VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+12
martin
Joaquim
nilson ronaldo
Victor Gomes
marioverol
Morcegão
adriano
Manicaca
Marcus36X
Marlo.m
Sérgio Daeuble
Alexandre Margonar
16 participantes

    Hawk 40 MZ II

    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Hawk 40 MZ II Empty Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Alexandre Margonar Qua Fev 01 2012, 18:39

    Bom pessoal, depois de muito prometer e falar sobre o meu novo avião, finalmente resolvi parar e escrever esse tópico.

    Como já disse aqui em outras oportunidades, sou um piloto de VCC de nível médio, que gosta de acrobacias, porem sem toda aquela técnica que apreciamos, mas ainda não está ao nosso alcance.
    Também já disse que gosto muito de aviões bonitos com um forte apelo visual, seja nas formas ou na pintura.

    Também reconheço que para montagem, não sou nenhum artista, e fico nos níveis inferiores, quando comparado com outros construtores de aeromodelos.

    Então essa equação de ter um avião bonito sem ser um bom construtor fica meio complicada, ainda mais não se tendo um espaço dedicado para isso em casa.
    Então qual a solução? Terceirização!

    Em 2007 conheci o Marcos, um novo funcionário na empresa para qual trabalho, hoje eu o chamo de Comandante Zimerer, e numa conversa, descobri que ele também era aeromodelista e gostava de construir aviões em escala R/C.

    Quando tive a oportunidade de ver o seu trabalho, fiquei muito impressionado com a qualidade da montagem, o cara é muito bom.
    Ele constrói a partir de sua própria planta, desenhada a partir de um desenho de 3 vista, encontrado em uma revista ou livro.

    A minha única decepção foi saber que ele nunca tinha passado pelo VCC, mas fazer o que nê, ninguém é perfeito.

    Em 2009, ele deixou a empresa e foi para Botucatu, trabalhar em outra empresa, mas não perdemos o contato.

    Devido a minha inabilidade em montagens e falta de espaço, pedi para que ele cortasse as peças de um kit, que eu pretendia montar, e após ele receber a planta, se interessou em efetuar a montagem toda, que para mim, foi ótimo.

    Parte financeira devidamente acertada, material comprado e recebido, deu-se inicio a montagem, que mostro abaixo em suas varias etapas.

    Antes devo esclarecer que avião é esse.

    Garimpando na Internet, encontrei no site do CASA a planta de um avião que me agradou muito em seu visual, e tinha pinta de grande acrobata.
    O avião tem o nome na planta de POPI HOMA ST 51 e depois de mais uma pesquisa, entrei em contato por e-mail e telefone com o senhor Jorge Homa, que me informou que a planta era baseada em um avião europeu para motor 60.
    Quando eu disse que pretendia reduzir para usar um motor 40, ele me desaconselhou a fazer isso, e inclusive me forneceu uma planta para um avião com motor 40.

    Então fiquei namorando aquela planta, até que encontrei outra planta de um avião bem parecido com outros detalhes bonitos.

    Tive a idéia então de fazer um mix dos dois aviões e criar outro, foi ai que entrou o Comandante Zimerer, com sua experiência (de gênio louco misturado com professor Pardar e Dexter, o do laboratório), e partimos para um avião totalmente novo.

    Para complicar ainda mais a situação, resolvi que esse avião usaria um motor 40 com carburador de R/C, então teria que ter um terceiro cabo para acionar a aceleração, e também um leme móvel, que aumenta o ângulo para a direita, proporcional ao movimento do profundor.
    Vi isso em um avião no Ibirapuera em SP, e gostei muito, embora nos contatos que tive para aprender como isso funciona, muita gente reprovou a idéia.

    No inicio, o nome do avião era só Hawk 40, depois de algumas modificações, passou a ser Hawk 40 MZ, pois tem muito de contribuição do Comandante Zimerer, mas depois de quase 2 anos e meio e um protótipo construído, foi visto que nem tudo deu certo ou ficou bom, então a Comandante Zimerer voltou para a prancheta de desenhos, e redesenhou muita coisa, construindo um segundo protótipo que agora atende pelo nome de Hawk 40 MZ II.
    E é esse avião que eu começo a mostrar a seqüência de montagem.

    Espero que curtam!
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Alexandre Margonar Qua Fev 01 2012, 18:53

    Essa é a planta do Poppi Homa ST51, a primeira que eu baixei e fiquei um bom tempo namorando.

    [img]Hawk 40 MZ II A[/img]

    Essa é a segunda planta do Classic 2 que baixei, depois de ver um topico aqui no fórum VCConline (https://vcconline.forumeiros.com/t303-discovery-control-line-aeromodels-yatsenko).

