VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

4 participantes

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  JORGE Sáb Set 24 2011, 16:54

    Segue seguência de fotos demonstrando como eu faço composite balsa/carbono para longarinas e como eu as coloco na asa. Note a direção da fita de carbono com relação as nervuras, que eu considero correta. Posteriormente o topo da fita de carbono que aparece na foto (aquela linha preta no meio da longarina)será encoberto por cima pelo chapeamento do bordo de ataque e por baixo pelos shear webs, ficando assim o carbono totalmente confinado entre placas de balsa.Deste modo teremos a maior resistência a flexão da asa. Notem também que eu construi uma prensa para fazer a laminação (são duas placas de ferro de 0,8mm que eu aperto com vários sargentos.A resistência a torção eu consigo com uma técnica de entelar que o Martim me ensinou, e que em breve estarei postando fotos.
    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Laminaodelongarina1
    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Laminaode longarina3
    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Laminaodelongarina6
    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Laminaodelongarina7
    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Laminaodelongarina9
    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Laminaodelongarina11
    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Laminaodelongarina13
    Espero ser útil para os que gostam de construir,
    Abraços,
    Jorge de Azevedo
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  JORGE Sáb Set 24 2011, 17:06

    Segue a foto 2 que não havia saido.
    Essa é a cola que eu uso (muito difícil de encntrar rsrsrsrsrsr) e a espátula para literalmnete raspar a cola das duas lâminas de balsa antes de prensar o sanduiche.
    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Laminaodelongarina3
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  marioverol Dom Set 25 2011, 08:44

    Fala, Jorge...
    Qual a medida dessa longarina desse modelo? Vc fez ela maior e depois cortou pora 1/4? Gostei da técnica, e creio que deva aumentar em muito a resistencia a torção.. A técnica de travamento da asa que vc vai colocar, é a que eu vou usar no P51. Acho que é a mesma...Mas o Martin usa SLK (não lembro direito o nome) eu usei oracover, estou com medo do silk não aderir ao oracover...Será?
    Abração,
    Verol
    PS... Depois me passa onde vc compra essa fita de carbono e passa as especificações, ok?
    Essa técinica poderia ser usada em flaps também. Acho que ia ficar otimo, tanto em flaps em chapa de balsa, como os feitos do tipo treliças...onde as varetas de 1/4 poderiam ser laminadas com esse carbono, não?
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  JORGE Dom Set 25 2011, 14:51

    É isso aí Verol,
    É preciso laminar na largura que dê as 4 longarinas e depois cortá-las conforme demonstrado na foto. Se tentares laminar longarina por longarina vai ficar tudo empenado e fica muito difícil casar o sanduiche corretamente, então o macete é laminar uma placa e depois dividi-la. Uso a mesma técnina para bordo de ataque de flaps, bordo de ataque de estabilizadorse e profundores (depois vou postar fotos). Uso "Dave Brown Products carbon fibre strip" (Fala com o Martin que ele consegue para você) . A espessura da placa de fibra depende da envergadura do modelo e se estás laminando longarinas de asa, ou flaps ou estabilizador ou profundor. Quanto mais para a cauda do modelo, mais fina é a espessura da placa de fibra.
    Com relação a técnica de entelagem que o Martin ensinou, usei SLC nas open bays aplicado com ferrinho de monokote, dei uma lixada com lixa 400, dopei e depois coloquei silkspan médio por cima de tudo e dopei. Aderiu perfeitamente ao SLC e acho que vai aderir sobre qualquer filme termotensil, desde que dê uma lixada com 400, aplique dope e depois o silkspan.Para aplicar o silkspan também tem macete. Umedecer antes o silkspan, aplicar ele úmido e ir esticando com cuidado para despazer as rugas,e ir selando só as bordas com dope ( é preciso ter muita paciência nesta fase; o dope atravessa e cola o silkspan mesmo úmido). Deixar o silksoan secar na sombra e ele vai esticar beleza, sem rugas e aí então começa a dopar (sempre os dois lados da asa de uma vez. O Martin tem as fotos de todo o processo que eu mandei para ele . Pede para ele que ele te envia.Fica super rígido e leve e pronto para pintar. Dezenas de vezes mais rígido do que quando se usa apenas monokote.
    Espero ter esclarecido,
    Vamos trocando figurinhas e elevando o nível de construção dos aeromodelos no Brasil.
    Um grande abraço sangue bom,
    Jorge de Azevedo.
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  carlão eckert Dom Set 25 2011, 15:45

    Bom tarde sr. jorge...

