Manicaca Sáb Jun 16 2012, 13:53
Então moçada, Esse é o Enya 15 III que vou usar na Flite Jr. A história desse motor foi a seguinte: comprei usado em estado cosmético bem ruim, bem manchado, com aletas no cabeçote quebradas, parafusos philips bem danificados, mola da agulha quebrada e com a rosca de vela espanada. O anúncio não continha foto, fui pelo preço
Na hora que recebi o motor fiquei bem chateado. Mas com calma, desmontei o motor, e verifiquei que ele estava mecanicamente bom, cilindro pistão e biela estavam ok, já era um começo. O bom de comprar um Enya, é que mesmo usado geralmente eles se encontram em bom estado mecânico, pelo fato da cosntrução deles ser bem sólida.
Mesmo sabendo que o 15 III fora fabricado em meados de 1960, tentei um contato com o Martin da Stunthobby e perguntei se seria possível achar um novo cabeçote pro meu 15 III. O Martin foi muito gentil e conseguiu buscar um cabeçote "zero km" na fábrica por um preço bem competitivo. Esse cabeçote foi melhorado de fábrica, com um desenho externo diferente contando com aletas mais largas como vcs poderão ver e tendo um desenho de câmara de combustão diferente, nesse novo ela é hemisférica.
Aí foi só trabalhar. Limpeza total das peças, polimento manual das peças retificadas e do bloco. Consegui uma molinha nova para soldar na agulha do carburador e como os parafusos estavam pra lá de ruins, re-abri as roscas do bloco com um parafuso M3 (3 mm) e usei um jogo de parafusos allen ao invés dos antigos. Testei o motor e ele virou muito bem com partidas fáceis, boa potência e carburação bem fácil de acertar.
Ao meu ver o resultado ficou bom, posto mais umas fotinhos pra vocês
Carlo