martin Seg Jan 17 2011, 10:29
Caro Daniel,
voce é um cara que esta despontando no VCC e imagino que esta procurando a melhor maneira de construir seu próximo modelo, e isso só se consegue com um modelo super bem alinhado e rígido. Parte da rigidez é adquirida no acabamento. Melhor ter um modelo de 1800g bem rígido do que um de 1600g sem rigidez. Hoje temos motores com potencia para fazer um modelo de 1800g parecer brinquedinho, 1800g para seu Enya SS50 é refresco.
Portanto recomendo caprichar na montagem e usar todas as técnicas que os melhores pilotos do mundo usam. Recomendo entelar a asa com filme SLC, que é um filme usado muito em asas de combate, mais leve e muito mais resistente que monokote, é transparente e voce cobre a asa toda depois com silkspan médio e dope. Isso é comprovado e usado pelos melhores pilotos americanos e é assim que estou entelando a asa do Thunder Gazer.
Na fuselagem entelar com manta de carbono 005 e dope de nitrocelulose. Quanto a pintura do modelo aconselho voce falar com o Barbudinho, ele é o cara para te passar como fazer e ficar leve usando dope de butirato para envernizar.
Existem mil macetes de uso de material composite em vários pontos que valem a pena usar. Quando for montar um modelo traz a planta aqui que eu mostro exatamente onde e como usar. O Rogério tem usado varias dessas técnicas que passo e ele sente diferença que isso faz.
Abraço,
Martin