VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+17
carlão eckert
Nandoflb
Morcegão
Adrianogardini
Mantovani
palonan
martin
betocastrucci
Marcus36X
Eduardo Yamin
lcdmf40
JORGE
Riki Cunha
Sérgio Daeuble
marioverol
adriano
jorge pereira
21 participantes

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    avatar
    jorge pereira
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 18
    Idade : 65
    Comentários : Boa noite. Sou engenheiro aeronáutico aposentado.
    Data de inscrição : 25/08/2011

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  jorge pereira Seg Ago 29 2011, 22:02

    Boa noite à todos.
    Eu lí aqui neste fórum, antes do Nivaldo sair, que ele iria testar a linha multifilamentos 200lbs ao invés do cabo de aço.
    Pois bem, eu comprei a linha e experimentei ela em vôo. Muito boa, ela é fina e mais leve que o cabo de aço. Não estica e não causa arrasto. As linhas ficam bem esticadas e o controle mais sensível para manobras.Isso sem falar da economia, pois paguei R$76,00 de um rolo de 100m. Em se tratando de 25m, deu para fazer dois jogos de comando.
    Eu aprovei a idéia.

    Abraços

    Jorge Pereira(não sou gaucho!!!)
    avatar
    jorge pereira
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 18
    Idade : 65
    Comentários : Boa noite. Sou engenheiro aeronáutico aposentado.
    Data de inscrição : 25/08/2011

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  jorge pereira Seg Set 26 2011, 21:57

    Boa noite,
    É incrível a resistência que os aeromodelistas Vcc tem contra algumas inovações!!!
    Tenho voado com linha multifilamentos e não tenho problemas algum. Muito bom, diga-se de passagem!!
    Pena mesmo que ninguém se interessou. Valeu mesmo!!!
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  adriano Qua Set 28 2011, 12:04

    em qual modelo vc usou esses fios monofilamentos motor 40 /60
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  marioverol Qua Set 28 2011, 15:54

    Adriano, pergunta para o Jorge (Carioca) Ele sabe tudo dessa linha...
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  Sérgio Daeuble Qua Set 28 2011, 19:01

    O Outro Jorge, O Carioca que mora em Canela RS (Gaucho por opção) usou esta linha no Aerofolia 2011. Achei legal! Teve um momento em que o vento "literalmente" jogou o modelo fora de sua trajetória e o Jorge fez como pipa.... conseguiu colocar o modelo na grama! So não machucou a mão porque éra esta linha.Salvou o modelo e ainda ficou em segundo na Mini Fai.(Bagual de Sorte).
    Quando aprendi a voar, com meu Tamanco B e motor diesel WB 2,5 os cabos de 15 metros eram de uma "cordinha de seda". Formava uma bariga mais voava legal! Naquela epoca os melhores cabos eram de aço carbono e apenas um filamento.
    Hoje usamos para speed um arame de inox bem fino que lembra bastante aqueles cabos antigos.
    Atualmente o usual e cabos com multi filamentos em aço inox. Boa resistencia e efeito semelhante os da bola de golfe e tenis, ou seja! apresenta menos arrasto e como conseqüência menos barriga........ Quando vôo a unica bariga é a minha!!!!!!!!!
    Para meus modelos Escola uso um cabo de aço carbono trançado e revestido com um plastico (nylon)que compro como linha de pesca. Carretel de 100 metros. Funciona legal! o revestimento de nylon evita aqueles "dobradinhos" causados pelos pés dos Manicacas ou curiosos .....

    https://www.youtube.com/watch?v=j-CwlDJJAUg


    Sérgio.
    avatar
    Riki Cunha
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 5
    Idade : 45
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  Riki Cunha Qui Jan 12 2012, 14:25

    Pessoal,

    Sou novo neste hobby, mas pelo que percebi, nem sempre o mais leve e melhor no caso da linha, pois tem que ver mesmo que tipo de aeronave essa linha agüenta, o problema e quem vai fazer o teste?
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  JORGE Qui Jan 12 2012, 21:43

    Riki Cunha escreveu:Pessoal,

    Sou novo neste hobby, mas pelo que percebi, nem sempre o mais leve e melhor no caso da linha, pois tem que ver mesmo que tipo de aeronave essa linha agüenta, o problema e quem vai fazer o teste?