    Tem como o sr. disponibilizar as fotos da aplicação do silkspan, para todos os amigos da lista que assim como eu ficamos curiosos... já ouvi falar muito deste tipo de acabamento mas acho que as fotos ilustram melhor...

    Obrigafo
    Carlão Eckert
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  marioverol Dom Set 25 2011, 17:31

    Fala, Jorge.. é o mesmo que estou fazendo no P51...Já lixei o oracover com 400... Mas ainda estou na faze de dopar o avião antes de aplicar o silkspan...Mas o trem deu uma atrasadinha aqui, pois estou refazendo os flaps... Quando fiz esse flaps (2 Anos atras) eu arredondei o bordo de fuga deles...Dai estou fazendo novamente, mas desta vez com os bordos de fugas retos...
    vamos que vamos.. o proximo vai ser um Porsuit....Dai com certeza irei laminar os bordos com esta sua técnica...
    Abração, meu xapa..
    Verol
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  JORGE Dom Set 25 2011, 20:18

    carlão eckert escreveu:Bom tarde sr. jorge...

    Tem como o sr. disponibilizar as fotos da aplicação do silkspan, para todos os amigos da lista que assim como eu ficamos curiosos... já ouvi falar muito deste tipo de acabamento mas acho que as fotos ilustram melhor...

    Obrigafo
    Carlão Eckert

    Minha internet é por celular (3G) e muito lenta para baixar fotos. Assim que estiver num local com ADSL vou postar mais fotos. Vou pedir ao Martin que tem internet rápida (foi quem me passou a técnica e forneceu o material) para postar aqui no fórum e nos dar mais algumas dicas sobre o processo.
    Então fica aqui meu pedido para o amigo Martin.
    Abração,
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  JORGE Dom Set 25 2011, 20:27

    marioverol escreveu:Fala, Jorge.. é o mesmo que estou fazendo no P51...Já lixei o oracover com 400... Mas ainda estou na faze de dopar o avião antes de aplicar o silkspan...Mas o trem deu uma atrasadinha aqui, pois estou refazendo os flaps... Quando fiz esse flaps (2 Anos atras) eu arredondei o bordo de fuga deles...Dai estou fazendo novamente, mas desta vez com os bordos de fugas retos...
    vamos que vamos.. o proximo vai ser um Porsuit....Dai com certeza irei laminar os bordos com esta sua técnica...
    Abração, meu xapa..
    Verol

    Foi assim que eu fiz também. Antes de aplicar dope na balsa, apliquei o filme termotensil SLC (que é tipo um monokote transparente, só que bem mais fino), e depois eu dopei tudo junto (a balsa que ficou exposta e por cima do filme também) e depois apliquei o silkspan. Mais uma vez chamo atenção para umedecer o silkspan antes. Nào tenta aplicar o silkspan seco com dope porque senão vai dar caca (fica com rugas e bolhas sobre o filme). Depois que o silkspan molhado secar e esticar, dê a primeira demão de dope com pistola, só use o pincel após a demão com pistola, isso para não deslocar o papel já esticado com agua e formar rugas.
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  JORGE Dom Set 25 2011, 20:35

    Só mais uma informação:
    Depois de dopado dá para lixar o silkspan colado sobre o filme nas open bays bem mais tranquilo sem cortar o silkspan aderido nas arestas dos caps strips. Além disso pode enfiar o dedo nas open bays que não fura.
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  marioverol Dom Set 25 2011, 22:44

