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    Dope

    JORGE
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    Mensagem  JORGE Seg Fev 07 2011, 10:33

    http://www.stunthanger.com/tips.htm
    Acima, link onde se pode encontrar algumas dicas sobre uso de DOPE.
    Abaixo algumas frases retiradas de um longo texto, com informações importantes.
    1 - Butyrate will go over Nitrate but Nitrate will not go over Butyrate. I have been told that Nitrate is not fuel proof but have never tested this.
    2 - Sand, Sand And Sand Some More. Probably the one skill that is most lacking in modeling is how to use sandpaper. The paint job starts with sanding the structure of the airplane and ends with sanding the clear coat before buffing with compound which by the way is liquid sandpaper.
    3 - Applying The Covering (Silkspan, Japanese Tissue, Sig Koverall, Polyspan) I have always applied one coat of Sig Nitrate dope unthinned to the bare wood sanding after each coat with 600. The reason for using Sig Nitrate is to seal the wood and create a base that the covering will adhere to. When using polyester coverings it is mandatory for proper adhesion of the covering unless you are using Sig Stix-it to adhere the covering to the framework. The first coat of dope on the polyester covering is always Nitrate followed by Butyrate. Butyrate can be applied over Nitrate but Nitrate will not go over Butyrate.
    Se gostarem mando mais frases, dando continuidade às dicas de técnica com DOPE.
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    Mensagem  adriano Qua Fev 16 2011, 20:10

    valeu Jorge,se fosse possivel escrever traduzido ajudaria muito pois sou manicaca em ingles se nao for pedir demais,ate
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    Mensagem  adriano Dom Fev 20 2011, 22:12

    ola galera,no meu primeiro vcc em 1991 era entelado com papel de seda ,aqueles vendidos em papelaria e depois pintado ,sera que resiste em aeros maiores como promo ,miss bj em fim ,hoje usa mimo ou silkspan tem tanta diferença ,valeu
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    Mensagem  adriano Ter Fev 22 2011, 08:54

    ola galera fiz pergunta cima pois nunca trabalhei com silk ou mimo ,gostaria de saber as diferenças de resistencia em relaçao ao papel seda
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    Mensagem  marioverol Ter Fev 22 2011, 13:03

    Fala, Adriano.
    Já entelei avião com esses papeis finos de papelaria... Uma coisa é certa, a resistência, seja papel fino ou silkspan, perto dos plásticos é mínima... Não recomendo o papel ou silk....Só se vc for uma cara altamente cuidadoso, pois rasga fácil...Eu gostaria de entelar meus aviões sempre com silkspan, pois o acabamento fica impecável, mas como eu viajo muito com os aviões, é impossível não rasgar...Daqui pra frente só oracover ou similar..
    Abração,
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    Mensagem  adriano Ter Fev 22 2011, 15:47

    valeu Verol ,estava com duvida do papel por esse motivo mesmo pois p/ ir na pistab tenho que transportar de carro e sempre da uns toques na bordas ,ate agora so entelei com contact mas inrruga com o calor agora com o vinil vi uma tecnica no youtube legal vou tentar,ate mais
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    Mensagem  Morcegão Ter Fev 22 2011, 17:16

    Já tive aviões entelados com este papel e vivia remendando, pois furava no carro, nos pousos e por duas vezes, por curiosos que apareciam em locais não cercados e apertavam a asa para "ver do que era feita". Evil or Very Mad
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    Mensagem  Luiz Henrique Ter Fev 22 2011, 19:02

    Verol, essa história de resistência é discutível. Resistência ao rasgo, plástico dá de 100 a zero, mas o papel deixa a asa mais rígida. Aliás, o plástico pra isso é sofrível.
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    Mensagem  marioverol Ter Fev 22 2011, 20:55

    Olá, Luiz.. Beleza?
    Sim, concordo com vc... tanto que estou acabando de terminar uma asa e fiz da seguinte forma:Entelei somente o open bay com oracover, depois apliquei silkspan na asa toda,incluindo a parte de oracover, justamente para travar a asa.. Mas a questão do Adriano, acho eu, que ele se referiu a resistencia do papel em si.Dai, não resta comparação..
    Se foi quanto ao travamento da asa, desculpas eu não entendi, ok?
    Abração a todos,
    Verol
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    Mensagem  Luiz Henrique Ter Fev 22 2011, 21:00

    Verol,
    Acho que tudo tem a ver.
    Interessante a ideia de usar os dois. Gostei.

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