+12
martin
Joaquim
nilson ronaldo
Victor Gomes
marioverol
Morcegão
adriano
Manicaca
Marcus36X
Marlo.m
Sérgio Daeuble
Alexandre Margonar
16 participantes
Hawk 40 MZ II
Joaquim- Usuário Master
- Número de Mensagens : 78
Idade : 46
Comentários : O aeromodelismo vcc é a minha prinsipal divers
Data de inscrição : 25/03/2012
- Mensagem nº101
Re: Hawk 40 MZ II
Sua construção está ótima, quem for construir um avião,serve de exemplo para se ter mais idéias na hora de quebrar à cabeça. Além do trabalho que dá construir também tem que ter muuuuuita paciência.
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2858
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº102
Re: Hawk 40 MZ II
Estamos acompanhando.
Voce fotografou detalhes da construção da bolha?
Foi conformada a vacuo?
Voce fotografou detalhes da construção da bolha?
Foi conformada a vacuo?
Wagner- Admin
- Número de Mensagens : 724
Idade : 44
Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
Data de inscrição : 24/09/2007
- Mensagem nº103
Re: Hawk 40 MZ II
Salve Alexandre!
Beleza, estamos aí! Pesquisei mas não tinha achei nada, nem reclamações sobre alguma mudança.
Um abraço e estou acompanhando!
Wagner
Beleza, estamos aí! Pesquisei mas não tinha achei nada, nem reclamações sobre alguma mudança.
Um abraço e estou acompanhando!
Wagner
Alexandre Margonar escreveu:Wagner, obrigado pela ajuda.
Creio que matei a pane!
Tem um ícone no canto direito acima da caixa de texto, ao lado da palavra “Fechar Tags” que estava acionado, mudando toda a “cara” da resposta inclusive o tipo de caractere.
Cliquei nesse ícone, e voltou tudo ao normal.
Acho que o meu problema era de BIOS = Bicho Ignorante Operando o Sistema.
Desculpa e obrigado.
_________________
Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº104
Re: Hawk 40 MZ II
Sérgio Daeuble escreveu:Estamos acompanhando.
Voce fotografou detalhes da construção da bolha?
Foi conformada a vacuo?
Comandante Sergio, essa bolha do canopy, foi motivo de muita preocupação e perca de sono.
No inicio tentamos a moldagem do acetato aquecido sobre um molde de gesso, não deu certo.
Também foi usada a folha de acetato cortada em linha reta e dobrada sobre a fuselagem, mas o resultado não condizia com as linhas do avião.
[img][/img]
Então entrou em cena a “engenharia e persistência” do Zimerer em fazer uma maquina de vácuo para moldar o acetato aquecido.
Foi feito uma chapa sobre uma caixa com vários orifícios com um aspirador de pó ligado por baixo.
As emendas foram vedadas com fita durex
Foi feito um molde de balsa macia exatamente conforme estava na planta, (alias no primeiro protótipo, o canopy era solido) e colocado sobre a chapa furada.
O acetato comprado em papelaria (aqueles de embalagens de flores) foi aquecido no forno a gás até certo ponto e colocado sobre o molde com as margens presas e vedadas e a sucção do aspirador fez o seu trabalho.
[img][/img]
[img][/img]
[img][/img]
[img][/img]
É claro que tudo não deu certo na primeira vez, mas depois que o Zimerer acertou a mão, ficou muito bom, como você pode ver nas fotos.
[img][/img]
A idéia agora é fazer um molde, onde se tenha a moldura do canopy, para facilitar a pintura e dar uma visão bem mais realista.
Como eu disse em uma postagem anterior, estou experimentando muita coisa nesse avião.
Logo tem mais.
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº105
Re: Hawk 40 MZ II
Esse é o primeiro protótipo, que tinha o canopy solido, pois naquele momento, ainda não existia a maquina de vácuo.
[img][/img]
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2858
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº106
Re: Hawk 40 MZ II
A caixa de vacuo eu já tenho! Aspirador da patroa esta disponível, o acetato o Eldon me forneceu! Para a bolha do Tupynike so falta o modelo em madeira. Para fazer o acabamento uso um soprador de ar quente. Tira rugas localizadas......
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº107
Re: Hawk 40 MZ II
Comandante Sergio é isso mesmo, eu me esqueci de dizer. O soprador ajuda no acabamento, durante a conformação. No meu caso foi usado um secador de cabelo mesmo.