    Opa.... quanto a água, sempre fiz assim. Tem gente que mergulha o silk em um balde com agua e depois tira o excesso dágua e aplica... eu não tenho coragem de fazer assim, acho que vou me enrolar todo.. Eu coloco o silk sobre a superfície e burrifo agua, e depois vou com o dedo tirando as rugas...Estamos no mesmo caminho....
    Ah, uma dúvida.....antes de aplicar o silk, eu costumo dar 4 mãos de dope na madeirae, entre elas, lixa 400 dagua a seco..até a madeira ficar com certo brilho.. Bom até ai, morreu neves... Mas a duvida vem ai.. é preciso dar essas 4 demãos sobre o oracover tb? Eu só dei uma mão, pois o sentido do dope na medeira é infiltrar nitrocelulose na madeira, mas no oracover isso é logico que não vai acontecer...Uma mão só mesmo?
    Acho que minha dúvida beira a estupidabilidade...kkkkkkk me perdoe se beira, ok?
    Abração,
    Verol
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  JORGE Seg Set 26 2011, 08:10

    Verol, sua dúvida é muito importante !
    É preciso dar 4 demãos cruzadas também no filme, para quando voce aplicar o silk por cima, o diluente do dope que voce aplica sobre o silk, penetra e dilui um pouco as 4 demão de dope que voce deu anteriormente no filme e promove uma boa adesão. A mesma coisa acontece com a balsa (na balsa o dope além de agir como selador, prepara a superfície para aderir o silk.
    NENHUMA DÚVIDA POR MAIS BANAL QUE POSSA PARECER É ESTÚPIDA ! ESTÚPIDO É ACHAR QUE SABE TUDO, NÃO COLOCAR SEUS CONHECIMENTOS À PROVA (CONFORME FAZEMOS NESTE FÓRUM AO APRESENTAR EXPERIÊNCIAS) E NÃO PERGUNTAR NADA.
    Um abração, continuemos trocando idéias,
    Jorge
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  marioverol Seg Set 26 2011, 19:28

    Beleza então....Assim que andar posto fotos
    Em tempo....Estou com uma belezura de motor aqui...Noooossa... O Martin é fodda.
    Me mostrou um 45 Pro saida traseira.. aquele com cabeçote de aluminio... NOOOOOOSSA, é lindo o motor, e tem as dimenssões e potencia do 61...Com pipa vai cair bem no Trivial ou TG, será...????
    mas tarde vou procurar ele para arrumar Header e Pipa para ele...Já estou com pressa de terminar esse P51... kkkkk Vai cair o controle de qualidade..kkkkkkk Culpa do martin...
    Dai fez um putta desconto bom...e mais umas ajudas adcionais, não teve como não pegar ele...Ainda por cima que eu tinha o trivial na cabeça, mas ainda não tinha motor para ele...
    45 com potencia de 61 e peso de 35..kkkkkk
    Cara, meu proximo filho vai se chamar Enya da Silva Verol.kkkkkkkkkk
    abração
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  JORGE Seg Set 26 2011, 22:52

    Verol,
    Acho que Enya é nome de mulher, tanto que existe uma cantora linda chamada Enya. É melhor torcer por uma filha mulher e colocar o nome de Enya. Acho que também me apaixonei por Enya, tanto que já estou com nada menos do que 3 40 XZ pro.
    Abração,
    Jorge
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  JORGE Seg Set 26 2011, 22:58

    Verol,
    Estou construindo um TG e vou colocar uma Enya 61 pipapa nele. Se gosta daqueles kits tipo vc falou, "auto fuck yourself voce mesmo" então parte para um TG da RSM, de outra forma é melhor ficar com o Trivial.
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  martin Seg Set 26 2011, 23:39

    Verol,

    O 45CXL não tem a mesma potencia MAXIMA de um Enya 61CX, mas em VCC nunca usamos a potencia máxima, então posso dizer que podemos configurar o 45 para produzir a mesma potencia que fazemos o 61 desenvoler para levar o mesmo modelo. O Brett Buck sempre leva para o NATS um 46VF de reserva para seu Rojett 61, que alias é nada detunado como um PA, no caso de algo der errado.

