VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+25
Marcelo Brito
TAPXURE
lcdmf40
Anselmo
velhoarthur
carlão eckert
jocarc
Alexandre Margonar
Thiago Borges
Sérgio Daeuble
josaka
Marcus36X
Manicaca
betocastrucci
Mario Zuffo BRA-00076
Morcegão
Mustrengo
marioverol
kalashnikov
martin
fogagnolo
Eduardo Yamin
adriano
Wagner
Beto escala
29 participantes

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Marcus36X Seg Abr 02 2012, 10:06

    Essa é boa

    Videos do Thiago fazendo um Sassi 15 funcionar... pela primeira vez!!
    O motor é zero e estava quardado.
    Thiago ganhou o motor de presente.

    https://www.youtube.com/watch?v=p6ZiltAXIwM&context=C4134fd0ADvjVQa1PpcFNBFzc9btOC4D51-HTULFhfnTPxckHIhYA=

    E agora com vela nova...

    https://www.youtube.com/watch?v=so7fA_fH1wY&context=C4380708ADvjVQa1PpcFNBFzc9btOC4MXCGO_O4O7J0r69w47y-h8=

    Acredite se quiser!!

    Abraço
    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Thiago Borges Seg Abr 02 2012, 23:57

    Voou no domingo com o meu Monitor aerobras!
    O cg ficou perfeito e acreditem ou nao, ele funcionou stunt!

    Thiago
    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Thiago Borges Ter Abr 03 2012, 00:06

    Aproveitando, algumas duvidas:

    - alguem sabe qual o modelo de vela para o sassi 15? A original tava ruim e eu coloquei uma de cb25, mas tive que colocar duas arruelas, pois a do cb é mais comprida que a do sassi...

    - qual e diferenca entre o sassi 15 e o sassi 15 ll? (o meu é o dois)

    - desmontei o carburador para limpar e vi que nao tinha so um furo! Eram dois, um paralelo ao outro. Deixei-os na horizontal. É isso mesmo?

    Obrigado!
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Ter Abr 03 2012, 08:31

    O Sassi .15 I é bastante diferente. Lembrava um WB. O meu SAssi 15 II funciona com uma vela OS 8 e quanto ao carburador, deve ter o cuidado de um dos buracos não ficar para cima, mesmo que apenas parcialmente.
    Vez ou outra aparece alguém com um Sassi novinho, sem uso mesmo. Comprei um assim no Mercado Livre ano passado.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sáb Abr 07 2012, 13:56

    Dando continuação no tópico, achei um vídeo do lendário Dooling 61. Um mítico motor produzido nos EUA nos anos 50/60 que ao lado do irmão menor .29 eram referência em desempenho e qualidade.
    Apesar da idade, o motor gira forte, porém deu pra notar que a vela que esta sendo usada é fria demais ou o motor precisa de mais nitro no combustível, pois ao desligar a vela o motor tem uma boa queda no rendimento.
    pra quem quiser, link do video

    https://www.youtube.com/watch?v=TCgZsc4EkFY
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Sáb Abr 07 2012, 18:27

    Caro Colegas Veteranos e Comandantes

    Realmente não melhor assunto que falar de motores e como sou Brasileiro , tenho muita honra em falar sobre motores Nacionais , mesmo aquelês que tentaram uma fatia do mercado e nãos tiveram um bom resultado , que tambem merecem o nosso respeito .
    Quanto ao Sassi foi o nosso segundo motor a ser fabricado em serie no Brasil com exelente resultado, tinhamos o Sassi I e II e pouco depois tivemos o 35 , todos heram exelentes motores na sua epoca ; que com poucos ajustes e uma vela de bõa qualidade tinham um exelente rendimento .
    Combustivel hera ideal até 3.5 X 1 , cheguei a usar 4 X 1 a acamisa e pistão não aguentaram , quanto vela na epoca tin ha a Molina e AC Correia esta ultima tinha um melhor resultado , eu usava uma Webra 3 ou Rossi 3 o motor virava um canhão, hoje eu creio que uma OS 3 ou uma Fire Ball Vermelha longa, ambas são para motores com combustivel sem nitro ou com pouca porcentagem 5% "Pelo amo de Deus não use combustivel nitrado no Sassi e nem combustivel com Oleo Sintetitco" , quanto helice um 8 X 6 de ponta arredondada iguais as que são produzidas hoje , sendo bem balanceadas dão exelente resultado .
    O Wellington Sassi fabricante do motor que leva seu nome foi um exelente pessoa , dando pleno suporte tecnico as lojas e quem o procurava como eu fiz algumas vezes
    Se eu puder ajudar em algo algum colega com mais informaçês estou como sempre tive as ordens .