Outra coisa importante, e fazer o molde alguns milímetros maior, para ter uma margem de corte.
Depois relate a sua experiência na fabricação do canopy no tópico do Tupynike.
Um abraço
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº108
Re: Hawk 40 MZ II
Senhores Comandantes, estamos chegando ao final, pelo menos da maior parte, e é justamente agora que a coisa começa a andar ainda mais de vagar.
Um ponto polemico desse avião, é o terceiro cabo para acelerar o Royal 40 que é na versão de R/C.
Optei por usar um balancim comum no lugar de um balancim próprio para terceiro cabo, usado nos aviões da categoria Carrier Deck onde é usado um único balancim com uma haste exclusiva para o terceiro cabo.
Balancim para terceiro cabo encontrado no mercado.
[img][/img]
No meu caso, optei por inventar um sistema totalmente independente do balancim de comando, pois se não desse certo, era só travar o acelerador, e esquecer o terceiro cabo.
No inicio foi pensado em um sistema complexo com balancins e hastes, inclusive com regulagens, mas a coisa ficou tão complicada e o risco de dar errado era muito grande, alem do peso e tamanho que ficou.
Então foi definido um back to simple, usando o menor numero de peças moveis, assim é minimizado o risco de falha.
Num primeiro momento, o que se consegui foi um sistema bem simples e direto, porem os movimentos ficou invertido, ou seja, quando eu puxava o cabo, o motor desacelerava, e o pretendido era ao contrario.
Então com o uso de uma cabeça de servo e um sistema simples pequeno e leve de mola, garantiu que ao se puxar o cabo, o motor acelera.
Sistema na forma final.
[img][/img]
Primeira parte instalada, onde foi necessário instalar uma chapa de alumínio na parte interna da fuselagem, para instalação de um parafuso.
[img][/img]
Acelerador puxado.
[img][/img]
Motor instalado
[img][/img]
[img][/img]
Logo tem mais.
Um ponto polemico desse avião, é o terceiro cabo para acelerar o Royal 40 que é na versão de R/C.
Optei por usar um balancim comum no lugar de um balancim próprio para terceiro cabo, usado nos aviões da categoria Carrier Deck onde é usado um único balancim com uma haste exclusiva para o terceiro cabo.
Balancim para terceiro cabo encontrado no mercado.
[img][/img]
No meu caso, optei por inventar um sistema totalmente independente do balancim de comando, pois se não desse certo, era só travar o acelerador, e esquecer o terceiro cabo.
No inicio foi pensado em um sistema complexo com balancins e hastes, inclusive com regulagens, mas a coisa ficou tão complicada e o risco de dar errado era muito grande, alem do peso e tamanho que ficou.
Então foi definido um back to simple, usando o menor numero de peças moveis, assim é minimizado o risco de falha.
Num primeiro momento, o que se consegui foi um sistema bem simples e direto, porem os movimentos ficou invertido, ou seja, quando eu puxava o cabo, o motor desacelerava, e o pretendido era ao contrario.
Então com o uso de uma cabeça de servo e um sistema simples pequeno e leve de mola, garantiu que ao se puxar o cabo, o motor acelera.
Sistema na forma final.
[img][/img]
Primeira parte instalada, onde foi necessário instalar uma chapa de alumínio na parte interna da fuselagem, para instalação de um parafuso.
[img][/img]
Acelerador puxado.
[img][/img]
Motor instalado
[img][/img]
[img][/img]
Logo tem mais.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº109
Re: Hawk 40 MZ II
Que engenharia amigo, coisa linda !!
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2858
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº110
Re: Hawk 40 MZ II
Modelo com 3 cabos foi um mistério para mim! Em 2006 tive a opurtunidade de ver no Aterro do Flamengo o Sr Pedro com um Mustang com um Sassi 25 com carburador de radio e 3 cabos..... Muito bacana!!! Pousos e decolagens incriveis. So não montei um modelo com este recurso por não ter uma pista pavimentada para voar.
Este teu modelo Stunt com controle de velocidade vai ser novidade! Vai ter que rolar um video!!!!!!!
Este teu modelo Stunt com controle de velocidade vai ser novidade! Vai ter que rolar um video!!!!!!!
Marcus36X- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3341
Idade : 52
Comentários : Attitude is everything!!!
