VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+11
betocastrucci
martin
jatir
Anselmo
Morcegão
marioverol
Luiz Henrique
Wagner
Alexandre Margonar
Manicaca
santos90
15 participantes

    SASSI 15 II

    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Morcegão Sáb Abr 30 2011, 13:03

    Tenho seis deste em casa sendo que um tenho faz tempo (1994) e os outros foram comprados no ML. O que limpei foi o último que adquiri. O Enya .15 IV tem a mesma furação e segundo dizem o conjunto camisa/pistão dele cabem direitinho no Sassi. Um amigo meu fez esta mudança, mas pelo que me lembro não funcionou não.
    santos90
    santos90
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 20
    Idade : 29
    Data de inscrição : 26/07/2010

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Novo Teste com combustivel 4X1

    Mensagem  santos90 Seg Jun 13 2011, 15:23

    Bom pessoal descobri o problema do sassi 15 II apesar de ele já ter 20 anos e do meu amigo que eu comprei também já tem 20 anos ambos funcionaram muito mas muito bem, desmos sorte de ter 2 SASSI 15 II que funcionaram heheheheh...
    Então o problema era no combustível que eu estava no primeiro vídeo utilizando 3X1 e no caso neste vídeo está com o combustível 4X1, então isso destrói todas teorias do carburador entre outras que deram mas agradeço a todos que deram muitas dicas, e qual quer anomalia informo a vocês hehehe...

    O SASSI 15 II está agora sando utilizado no meu Cessna 180 VCC

    Atenciosamente,

    Vinicius dos Santos
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  betocastrucci Seg Jun 13 2011, 15:39

    Nem deveria dar palpite nesse caso, até porque já foi resolvido o problema destruindo todas as teorias dos nossos colegas veteranos. Mas os meus motores .15 de mais de 30 anos atrás (um OS e um Fox) funcionam bem com 3x1, 4x1, 3x1 misturado meio a meio com Byron 20% nitro 20% oleo sintético, Byron 10% nitro 20% óleo ricino + sintético e até num MK sem nitro que comprei na Aerobrás. Muda um pouco a regulagem da agulha (quanto mais óleo, mais aberta) e obviamente a performance (mais nitro, uns girinhos a mais). Então ou o problema está no 3x1 (foi elaborado direito?) ou é o motor que é mais estreito nas opções de combustível. Como tive que fazer voar um Sassi I na década de 70 (já duvidaram em outras plagas da existência desse motor...), só de ouvir falar nesse nome me dá arrepio Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
    Quanto a medida de venturi, eu consegui amansar o OS 15 colocando um palitinho de balsa... no venturi.
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Jun 13 2011, 18:14

    Qual helice esta usando? 8x6 ou 8x5?
    santos90
    santos90
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 20
    Idade : 29
    Data de inscrição : 26/07/2010

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  santos90 Seg Jun 13 2011, 23:50

    Bom estou usando uma hélice 8X6 e quanto ao combustível eu uso o tradicional no caso 4X1 400 ml de álcool metílico e 100 ml de óleo de rícino não uso misturas com nitro mas gostaria um dia de saber mais sobre outras misturas pois me deu uma certa curiosidade sobre os mesmos.
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  adriano Ter Jun 14 2011, 10:47

    ola Santos,gostei das suas experiencias com os sassi 15 pois tenho um 35 bem conservado que terei que aprender alguns massetes p/ funcionar ele ,e vou usar como base essas informações ,valeu abraços
    santos90
    santos90
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 20
    Idade : 29
    Data de inscrição : 26/07/2010

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  santos90 Ter Jun 14 2011, 17:41

    de nada foi bom ajudar qual quer coisa pode pergunta aqui no tópico ou por mensagem privada abraços...
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Morcegão Seg Nov 28 2011, 18:10

    Funcionei um neste sábado com 4x1 e 20% de nitro, misturado com caretão, mais ou menos meio a meio. Funcionou muito bem duas vezes, sem dar trabalho para ligar. Só não voou devido a incidente na decolagem com capim na pista e um pequeno problema no comando depois da queda.
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  ANDRE Ter Nov 29 2011, 20:38

    A todos do Fórum VCC,
    Aqui na pista da Praia Grande, tem um aeromodelista que adaptou uma camisa e pistão do Enya 15 no Sassi 15 II.
    Só não sei qual serie de camisa e pistão da Enya é que se adapta no bloco do Sassi 15. Acho que precisa de pequenos ajustes na biela, o que um bom torneiro, pode fazer.Algum ajuste no bloco também seja necessário. A fórmula da Coca-Cola ninguém passa.
    Não precisa falar que o desempenho do motor é impressionante. É o melhor Sassi que ví até hoje.
    Está instalando em um Santana II todo vermelho.
    Consegue fazer quase toda a mini-fai exceto o trevo de 4 folhas, que sai meio distorcido.
    Ninguém acredita no desempenho do conjunto.
    Quem tem Sassi 15 já meio baleado, poderia passar as medidas da camisa para o Martin (Stunthobby), para identificação do conjunto da Enya que pode ser adaptado.
    At. André Luiz Costa
    PPG - Pista da Praia Grande
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Morcegão Ter Nov 29 2011, 20:57

