Prezados, estou iniciando no VCC. Comprei um motor novo (20 Enya), e depois da fase de pré-amaciamento, fiz alguns voos. Meu modelo é um instrutor, da Aerobras, construído recentemente. Durante os voos percebi que o cabo fica com certa "barriga" (o avião segue na frente e o cabo não o acompanha durante o círculo). Isto é normal? O cabo tem 14 metros.
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Eduardo Yamin
Morcegão
Mustrengo
jatir
8 participantes
Cabos: falta de tensão (barriga).
jatir- Usuário Master
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- Mensagem nº1
Cabos: falta de tensão (barriga).
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº2
Re: Cabos: falta de tensão (barriga).
Oi Jatir,
a barriga no cabo às vezes acontece sim, mas não pode ser exagerada a ponto de retardar a resposta ao comando.
Passe-nos mais algumas informações, por favor...
1. Direcional está virado pra fora?
2. Motor está virado pra fora?
3. Espessura e material do cabo
Beleza?
Abrassss
a barriga no cabo às vezes acontece sim, mas não pode ser exagerada a ponto de retardar a resposta ao comando.
Passe-nos mais algumas informações, por favor...
1. Direcional está virado pra fora?
2. Motor está virado pra fora?
3. Espessura e material do cabo
Beleza?
Abrassss
Morcegão- Usuário Master
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- Mensagem nº3
Re: Cabos: falta de tensão (barriga).
Seja bem vindo. As perguntas feitas pelo outro colega certamente vão levar a solução do problema.
jatir- Usuário Master
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Data de inscrição : 27/01/2011
- Mensagem nº4
Re: Cabos: falta de tensão (barriga).
Mustrengo, tudo bem?
Em primeiro lugar, obrigado por haver respondido à indagação.
Não sei qual é a espessura do cabo. Trata-se de cabo trançado, comprado na Aerobrás, que, de início, tinha 16,5 metros. Deixei-o com 14 metros. Aliás, não há informação a respeito da espessura no sítio da empresa. Por outro lado, o direcional está virado para a direita, respeitando-se o ângulo indicado na planta. Por fim, o motor está posicionado um pouco para a direita (também havia informação nesse sentido na planta). O modelo, na verdade, é um monitor, e não instrutor, como havia me reportado ao fazer a indagação.
Grato.
Jatir.
Em primeiro lugar, obrigado por haver respondido à indagação.
Não sei qual é a espessura do cabo. Trata-se de cabo trançado, comprado na Aerobrás, que, de início, tinha 16,5 metros. Deixei-o com 14 metros. Aliás, não há informação a respeito da espessura no sítio da empresa. Por outro lado, o direcional está virado para a direita, respeitando-se o ângulo indicado na planta. Por fim, o motor está posicionado um pouco para a direita (também havia informação nesse sentido na planta). O modelo, na verdade, é um monitor, e não instrutor, como havia me reportado ao fazer a indagação.
Grato.
Jatir.
Eduardo Yamin- Usuário Master
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- Mensagem nº5
Re: Cabos: falta de tensão (barriga).
minha Mig tem esse problema, o cabo é meio grosso, bom nao é exatamente um problema pois o modelo voa bem, mas certamente melhoraria se o cabo fosse mais fino pois isso diminue o arrasto e o peso do próprio cabo em voo....
Sobre espessura dos cabos tem alguma coisa aqui, inclusive uma bela explicacao do nosso amigo Wagner.
https://vcconline.forumeiros.com/t427-bitolas-dos-cabos-em-mm-e-aplicacoes-para-cada-um
espero ter ajudado.
Sobre espessura dos cabos tem alguma coisa aqui, inclusive uma bela explicacao do nosso amigo Wagner.
https://vcconline.forumeiros.com/t427-bitolas-dos-cabos-em-mm-e-aplicacoes-para-cada-um
espero ter ajudado.
Mustrengo- Usuário Master
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Data de inscrição : 07/10/2007
- Mensagem nº6
Re: Cabos: falta de tensão (barriga).
olá Jatir, tudo em riba.
