VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+9
PatrickHudson
Sérgio Daeuble
saulojao
adriano
Eduardo Yamin
Manicaca
marioverol
Mustrengo
edgar
13 participantes

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  Beto escala Dom Nov 21 2010, 20:31

    Mano,

    Se você fez a conta de 3x1 dividindo o litro por 3, é por isso que deu 30% de óleo, eu acho muito para esse motor, a não ser que ele tenha uma folga enorme entre o pistão e a camisa, essa quantidade de óleo não irá deixar o motor rodar legal...

    Tente colocar mais alcool na sua mistura para que fique com 25% de óleo apenas, dê um tanque inteiro no chão e somente depois voe com ele, já que não tens prática ainda de vôo.

    Você verá a diferença na regulagem do motor, e eu normalmente uso hélices de 8x5 nos meus .15 e cabos de no máximo 16 metros, mas depende do modelo e do rendimento do motor, pois o padrão é 15 metros.

    Esse seu conjunto ainda irá lhe trazer muitas horas deliciosas de curtição...

    Abraços
    edgar
    edgar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 85
    Idade : 45
    Data de inscrição : 27/03/2010

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  edgar Seg Nov 22 2010, 07:09

    Com relação a helice é oque eu tinha pensado meu plano é pegar alguams heliese maiores que a que usei e esperimentar, e com relação a quantidade de oleo no combustivel meu motor ja é meio velhinho e essa quantidade de oleo ajuda.
    Obrigado
    PatrickHudson
    PatrickHudson
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 39
    Idade : 41
    Data de inscrição : 23/10/2008

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  PatrickHudson Seg Nov 29 2010, 11:21

    Beto,

    Fiquei com uma dúvida no seu comentário, se são 3 partes de metanol para 1 de óleo, não seria 25% de oleo? Por favor me corrijam se eu estiver errado.

    Eu usei muito tempo o motor OS 46LA e 40LA, usava 4 x 1, e isso tudo oleo de rícino* e o unico problema q encontrava é q de vez em qdo tinha q descarbonizar o pistão (a cada ano ou mais)
    Acho q é isso... abraços

    Patrick José Hudson
    Jataí - Goiás

    *(Oleo de mamona degomado da Campestre de São Bernardo do Campo, http://www.campestre.com.br)
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  Beto escala Seg Nov 29 2010, 11:30

    PatrickHudson escreveu:Beto,

    Fiquei com uma dúvida no seu comentário, se são 3 partes de metanol para 1 de óleo, não seria 25% de oleo?

    Eu usei muito tempo o motor OS 46LA e 40LA, usava 4 x 1, e isso tudo oleo de rícino* e o unico problema q encontrava é q de vez em qdo tinha q descarbonizar o pistão (a cada ano ou mais)
    Acho q é isso... abraços

    Patrick José Hudson
    Jataí - Goiás

    *(Oleo de mamona degomado da Campestre de São Bernardo do Campo, http://www.campestre.com.br)

    Patrick,

    É isso mesmo, é que eu já ví pessoas comentando que o combustível 3 x 1 era para ser dividido por 3 e não por 4 partes, entendeu?

    Isso é até muito normal...

    Abraços
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Nov 29 2010, 18:29

    Beleza galera!
    No combustivel careta 4x1 (quatro unidades de volume de metanol e uma unidade de volume oleo de ricino) temos uma mistura com 20% de oleo e 80% de metanol. Esta mistura Glow serve para a maioria dos motores ABC e alguns motores com pistão de ferro fundido e camisa de aço. Geralmente os OS aceitam 4x1.
    No cmbustivel caretão 3x1 (tres unidades de volume de metanol e uma unidade de volume de oleo de ricino) temos uma mistura com 25% de oleo e 75% de metanol. Esta mistura Glow serve para motores ABC e Ferro aço.
    Para alguns motores antigos (Fox) é necssário mais oleo 25% - 28% de oleo devido o curso do pistão ser maior (mais atrito) e tambem ajuda na "vedação" do pistão.
    O motor com muito oleo costuma esquentar mais e perde o rendimento. O motor com pouco oleo costuma a esquentar demais e para com super aquecimento! Fica aquela coisa preta nas aletas do motor.... O combustivel ideal (mistura oleo / metanol) pode mudar para o mesmo motor, dependendo do tipo de helice, escapamento e vela utilizada!
    Costumo medir a temperatura no cabeçote dos motores e comparar o melhor resultado (desenpenho).
    Espero ter ajudado.
    Abs.
    Sérgio.
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  adriano Dom Jan 02 2011, 19:26