    Lá pelos idos de 1986 um colega adaptou, acho que do Enya .15 IV, a camisa e pistão num Sassi. Neste caso não funcionou muito bem, mas era um cara que não tinha muito cuidado com o que fazia e não se preocupou com detalhes técnicos. Pegava até bem, mas não afinava de maneira nenhuma. Ouvi de casos que teriam dado certo, mas até agora não tinha achado quem confirmasse. Tenho o e-mail do colega de que falei e vou ver se ele se lembra ao certo qual Enya serviu de doador. Já estive conversando com o Martin, faz pouco tempo e ele acha que seria do Enya .15 IV mesmo. Vou deixar um Sassi com ele a fim de que verifique, assim que possível e coloco os resultados aqui.
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Sérgio Daeuble Qui Dez 01 2011, 12:44

    Tenho Um Enya 15 e alguns Sassis 15. Não vale a pena modificar o Sassi 15. Apresenta o mesmo rendimento que o Enya 15. O problema do Sassi não é desempenho e sim dar a partida! Nada que um starter não resolva......

    https://www.youtube.com/watch?v=j-CwlDJJAUg&feature=mfu_in_order&list=UL

    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Morcegão Sáb Dez 10 2011, 19:52

    Fazendo uma comparação grosseira com os Enyas III e IV, vi que o Sassi está mais para a versão III. O IV é um pouco maior. O meu colega que usou peças de Enya, fez a adaptação em meados de 1986 com peças de um motor usado. Pelo tempo acho mais viável que tenha sido com a versão mais antiga, mas não tenho como confirmar devido não conseguir contato com ele até agora. A verdade é que não sei se vale a pena ficar mexendo, mas vai de cada um, pois eu mesmo já pensei nisto faz pouco tempo. Sai mais da metade do preço de um .15 V novinho.
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  carlão eckert Dom Dez 11 2011, 18:35

    Arrumando algumas caixas antigas na oficina achei uma vela sassi nova ainda em funcionamento na sua caixinha original. ai como sei que tem muitos aqui que assim como eu na sua infância passou muitas tardes de sábado em companhia do sassi 15... pode me falar o que quiser mais me divertia muito, mais muito mesmo... saudade boa!!!!

    SASSI 15 II - Página 2 IMG_2052
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Morcegão Dom Dez 11 2011, 20:43

    Já vi Sassi funcionar muito bem e tenho dez comigo, um inclusive está em uso. Não conhecia vela fabricada por eles e estive conversando agora com outro sassimaníaco que também ficou surpreso. Não tivemos acesso a elas onde morei e onde este amigo está até hoje. É tipo o Sassi .25 de que já ouvi falar, mas nunca vi e nem conheci ninguém que teve um. Conheço dois caras que tem o Sassi I, mas perdi o contato com eles. Valeu pela foto
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Morcegão Seg Dez 12 2011, 11:06

    Esqueci que alguém aqui do Fórum falou sobre o Sassi .25 e parece que a pessoa teria um. Seria mais raro que o Sassi I.
    Anselmo
    Anselmo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 182
    Idade : 49
    Data de inscrição : 18/12/2009

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Anselmo Seg Dez 12 2011, 12:43

    Eu tive um Sassi 25, não é lenda não, esse motor existiu mesmo, mas ele faleceu junto com o falcão20 , mergulhando de ponta, só que esqueci na epoca que não era água e sim asfalto, não sobrou nada, nem pra contar história.
    Tava aprendendo a fazer looping, eta tempinho bacana, mas os prejuízos eram animais.
    comecei com um santana 15 e sassi 15, dai fi pra esse falcão 20 com o sassi25, depois fui para um coronado com os40 e depois um superstar com um OS40 SF, cavalão. Parei por uns 15 anos e retornei em 2009.

    foi bacana esse tempo, eita laia .................

    Um Abraço
    Anselmo
    [img]SASSI 15 II - Página 2 Superstarii1990 [/img]
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Dez 12 2011, 12:56

    Já vi o Sr. Pedro nas pistas do Aterro do Flamengo em 2006 com um Tamanco BII (P-51)com um Sassi 25, carburador de RC e incrivel 3 cabos (com - acelerador).
    Pousava e decolava varias vezes durante o vôo.Muito divertido.
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Morcegão Seg Dez 12 2011, 14:09

    Eu voava com a turma em terrenos baldios e sem qualquer tipo de pavimentação. Não me lembro de alguém perder motor em quedas. Avião era comum. Quanto ao Sassi .25 já havia escutado sobre ele faz muito tempo, mas não conheci ninguém que tivesse.
    Tive um Manicaca com um Sassi .15 que era muito bom. Fiz a besteira de vender quando parei e ao voltar comprei um com um Santana II, que pegava bem, mas não segurava a rotação. Este eu tenho até hoje guardado junto a mais um monte. Destes todos tirei um e coloquei em um pequeno avião para testar. Funcionou muito bem e ao longo dos meus anos de aeromodelismo VCC vi vários que nunca deixaram o dono na mão.
    Sassi .35, este eu vi pessoalmente. Um colega comprou e colocou em um Super Star, mas parou antes de amaciar o mesmo. Era muito difícil de ligar.
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Morcegão Dom Abr 15 2012, 18:41

    Boa noite Carlão.
    Gostaria de copiar a foto que enviou da vela Sassi para colocar em meu glog, se não se importar com isto.
    Esta foto fez sucesso com alguns colegas que nunca ouviram falar desta vela. É o meu caso também. Quero manter a memória destes produtos.

    Conteúdo patrocinado


    SASSI 15 II - Página 2 Empty Re: SASSI 15 II

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28 2024, 08:32