Vamos lá... os cabos AeroBrás com 16,5m são de aço .18" e são ligeiramente pesados para seu modelo, mas acredito que seja esta a menor medida dos fabricantes de cabos de aço nacional. Parece besteira mas ele gera um pouco mais de arrasto que o cabo de .15".
Se motor e deriva estão conforme a planta, a barriga no cabo que você tem é normal e não será necessário troca-lo, exceto se você sentir que o modelo não responde adequadamente ao seu comando. Só lembre que as manobras de acrobacia devem ser feitas sempre com vento "nas costas" do piloto, o que ajudará a manter o cabo esticado.
Pode ser tranquilamente usado um cabo de .12" com o conjunto Monitor/Enya, só evite os cabos de Kevlar, estes são ainda mais pesados e flexíveis, deixando a resposta do modelo mais lenta. Usei cabos de Kevlar num Promo 25 e me arrependi amargamente.
Qualquer outra dúvida, joga aqui que vamos respondendo, valeu?
Vamos lá... os cabos AeroBrás com 16,5m são de aço .18" e são ligeiramente pesados para seu modelo, mas acredito que seja esta a menor medida dos fabricantes de cabos de aço nacional. Parece besteira mas ele gera um pouco mais de arrasto que o cabo de .15".
Se motor e deriva estão conforme a planta, a barriga no cabo que você tem é normal e não será necessário troca-lo, exceto se você sentir que o modelo não responde adequadamente ao seu comando. Só lembre que as manobras de acrobacia devem ser feitas sempre com vento "nas costas" do piloto, o que ajudará a manter o cabo esticado.
Pode ser tranquilamente usado um cabo de .12" com o conjunto Monitor/Enya, só evite os cabos de Kevlar, estes são ainda mais pesados e flexíveis, deixando a resposta do modelo mais lenta. Usei cabos de Kevlar num Promo 25 e me arrependi amargamente.
Qualquer outra dúvida, joga aqui que vamos respondendo, valeu?
jatir- Usuário Master
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Data de inscrição : 27/01/2011
- Mensagem nº7
Re: Cabos: falta de tensão (barriga).
Mustrengo, muito obrigado. Vou tentar achar um cabo com a medida de 0.12".
Mustrengo- Usuário Master
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Data de inscrição : 07/10/2007
- Mensagem nº8
Re: Cabos: falta de tensão (barriga).
Na Stunt Hobby tem, procure o Martin e informe-se com ele.
Abrasss e vamo avuá!
Abrasss e vamo avuá!
Manicaca- Usuário Master
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Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº9
Re: Cabos: falta de tensão (barriga).
Jatir, se a barriga nos cabos aparecer quando se dá um comando em voô verifique se a aberura da tua manete coincide com a abertura de distancia de cabos no teu balancim. Segundo me ensinou o engenheiro mecânico Sérgio Daeuble, que também participa aqui na lista, ocorre este problema devido a diferença nos cursos dos cabos e nos do manete, o que leva a aparição da "barriga" nos cabos durante o vôo. Não tão crítica nos modelos de treinamento e em de voô de lazer, mas crucial nos modelos de competição.
em linguagem simples: se teu balancim é de 2 polegadas por exemplo, a distacia de abertura na tua manete também deve ser de 2 polegadas e assim por diante
abs
em linguagem simples: se teu balancim é de 2 polegadas por exemplo, a distacia de abertura na tua manete também deve ser de 2 polegadas e assim por diante
abs
Luiz Henrique- Usuário Master
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Idade : 46
Data de inscrição : 05/12/2010
- Mensagem nº10
Re: Cabos: falta de tensão (barriga).
Jatir,
Um pouco de barriga é normal, sempre tem. Será que não é só falta de referência, tipo assim, um susto que você levou por não ter voado antes?
Um pouco de barriga é normal, sempre tem. Será que não é só falta de referência, tipo assim, um susto que você levou por não ter voado antes?