    [img]Hawk 40 MZ II B[/img]

    E essa é a foto do Classic 2 do mesmo site.

    [img]Hawk 40 MZ II C[/img]
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Alexandre Margonar Qua Fev 01 2012, 19:00

    Depois de toda a historia contada acima, e um protótipo construído, mas não com bons resultados, iniciou-se a construção do segundo, com todas as correções e detalhes.

    Desenho e corte das primeiras peças.

    [img]Hawk 40 MZ II 1[/img]

    Inicio da montagem da fuselagem.

    [img]Hawk 40 MZ II 2[/img]

    [img]Hawk 40 MZ II 6[/img]

    [img]Hawk 40 MZ II 3[/img]
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Sérgio Daeuble Qua Fev 01 2012, 22:14

    Coisa linda!
    Cheguei a sentir o cheiro da balsa.....
    Marlo.m
    Marlo.m
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 163
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/10/2008

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Marlo.m Qui Fev 02 2012, 08:33

    Lindo Lindo ... Vou acompanhar ... Parabens pelo relato ..detalhes assim enriquecem o modelo ..

    Grande abraço cheers
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Marcus36X Qui Fev 02 2012, 17:50

    Acompanhando...
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Alexandre Margonar Sex Fev 03 2012, 18:13


    Sergio, Marlo e Marcus, obricado pelos elogios e por acompanhar.

    Segue mais algumas fotos.

    Ainda finalizando a fuselagem

    [img]Hawk 40 MZ II 7[/img]

    Parte traseira da fuselagem, feita com bloco de balsa, escavado por dentro, para aliviar peso.

    [img]Hawk 40 MZ II 8[/img]
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Marcus36X Sex Fev 03 2012, 18:29

    Ta muito legal.. posta mais fotos!!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Manicaca Sex Fev 03 2012, 20:14

    Alexandre, construção fantástica, parabéns pela montagem, belo modelo Smile
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  adriano Sex Fev 03 2012, 20:28

    ola Adriano,ta ficando legal essa maquina ,parabens
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Alexandre Margonar Sáb Fev 11 2012, 17:50

    Marcus, Carlo Adriano e Adriano, obrigado por seguir, só lembrando que a montagem é do meu amigo Marcos Zimerer, de Botucatu.

    Segue mais fotos.

    Detalhe da fuselagem traseira, onde foi usada muita balsa solida e moldada na lixa, para manter as formas arredondadas. Todos os blocos de balsa foram escavados por dentro, para aliviar o peso.

    [img]Hawk 40 MZ II 10-1[/img]

    Detalhe da janela para acesso ao horne do profundor, e se for necessario instalar contra peso.

    [img]Hawk 40 MZ II 16[/img]
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Alexandre Margonar Sáb Fev 11 2012, 18:16

    Pessoal, mil desculpas, mas o ignorante aqui, deletou sem querer as fotos.
    Segue as fotos da mensagem 2, na mesma seguencia.

    [img]Hawk 40 MZ II A[/img]

    [img]Hawk 40 MZ II B[/img]

    [img]Hawk 40 MZ II C[/img]

    Segue as fotos da mensagem 3, na mesma seguencia.

    [img]Hawk 40 MZ II 1[/img]

    [img]Hawk 40 MZ II 2[/img]

    [img]Hawk 40 MZ II 3[/img]

    [img]Hawk 40 MZ II 4[/img]

    Segue as fotos da mensagem 7, na mesma seguencia.

    Hawk 40 MZ II 7

    Hawk 40 MZ II 8

    Mais uma vez, peço desculpas pela minha mancada.

    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Marcus36X Sáb Fev 11 2012, 18:58

    Só desculpo de postar mais fotos...
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Morcegão Dom Fev 12 2012, 07:43

    Muito bom Alexandre. Parabéns pelo modelo.
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  marioverol Dom Fev 12 2012, 08:10

    Lindão Alexandre....Estou acompanhando tb...
    Parabéns.....
    Verol
    Victor Gomes
    Victor Gomes
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 40
    Idade : 69
    Data de inscrição : 17/12/2010

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Victor Gomes Seg Fev 13 2012, 12:32

    Olá Alexandre, parabéns. cheers
    Sua modestia é um exemplo para nós aeromodelistas, e partilhar então é uma dádiva.
    A fuselagem está hiper resistente só de olhar. Não sou muito experiente em projetos novos mas já fiz aguma coisa de redução de escala e pelo que ví da asa no layout os desenhos das nervuras ao reduzir a escala pode ficar um pouco frágil. Escolha uma madeira balsa com resistência elevada para aquela geometria mantendo a mesma espessura do projeto Poppi Homa 51, ou se for usar uma balsa mais leve aumente sem medo a espessura de 1,5 para 2mm de C2 a C11, e em C1 reforçe a nervura aumentando sua altura pelo lado interno em 3 mm, ou seja reduza o perímetro interno no alivio de peso que deverá ficar em torno de 7 mm de altura final com espessura de 3mm.
    Assim que puder poste mais fotos.
    Um grande abraço.
    Victor
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Alexandre Margonar Seg Fev 13 2012, 18:56

