A proposta não é esgotar o assunto “elétrico” em algumas palavras, além de ser impossível, mas, fornecer informações básicas e despertar interesse pelo tema.
Brush = motor elétrico com escova
É conhecido por Speed, o mais popular ou mais utilizado é o Speed 400 (há outros, por exemplo: Speed 280, Speed 350).
O Speed 400 pode ser grosseiramente comparado a um glow .049.
Há diversos modelos RC: escala, acrobáticos, trainers, pylon racer, etc, e helicópteros que utilizam este motor.
Em alguns modelos este motores são instalados com caixa de redução o que permite utilizar hélices de diâmetro: 8, 9, 10, etc.
Em algumas asas tipo ZAGI utiliza-se o Speed 400 e hélice com diâmetro 5 ou 6 fixadas diretamente no eixo do motor.
O rendimento médio desses motores está entre 50 e 60% em relação ao consumo de energia.
Brushless = motor elétrico sem escova
Entre os motores glow, por exemplo: .25, ou .40, ou .60, sejam dois ou quatro tempos, pode haver diferenças nas medidas dos pistões x camisas, obviamente da biela (curso do pistão), porém, sempre será um motor .25, ou .40, ou .60 independentemente da marca, há um padrão internacional. Esse padrão ainda não existe entre os motores elétricos, daí ser difícil relacionar motores glow com motores elétricos, ou mesmo, motores elétricos com motores elétricos.
Os motores elétricos brushless tem rendimento entre 80 e 90% em relação ao consumo de energia, consequentemente a carga da bateria pode ser menor, isso implica bateria menor, portanto, menos peso se comparadas com a bateria utilizada com motor brush (Speed 400).
A bateria é o ponto crítico nos modelos elétricos, portanto, quando mais carga a bateria tiver com menor volume significa menor peso e melhor rendimento do conjunto: modelo, motor, bateria.
Minha experiência com motores elétricos me ensinou pensar Glow como Glow e Elétrico como Elétrico, cada qual com sua característica e aplicação.
No início foi e é difícil fazer essa distinção, mas, com o tempo se aprende ainda mais quando tem que por a mão no bolso.
Meu primeiro contato com modelos elétricos foi um P51 da Megatech, vi e comprei por impulso, na época só havia modelos com motores brush, no caso desse modelo Speed 280 com caixa de redução 5:1, hélice quadripá, bateria NiCD (níquel cádmio) 7 células ou 8,4 volts. Carreguei a bateria e fui para o campo, liguei o modelo, voou quase dez metros e caiu, destruindo a caixa de redução; decepção total. Sou teimoso, não desisti.
Na época eu voava asa tipo Zagi com motor glow .15, vi um kit americano com motor elétrico e comprei, motor Speed 400 com bateria LiPo (lítio polímero, vôo mas muito lento para meu gosto.
Atualmente tenho na Zagi , envergadura 90 cm, motor elétrico marca EMax modelo CF2812 com hélice 7x4 para combate glow, peso total 540g, essa configuração é para velocidade.
Para asa mais “dócil”: envergadura 120 cm, motor elétrico marca EMax modelo CF 2822 com hélice 8x5.
Voando RC, mas sempre pensando VCC, minha paixão, passei pesquisar mais e mais tudo sobre elétrico: motores, ESC (Electronic Speed Control), baterias, timer, hélices, etc, etc, e passo descrever, sucintamente, minha experiência.
1. Não pense motor elétrico como motor glow; tente esquecer que existe GLOW, passe pensar como se houvesse só motor elétrico, ficará mais fácil, mais barato para seu bolso e o resultado final será positivo.
2. Há na Internet diversas tabelas para “comparação” glow x elétrico com base na potência HP convertido em Watts, inicialmente pode o caminho certo, mas...
3. Além do motor, leve em consideração:
a. bateria, é equivalente ao tanque de combustível no glow: capacidade, material (latão, plástico, galvanizado), no caso da bateria capacidade de carga (mA) e volts; material: NiCD, LiPo, etc.
b. ESC ou simplesmente speed control definido em A (Ampere), para cada potência de um determinado motor há um ESC equivalente. Cuidado com a dissipação do calor para não queimar o mesmo.
c. Motor deve ser basicamente definido com base no:
I. peso do modelo e na modalidade: acrobacia, park flyer, sport, pylon, trainer, combate, pois, cada modalidade implica motor para velocidade (vôo rápido) ou motor com torque (voo lento), bem como, para o peso do modelo há um motor com potência W(Watts) ideal.
II. KV ou RPM por volt, essa característica indicará se o motor é para velocidade (KV entre 1250 e 1700) obviamente hélice com diâmetro menor em relação às utilizadas nos motores com torque (força) (KV entre 900 e 1100).
d. Se você voa acrobacia o motor precisa de torque e não de velocidade, então para um modelo com 1500g, motor com regime entre 7000 e 9000 RPM (dependerá da voltagem da bateria e do passo da hélice), o motor dever ter entre 300 e 500 Watts.
Não tenho preferência por alguma marca, pelos seguintes motivos:
- nem sempre encontramos a marca de nossa preferência que pesquisamos na Internet.
- quando encontramos a marca de nossa preferência, mesmo comprando via Internet, o preço é muito alto, obviamente, opto por uma marca com preço menor.
- estou utilizando motores das marcas: TURNIGY e EMAX, sem qualquer problema ou reclamação.
A preparação dos motores elétricos está relacionada basicamente com o diâmetro do fio e o número de voltas em cada bobina.
Edson Zanini.
