VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

4 participantes

    Carburador VCC..

    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Carburador VCC.. Empty Carburador VCC..

    Mensagem  Morcegão Sáb Jun 16 2012, 22:25

    Abri este tópico para iniciantes e burros velhos (meu caso), que esquecem das coisas mais simples.
    Desde que voltei ao VCC em 2010 tive problemas com vários motores meus que não afinavam ou morriam durante o vôo. Destes todos apenas dois deles o combustível foi o vilão. A maioria foi devido ao carburador. Um Fox 35 que comprei faz tempo veio com um carburador que só dava passagem com a agulha quase saindo do spray bar e os outros motores (CB, Enya e etc) tudo foi por conta da má posição do furinho do spray. Uma coisa simples que as vezes nem lembramos de conferir cria problemas e da uma raiva.
    Tem spray bar que tem apenas um furo e tem aqueles que tem dois e fica mais chato de posicionar. Hoje me aborreci com um CB 25, quando me lembre de olhar e não deu outra. O furo estava para frente e quase para cima. Virei para baixo e o motor funcionou normal.
    Com relação aos motores CB o carburador original dele tem uma bucha plástica que ao apertar a pouca seguraria a agulha no lugar... só segura quando nova, pois ela logo de desfaz e agulha fica “boba”.
    O Fox 35 a que me referi está com carburador Enya 19 e apesar de ser mais largo e diminuir a passagem de ar, está funcionando a contento.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Carburador VCC.. Empty Re: Carburador VCC..

    Mensagem  Manicaca Sáb Jun 16 2012, 22:42

    Morcegão, as coisas são assim mesmo, estamos sempre aprendendo amigão.
    A peçinha de nylon que vc citou nos carburadores que ajuda firmar a agulha pode ser facilmente susbtituido por um pedacinho de refil de caneta Bic ou similar. É só cortar um pedacinho de refil de caneta e instalar. Funciona muito bem Basketball
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Carburador VCC.. Empty Re: Carburador VCC..

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Jun 17 2012, 10:58

    Realmete! esta "pecinha" de "platico" começa encomodar apos algum tempo de uso do motor! Ele perde a capacidade de travar a agulha. No meu CB-46 e nos 25 fiz um "tubinho" enrolando um fio de carbono com resina epox em um arame inox do mesmo diametro da agulha recoberto com parafina (desmoldante). Apos cura da resina retiro do arame e corto do tamanho da "pecinha" original da CB e nunca mais encomada!!!! A resina e fibra se comporta como um termo rígido e não como um termo plástico como a pecinha original da CB. 95% dos problemas de regular os motores VCC esta na agulha e "spreybar" (entrada de ar falso, posição dos furinhos, movimentação da agulha em vôo, sujeira, etc...). Quando o problema é vela ou combustivel,de cara conseguimos identificar!!!!
    O carburador original dos Fox 35 não é la essas coisas...... Eu costumo usar umas arruelas de papel (papelão hidraulico - "velumoide")que ajudam bastante! Quando a superficie do carburador etá com riscos ou o diametro dos furos foram alargados para adaptação de outro carburador a entrada de ar falso impedem a carburação do motor!
    Os Fox 35 a agulha quase sai do motor! e para regular não devemos dar mais que 1/4 de volta!
    Nos Fox atuais este problema foi resolvido!!!!! As agulhas não são mais chanfradas apenas de um lado!
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    Carburador VCC.. Empty Re: Carburador VCC..

    Mensagem  ANDRE Dom Jun 17 2012, 11:18

    Morcegão,
    Para os carburardores CB você também pode utilizar haste flexivel de cotonete, que substitui perfeitamente a peça original.
    Quanto ao Fox 35, o conjunto de agulha e carburador da Enya 15/19/20 apresenta melhor regulagem em relação ao carburador de dois furos da Fox. Outro importante detalhe é que o carburador da Enya é bem mais barato que o da Fox. Veja no site da Stunthobby.
    Recentemente vi que a Fox mudou o conjunto agulha carburardor, ficando parecido com um carburador de R/C.
    Aqui na Pista da Praia Grande temos até um ST G 51 com um carburador Enya, o que facilita a regularem do motor porque a mola é longa.
    Outro detalhe muito importante é a vedação do carburador no venturi, ou seja, não pode haver vazamento de ar, senão v. nunca terá a regulagem desejada. V. pode utilizar teflon ou arruelas vedantes.
    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Carburador VCC.. Empty Re: Carburador VCC..

    Mensagem  Morcegão Dom Jun 17 2012, 11:23

    Comprei um carburador PA com o Martin para colocar em outro Fox 35 que ira para um Super Star.
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    Carburador VCC.. Empty Re: Carburador VCC..

    Mensagem  ANDRE Dom Jun 17 2012, 11:31

    Esse carburador é 10. (eu tenho um desses)
    O seu Fox 35 nunca será o mesmo. Ele vai fazer o 4-2-4 com perfeição.
    Se o Super Star estiver bem leve, v. terá um excelente conjunto nas mãos.

    At. André Luiz Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Carburador VCC.. Empty Re: Carburador VCC..

    Mensagem  Morcegão Seg Jul 02 2012, 18:33

    Coloquei o caburador PA no Fox que estou usando na Ring que foi do Martin. Com o carburador do Enya 19 não ficou tão bom assim. Reparei que realmente agora a passagem de ar ficou maior que com o outro.
    Vou testar com o PA neste fim de semana e depois coloco o resultado aqui.
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Carburador VCC.. Empty Re: Carburador VCC..

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Jul 02 2012, 19:05

    Morcegão.
    Sou fanatico por Fox 35! Já experimentei varios "carburadores" (spprybar), Sassi, CB, Macoy, OS, Enya...... O Melhor resultado foi o modelo da Fox de um furinho! Igual ao do CB. O de dois furinhos funciona muito bem, mas necessita de ajuste mais fino!!!!! A agulha chanfrada e regulagem (range de ajuste) é de no maximo 1/4 de volta.
    O diametro do spreybar original do Fox é bem mais fino que o do CB. Se alargarmos a abertura original do bloco do Fox 35 teremos que colocar juntas de velumoide (papelão hidraulico) para evitar a entrada de ar falso. Se tivermos entrdrada de ar falso! O motor não carbura de jeito nenhum!!!!!!
    Nos cadernos tecnicos da 3A tem um texto explicando o principio de funcionamento de varios tipos de carburadores de VCC.
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Carburador VCC.. Empty Re: Carburador VCC..

    Mensagem  Morcegão Seg Jul 02 2012, 19:13

    Não cheguei a alterar. O carburador do Fox estava ruim e coloquei o do Enya sem precisar alargar o furo. Passou justinho, mas a parte que fica no interior do venture é mais larga realmente. Com o original não conseguia manter o motor ligado e com o Enya consegui, mas não deu o resultado que esperava. O do Enya 19 e o PA tem apenas um furo, so que o último tem a parte que fica no interior do venture mais afilada que o outro. Irei ver o resultado neste sábado. Quanto a entrada de ar, eu já sofri com isto acho em um outro Fox 35 que tive pois na época não sabia deste detalhe. Obrigado pelas dicas com relação aos cadernos técnicos. Vou olhar.

    Conteúdo patrocinado


    Carburador VCC.. Empty Re: Carburador VCC..

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28 2024, 12:11