Data de inscrição : 09/01/2012
- Mensagem nº111
Re: Hawk 40 MZ II
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº112
Re: Hawk 40 MZ II
Mestre Sergio, Adriano e Marcus.
Esse avião não se pode dizer que é um Stunt puro, pois as modificações foram tantas, que eu acho que só vai rolar uns loopings, wing over e um dorcinho, que pra mim já está bom demais.
Na minha concepção, o uso do terceiro cabo pode até ajudar nas acrobacias desacelerando nas decidas, mas isso tudo é o que imagino, vamos ver o comportamento no vôo.
Caso não seja assim ou a pilotagem se torne complicada, eu tiro tudo e volto ao convencional.
Tenho visto vários vídeos de aeromodelos da categoria Carrier Deck, e o controle de aceleração em vôo, permite uma variação muito boa de velocidade, inclusive vôo no pré stoll, parecendo mais um tork roll, é lógico que sem o roll.
Aqui mesmo no VCC on line tem um vídeo de um Tupy com terceiro cabo:
https://www.youtube.com/watch?v=fk0jFZ3xIiM&feature=youtu.be
Estou procurando as fotos da manete com o uso do terceiro cabo, depois eu posto aqui.
Um abraço.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº113
Re: Hawk 40 MZ II
Margonar, não seja modesto amigão, o modelo é um espetáculo !!!
A altura daqueles jatos maravilhosos que o amigo constroi lá na Embraer
Aguardamos mais notícias
A altura daqueles jatos maravilhosos que o amigo constroi lá na Embraer
Aguardamos mais notícias
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº114
Re: Hawk 40 MZ II
Pessoal, como esse mundo é pequeno.
Procurando as fotos que baixei na internet da manete com terceiro cabo, encontrei um pasta onde tenho vários artigos que reuni para consultar na construção do Hawk 40 II MZ, e revendo alguns deles sobre comandos, um me chamou atenção pelo nome, VCC On Line de Outubro de 2001. !!!
Esse artigo eu baixei do site aeromodelos.net na aba “dossier técnicos” e só hoje eu olhei o nome do autor: Wagner dos Santos Vicente.
Ou seja, muito antes de eu fazer parte dessa comunidade que é o VCC Online, o Wagner já estava me ajudando, mesmo sem saber!
Também encontrei os e-mails que troquei com o senhor Jorge Homa, que é o projetista do Poppi ST-51, modelo que serviu de base para o Hawk 40 II MZ.
Bom, mas voltando ao meu Hawk, muito antes de ser cortada a primeira peça, muito eu pesquisei sobre tudo que iria ser feito nesse avião, e vi essa manete, que pretendo fazer para usar com o Hawk.
Usando um anel no dedo médio com um fino fio de pesca (nylon) ligado diretamente no mecanismo que mostrei na postagem anterior, pretendo ter um bom controle da aceleração do motor.
Posição da marcha lenta
[img][/img]
Todo acelerado
[img][/img]
Espero que tudo isso de certo.
Procurando as fotos que baixei na internet da manete com terceiro cabo, encontrei um pasta onde tenho vários artigos que reuni para consultar na construção do Hawk 40 II MZ, e revendo alguns deles sobre comandos, um me chamou atenção pelo nome, VCC On Line de Outubro de 2001. !!!
Esse artigo eu baixei do site aeromodelos.net na aba “dossier técnicos” e só hoje eu olhei o nome do autor: Wagner dos Santos Vicente.
Ou seja, muito antes de eu fazer parte dessa comunidade que é o VCC Online, o Wagner já estava me ajudando, mesmo sem saber!
Também encontrei os e-mails que troquei com o senhor Jorge Homa, que é o projetista do Poppi ST-51, modelo que serviu de base para o Hawk 40 II MZ.
Bom, mas voltando ao meu Hawk, muito antes de ser cortada a primeira peça, muito eu pesquisei sobre tudo que iria ser feito nesse avião, e vi essa manete, que pretendo fazer para usar com o Hawk.
Usando um anel no dedo médio com um fino fio de pesca (nylon) ligado diretamente no mecanismo que mostrei na postagem anterior, pretendo ter um bom controle da aceleração do motor.
Posição da marcha lenta
[img][/img]
Todo acelerado
[img][/img]
Espero que tudo isso de certo.