*(postado pela Administração a pedido do Edson Zanini)
Brush = motor elétrico com escova
É conhecido por Speed, o mais popular ou mais utilizado é o Speed 400 (há outros, por exemplo: Speed 280, Speed 350).
O Speed 400 pode ser grosseiramente comparado a um glow .049.
Há diversos modelos RC: escala, acrobáticos, trainers, pylon racer, etc, e helicópteros que utilizam este motor.
Em alguns modelos este motores são instalados com caixa de redução o que permite utilizar hélices de diâmetro: 8, 9, 10, etc.
Em algumas asas tipo ZAGI utiliza-se o Speed 400 e hélice com diâmetro 5 ou 6 fixadas diretamente no eixo do motor.
O rendimento médio desses motores está entre 50 e 60% em relação ao consumo de energia.
Brushless = motor elétrico sem escova
Entre os motores glow, por exemplo: .25, ou .40, ou .60, sejam dois ou quatro tempos, pode haver diferenças nas medidas dos pistões x camisas, obviamente da biela (curso do pistão), porém, sempre será um motor .25, ou .40, ou .60 independentemente da marca, há um padrão internacional. Esse padrão ainda não existe entre os motores elétricos, daí ser difícil relacionar motores glow com motores elétricos, ou mesmo, motores elétricos com motores elétricos.
Os motores elétricos brushless tem rendimento entre 80 e 90% em relação ao consumo de energia, consequentemente a carga da bateria pode ser menor, isso implica bateria menor, portanto, menos peso se comparadas com a bateria utilizada com motor brush (Speed 400).
A bateria é o ponto crítico nos modelos elétricos, portanto, quando mais carga a bateria tiver com menor volume significa menor peso e melhor rendimento do conjunto: modelo, motor, bateria.
Qual o motor elétrico que substitui o motor glow .XXXX ?
Minha experiência com motores elétricos me ensinou pensar Glow como Glow e Elétrico como Elétrico, cada qual com sua característica e aplicação.
No início foi e é difícil fazer essa distinção, mas, com o tempo se aprende ainda mais quando tem que por a mão no bolso.
Meu primeiro contato com modelos elétricos foi um P51 da Megatech, vi e comprei por impulso, na época só havia modelos com motores brush, no caso desse modelo Speed 280 com caixa de redução 5:1, hélice quadripá, bateria NiCD (níquel cádmio) 7 células ou 8,4 volts. Carreguei a bateria e fui para o campo, liguei o modelo, voou quase dez metros e caiu, destruindo a caixa de redução; decepção total. Sou teimoso, não desisti.
Na época eu voava asa tipo Zagi com motor glow .15, vi um kit americano com motor elétrico e comprei, motor Speed 400 com bateria LiPo (lítio polímero, vôo mas muito lento para meu gosto.
Atualmente tenho na Zagi , envergadura 90 cm, motor elétrico marca EMax modelo CF2812 com hélice 7x4 para combate glow, peso total 540g, essa configuração é para velocidade.
Para asa mais “dócil”: envergadura 120 cm, motor elétrico marca EMax modelo CF 2822 com hélice 8x5.
Voando RC, mas sempre pensando VCC, minha paixão, passei pesquisar mais e mais tudo sobre elétrico: motores, ESC (Electronic Speed Control), baterias, timer, hélices, etc, etc, e passo descrever, sucintamente, minha experiência.
1. Não pense motor elétrico como motor glow; tente esquecer que existe GLOW, passe pensar como se houvesse só motor elétrico, ficará mais fácil, mais barato para seu bolso e o resultado final será positivo.
2. Há na Internet diversas tabelas para “comparação” glow x elétrico com base na potência HP convertido em Watts, inicialmente pode o caminho certo, mas...
3. Além do motor, leve em consideração:
a. bateria, é equivalente ao tanque de combustível no glow: capacidade, material (latão, plástico, galvanizado), no caso da bateria capacidade de carga (mA) e volts; material: NiCD, LiPo, etc.
b. ESC ou simplesmente speed control definido em A (Ampere), para cada potência de um determinado motor há um ESC equivalente. Cuidado com a dissipação do calor para não queimar o mesmo.
c. Motor deve ser basicamente definido com base no:
I. peso do modelo e na modalidade: acrobacia, park flyer, sport, pylon, trainer, combate, pois, cada modalidade implica motor para velocidade (vôo rápido) ou motor com torque (voo lento), bem como, para o peso do modelo há um motor com potência W(Watts) ideal.
II. KV ou RPM por volt, essa característica indicará se o motor é para velocidade (KV entre 1250 e 1700) obviamente hélice com diâmetro menor em relação às utilizadas nos motores com torque (força) (KV entre 900 e 1100).
d. Se você voa acrobacia o motor precisa de torque e não de velocidade, então para um modelo com 1500g, motor com regime entre 7000 e 9000 RPM (dependerá da voltagem da bateria e do passo da hélice), o motor dever ter entre 300 e 500 Watts.
Qual a melhor marca?
Não tenho preferência por alguma marca, pelos seguintes motivos:
- nem sempre encontramos a marca de nossa preferência que pesquisamos na Internet.
- quando encontramos a marca de nossa preferência, mesmo comprando via Internet, o preço é muito alto, obviamente, opto por uma marca com preço menor.
- estou utilizando motores das marcas: TURNIGY e EMAX, sem qualquer problema ou reclamação.
Motor elétrico pode ser preparado (envenenado)?
A preparação dos motores elétricos está relacionada basicamente com o diâmetro do fio e o número de voltas em cada bobina.
Edson Zanini.
*(postado pela Administração a pedido do Edson Zanini)