VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+4
FredPach
Alexandre Margonar
Marcus36X
Morcegão
8 participantes

    VCC elétrico no Taquaral

    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    VCC elétrico no Taquaral Empty VCC elétrico no Taquaral

    Mensagem  Morcegão Seg Mar 19 2012, 10:54

    Finalmente o link.
    Vôo VCC com avião elétrico do Sr. Luiz no dia 18/03/2012 no Taquaral.

    https://youtu.be/hK95pEV5XAY

    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    VCC elétrico no Taquaral Empty Re: VCC elétrico no Taquaral

    Mensagem  Marcus36X Seg Mar 19 2012, 13:52

    Muito bom ver atividade!
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    VCC elétrico no Taquaral Empty Re: VCC elétrico no Taquaral

    Mensagem  Alexandre Margonar Seg Mar 19 2012, 19:45



    É... Aeromodelo elétrico...um dia você terá um!
    Sem barulho, sem poluição, e não ter que limpar o modelo depois do vôo, dá para pensar!!!!
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    VCC elétrico no Taquaral Empty Re: VCC elétrico no Taquaral

    Mensagem  Morcegão Seg Mar 19 2012, 19:55

    Voa bem mesmo. O primeiro que vi foi do Castrucci e já gostei. Tenho um conjunto motor e speed que pretendo usar com um timer que estou planejando comprar com o Martin.
    Estou longe de me afastar do glow, mas reconheço que o elétrico tem suas vantagens.
    avatar
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 159
    Idade : 44
    Data de inscrição : 11/06/2008

    VCC elétrico no Taquaral Empty Re: VCC elétrico no Taquaral

    Mensagem  FredPach Seg Set 17 2012, 23:29

    ô Morcegão, já coloquei meu avião pra voar e vc ainda não viu. To sentindo falta de vc na pista. Me avisa quando vc for pra eu levar suas coisas.

    abs
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    VCC elétrico no Taquaral Empty Re: VCC elétrico no Taquaral

    Mensagem  Morcegão Ter Set 18 2012, 18:24

    Infelizmente não tenho ideia de quando irei voltar as pistas. Estou me concentrando em problemas de família que já deviam estar resolvidos faz tempo.
    Para não me afastar de tudo, tenho me dedicado em minhas folgas, a construção de um Ariane e do conserto de um Falcão 20.
    Estou sempre lendo o Fórum e hora destas vou voltar as pistas.

    Abçs,

    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    VCC elétrico no Taquaral Empty Re: VCC elétrico no Taquaral

    Mensagem  Morcegão Sex Nov 23 2012, 20:33

    Pois é. Temos três pessoas voando elétricos no Taquaral. Agora o Medeiros está construindo um Cadete no qual ele diz vai colocar um motor elétrico. O meu projeto está parado, mas qualquer hora eu retomo.

    Abçs,

    avatar
    lcdmf40
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 314
    Idade : 83
    Data de inscrição : 05/12/2009

    VCC elétrico no Taquaral Empty Re: VCC elétrico no Taquaral

    Mensagem  lcdmf40 Qui Jun 20 2013, 18:21

    O Roberrrto pediu sugestão de set-up para o Ringmaster eletrico dele no topico do Taquaral.
    Achei mais adequado responder aqui.
    Tentei escolher equipamento disponivel no Hobby King-Brasil.

    Motor - T-2836-1200kV - US$ 31,73. É o ultimo dos motores para Park-Fly listado.
    É um pouco grande para o modelo (creio que um 2815 ou 20 ja estaria otimo) mas os 1200 kV vão permitir usar uma bateria menor (3S)

    ESC - HK-SS 25~30 - US$ 11,01 (de graça ! )

    Não tem bateria no HK-BR. Comprar em loja de RC uma de uns 2300 mAh de tres celulas (3S)

    Timer - O Hubin FM-0c e adequado. Controla tempo, velocidade e tem um delay fixo de 30 sec. custa R$ 68,00 no Martin mas não tem para pronta entrega.
    O Martin tambem tem para pronta entrega,  o KR-versão 2 que custa R$ 130,00 mas e muiiiito melhor que o FM-0. É um pouco mais complexo para o iniciante porque vai precisar soldar um fio adicional ao motor e tambem programa-lo. O preço inclue o programador e da proxima vez voce não preciza mais compra-lo.

