VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+2
Wagner
Eduardo Yamin
6 participantes

    Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um.

    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    bitolas - Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um. Empty Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um.

    Mensagem  Eduardo Yamin Dom Ago 15 2010, 09:26

    Estava procurando e não achei uma tabela para conversão de bitolas de cabos, e eu que sou iniciante fico confuso quando falam em .012", .015", .018", .021" por isso "resorvi" fazer aqui uma tabela de conversão para mm pro pessoal.

    Polegadas - mm

    .012" - 0,3mm
    .015" - 0,38mm
    .018" - 0,46mm
    .021" - 0,53mm

    É isso? usei esse conversor aqui.

    Como não achei também uma tabela de utilização de cabos, aguardo a participação dos membros do fórum para ajudar a explicar qual cabo vai com qual modelo, motor configuração etc..

    Estou usando um cabo de 18m que deve ser o 021 na MIG com CB25 e me recomendaram um cabo mais fino (que agora não lembro qual) por isso pergunto: Posso ir na boa pro 012? ou é muito fino?

    Abs e bons voos.
    EY
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    bitolas - Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um. Empty Re: Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um.

    Mensagem  Wagner Dom Ago 15 2010, 10:55

    Salve Eduardo.

    As conversões estao certas (sempre haverá alguma variação para mais, por motivo de "arredondamento" dos resultados.)

    Segue um artigo interessante:

    http://www.apuca.com.ar/NOTAS/sobre%20cables%20y%20su%20largo.htm

    Existe uma diferença entre as regras da AMA (Americana) e FAI, como exemplo:
    Se você tiver um motor "40" tanto na AMA quanto na FAI, pode-se usar cabos .015", se tiver um motor "42" como o Thunder Tiger, pelas regras AMA, terá que usar cabos .018", sendo que pelas regras FAI, ainda poderá usar os .015". Mas isso são regras e estamos mais para FAI que para AMA.

    Este também é interessante e cita o uso de cabos de aço não trançados, que o pessoal usa normalmente em corridas ou speed.
    http://www.apuca.com.ar/NOTAS/lineas_largas.htm

    Os cabos que você está utilizando são realmente espessos para o motor que está usando, poderia usar o .015" que é o padrão, e tem gente que usa até em motores 51 ou maiores, embora entra o lance das regras e principalmente da segurança.

    Algo sobre a aerodinâmica dos Cabos:
    http://www.apuca.com.ar/NOTAS/comba%20de%20lineas.htm

    Cabos .012", a meu ver podem ser finos e mais "delicados" (principalmente os sólidos), mas tem um pessoal que usa, principalmente nos EUA, voam até aeromodelos clássicos com motores entre 35 e 40 com estes cabos, mas novamente entra o lance das regras, mas para vôos sport o pessoal usa (me corrijam se estiver errado).

    Bom é isso, espero que não esteja muito confuso. Rolling Eyes

    Bons vôos!

    Wagner



    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    bitolas - Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um. Empty Re: Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um.

    Mensagem  Morcegão Ter Jun 05 2012, 20:04

    Tem sempre alguém perguntando sobre estas medidas. Acho interessante este tópico.
    avatar
    lcdmf40
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 314
    Idade : 83
    Data de inscrição : 05/12/2009

    bitolas - Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um. Empty Re: Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um.

    Mensagem  lcdmf40 Ter Jun 05 2012, 20:16

    O endereço abaixo leva ao regulamento AMA 2012-2012 sobre o assunto.
    Abraços
    Luiz

    http://www.modelaircraft.org/files/2011-2012CLGeneral4.pdf
    palonan
    palonan
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 18
    Idade : 49
    Data de inscrição : 14/08/2012

    bitolas - Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um. Empty Re: Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um.

    Mensagem  palonan Ter Ago 14 2012, 13:19

    Boa tarde a todos amigos, sou novo no forum e antigo no hobby mas tenho uma dúvida com relação ao cabo, temos disponível no mercado o cabo de aço trançado e encapado para pesca esportiva, tirei medida do de 30 lb e bateu muito prox. dos 0.18, alguém sabe de alguma objeção ao uso deste cabo?

    Abraços e Obrigado.

    Pablo Azevedo.
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    bitolas - Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um. Empty Re: Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um.

    Mensagem  adriano Ter Ago 14 2012, 21:28

    estou usando um no t25 ate agora sem problemas,abraços
    palonan
    palonan
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 18
    Idade : 49
    Data de inscrição : 14/08/2012

    bitolas - Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um. Empty Re: Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um.

    Mensagem  palonan Qui Set 06 2012, 11:35

    Obrigado amigo Adriano, pelo que vi o melhor será o de 5 lb correto?

    Conteúdo patrocinado


    bitolas - Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um. Empty Re: Bitolas dos cabos em mm e aplicações para cada um.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28 2024, 09:52