VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+3
Beto escala
Manicaca
Andre Mauricio
7 participantes

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    avatar
    Andre Mauricio
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 27
    Idade : 27
    Data de inscrição : 23/08/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Andre Mauricio Ter Ago 24 2010, 20:08

    Oi, como vão vocês?
    Como já disse no meu primeiro topico aqui no site( https://vcconline.forumeiros.com/apresente-se-f15/apresentacao-t431.htm ) vou iniciar no VCC com um motor O.S 15 LA, dei uma vasculhada no site, e encontrei a planta do Manicaca II que usa motores 15 a 25 e é recomendado para iniciantes, achei bonito, e simples pra se construir.
    Sexta ou sábado pretendo dar uma passada na hobbylandia para comprar a balsa, e no mercado para comprar super bonder Very Happy.
    Vou seguir o tamanho original da planta 875 X 575, espero que não fique pesado e náo puche muito, pois meu braço é uma coisa triste Laughing Crying or Very sad
    Para a fuselagem é indicada balsa 3/8= 9,5mm de expessura, na hobbylandia a chapa mais grossa que encontrei foi de 6mm, posso colar uma chapa de 6mm em uma de 3mm para conseguir 9mm? Essa é a unica duvuda que tenho por enquanto.


    Abraço e bons voos.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Manicaca Qua Ago 25 2010, 09:13

    Oi André, quanto a balsa pode colar sim, sem problemas.
    O Manicaca II é um excelente aeromodelo e com o teu OS 15 tenho certeza que vai ficar muito legal.
    abraço
    avatar
    Andre Mauricio
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 27
    Idade : 27
    Data de inscrição : 23/08/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Andre Mauricio Qua Ago 25 2010, 12:41

    Ok!
    Até sábado compro a balsa.
    Por enquanto só comprei os arames e rodas para trem de pouso, e imprimi a planta.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Manicaca Qua Ago 25 2010, 15:09

    Beleza, creio que vc deva estar usando a planta do Manicaca II redesenhada pelo nosso amigo aeromodelista e engenheiro Sérgio Daeuble.
    Ele disponibilizou gratuitamente esta planta para incentivar o nosso esporte. Se vc gostou da planta tenho certeza que ele ficará feliz em saber que vc está construindo com ela. Se quiser o email do Sérjão é daeuble@ig.com.br.
    Inclusive ele poderá te dar varias dicas a respeito do modelo e da construção com alguns macetes.
    um abraço
    avatar
    Andre Mauricio
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 27
    Idade : 27
    Data de inscrição : 23/08/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Andre Mauricio Qua Ago 25 2010, 15:57

    Estou usando essa planta mesmo.
    Gostei dela, pois é bem rica em detalhes, apresenta todos os detalhes para a construção, até as medidas da madeira.
    Quando iniciar a construção com certeza vou entrar em contato com ele.
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Beto escala Qua Ago 25 2010, 22:14

    Andre Mauricio escreveu: Oi, como vão vocês?
    Como já disse no meu primeiro topico aqui no site( https://vcconline.forumeiros.com/apresente-se-f15/apresentacao-t431.htm ) vou iniciar no VCC com um motor O.S 15 LA, dei uma vasculhada no site, e encontrei a planta do Manicaca II que usa motores 15 a 25 e é recomendado para iniciantes, achei bonito, e simples pra se construir.
    Sexta ou sábado pretendo dar uma passada na hobbylandia para comprar a balsa, e no mercado para comprar super bonder Very Happy.
    Vou seguir o tamanho original da planta 875 X 575, espero que não fique pesado e náo puche muito, pois meu braço é uma coisa triste Laughing Crying or Very sad
    Para a fuselagem é indicada balsa 3/8= 9,5mm de expessura, na hobbylandia a chapa mais grossa que encontrei foi de 6mm, posso colar uma chapa de 6mm em uma de 3mm para conseguir 9mm? Essa é a unica duvuda que tenho por enquanto.


    Abraço e bons voos.

    André,

    Eu prefiro usar duas de 4,5 mm para que a emenda e resistência se situem no centro das chapas. Apesar de poder dizermos que será insignificante a distribuição do esforço pela área da construção, eu prefiro usar estes preceitos básicos desde o início de meus modelos, para que não cometa garfes depois... afinal, quando o modelo vai ficando pronto, é um tal de coçar os dedos para terminar logo e voar...

    Abraços e bons vôos
    avatar
    Andre Mauricio
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 27
    Idade : 27
    Data de inscrição : 23/08/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Andre Mauricio Qua Ago 25 2010, 22:46

    Não sei se vou achar chapas de 4,5mm pois nas ultima vez que fui na loja só tinham chapas 2mm, 4mm, e 6mm e uma infinidade de varetas, se não achar compro na tevel se achar vou fazer com elas.