Mustrengo- Usuário Master
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Data de inscrição : 07/10/2007
- Mensagem nº11
Re: Cabos: falta de tensão (barriga).
Quando eu voltei a voar estranhei a "barriga", mas é que eu voava com cabos de Kevlar, depois que mudei pro cabo de aço .15" ficou bem mais tranquilo
JORGE- Usuário Master
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Data de inscrição : 19/07/2010
- Mensagem nº12
Re: Cabos: falta de tensão (barriga).
Jatir,
Além de tudo que foi escrito anteriormente, confira:
1 - O contra peso da asa de fora
2 - Experimente (dentro das especificações do fabricante do motor) hélices de boa qualidade
3 - Confira se o tipo e qualidade de combustível está dentro das especificações para o motor
4 - Confira se a vela está dentro das especificações para o motor
5 - Confira se o muffler está ok, sem impor restrições ao motor
Abraço,
Jorge
Além de tudo que foi escrito anteriormente, confira:
1 - O contra peso da asa de fora
2 - Experimente (dentro das especificações do fabricante do motor) hélices de boa qualidade
3 - Confira se o tipo e qualidade de combustível está dentro das especificações para o motor
4 - Confira se a vela está dentro das especificações para o motor
5 - Confira se o muffler está ok, sem impor restrições ao motor
Abraço,
Jorge
jatir- Usuário Master
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Data de inscrição : 27/01/2011
- Mensagem nº13
Re: Cabos: falta de tensão (barriga).
Pessoal, boa tarde. Aproveitando o tópico já aberto, e que se refere à tensão dos cabos durante os voos, gostaria de perguntar sobre um aeromodelo que acabei de construir, a partir de um Kit comprado no Japão (por meio da Stunthobby). Trata-se de um BMT 20 - Blue Max Trainer 20, do fabricante Kaz Minato. Respeitei todas as informações técnicas que estão indicadas na planta, inclusive indaguei do próprio fabricante sobre dúvida relativa ao fato de o leme estar posicionado em 0º, e não levemente inclinado para a direita, como ocorria naqueles que anteriormente montei. As fotos abaixo permitem visualizar o aeromodelo, e tudo indica, não há erros flagrantes (acredito, claro). Ocorre que o avião está instável, e nas vezes que tentei manobrá-lo de maneira mais agressiva, inclinou para o centro do círculo, com perda da tensão dos cabos, causando-me grande apreensão. O que pode estar acontecendo? Abraço. Jatir. " />
Manicaca- Usuário Master
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Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº14
Re: Cabos: falta de tensão (barriga).
Oi Jatir, troque umas linhas com o Martin da Stunthobby, ele é um modelista experiente e poderá lhe orientar
Vc conferiu pela planta se não há inclinação de leme??
Vc conferiu pela planta se não há inclinação de leme??
jatir- Usuário Master
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Data de inscrição : 27/01/2011
- Mensagem nº15
Re: Cabos: falta de tensão (barriga).
Manicaca, tudo bem?
Sim, conferi.
Como tive dúvida, escrevi para o fabricante, e ele, muito atencioso, disse que a inclinação não importava no modelo, já que a tensão dos cabos, na visão moderna de aeromodelistas dedicados à competição, acabava derivando de outros fatores.
Jatir.
Sim, conferi.
Como tive dúvida, escrevi para o fabricante, e ele, muito atencioso, disse que a inclinação não importava no modelo, já que a tensão dos cabos, na visão moderna de aeromodelistas dedicados à competição, acabava derivando de outros fatores.
Jatir.
TAPXURE- Usuário Master
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- Mensagem nº16
Re: Cabos: falta de tensão (barriga).
Jatir;
Pela foto vista por trás do modelo, parece que o LEME está inclinado para dentro!!!
Olha também se a asa não empenou (torceu)! Isso é comum e deixa o modelo instável!
Abraços!
Pela foto vista por trás do modelo, parece que o LEME está inclinado para dentro!!!
Olha também se a asa não empenou (torceu)! Isso é comum e deixa o modelo instável!
Abraços!
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