    Helice - Aqui vai precisar experimentar um pouco; Tambem não tem no HK-BR
    Comece com uma 10x5 ou 9x6 comprada nas casas de RC.

    Carregador - Creio que voce ja tem do RC. O HK-BR tem um baratinho ( TE$  - US$ 26)  que e balanceador (essencial). Precisa ligar no carro (12V). Um pouco mais caro mas acho que e bem melhor( US$ 36) é o ECO6 tambem 12V. O TGY-3 (US$ 19,85) é só 110-220V e tambem so aceita baterias de 2 e 3S.


    Essa é a minha sugestão. O Castrucci o Fred e agora o Erich (Sorocaba) devem entrar aqui e tecer seus comentarios tambem.

    Daí, voce penera tudo, faz sua escolha e entra de cabeça sem medo de ser feliz   ! kkkkkk

    Abraço

    Luiz Dalprat

    ET: A pergunta que não quer calar; e o Cadete? kkkkkkk
    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    VCC elétrico no Taquaral Empty Re: VCC elétrico no Taquaral

    Mensagem  Thiago Borges Qui Jun 20 2013, 18:51

    Pessoal,

    Eu tenho uma Ring ainda em faze de finalização e tbm gostaria de voar com motor elétrico.
    Não entendo nada do assunto, por isso me interesso pelo tema!

    Se alguém de fato for comprar algo, eu topo comprar junto e dividir o frete!

    Abs
    Daniel Battistini
    Daniel Battistini
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 154
    Idade : 50
    Data de inscrição : 29/11/2010

    VCC elétrico no Taquaral Empty Re: VCC elétrico no Taquaral

    Mensagem  Daniel Battistini Qui Jun 20 2013, 21:12

    Também vou montar uma ring master para elétrico

    topo comprar junto com alguém e dividir... Beto... ajuda ai....

    Daniel
    Daniel Battistini
    Daniel Battistini
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 154
    Idade : 50
    Data de inscrição : 29/11/2010

    VCC elétrico no Taquaral Empty Re: VCC elétrico no Taquaral

    Mensagem  Daniel Battistini Qui Jun 20 2013, 22:29

    Sr Luiz...

    terei o modelo, o carregador e o timer....

    o que fica faltando?

    o sr tem previsão de compra?

    obrigado

    Daniel...
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    VCC elétrico no Taquaral Empty Re: VCC elétrico no Taquaral

    Mensagem  martin Sex Jun 21 2013, 02:27

    Esse aqui é o esquema de instalação do Timer KR. Pelo que entendi, esse timer acaba sendo o mais barato e simples de usar porque pode ser usado com qualquer ESC simples sem programação.

    VCC elétrico no Taquaral Image059

    Programador que vem junto é esse aqui, me parece bem simples de usar. 
    VCC elétrico no Taquaral Image025


    Dalprat sera que só olhando especificação dos produtos da pra saber que vai bem em VCC?
    Vejo algumas pessoas entrando no elétrico e gastando um bom dinheiro comprando material e depois da com os burros n'agua.  Vários já tentaram e desistiram do elétrico por esse motivo.  Posso estar engando mas acho que o problema é o SETUP, tudo precisa casar bem e ser de boa qualidade.

    tenho aqui algumas hélices para elétrico que não estão no meu site

     
    APC 10x5E e EMP 9x4.7E  

    Slow Flyers aquelas mais finas ainda:

    APC SLO Flyer tenho 10x7SF  10x4.7SF 9x6SF 9x4,7SF

    Chinesa tenho de vários tamanhos tipo Slo Flyer



    Martin
    avatar
    lcdmf40
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 314
    Idade : 83
    Data de inscrição : 05/12/2009

    VCC elétrico no Taquaral Empty Re: VCC elétrico no Taquaral

    Mensagem  lcdmf40 Sex Jun 21 2013, 12:46

    Senhores:

    O que e disponivel no Hobby King Brasil vem pelo frete do SEDEX e os impostos ja estão pagos. O armazen alfandegado do HK-Br e em Londrina. Portanto não precisa fazer compra conjunta.

