VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+3
betocastrucci
Morcegão
Thiago Borges
7 participantes

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  Thiago Borges Qua Ago 17 2011, 14:42

    Pessoal,

    Estou montando um Monitor Aerobrás que ganhei e gostaria de compartilhar as fotos com vocês.

    Estou voltando ao VCC 15 anos depois, e me deparei com um mundo de informações na Internet e produtos e possibilidades “novas”, como combustíveis diferentes, opções de acabamento, coisas importadas etc.

    O avião vai voar com um CB 25.

    Fotos:

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) 2011-08-16-monitor-vcc-01

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) 2011-08-16-monitor-vcc-02

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) 2011-08-16-monitor-vcc-03

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) 2011-08-16-monitor-vcc-04-tanque

    Esse tanque que eu achei “estranho”, ele é meio torto e tem a lateral quadrada.
    Antigamente, os tanques eram quadrados de um lado e triangulares do outro.
    Alguém sabe o que isso muda? (se é que muda alguma coisa)

    Ah, que tiver dicas sobre acabamento, eu criei um post:
    https://vcconline.forumeiros.com/t671-ajuda-com-acabamento-em-monokote-tinta-e-verniz
    Minhas dúvidas são sobre tinta e verniz...

    Abs!
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3956
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  Morcegão Qua Ago 17 2011, 15:29

    Legal seu avião. Vou acompanhar as fotos. Tive um tanque deste até pouco tempo e nunca tive algum tipo de problema, mas tem gente aqui que pode te dar dicas melhores. Nos idos dos anos 80 meus amigos que tinham os aviões com melhor acabamento usavam tinta automotiva e vernis bicomponente, mas acho que alguém já te falou isto.
    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  Thiago Borges Qua Ago 17 2011, 18:20

    Legal Morcegão.

    Já lí sim sobre o verniz bicomponente.
    Aquele da Aerobrás, qual era?
    Será que alguem sabe me dizer?
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  betocastrucci Qua Ago 17 2011, 18:48

    O verniz bicompo é usado nos automóveis, fica um acabamento melhor do que eu usava antigamente (da Aerobrás também), mas tem que medir bem o quanto vai usar, porque uma vez misturado não tem volta, tem que ser usado em 2 horas. E também adiciona muito peso ao modelo, o ideal é usar pistola.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  Manicaca Qua Ago 17 2011, 18:57

    Oi Thiago, o modelo está muito bonito, parabéns pelo capricho, mas com CB 25 é motor demais para o monitor!
    abraço
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  Alexandre Margonar Qua Ago 17 2011, 21:09

    Olá Thiago, tudo bem?

    Beleza a montagem do seu Monitor.
    Em 1995, eu tive um desse, e alguns amigos meus aprenderam a voar VCC, neste modelo, porem concordo com o que o Carlo disse, com um CB-25, o Monitorzinho vai virar um foguete. O meu voava com um OS-15 e hélice 8X6.

    Quanto a sua duvida com o tanque, é esse mesmo, o tubo da saída de combustível, vai até o fundo do tanque, com uma inclinação para o lado esquerdo e para baixo.
    Como eu sei? Eu abri para ver...KKKKKK.

    Com o avião nivelado encha o tanque, com a mangueira de saída solta do motor e com outra mangueira em um dos respiros do tanque, sopre ar para dentro do tanque, tomando o cuidado de tapar o outro respiro com o dedo e você verá o combustível fluindo na mangueira de saída, mas se você inclinar o avião para a esquerda, para de sair combustível e começa a sair ar pela mangueira do motor.
    Isso prova que o tubo vai até o fundo do tanque, com uma inclinação para o lado esquerdo e para baixo.
    Em vôo com grande inclinação, isso não ocorre, pois a força centrifuga joga o combustível, exatamente para o lado da inclinação do tubo.
    Continue a postar fotos do seu Monitor, pois eu estou gostando e vou acompanhar.

    Um abraço.
    chicomedella
    chicomedella
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 51
    Idade : 40
    Data de inscrição : 18/06/2011

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  chicomedella Qui Ago 18 2011, 00:22

    Cara...

    ja te passei algumas informações la no outro tópico.

    hj comprei o verniz...estou testando ele em um pedaço de vinil a parte para ver se não vai estrgar a entelagem...no seu caso tu entelou com o q? vinil?

    em breve respondo o comportamento desse verniz e coloco todas as especificações dele aqui...

    o meu vai rodar com um cb 25 tb....fica um jato...ja voei assim antes...faz a manobra que quiser...hahaha

    abraço
    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  Thiago Borges Sex Ago 19 2011, 15:35

    Obrigado pessoal!

    Beto, eu não tenho pistola.
    Estou acompanhando seu tópico para ver o que acontece, ok?

    Carlo, obrigado! editado, na caixa fala que é para motores de 15 a 25...
    Vamos ver o que rola.

