamix e o som dos motores funcionando com esse sistema é inesquecível
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº500
Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca;
Na época diziam que os DYNAMIX funcionavam bem com as bombas PERRY... !!??
TAPXURE
Na época diziam que os DYNAMIX funcionavam bem com as bombas PERRY... !!??
TAPXURE