VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+3
betocastrucci
Mustrengo
JORGE
7 participantes

    Medidas de segurança

    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    Medidas de segurança Empty Medidas de segurança

    Mensagem  JORGE Ter Mar 15 2011, 21:40

    Na qualidade de vítima de um acidente durante o Aerofilia 2011, que me rendeu 17 pontos nos dedos,resolvi fazer do limão uma limonada e desenvolvi uma nova forma de dar partida no motor.
    Agora me posiciono atrás do aeromodelo e bato na hélice com um bastão usando a mão esquerda. Assim, retiro o glow start e alcanço a agulha com a mão direita sem cruzar minha mão e meu braço por cima da hélice com o motor em funcionamento.Além disso se meu auxiliar se distrair e não segurar o modelo, ele não vem em cima de mim e acaba ficando com o profundor preso na minha perna e nada acontece. Caso eu retorne para recarburar o motor, torno a me posicionar atrás do modelo e alcanço a agulha com a mão direita e não ao lado do modelo e alcançando a agulha com a mão esquerda como havia feito. O que aconteceu comigo este ano e o que aconteceu com o Reinaldo no ano passado, é o tipo de acidente que não é evitado com o uso de luvas.
    Assim que tiver oportunidade vou filmar e disponibilizar no VCC ONLINE. Voces vão ver que é perfeitamente factível e muito mais seguro.
    Abraços,
    Jorge de Azevedo
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Medidas de segurança Empty Re: Medidas de segurança

    Mensagem  Mustrengo Ter Mar 15 2011, 22:46

    Como diz o velho ditado... cão mordido por cobra tem medo de linguiça.

    É isso aí, neste esporte estamos todos sujeitos a algum tipo de acidente, mas só depende de nós mesmos de previni-los.

    É isso aí, Jorge... aguardo o video com curiosidade.

    Abrasss
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Medidas de segurança Empty Re: Medidas de segurança

    Mensagem  betocastrucci Ter Mar 15 2011, 23:14

    Já me cortei com hélices em muitas maneiras, até mesmo tentando tirar a hélice (super afiada) do motor, e também com motor elétrico. Atualmente aprendi que devo tirar o fio das hélices antes de balancea-las e manuseio sempre com aquela luva de pano branco com bolinhas pretas, mesmo num reles Cox 049 (são os piores, pois parecem de brinquedo), e para bater utilizo um bastão que já tem inúmeras cortes, imagine sem ele !!!
    Mas amaciando um motor em bancada há pouco tempo, já tinha tirado a luva e resolvi mexer na agulha para afinar a mistura e depois tornar a engorda-la, quando esbarrei o dedo anular (totalmente inútil e bobo no processo) na parte de trás da hélice, arrancou um bifinho de leve, mas me incomodou por uma semana e ficou uma bela marca no dedo. Então mesmo com outros métodos de partida, todo cuidado sempre é pouco. Tenho muita experiência com automação em indústria, acabo por obrigação de ofício a prestar mais atenção nos aspectos de segurança e é fato que o índice de acidentes com os mais experientes é maior do que com os aprendizes.
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    Medidas de segurança Empty Re: Medidas de segurança

    Mensagem  Eduardo Yamin Qua Mar 16 2011, 09:51

    JORGE escreveu:Na qualidade de vítima de um acidente durante o Aerofilia 2011, que me rendeu 17 pontos nos dedos...

    Nossa 17 pontos! caramba!

    Jorge seria interessante contar como foi o que aconteceu contigo, para assim podermos entender melhor o problema e poder adotar as prevencoes necessárias cada um de nós.

    Seguranca é assim: voce pode conviver anos muito próximo a um perigo ou ter um acidente e com isso achar que esta tomando todas as medidas necessárias, até que voce percebe que todas nao era beeemmm todas as que necessitava.

    Safety first!
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Medidas de segurança Empty Re: Medidas de segurança

    Mensagem  martin Qua Mar 16 2011, 13:48

    Alguns conselho que posso dar.

    Aprender fazer o motor pegar batendo ao contrario, nunca passando pela compressão e verificando para não dar calço hidráulico.

    Motor pode pegar sem o Ni-Starter, fique esperto! em dias quentes essa probabilidade é maior.

    Use uma vareta redonda de madeira dura com uma fenda na ponta para ajustar agulha.

    Falhamos muito no quisito de teste de tração. Isso é feito somente nas provas, mas deveriamos fazer quando se chega na pista.