    Riki,
    Vôo com fios de espectra há mais de 1 ano e nunca tive problemas. Atualmente estou usando fios de espectra de 50 libras para voar com Pathfinder e Vector 40. Segundo o regulamento os cabos no teste de tração precisam suportar 10X o pêso do modelo e como 50 libras são aproximadamente 25 Kilos, suportaria com folga modelos de 2Kg,. Portanto cada fio suportando 25Kg para modelos que pesam em torno de 1300g é mais do que o suficiente.
    avatar
    lcdmf40
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 314
    Idade : 83
    Data de inscrição : 05/12/2009

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  lcdmf40 Sex Jan 13 2012, 20:38

    Muito importante no uso de linha de polimero multifilamento e o no de fixação que reduz a resistencia do conjunto a praticamente a metade.
    Isso ja foi discutido em outra corrente desta lista que esta no item: "construção", topico: "Entelagem com SLC + Silkspan + Dope".
    A data e 08 de outubro e 2011
    Abraço
    Luiz carlos
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  Eduardo Yamin Sex Jan 13 2012, 22:33

    Minha única dúvida é com respeito ao diametro que pode complicar um pouco no tema arrasto, mas acho bem legal a idéia.

    Eu tenho utilizado linha multi filamento de dyneema (poliester) para reboque de planador de voo livre no meu caso com 100 libras, seria essa que voces estão falando?
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  JORGE Sáb Jan 14 2012, 00:36

    É exatamente esta, mas não é polister.
    Spectra = Dyneema = Polímero de poliestireno de alta densidade.
    Para uma mesma libragem, os diâmetros dos fios de multifilametos variam de acordo com a marca.
    Exemplo: O multifilamento Berkley Whiplash de 50 liras tem 0,17mm de diâmetro a Ultracast da Spiderwire 50 libras tem 0.25 mm. Existem várias outras marcas tipo Rapala; Vexter; Tryumph; Daiwa etc...
    Abraço,
    jorge Canela RS
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  JORGE Sáb Jan 14 2012, 00:46

    Olá Eduardo,
    Ainda não tinha visto a foto do cabo de reboque no link da sua mensagem, mas agora pude constatar que não é este o tipo de fio que estamos falando. Se quiseres ver várias marcas e especificações de fios de multifilamentos de spectra, vá ao site www.pesca.com.br e procure em "linhas".
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  Eduardo Yamin Sáb Jan 14 2012, 21:37

    JORGE escreveu:Olá Eduardo,
    Ainda não tinha visto a foto do cabo de reboque no link da sua mensagem, mas agora pude constatar que não é este o tipo de fio que estamos falando. Se quiseres ver várias marcas e especificações de fios de multifilamentos de spectra, vá ao site www.pesca.com.br e procure em "linhas".

    Duas coisas que não sabia, ou entendia de forma diferente, para mim spektra e dyneema eram coisas diferentes, a da foto é realmente dyneema inclusive da marca vexter.
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  Eduardo Yamin Dom Jan 15 2012, 09:58

    Eduardo Yamin escreveu:
    JORGE escreveu:Olá Eduardo,
    Ainda não tinha visto a foto do cabo de reboque no link da sua mensagem, mas agora pude constatar que não é este o tipo de fio que estamos falando. Se quiseres ver várias marcas e especificações de fios de multifilamentos de spectra, vá ao site www.pesca.com.br e procure em "linhas".

    Duas coisas que não sabia, ou entendia de forma diferente, para mim spektra e dyneema eram coisas diferentes, a da foto é realmente dyneema inclusive da marca vexter.

    Pelo que eu vi em (http://dyneema.com/en_US/public/dyneema/page/about/Dyneema.htm#Dyneema-content) Dyneema é "Ultra-High Molecular Weight Polyethylene (UHMwPE)" ou seja derivado do polietileno...e o spectra (http://www51.honeywell.com/sm/afc/products-details/fiber.html)ai diz "Spectra® fiber a polyethylene fiber"ou seja os dois vem do mesmo polímero mas acredito que com processos diferentes. Incrivel!