    Tem um Carioca maluco que usa um Enya 45 Bucha sem pipa que leva um Score num puta vento e não embala nada e muito menos pede arrego quando o camarada sem treinar muito fecha totalmente as manobras! Sera que esse novo 45 vai ter algum problema em levar modelos com asa menor ainda? nahhhhh (Score asa de 677pol quadradas, Trivial 660 - Thundergazer 630)


    Abraço,

    Martin
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  marioverol Ter Set 27 2011, 07:16

    Se preparem, pois o carioca maluco arrumou um lugar maravilhoso para treinar a 1 km de casa..Vou voltar ao meu rítimo de treinamento que tinha em 2010, ou seja, 5 vôos diários...Foi quando passei o rodo em todos o ano todo...O carioca é modesto. kkkkkkk. O lugar é tão bom de vôo que pretendo mexer meus pauzinhos para que, ano que vem, aconteça aqui uma das estapas do CIPA. O local é cercado, com bar, banheiros, sombras e um amplo local para estacionamento... É grama, mas acreditem, é melhor do que muita pista de asfalto que já vi por ai. Liso, completamente liso. Devidamente demarcada, não vai dever em nada a uma boa pista...
    PS, notem o horário desta mensagem. Desculpas, mas preciso ir agora. Onde? Ah, para....
    Abraços,
    Verol - O carioca Maluco
    hj será o primeiro võo meu lá....aguardem feed back
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  martin Ter Set 27 2011, 08:52


    Po Verol, voce demorou tanto para finalizar o P-51 agora finaliza com carinho. Já estou me sentindo culpado. Tenho certeza que vai se apaixonar pelo modelo quando ver um P-51 na ponta do cabo.

    Já fico feliz de ver que esta re-fazendo os flaps com B.F. reto, sinto que isso faz uma puta diferença. Não fiz no SV-11 e vejo que ele não voa tão firme quanto o Strega e o Tucano que tem os flap retos.

    Pode já me inscrever na sua prova.

    Abraço,

    Martin
    p.s a proposito o lance desse Enya 45CXL não é o cabeçote de aluminio, isso todos motores tem, o que faz desse motor muito especial é a Camisa de Aluminio Cromado.
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  JORGE Ter Set 27 2011, 09:59

    Oi Verol,
    Pista de grama é tudo de bom. Voce vai amá-la para sempre depois que tiver que fazer um pouso meio FORTE.
    Além disso não gasta pneus e não fica entrando areia no venturi; e é facílimo prender no solo o auxiliar mecânico soltador de aviãozinho.
    Não sei porque ainda ficam fazendo pista de asfalto ou cimento.
    Se voce fizer 5 vôos todos os dias vai acabar sendo campeão mundial. Prega ficha sangue bom. Faz uma poupança para comprar combustível ou então pega fiado logo umas 3 caixas de Bayron com o Martin que deve estar de sangue doce depois da vitória FAI no campeonato paulista.
    Amplexo,
    Jorge
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  marioverol Ter Set 27 2011, 11:55

    Já estou no trabalho... Fiz 6 vôos e ainda dei uma caminhada em volta do campo de 40 minutos para deixar as artérias desentupidas...kkkk. Coloquei minha biruta em um dos pilares da cerca...Perfeito.. vento de fraco a moderado, liso, sem remu nenhum...O unico defeito da pista é a linha central do campo, pois tem um pequeno ressalto de tanto cal que colocam ao longo do tempo, no resto, dá para treinar decolagem e pouso da mesma maneira que em pista de asfalto ou concreto...Ninguem para perturbar...É só passar o cadeado no portão que ninguem entra...Muitos olhares de curiosas passando na avenida ao lado, ouvi algumas freiadas durante os vôos..kkkkk O povo de Resende nunca viu avião de cordinha....Ouvi alguns cometários do tipo, que coisa sem graça..kkkkkk..
    Amanhã estarei lá novamente as 7:30 da manhã....
    Mano Martin, com todo respeito a sua conquista do Paulistão, mas se segura malandro, o trem bala está vindo ano que vem...kkkkkk Parabéns pela conquista...foi muito legal isso para vc.
    Abração a todos, verol...Depois colocarei fotos do lugar no tópico pistas e clubes deste forum, ok?
    Verol

    Conteúdo patrocinado


    COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS Empty Re: COMPOSITE BALSA/CARBONO PARA LONGARINAS

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19 2024, 06:24