    Abraço e bons voos



    avatar
    Andre Mauricio
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 27
    Idade : 27
    Data de inscrição : 23/08/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Andre Mauricio Sex Ago 27 2010, 18:03

    Hoje tive um acidente com a planta Neutral deixei ela debaixo da cama quando voltei da escola, minha avó disse que um cano estourou e molhou a casa toda, quando fui ver a planta tinha virado uma folha branca com manchas pretas Sad mas bola para a frente, peguei umas folhas antigas, como não tenho impressora em casa coloquei uma folha na tela do PC e fui riscando, depois foi só multiplicar as medidas para alcançar a escala e desenha-la no tamanho correto. Só arredondei as medidas um pouco como a asa que aumentei para 88cm.

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Vcc001

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Vcc002

    Trem de pouso:

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Vcc004


    Por enquanto é só, amanhã vou comprar cola e a balsa.



    Abraços, bons voos
    avatar
    Andre Mauricio
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 27
    Idade : 27
    Data de inscrição : 23/08/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Andre Mauricio Sáb Ago 28 2010, 18:53

    Hoje converssando com o pessoal no aterro, me disseram que o Manicaca é basico de mais e me indicaram outro modelo o Cadet(é assim que se escreve?), agora fiquei na duvida de que modelo fazer.
    Já comprei a balsa para a fuselagem mas não cortei ainda.
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  marioverol Dom Ago 29 2010, 09:21

    Fala, André... Basico demais para quem ainda é basico demais está perfeito... Vai de Manicaca mesmo.. Até porque é sua primeira constrição... Na segunda eu te mando a planta original do Manicaca 2, pois ainda estou no Rio.
    Verol
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Manicaca Dom Ago 29 2010, 10:47

    Manicaca II, modelo simples e excelente voador, pode construir sossegado porque além de treinador básico ele será depois um excelente modelo de treinamento na acrobacia.
    abraço
    avatar
    Andre Mauricio
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 27
    Idade : 27
    Data de inscrição : 23/08/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Andre Mauricio Qui Set 02 2010, 20:58

    Resolvi dar continuidade ao Manicaca, a fuselagem já está um pouco adiantada, não tirei fotos pois fiquei sem camera, amanhã a tarde posto fotos de como está ficando o modelo.
    avatar
    Andre Mauricio
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 27
    Idade : 27
    Data de inscrição : 23/08/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Andre Mauricio Sáb Set 04 2010, 19:07

    Aí vão as fotos:
    Visão geral:
    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Vcc010

    Cauda:
    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Vcc011

    Detalhe do leme:
    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Vcc012

    "Calço" no leme:
    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Vcc013

    Reforço no estabilizador horizontal:(minhas fotos são uma porcaria mesmo Laughing )
    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Vcc014

    Bequilha:
    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Vcc015
    avatar
    Andre Mauricio
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 27
    Idade : 27
    Data de inscrição : 23/08/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Andre Mauricio Sáb Set 04 2010, 23:20

    O estabilizador horizontal não estava exatamente a 90º em relação a fuselagem e ao vertical, então tive que colocar 2 reforços na parte superior e forçar ele para m dos lados, deu certo, acho que ficou 99% alinhado.
    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Vcc016

    Por enquanto está muito feio, mas depois de uma aparadinha aqui, outra ali e uma lixadinha com 220 tá resolvido.
    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Vcc017

    Alinhamento:
    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Vcc019

    Agora vou deixar secando até amanhã para dar o acabamento na cauda.
    spitfire
    spitfire
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 22
    Idade : 51
    Comentários : bora pro fly
    Data de inscrição : 02/06/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  spitfire Seg Set 06 2010, 08:06

    BELO modelo Andre ,grades lembranças fiz muitas acrobacias neste modelo ,alias minhas primeiras acrobacias abraços .
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Manicaca Seg Set 06 2010, 09:14

    André, o modelo tá ficando legal.É isso mesmo, "mete ficha" na construção que é isso mesmo.
    Que motor vc vai usar?
    avatar
    Andre Mauricio
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 27
    Idade : 27
    Data de inscrição : 23/08/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Andre Mauricio Seg Set 06 2010, 10:07

    spitfire,
    Obrigado, espero fazer minhas primeiras acrobacias nesse modelo também.

    Carlo Adriano,
    Obrigado, vou usar o O.S 15LA.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Manicaca Seg Set 06 2010, 11:08

    Vai ficar muito bom com o OS 15 LA, excelente motorzinho !
    Quanto ao Manicaca II ele além de te servir bem pra aprender a voar, também é um excelente treinador acrobático.
    abraço
    avatar
    Andre Mauricio
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 27
    Idade : 27
    Data de inscrição : 23/08/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Andre Mauricio Qua Set 22 2010, 22:02

    Estou para iniciar a construção da asa, qual material indicam para as logarinas? Posso usar balsa, ou temque ser uma madeira mais rigida?
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Beto escala Qui Set 23 2010, 09:44

    Andre Mauricio escreveu:Estou para iniciar a construção da asa, qual material indicam para as logarinas? Posso usar balsa, ou temque ser uma madeira mais rigida?