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº115
Re: Hawk 40 MZ II
Pessoal, por motivos de muitas viagens a serviço, a coisa esta andando para trás!
Prometo que no meu retorno, colocarei a casa em dia, e já tenho um projeto novo rolando.
Aguardem.
Já estava aqui no meu computador um vídeo que mostra o movimento do acelerador.
Ai vai...
https://www.youtube.com/watch?v=_dPRQobkTzQ&feature=g-upl
Última edição por Alexandre Margonar em Dom Set 30 2012, 23:51, editado 1 vez(es)
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3954
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº116
Re: Hawk 40 MZ II
Estamos aguardando.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº117
Re: Hawk 40 MZ II
Recebi um email do Margonar hoje pela manhã (06-09). Ele está trabalhando na sede da Embraer na Flórida em Fort Lauderdale e volta dia 12 de outubro.
Sábado e Domingo ele vai assistir a um show de aviação em Cocoa Beach. O ingresso custa 15 Obamas, o que é muito barato pra ver de F-18 a Mustang
Aproveita bem Alexandre, vc merece !
Adriano
Sábado e Domingo ele vai assistir a um show de aviação em Cocoa Beach. O ingresso custa 15 Obamas, o que é muito barato pra ver de F-18 a Mustang
Aproveita bem Alexandre, vc merece !
Adriano
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº118
Re: Hawk 40 MZ II
Adriano, na verdade o Show é em 22 e 23 de setembro e eu estou na unidade de Melbourne FL.
http://www.cocoabeachairshow.com/
http://www.cocoabeachairshow.com/
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº119
Re: Hawk 40 MZ II
EEEIIITAAAAAA !!! informação cruzada minha hehehehehe .....
abraço
abraço
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº120
Re: Hawk 40 MZ II
Pessoal, segue o vídeo de como funciona o acelerador com terceiro cabo.
https://www.youtube.com/watch?v=_dPRQobkTzQ&feature=youtu.be
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3954
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº121
Re: Hawk 40 MZ II
Muito bom. Esperamos ver o voo em breve.
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº122
Re: Hawk 40 MZ II
Pessoal, peço desculpas por estar tão devagar.
A coisas estão meio apertadas por aqui, muito trabalho, viajando muito, casamento da filha...é muito pra minha cabeça.
Fico vendo os tópicos das montagens do Sérgio Daeuble do Marcus e de tantos outros, onde em apenas algumas semanas ta tudo pronto e voando, daí chega a te me dar vergonha de publicar este tópico de montagem.
Deixa passar essa fase, e eu prometo finalizar este projeto, pois tenho outro em mente.
Um abraço a todos que com muita paciência estão seguindo e deram sua contribuição ou incentivo, e desculpe a vergonha.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº123
Re: Hawk 40 MZ II
Mestre, vergonha de que??
O modelismo é uma válvula de alívio de problemas e nunca uma fonte deles.
A construção do Hawk é primorosa e com o nível de qualidade de construção que vc tem e exige só pode ser uma coisa metódica e bem feita, o que certamente leva tempo mesmo.
Esse tempo com certeza é encaixado em suas horas de folga e de descanso ...
Relaxa completamente e aproveitando a resposta te agradeço por compartilhar a construção desse belissimo avião com a gente
Seguindo ...
O modelismo é uma válvula de alívio de problemas e nunca uma fonte deles.
A construção do Hawk é primorosa e com o nível de qualidade de construção que vc tem e exige só pode ser uma coisa metódica e bem feita, o que certamente leva tempo mesmo.
Esse tempo com certeza é encaixado em suas horas de folga e de descanso ...
Relaxa completamente e aproveitando a resposta te agradeço por compartilhar a construção desse belissimo avião com a gente
Seguindo ...
Marcus36X- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3341
Idade : 52
Comentários : Attitude is everything!!!
Data de inscrição : 09/01/2012
- Mensagem nº124
Re: Hawk 40 MZ II
Vergonha de nada. As vezes enrrosca mesmo...
Abc
Abc
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
- Mensagem nº125
Re: Hawk 40 MZ II
Senhores, o sistema de aceleração está me dando uma dor de cabeça imensa.
Já estou até pensando em abandonar esta idéia.
É muita coisa nova em um avião só.
Vou iniciar o processo de pintura e deixar estes detalhes para depois, quem sabe com a cabeça fria as idéias não aparecem.
|
|