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 CuiabaMT
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sáb Abr 07 2012, 20:18

    Sabias palavras Mario ... Crying or Very sad
    Infelizmente, um monte de motores antigos já virou sucata em função de má lubrificação, justamente pelas causas que o amigo listou tão precisamente...
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Sáb Abr 07 2012, 20:25

    Verdadeira enciclopédia o homem.
    Gosto do Sassi. Tenho vários .15, estou recebendo um .25 e breve devo comprar um .15 I e um .35.
    Realmente o Sassi era um motor fácil de se encontrar peças de reposição, quaisquer que fossem.
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Marcus36X Sex Abr 13 2012, 23:42

    Ai Batsie

    Esse é pra vc...

    https://www.youtube.com/watch?v=gubrz9ZTpCU&feature=youtu.be

    Abraço
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Dom Abr 15 2012, 06:56

    Cara, o motor está um "estouro".
    Depois falam que o motor é uma "editado".
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Marcus36X Dom Abr 15 2012, 08:29

    Esse Sassi pega de primeira e leva aviao grande, tipo superstar facil. Motorzinho muito bom...
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Abr 15 2012, 09:23

    Pega facil?
    Super Star??
    Primeiro de Abriu já passou!!!!!
    Pegadinha boa.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Dom Jun 03 2012, 20:15

    Amigos, um site de um colecionador francês, com varios motores exóticos e super bem conservados. Sei que principalmente o Morcegão vai curtir Smile
    pra quem quiser conferir, link abaixo

    http://www.moteur-ancien.com/
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Dom Jun 03 2012, 20:34

    Maravilha.
    Cada motor, hein?
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Alexandre Margonar Dom Jun 03 2012, 20:35



    Show de bola!! cheers cheers cheers
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Marcus36X Dom Jun 03 2012, 20:37

    Sérgio Daeuble escreveu:Pega facil?
    Super Star??
    Primeiro de Abriu já passou!!!!!
    Pegadinha boa.

    Poxa Sergio, se eu tiver que montar um superstar pra esse motor pra vc acreditar...
    O meu Sassi é muito bom, não sei o dos outros.
    Além do que, porque vc não acreditaria? Vc tem alguma bronca dos Sassi?
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Jun 03 2012, 22:03

    Já tive varios Sassi 15 e um Sassi 35 combate. Todos bons motores! So eram ruim de funcionar (partida).
    Meu ultimo Sassi 35 foi para um colecionador dos USA! Trocou mano a mano com um Fox 36X (novinho)e um Fox 16 XX!
    Com uso do starter eletrico, combustivel com nitro e vela quente, este "problema" não encomoda.
    No find semana passado eu e o Adriano voamos com um Ciclone com Sassi 15! E foi muito divertido! Voamos até anoitecer!
    O que não podemos comparar é o Sassi com um OS ou Enya.
    Sérgio.
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Jun 03 2012, 22:14

    Meu Ciclone Escola em ação!
    Note a dificuldade na partida!

    https://www.youtube.com/watch?v=j-CwlDJJAUg

    Estou quase aposentando este modelo! Foi montado em 1980..... Será subistituido por um Manicaca I. Certamente vai com o mesmo Sassi 15 II.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Dom Jun 03 2012, 23:25

    Essa do Manicaca I me traz muitas lembranças !!
    O Sérjão montava os kits pras lojas (sempre construiu muito bem)e ficou de montar um manicaca pra um rapaz, isso nos idos 79/80. Ele deixou o kit pra Sérjão montar e foi passar as festas de fim de ano em Belém do Pará com a família, e quando voltasse queria estrear obviamente seu manicaca. Nesse meio tempo o Sérgio montou o Manicaca do rapaz no capricho, fico bonitão !! Fuseca branca, asas laranjas ...
    Tinha uma "raça" louca pra aprender a voar, eu inclusive, mas não tinha avião. O Sérjão não teve dúvida, "cravou" um Sassi 15 I de um amigo dele, e o modelo em 15 dias voou direto, solaram uns 5 caras nesse modelo !!! Eu inclusive heheheheh.......
    Quando o rapaz voltou e viu o Manicaca meio "gasto", o Sérjão deu a desculpa que precisava testar pra ver se tinha ficado bom bounce KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!
    Bons tempos aqueles !!
    Era só ingenuidade e molacagem Very Happy
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Seg Jun 04 2012, 07:47

    KKKKKKK.
    Esta foi a melhor de todas até agora. hehehehe
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Alexandre Margonar Seg Jun 04 2012, 19:34


    Pô Sergião,

    Quer dizer então que se eu te pedir para montar um avião, eu já vou receber ele com o check C vencido? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Seg Jun 04 2012, 19:51

    É Alexandre. Por aqui tem relatos de água no combustível, areia no venture, tropeções nos cabos. Avião novo só que usado é pouco... kkkkkkkkkk
    Fazemos gualguer negózio. hehehehe
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Jun 04 2012, 20:35

    Modelo ajustado e trimado é mais caro!
    Ainda tem que pagar o combustivel para amaciar o motor....
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Seg Jun 04 2012, 21:03

    Cara, desculpa tão boa quanto essa, é aquela que o amigo do Morcegão comprou um modelo e sem coragem de dizer pra patroa que tinha comprodo mais um avião, disse que tinha achado no lixo, que sorte !!!!! KKKKKKKKKK Very Happy drunken
    Coisa de "campeão" !!!
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Seg Jun 04 2012, 21:19

    Eu comprei três motores com o Martin e foram entregues na pista com a patroa por perto. Ela deu aquela olhada e eu falei que tinha comprado faz tempo, estavam pagos e esqueci deles. Marquei com o Martin e não apareci para pegar. Falei que um era usado e veio de brinde... Não colou... Embarassed Embarassed Embarassed

    Conteúdo patrocinado


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 3 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Mar 29 2024, 03:08