    Obrigado Jorge por aclarar o assunto!
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  JORGE Seg Jan 16 2012, 08:53

    Eduardo,
    Então a linha Vexter que voce apresenta na foto é bastante grossa, para VCC usamos de diâmetro bem menor, que é igual ou menor do que o diâmetro do aço trançado 0.15. é mais leve, 15 vezes mais resistente do que o aço de mesmo diâmetro e tem o mesmo arrasto e aproximadamente a mesma flexibilidade.
    O que eu entendi é que na realidade o polímero é o UHMwPE; Spektra é uma marca registrada de um fabricande que usa o UHMwPE para fazer fios; Dyneema é outra marca registrada que usa o mesmo polímero para fazer seus fios. Existem alguns fabricantes de fios que fazem um blend de UHMwPE e outros polímeros para conferir algumas característcas especiais.Os fabricantes de fios de pesca (Vexter; Berley; Triumph etc..) usam os fios fabricados pela Spektra ou Dyneema,colocam nos respectivos rolos com seu rótulo e comercializam. Existem fabricantes de coletes á prova de balas e outros materiais para blindagem que compram os fios da Sektra e Dyneema e confeccionam tecidos e coletes e outros materiais bélicos.
    Acho que agora está eclarecida a confusão que se costuma fazer com relação a estes fios.
    Abraço,
    Jorge Canela RS
    avatar
    lcdmf40
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 314
    Idade : 83
    Data de inscrição : 05/12/2009

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  lcdmf40 Seg Jan 16 2012, 16:33

    Senhores

    Achei na web uma regulamentação nova da AMA para VCC
    É o "Competition Regulations 2011-2012"

    www.modelaircraft.org/files/2011-2012CLGeneral4.pdf

    A grande novidade e que ela trata especificamente de linhas multifilamento que é chamada GSUMP (Gel Spun ultra high molecular weight polyethilene).
    O curioso é que com isso ignoram o Kevlar que é uma aramida, i.e, a mesma coisa so que derivada do nylon.
    A Sullivan (creio) andou vendendo linhas de Kevlar mas não pegou.
    Tambem e a primeira vez que vejo a AMA mencionar VCC eletrico.
    A tabela do teste de tração e a seguinte:

    Motor até 0.09 ou 300 W 20 libras (~9kg)
    Motor até 0.25 ou 450 W 40 libras (~19kg)
    Motor até 0.40 ou 600 W 60 libras (~27kg)
    Motor até 0.75 ou 750 W 100libras (~45kg)

    A norma da tambem o detalhe do nó que deve ser usado para amarrar o GSUMP no clip.
    Lembrar que essa ligação reduz a resistencia da linha pela metade, mas como o teste e feito com os dois cabos ligados ao modelo essa e a resistencia da linha a utilizar.

    A norma diz tambem que cabo multifilamento NÃO pode ser utilizado em competição.

    Abraços

    Luiz Carlos
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  Marcus36X Seg Jan 16 2012, 16:36

    Ainda prefiro os velhos cabos trançados... Não entendo voar com linha de pesca Question Exclamation Question
    Qual a melhoria Question
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  marioverol Seg Jan 16 2012, 17:32

    compra um rolo de 100 mts..que vc vai entender....
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  Marcus36X Seg Jan 16 2012, 18:05

    marioverol escreveu:compra um rolo de 100 mts..que vc vai entender....

    Eu não vou comprar esse tipo de cabo para meus aviões, mas ainda gostaria de saber qual a vantagem...
    É o preço? Peso? Arrasto?
    Usava linha de pesca pra empinar pipa e mesmo assim um bom cerol e ja era, tomava um belo toque...
    Legal que postaram as regras da AMA pra usar essas linhas... pra quem gosta.
    Duvido que tenha a mesma resistencia do cabo trançado.
    Tenho 2 jogos com mais de vinte anos e parecem zero.
    Agora se vão ficar na tranca e não explicar, beleza, pra mim não vai fazer falta, mas talvez alguem gostaria dessa informação...
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  marioverol Seg Jan 16 2012, 18:34