    Na pagina inicial da Hobbyking.com, no canto superior esquerdo, tem duas abas: global e Brazil. O que estiver no site Brazil esta disponivel o que não tem ele manda vc entrar no site global.

    Exceto o timer, todo o resto é disponivel em lojas de RC a preços cada vez menores.

    Os americanos começaram o assunto E-stunt com o Timer F-9 associados a Escs de helicoptero RC (carissimo) que permitem uma serie de ajustes os quais nem todos acham muito relevantes. Alem de ser complicado.

    O timer KR ( um sul-africano)  e o do Burger (slovaco - 200 Euros direto com ele) são timer ativos, isso e respondem a inputs do modelo para manter a velocidade do avião constante. Alem do tempo de funcionamento essa é a unica função importante do timer.

    O KR mede os pulsos que o motor esta recebendo do ESC. Se o motor esta fazendo mais força e a RPM cai ele aumenta atravez do ESC.

    O do Burger e mais sofiticado; ele tem um sensor como o dos celulares mais nobres que sabem a orientação da tela e alteram a imagem.
    Se o avião esta na horizontal ele mantem a RPM que foi ajustada. Se ele esta virado para cima (subindo) ele da mais, suponhamos, 1000 RPM se ele esta virado para baixo ele da menos 1000. Em resumo e um 4-2-4 mas melhorado porque alem de aumentar tambem reduz a RPM.

    A maior parte dos timers podem ser usados com ESCS comuns desde que não se esteja querendo o top da performance que acho que e o caso da maior parte de nos. O Ring Rat ( aquele aviaozinho menor que eu tenho) usa um timer E-Flite que custa menos de US$ 15 e so controla rotação e tempo de voo. O Beto usa um timer que ele mesmo fez adaptado de um timer de tempo de voo de modelo de voo livre.

    Ademais, qualquer ESC hoje em dia tem algumas funções programadas: freio da helice na parada, corte da energia se a helice bloquear etc.

    O do Fred toca ate uma musiquinha (que vc pode escolher) para avisar quando for ativado. Não é meigo !!!

    Essa lista tem uma seção so de eletricos que o Wagner criou ha mais de um ano atraz. La ha muita coisa escrita pelo Beto e muitos outros; leiam TUDO para chegar nas condições normais de pressão e temperatura . KKKKK

    Alem disso, o sistema e o mesmo do RC; a unica diferença e que os inputs do receptor são substituidos pelos do timer. Conversar com quem ja faz RC eletrico tambem e muito instrutivo se vc for capaz de ultrapassar o preconceito. KKKKKK

    Ultimo conselho do velho. Para iniciar em qualquer coisa vale o principio KISS (keep it simple stupid) que quer dizer: não complica, mumia! kkkkk . Passadas as dores do parto voce  vai sofisticando.

    Abraços

    Luiz Dalprat
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    VCC elétrico no Taquaral Empty Re: VCC elétrico no Taquaral

    Mensagem  martin Qui Nov 21 2013, 08:41

    O Elétrico do Flavio agora esta 10. Quando voei o modelo estava horrível, o cabo afrouxava muito já no wingover e loopings. Verifiquei que tinha alguns problemas de trimagem. Recomendei as modificações de trimagem e usar o Timer com Governador KR para o motor manter a velocidade.

    Agora o avião dele esta uma maravilha. Cabo não afrouxa e mantem super bem a velocidade.

    Aqui o elétrico esta mais que aprovado e funcionando perfeitamente!

    Martin

    Conteúdo patrocinado


    VCC elétrico no Taquaral Empty Re: VCC elétrico no Taquaral

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28 2024, 05:08