VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

5 participantes

    Limpeza do motor - Como fazer?

    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    Limpeza do motor - Como fazer? Empty Limpeza do motor - Como fazer?

    Mensagem  Thiago Borges Ter Nov 15 2011, 23:21

    Ola pessoal, tudo bem?

    Algumas duvidas para os mais experientes:

    - Como faco para limpar um motor que esta "encardido" com uma especie de crosta amarelada (aparentemente por conta do oleo)?
    Existe algum produto? Vale a pena remover? Alguem sabe pq forma isso?

    - Além do uso de after run, mais alguma coisa dever ser feita no motor apos o uso, visando preservar a aparencia e aumentar sua durabilidade?

    - Outras dicas sobre limpeza de motores?

    Obrigado!
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    Limpeza do motor - Como fazer? Empty Re: Limpeza do motor - Como fazer?

    Mensagem  carlão eckert Qua Nov 16 2011, 08:36

    eu uso um produto chamado car80... limpa ate pensamento!!!!
    Anselmo
    Anselmo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 182
    Idade : 49
    Data de inscrição : 18/12/2009

    Limpeza do motor - Como fazer? Empty Re: Limpeza do motor - Como fazer?

    Mensagem  Anselmo Qua Nov 16 2011, 10:42

    Thiago

    Não há necessidade de vc limpar esse amarelado que está no motor não, é normal em qualquer motor.

    Mas vc pode deixar ele mergulhado no thinner e esfregar com uma escova de dente usada pra limpar, ou use esse car80 (descarbonizante)que o Carlão comentou, mas cuidado use luvas, pois corroi pra caramba.

    Mas pode esperar, uns 10 voos e ele estara amarelado novamente, isso e normal, não altera em nada o funcionamento do motor, só aparencia mesmo.

    Um Abraço
    Anselmo
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Limpeza do motor - Como fazer? Empty Re: Limpeza do motor - Como fazer?

    Mensagem  betocastrucci Qua Nov 16 2011, 11:10

    Esta dica me foi passada pelo Mei que é velocista (F2A) e já limpei vários motores que estavam guardados e travados há décadas, não utilizei mais nada e consegui colocá-los todos em funcionamento e em voo.
    Usar removedor de cera de assoalho (vende em supermercado) diluído em água e esfregar com escova de dentes, mas cuidado com as mãos e também não deixar mais do que 10 minutos para não escurecer o alumínio do motor.
    No brasileiro de 2011 o Mei me passou outra dica: lavar o motor com querosene, lavar em água corrente para retirar todo o querosene e usar o removedor de cera. Como não tenho mais motor em estado horroroso, não tenho como testar...
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Limpeza do motor - Como fazer? Empty Re: Limpeza do motor - Como fazer?

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qua Nov 16 2011, 19:12

    Colegas Veteranos e Comandantes

    O primeiro passo para uma bõa limpeza do seu motor é a escolha de um bom local, independentemente do tipo de limpesa simples ou com crosta , pense que tanto o Thinner como o CAR 80 ambos são corrosivos , e o removedor de cera já é mais abrasivo pois se bobear o aluminio fica tudo escuro.
    Eu usei por muitos anos o faceCool importado, que eu comprava direto de oficinas de aviação que usam este produto para limpeza de partes de motores de avião, só que o preço ficou muito caro e eu parti para produtos , que estão a disposição no mercado e já mencionados aqui .
    Más cada colega acaba criando sua propria receita, e sempre trocando ideias esse e o nosso objetivo dividir e criar novas ideas , e divulgar aqui no forum para que outros colegas tambem tenham conhecimento .
    Só tomem muito cuidado como o removedor de cera e o Magic Brill para limpar e dar brilho no alumio , ambos podem ser diluido na agua ; más porem são muito abrasivos ao aluminio , ou seja esta deve ser a parte final da limpeza apos rapida escovada das peças com este produto, devese imediatamente dar um bom jato de agua e enchugar muito bem cada peça , pois se uma gota do produto fica quando seca fica uma mancha.
    MUITO IMPORTANTE : munca usem o Solupan por mais que esteja diluido pois elê é altamente abrasivo e corrosivo , ele ataca o aluminio em poucos intantes eu já fiz um teste , com uma carcaça velha de um motor a peça depois de 15 minutos ficou irreconhecivel e o produto estava diluido a 10% somente , e o produto é indicado somente para remover crosta de bloco de motores de caminhão , eu estou citando aqui pois em um outro forum que por etica eu não cito o nome , tinha um cidadão encinando um colega como usar este produto é um absurdo .

    100 + Aquelê abraço aeromodelistico Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT 16/11/2011

    Conteúdo patrocinado


    Limpeza do motor - Como fazer? Empty Re: Limpeza do motor - Como fazer?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Mar 29 2024, 04:10