    Calma ai, cara...Muita calma nessa hora... vou te dizer todas as vantagens e desvantagens...Mas calma. Relaxa.
    1- preço...realmente mais barato.Muito mais
    2- segurança - não funciona como uma navalha
    3- manuseio... sem preucupação de acontecer L ou pisarem no seu cabo..
    4 ao contrario do que vc afirmou, é muiiiito mais resitente que o seu cabo de aço.
    desvantagens..
    1 aparentemente apresenta mais arrasto que o cabo de aço...
    tenho pouca experiencia com esse cabo, ainda uso o velho cabo de aço, mas vou voltar a testar ele melhor, pois o Jorge (aeromodelista experiente e culto) assegura que essa barriga que eu disse acima é quase nula.. Por isso pretendo voltar a testar o cabo de Spectra ou Dynnema (mesma coisa) mais vezes..ok? O motivo? os citados acima...
    Abração,
    Verol
    Quanto a soltar pipa com linha de nylon...Esquece, a moda agora é linha chinesa....procura na net que vc encontrará....Mas cuidado para não cortar os dedos....é uma navalha...
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  Marcus36X Seg Jan 16 2012, 18:37

    marioverol escreveu:Calma ai, cara...Muita calma nessa hora... vou te dizer todas as vantagens e desvantagens...Mas calma. Relaxa.
    1- preço...realmente mais barato.Muito mais
    2- segurança - não funciona como uma navalha
    3- manuseio... sem preucupação de acontecer L ou pisarem no seu cabo..
    4 ao contrario do que vc afirmou, é muiiiito mais resitente que o seu cabo de aço.
    desvantagens..
    1 aparentemente apresenta mais arrasto que o cabo de aço...
    tenho pouca experiencia com esse cabo, ainda uso o velho cabo de aço, mas vou voltar a testar ele melhor, pois o Jorge (aeromodelista experiente e culto) assegura que essa barriga que eu disse acima é quase nula.. Por isso pretendo voltar a testar o cabo de Spectra ou Dynnema (mesma coisa) mais vezes..ok? O motivo? os citados acima...
    Abração,
    Verol

    Agora sim, vc podia ter explicado isso da primeira vez...
    Abraço
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  marioverol Seg Jan 16 2012, 18:45

    sim senhor... farei da proxima
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  Marcus36X Seg Jan 16 2012, 18:55

    marioverol escreveu:sim senhor... farei da proxima

    Ai Mario, quando vc vier pra sampa, vem visitar a gente no CASA, pra gente discutir cabos e cevada liquida...rsrsrsrsrs
    Abraço Very Happy
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  betocastrucci Seg Jan 16 2012, 19:26

    Jorge,

    o óleo do motor impregna nesses cabos, ou basta uma limpadinha que sai tudo? Qual a marca e tamanho que você está usando?
    O grande problema do cabo de aço para mim é que marca com muita facilidade, e tem efeito mola, depois de um bom tempo guardado fica espiralado.

    Abraços,
    Beto Castrucci
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  marioverol Seg Jan 16 2012, 19:38

    Marcus36X escreveu:
    marioverol escreveu:sim senhor... farei da proxima

    Ai Mario, quando vc vier pra sampa, vem visitar a gente no CASA, pra gente discutir cabos e cevada liquida...rsrsrsrsrs
    Abraço Very Happy
    Fala, Marcus!
    Cara, volta e meia eu baixo por ai (CASA)...Costumo sempre voar com o Daniel (godinho)Adoro o CASA...Se vacilar a gente até se conhece...Tania, Heraldo, Edu e outros..
    Quando for para aí, eu aviso aqui no forum, ok?
    vou levar um rolo de 70 lbs de presente pra vc..kkkkkk
    Abração, veio,
    Verol
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  Marcus36X Seg Jan 16 2012, 20:03

    marioverol escreveu:
    Marcus36X escreveu:
    marioverol escreveu:sim senhor... farei da proxima

    Ai Mario, quando vc vier pra sampa, vem visitar a gente no CASA, pra gente discutir cabos e cevada liquida...rsrsrsrsrs
    Abraço Very Happy
    Fala, Marcus!
    Cara, volta e meia eu baixo por ai (CASA)...Costumo sempre voar com o Daniel (godinho)Adoro o CASA...Se vacilar a gente até se conhece...Tania, Heraldo, Edu e outros..
    Quando for para aí, eu aviso aqui no forum, ok?
    vou levar um rolo de 70 lbs de presente pra vc..kkkkkk
    Abração, veio,
    Verol

    Pode trazer que to te esperando com duas caixinhas no isopor...rsrs
    Tamo junto Twisted Evil

    Conteúdo patrocinado


    Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço. Empty Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 01 2024, 18:42