    Os cabos de saída de asa dos ARF(Brodak e TopFlite) eventualmente vão falhar na terminação, o sistema que eles usam para prender o cabo amassando um tubo metálico gera um ponto onde o cabo flexiona mais aumentando a fadiga em um ponto. Recomendo que refaçam as terminações desses cabos usando método de enrolar com fio de cobre.

    Usar algema sempre, basta um passarinho bater na linha para o modelo dar uma estilingada e arrancar a manete da mão, e lá vai um modelo a 90km/h na direção aos seus amigos.

    Martin


    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Medidas de segurança Empty Re: Medidas de segurança

    Mensagem  Mustrengo Qua Mar 16 2011, 14:55

    Foi feio viu... e o Jorge ainda queria decolar com a mão toda estourada... espírito esportivo ao extremo.

    Já saiu com 17 pontos na carteira de aeromodelista... bounce
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Medidas de segurança Empty Re: Medidas de segurança

    Mensagem  Alexandre Margonar Qua Mar 16 2011, 20:31

    Meus caros amigos, quem que pratica aeromodelismo U-Control, Control Line, ou VCC a algum tempo não teve um acidente ou incidente com hélice ou cabo?

    Uma vez, carburando um motor Fox 35, tirei um bom “bife” do dedo médio da mão direita. Encostei a parte de cima do dedo indicador da mão direita na carcaça do motor que já estava quente, e num ato reflexo, puxei a mão para frente, sem considerar o disco da hélice, e lá se foi um filé...

    Também já fiz uma adaptação de uma chave de fenda, para girar a agulha, mas como ela era longa e com a vibração do motor, ela escapou e atingiu a hélice, que era de madeira e foi pedaço de hélice prá tudo que lado, e a chave voou igual a uma fecha. Felizmente o único atingido fui eu e o avião, que levou a pior.

    Trabalho com aviação há 25 anos, e em aviação temos uma máxima, que um acidente não ocorre por uma falha isolada, e sim por um conjunto de falhas.

    Baseado nisso, sempre que vou voar um aeromodelo, alem de uma rigorosa inspeção de segurança “faço um vôo mental” onde planejo tudo que vou fazer, e como agir caso alguma coisa saia fora do planejado, como alguém entrar no circulo de vôo (isso é freqüente, quando não se voa em uma pista própria) e local para “jogar” o avião.

    Quanto ao ajudante, fazemos um “briefing” detalhado de como segurar o avião, quando soltar e de que forma, lado e direção que ele deve ir após a decolagem, cuidados com os cabos, etc
    Já aconteceu comigo de um Tamanco BII, decolar, voar e cair, antes que eu tivesse chego na manete.

    Certa vez, em um vôo em São Bernardo do Campo, decolando de uma pista própria de VCC, porem a grama estava alta em alguns pontos, o cabo enroscou em um mato, logo na decolagem. A Olímpia III com um OS 35, imediatamente virou para dentro do circulo e o ajudante correu para liberar os cabos, e consegui porem o Olímpia já estava em vôo, e passou bem perto de mim em uma subida forte, e ao esticar o cabo novamente, a 180º da posição de decolagem, o tranco foi tão forte, que a manete saiu da minha mão (não usava algema), e o Olímpião foi pro chão com perda total, inclusive do bravo OS 35.

    Então juntando uma pista mal cuidada, um ajudante sem informação, desrespeito as regras de segurança e um piloto sem noção, fiquei sem o Olímpia e o OS 35.
    Essa historia poderia ter um final trágico, pois ao lado da pista, tinha uma movimentada avenida.

    Conclusão, toda tentativa de adaptações e mudança de procedimentos, que venha acrescentar mais segurança nas operações com aeromodelos, é bem vinda, mas só deve ser usada após uma boa avaliação e treino, e deve ser divulgada a todos os envolvidos na operação.
    Todos conhecem a lei de Murphy !!!

    Informação útil é aquela que está ao alcance de todos, antes de precisar dela.

    Um abraço a todos.
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Medidas de segurança Empty Re: Medidas de segurança

    Mensagem  Morcegão Qua Mar 16 2011, 21:29

    Já levei cinco pontos em um dedo, mas foi com estilete desbastando uma daquelas madeiras de primeira que vinham em aviões da Mobral. Já tomei muita pancada de hélice ao ligar o motor e tive pequenos cortes nas mãos ao tirar o Ni-Starter ou regular a agulha, mas nada sério.

    Conteúdo patrocinado


    Medidas de segurança Empty Re: Medidas de segurança

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28 2024, 22:29