    Marcus, Aluizio, Verol e Victor Gomes, muito obrigado por seguir e comentar. Isso motiva a gente a caprichar ainda mais, e relatar todos os detalhes.
    Aguardem novas fotos, que eu prometo mostrar todos os detalhes.
    Victor Gomes, muito obrigado pelos conselhos e pela sua preocupação, com a rigidez da fuselagem.
    Fique tranqüilo, que a resistência dessa fuselagem está bem robusta.
    Já tive outros aviões de nariz comprido, e tive alguns problemas como rachaduras e acredite um deles até teve a frente toda separada da fuselagem, por falta de reforço e de um conjunto de motor e hélice que mais parecia uma britadeira de tanto que vibrava kkkkk, coisa de manicaca!
    No Hawk 40 MZ II, essa sempre foi uma preocupação minha, então foi usado madeira balsa dura de 2mm em toda a fuselagem, as cavernas são todas de compensado 3mm (F-1 a F-3) e as demais também de compensado 2mm, alem dos montantes de motor 10X10 de marfim duro.
    Os perfis no topo da fuselagem, e os dois nas laterais inferiores, são todos de varetas 4X4 de balsa dura, o que por si só já confere uma boa resistência.
    De F-1 a F-6 (atrás do canopy), há reforços internos de balsa dura, sendo que a parte onde irá receber a asa, é compensado de 1,5mm com algumas semi-cavernas também de compensado.
    Tudo está muito bem ajustado e colado e todo este conjunto e ainda com o bloco da fuselagem traseira, faz essa fuselagem muito rígida e resistente.
    Aguarde novas fotos, e muito obrigado por contribuir e seguir.
    Um abraço a todos.
    Victor Gomes
    Victor Gomes
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 40
    Idade : 69
    Data de inscrição : 17/12/2010

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Victor Gomes Ter Fev 14 2012, 21:53

    Alexandre,
    No meu comentário anterior me referí a espessura das nervuras nas asas, quanto a fuselagem é visível a robustez.
    Um grande abraço,
    Victor
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Alexandre Margonar Qua Fev 15 2012, 18:46

    Opá Victor, falha minha. Realmente você se refere a asa, mas eu não sei o porque entendi fuselagem. Desculpe a minha falha.
    Na construção da asa, o mesmo cuidado com a rigidez, será premissa nessa construção. Aguarde e um abraço.
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Alexandre Margonar Sáb Fev 25 2012, 15:00

    Pessoal segue mais algumas fotos da montagem.

    Fuselagem já quase pronta. O trem de pouso e o leme são do primeiro protótipo.
    O montante do trem de pouso é todo em compensado.

    [img]Hawk 40 MZ II 9[/img]

    Modelo de capopy feito de isopor, e ensaio de encaixe das nervuras na fuselagem.

    [img]Hawk 40 MZ II 12[/img]

    Marcação para ajuste do nariz, tendo o spiner como modelo.
    Muita lixa foi usada nessa fuselagem!

    [img]Hawk 40 MZ II 27[/img]
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Marcus36X Sáb Fev 25 2012, 18:58

    Ta ficando muito showwww!!
    Acompanhando cyclops
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Manicaca Sáb Fev 25 2012, 21:06

    Margonar, coisa linda meu amigo !
    Estilo com pedigree
    Estamos acompanhando Smile
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Fev 26 2012, 18:08

    E o "motorzão"? Retro?
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Alexandre Margonar Seg Mar 19 2012, 20:10



    Comandante Sergio Dauble,

    O motor que estarei usando nesse avião é um Royal 40 R/C, pois faz parte do projeto, o terceiro cabo para aceleração.

    Segue já a cauda com o estabilizador e profundor e leme definitivo.
    Nas duas plantas usadas como base, o estabilizador e profundor eram nervurados e entelados, mas no meu modelo, é tudo de balsa.
    [img]Hawk 40 MZ II 32[/img]

    Detalhe da instalação do tanque.
    [img]Hawk 40 MZ II 17[/img]
    [img]Hawk 40 MZ II 18[/img]
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Morcegão Seg Mar 19 2012, 20:15

    Muito bonito. Parabéns.
    Continuamos acompanhando tudo.

    Conteúdo patrocinado


    Hawk 40 MZ II Empty Re: Hawk 40 MZ II

    Mensagem  Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Qui Mar 28 2024, 21:21