    Alexandre, caramba! Você abriu o tanque? Rs?
    Continue acompanhando, esse final devemos ter novidades.

    Obrigado a todos.
    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  Thiago Borges Sex Ago 19 2011, 15:46

    Pessoal,

    Fui na Aerobrás hoje para comprar a tina e verniz tradicional que eu usava 15 anos atrás, rs.

    Conversando com o vendedor, ele falou que se eu usar Spray de Esmalte Sintético, não preciso aplicar verniz e não vai sair com combustível.

    Confere? Alguém já experimentou?

    Abs!
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  adriano Sex Ago 19 2011, 17:02

    a inf proscede,pois pinto meus modelos com tinta esmalte sintetico fica muito bom e nao prescisa de verniz,abraços
    chicomedella
    chicomedella
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 51
    Idade : 40
    Data de inscrição : 18/06/2011

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  chicomedella Sex Ago 19 2011, 17:19

    Pintei com esmalte sintético tb...achei que fosse dar uma acabamento com mais brilho.

    no final não ficou, não si se foi falta de técnica ou excesso de expectativa.
    Mas acabei comprando o verniz, vai agregar muito peso?
    ou vale a pena, ja q tenho, aplicá-lo?

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  Manicaca Sex Ago 19 2011, 19:33

    Oi Thiago, quando eu falei muito motor é tb por questão de vc conseguir acertar o CG dele certinho. O CB 25 é mais "massudo" do que os 15 tradicionais.
    O Monitor é a versão que disputava mercado na época com o Manicaca da Mobral, são do mesmo tamanho praticamente (uns 80 cm ?). Mas se vc gosta de modelos rápidos então vai ficar "show".
    Belo modelo, parabéns
    Carlo
    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  Thiago Borges Ter Ago 30 2011, 20:46

    Oi Adriano e Chico, pintei com spray de esmalte sintetico.
    Ficou bom, vamos ver se nao vai descascar.
    Será que uma semana secando ta bom?

    Carlo, entendi...
    Vamos ver se o cg vai dar certo.

    Obrigado pessoal.
    chicomedella
    chicomedella
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 51
    Idade : 40
    Data de inscrição : 18/06/2011

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  chicomedella Qua Ago 31 2011, 00:15

    Pintei com esmalte sintético tb e passei verniz por cima...agora to longe da lata para dar as especificações exatas.
    Mas foi comprado em ferragem normal....ate diz q e para evitar entrar em contato com vinil...mas acabei passando na entelagem...de vinil...e não deu problema algum...pelo contrário...deu um brilho massa...

    e o brilho e a superfície extremamente lisa que ficou por cima do esmalte sintético ficou invejável..praticamente envidraçado...passei depois de lixar bem o esmalte com lixa d'agua 600.


    Tb uso o cd 25 e acabei de verificar o cg...exatamente no lugar que a planta indica!!!

    sem problemas....

    e fica uma flecha mesmo...acho q da ate para usar um cabo um pouco mais comprido!!!

    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  Thiago Borges Seg Set 05 2011, 23:58

    Pessoal, montagem terminada e fiz um primeiro voo.

    Algumas impressoes:
    - Como o Carlo disse, o cg ficou fora... Vou ter que colocar peso na cauda.
    - Os pousos foram meio complicados, acho que pelo fato do cg estar fora. O aviao embicou com facilidade.
    - Como o motor ainda esta amaciando, estava voando meio afogado. Achei a velocidade meio lenta e os cabos meio foruxos, sera que foi pela falta de giro do motor? Helice 9x6.
    - Achei os comandos muito sensiveis, vou tentar ajustar.

    Valeu!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  Manicaca Ter Set 06 2011, 19:00

    O CG muito adiantado causa esses sintomas que vc citou, causados principalmente pelo motor muito pesado pra um modelinho tão pequeno.
    A hélice citada (9X6) é adequada ao CB 25, que por sinal não precisa de muito amaciamento por ser ABC (pelo menos os mais novos, existem CB´s antigos com pistão de ferro e cilindro de aço - esses precisam de um bom amaciamento). Roda ele uns 3 a 4 tanques (sefor ABC) variando a carburação para checar se o motor tem um comportamento "firme", e se estiver ok manda brasa!
    abraço
    chicomedella
    chicomedella
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 51
    Idade : 40
    Data de inscrição : 18/06/2011

    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  chicomedella Ter Set 06 2011, 19:33

    estranho ...so se o meu ja estiver ajustado!!

    coloquei o motor e verifiquei o cg..está bem aonde diz a planta...meio do caminho entre o bordo de ataque e a longarina!!

    mas ainda não voei com ele....

    eu pintei com esmalte sintético mas mesmo assim passei verniz...

    ficou muito bom...extremamente liso e vitrificado!!!

    Conteúdo patrocinado


    Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos) Empty Re: Montagem de Monitor Aerobrás (com fotos)

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19 2024, 13:53