    eu estou usando omega 10/16% e acrescento 340ml de oleo ricino p/ completar os 25% tem dado certo ,unica coisa que estou achando estranho e que em alguns videos postado aqui no forum alguns avioes solta uma fumaça nao sei se e tipo de combustivel,pois no meu caso sai uma baba de oleo no meu cb25 e no fp/40
    Luiz Henrique
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 46
    Data de inscrição : 05/12/2010

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  Luiz Henrique Dom Jan 02 2011, 20:34

    Adriano,
    Os combustíveis comerciais, na sua maioria, possuem mais óleo sintético que rícino. Normalmente eles têm cerca de 80% sintético e 20% rícino no lubrificante. Fazem isso para sujar menos os aviões (isso é fácil de constatar), uma vez que o óleo sintético queima na câmara de combustão.
    Só pra você ter uma idéia, quando eu voava meu Bi Slob com um Fox eu usei combustível Byron uma época e completava o óleo para 25%. Quando comprei um galão do Omega, precisei completar para 28% por conta da quantidade maior de óleo sintético para obter o mesmo resultado em vôo.
    avatar
    giovanni pontes
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 4
    Idade : 37
    Data de inscrição : 11/01/2012

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  giovanni pontes Qui Fev 02 2012, 14:41

    Olá Edgar como vc fez para deixa a planta em 1/1
    abs
    edgar
    edgar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 85
    Idade : 45
    Data de inscrição : 27/03/2010

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  edgar Sex Fev 03 2012, 07:33

    Bom dia Giovanni.
    Eu utilizei a impreção em ladrilho do Adobe para poder imprimir em varias folhas de A4, mas se voce mandar plotar a planta ja esta na escala de 1/1 .
    Espero ter ajudado, qual que duvida tento postar imagens de como fiz.
    Obrigado
    Edgar
    avatar
    giovanni pontes
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 4
    Idade : 37
    Data de inscrição : 11/01/2012

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  giovanni pontes Sex Fev 03 2012, 21:34

    Olá Edgar tentei fazer a impressão da planta do Manicaca em labirintos e nao consegui como eu faço
    abs

    Giovanni
    edgar
    edgar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 85
    Idade : 45
    Data de inscrição : 27/03/2010

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  edgar Dom Fev 05 2012, 09:31

    Bom dia Giovanni.

    Deculpe pela demora da resposta é que eu estava dando uma geral no computador.
    Voce pode utilizar a ultima verção do adobe reader Link para baixar http://get.adobe.com/br/reader/
    Depois de instalalo é só abrir o arquivo:
    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Imagem1q



    Ir em imprimir e quando apareser a tela de impreção escolher a opção poster

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Imagem2pp



    Obrigado

    Edgar
    avatar
    giovanni pontes
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 4
    Idade : 37
    Data de inscrição : 11/01/2012

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  giovanni pontes Seg Fev 06 2012, 20:01

    Valeu Edgar, agora vou começar a motar ele se Deus quiser

    Obrigado

    Giovanni
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  adriano Qua Fev 08 2012, 21:17

    olhando em relaçao as misturas de combustivel o BETO E SERGIO deram ums dicas interessantes, pois estou com um fp 40 com sinais de superaquecimento o cabeçote do motor e as aletas estão bem carbonizadas,estou usando caretão 4x1 vou experimentar 3x1,estou usado helice 10x6 ate que chega 11x5,e a vela os 3,vamos ver como fica,ja o outro fp 40 sem mufla não apresenta esse sintoma,vou tentando ate acertar um setap perfeito,ate+
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  adriano Qua Fev 08 2012, 21:18

    ops "setup"
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Jun 04 2012, 00:25

    Manicaca II com AB-20

    https://www.youtube.com/watch?v=5nEyvKldamk&feature=BFa&list=FLU-yaCrS-35NxeI2FUyjjGg

    Conteúdo patrocinado


    Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc - Página 3 Empty Re: Construindo Manicaca 2 meu primeiro vcc

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28 2024, 20:40