    André,

    Você pode usar spruce, que é aquela madeira mais durinha, normalmente de cor escura. Se você tiver a espessura pela planta, é só procurar a madeirinha que deve achar com certa facilidade.

    Não pode esquecer de que as longarinas são a espinha dorsal de sua asa, então deve ter um certo cuidado com a madeira utilizada.

    Abraços
    avatar
    Andre Mauricio
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 27
    Idade : 27
    Data de inscrição : 23/08/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Andre Mauricio Qui Set 23 2010, 11:43

    Beto escala escreveu:
    Andre Mauricio escreveu:Estou para iniciar a construção da asa, qual material indicam para as logarinas? Posso usar balsa, ou temque ser uma madeira mais rigida?

    André,

    Você pode usar spruce, que é aquela madeira mais durinha, normalmente de cor escura. Se você tiver a espessura pela planta, é só procurar a madeirinha que deve achar com certa facilidade.

    Não pode esquecer de que as longarinas são a espinha dorsal de sua asa, então deve ter um certo cuidado com a madeira utilizada.

    Abraços

    Na planta indica 3/16 e Vareta de pinho ou caixeta, mas não tenho ideia de onde encotrar essas varetas aqui no RJ.
    O spruce eu lembro que é usado em violões, violinos, etc. Talves seja mais fácil de encontrar.
    A longarina eu sei que é o principal reforço da asa, mas nos RC elétricos usamos varetas de fibra rsrsrsrs num glow proavelmente não iria aguetar.
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Beto escala Qui Set 23 2010, 12:09

    Andre Mauricio escreveu:
    Beto escala escreveu:
    Andre Mauricio escreveu:Estou para iniciar a construção da asa, qual material indicam para as logarinas? Posso usar balsa, ou temque ser uma madeira mais rigida?

    André,

    Você pode usar spruce, que é aquela madeira mais durinha, normalmente de cor escura. Se você tiver a espessura pela planta, é só procurar a madeirinha que deve achar com certa facilidade.

    Não pode esquecer de que as longarinas são a espinha dorsal de sua asa, então deve ter um certo cuidado com a madeira utilizada.

    Abraços

    Na planta indica 3/16 e Vareta de pinho ou caixeta, mas não tenho ideia de onde encotrar essas varetas aqui no RJ.
    O spruce eu lembro que é usado em violões, violinos, etc. Talves seja mais fácil de encontrar.
    A longarina eu sei que é o principal reforço da asa, mas nos RC elétricos usamos varetas de fibra rsrsrsrs num glow proavelmente não iria aguetar.

    André,

    Tente na Mye, na Hobbylandia, ou no Garcia na BFHobby...

    Abraços
    avatar
    Andre Mauricio
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 27
    Idade : 27
    Data de inscrição : 23/08/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Andre Mauricio Dom Out 10 2010, 16:40

    Atualizando...
    Enquanto não chega a balsa e o compensado para terminar modelo, resolvi pintar a cauda dele.
    Usei tinta acrilica diluida com água, como não tenho aerografo, usei pincel de cerdas macias.

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Vcc001

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Vcc002

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Vcc003

    As bordas das areas pintadas estão ruins, principalmente nas faixas brancas, pois ainda tem um acabamento ocm linhas pretas.
    Qual selante, ou verniz vocês aconselham em usar sobre a pintura?
    eduscorrea
    eduscorrea
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 26
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/04/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  eduscorrea Qua Out 13 2010, 20:54

    Voce passou Dope ou outro selante na madeira antes de pintar? É bom usar um selante pra proteger a madeira e evitar que a madeira absorva muita tinta.

    O pessoal costuma usar verniz bi-componente. Voce acha este verniz em casa de tintas. É usado normalmente em pintura de carros, não sei se serve com esta tinta que voce usou. O verniz vem em duas partes separadas (como o nome diz) e voce mistura na hora de usar, em geral 7 por um. Eu comprei uma concha de metal, dessas para usar em cozinha e uso pra misturar os componentes. Acho uma solução simples e barata. Tem pra vender em qualquer supermercado e é fácil de limpar depois do uso.

    Parabéns pela construção e bons voos.

    Eduardo Corrêa
    avatar
    PT-001
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 8
    Idade : 72
    Data de inscrição : 26/08/2010

    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  PT-001 Qui Out 14 2010, 17:50

    usei o verniz acrilex spray, estou aguardando uma oportunidade para voar e, naturalmente, testar a resistência dele.

    um abraço,
    julio

    Conteúdo patrocinado


    Construção do meu primeiro VCC Manicaca II Empty Re: Construção do meu primeiro VCC Manicaca II

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19 2024, 08:18