Como já disse aqui em outras oportunidades, sou um piloto de VCC de nível médio, que gosta de acrobacias, porem sem toda aquela técnica que apreciamos, mas ainda não está ao nosso alcance.
Também já disse que gosto muito de aviões bonitos com um forte apelo visual, seja nas formas ou na pintura.
Também reconheço que para montagem, não sou nenhum artista, e fico nos níveis inferiores, quando comparado com outros construtores de aeromodelos.
Então essa equação de ter um avião bonito sem ser um bom construtor fica meio complicada, ainda mais não se tendo um espaço dedicado para isso em casa.
Então qual a solução? Terceirização!
Em 2007 conheci o Marcos, um novo funcionário na empresa para qual trabalho, hoje eu o chamo de Comandante Zimerer, e numa conversa, descobri que ele também era aeromodelista e gostava de construir aviões em escala R/C.
Quando tive a oportunidade de ver o seu trabalho, fiquei muito impressionado com a qualidade da montagem, o cara é muito bom.
Ele constrói a partir de sua própria planta, desenhada a partir de um desenho de 3 vista, encontrado em uma revista ou livro.
A minha única decepção foi saber que ele nunca tinha passado pelo VCC, mas fazer o que nê, ninguém é perfeito.
Em 2009, ele deixou a empresa e foi para Botucatu, trabalhar em outra empresa, mas não perdemos o contato.
Devido a minha inabilidade em montagens e falta de espaço, pedi para que ele cortasse as peças de um kit, que eu pretendia montar, e após ele receber a planta, se interessou em efetuar a montagem toda, que para mim, foi ótimo.
Parte financeira devidamente acertada, material comprado e recebido, deu-se inicio a montagem, que mostro abaixo em suas varias etapas.
Antes devo esclarecer que avião é esse.
Garimpando na Internet, encontrei no site do CASA a planta de um avião que me agradou muito em seu visual, e tinha pinta de grande acrobata.
O avião tem o nome na planta de POPI HOMA ST 51 e depois de mais uma pesquisa, entrei em contato por e-mail e telefone com o senhor Jorge Homa, que me informou que a planta era baseada em um avião europeu para motor 60.
Quando eu disse que pretendia reduzir para usar um motor 40, ele me desaconselhou a fazer isso, e inclusive me forneceu uma planta para um avião com motor 40.
Então fiquei namorando aquela planta, até que encontrei outra planta de um avião bem parecido com outros detalhes bonitos.
Tive a idéia então de fazer um mix dos dois aviões e criar outro, foi ai que entrou o Comandante Zimerer, com sua experiência (de gênio louco misturado com professor Pardar e Dexter, o do laboratório), e partimos para um avião totalmente novo.
Para complicar ainda mais a situação, resolvi que esse avião usaria um motor 40 com carburador de R/C, então teria que ter um terceiro cabo para acionar a aceleração, e também um leme móvel, que aumenta o ângulo para a direita, proporcional ao movimento do profundor.
Vi isso em um avião no Ibirapuera em SP, e gostei muito, embora nos contatos que tive para aprender como isso funciona, muita gente reprovou a idéia.
No inicio, o nome do avião era só Hawk 40, depois de algumas modificações, passou a ser Hawk 40 MZ, pois tem muito de contribuição do Comandante Zimerer, mas depois de quase 2 anos e meio e um protótipo construído, foi visto que nem tudo deu certo ou ficou bom, então a Comandante Zimerer voltou para a prancheta de desenhos, e redesenhou muita coisa, construindo um segundo protótipo que agora atende pelo nome de Hawk 40 MZ II.
E é esse avião que eu começo a mostrar a seqüência de montagem.
Espero que curtam!