VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+18
Eduardo Mancini
TAPXURE
CREMON
Daniel Battistini
Erich
Joaquim
Nandoflb
Adrianogardini
betocastrucci
jocarc
Wagner
Marcelo Brito
Alexandre Margonar
Marcus36X
Sérgio Daeuble
Thiago Borges
Morcegão
Manicaca
22 participantes

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Dom Jan 26 2014, 12:24

    Excelente colocação Beto, é exatamente isso o que vc falou, modelos construído por anos e investimento de tempo e dinheiro elevados limitam a operação dos modelos a tempo bom e em condições aptas somente, o que é mais do que compreensível ...
    Mais quando eu falei em ninguém dar bola, disse mais direcionado ao U/C mesmo.
    Quem construiu uma linda B-17 dessas foi o Eduardo Belmonte, a dele a partir de um kit da Guillows da B-17 G Super Fortress, que por coincidência da B-17 do Laumer também era tracionada por quatro 049´s

    Duas imagens que o Belmote publicou na web faz algum tempo, que foi na épocada construção

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Oy1z



    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 4m7r



    Tem um vídeo bacana do Belmonte voanda essa mesma -17 na pista da Curva da Jurema em Vitória/ES

    Vou procurar, se achar posto o lnk pra raça ...
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Dom Jan 26 2014, 12:32

    Tá aí o video da B-17 do Belmonte, um grande trabalho de um grande aeromodelista, com certeza um ícone no U/C brasileiro

    Quem quiser crtir link abaixo;

    https://youtu.be/_3Ffoh4AUUc
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3956
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Morcegão Dom Jan 26 2014, 15:29

    Este modelo (B-17)  iria voar neste fim de semana, mas devido a problemas o GG não foi voar e ficou para o próximo domingo.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Dom Jan 26 2014, 17:22

    Opa, então o GG deve ter"abraçado" a B-17 do Belmonte  cheers cheers cheers cheers 
    Coisa lindade modelo  bounce 
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3956
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Morcegão Seg Jan 27 2014, 11:43

    Hehehehehe
    Não, o GG não comprou. Eduardo não foi por falta de companhia para voar, pois Getúlio estava com alguns problemas. O Eduardo vendeu para outra pessoa se não me engano e depois acabou pegando novamente.  Very Happy  Very Happy  Very Happy
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  TAPXURE Qui Jan 30 2014, 15:29

    Navegando pelo YOUTUBE, achei este vídeo muito legal! Tem quase a minha idade ....  Smile 

    Acho que é uma boa ideia para as pistas alagadas, nestes dias de muitas chuvas tropicais!!!  Razz 

    https://www.youtube.com/watch?v=mVBDv3byC3U

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Dom Fev 02 2014, 08:19

    Esse cara aqui é o "culpado" pelo vírus VCC.

    Jim Walker, sempre muito lembrado pelos entusiastas mundo afora foi quem inventou e patenteou o sistema "U-Control"

    Numa rápida pesquisa, Jim, além do U/C patenteou e registrou mais 30 patentes ao longo de seus curtos 54 anos de vida (nasceu em 1904 e partiu pra pátria espiritual em 1958), totalizando então 31 patentes oficiais

    A ele devemos esse vírus saudável e muito contagiante

    Muito obrigado Jim

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Bb6v

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  TAPXURE Dom Fev 02 2014, 08:49

    lol! 

    Notaram que atrás do Sr. Walker uma nervura gigante (perfil tipo gota) com um alto-falante!!??

    Abraços;

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Dom Fev 02 2014, 09:10

    Bem notado Taps, realmente o Jim era um cara extremamente visionário e estava muito a frente do tempo dele, realmente um gênio.

    Tem um vídeo do Jim pilotando um modelinho dele (U/C) em que ele faz varios torque rolls. Ví este video algumas vezes e nunca mais achei, se alguém souber onde está o vídeo e puder postar o link pra nós ficaria contente, pois é extremamente interessante

    Dando mais uma surfada na web, fiquei contente em constatar o re-lançamento do ME 109 (09-15), kit da extinta Sterling desenhado em 1950 pelo Matt Kania, o projetista do Ringmaster

    O kit é fabricado pela Brodak e mostra a força do retorno dos pequenos warbirds no mercado. Acho que o pessoal está re encontrando o prazer e a economia de voar aviões menores, muito ágeisl, econômicos no consumo e na manutenção

    Enfim, mais uma ótima opção pro mercado

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Hvpo



    Outra empresa que está pra re-lançar e lançar novos kits é a Allen Modelismo.

    Assim que eu tiver notícias sobre os lançamentos e re-lançamentos passo pra vcs


    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  betocastrucci Dom Fev 02 2014, 09:23

    Não sei se é tendência, ou somente um caso pontual, mas na pista onde voo r/c os aeros aumentaram em tamanho (e custo de aquisição e operacional) assustadoramente há uns anos. Fiquei mais de ano sem aparecer, e quando retornei recentemente o pessoal me contou que fora um giant que estava voando, o tamanho mais comum agora é para motor 46. E começaram a voltar os modelos com motor .25, que tinham sumido. Crise econômica? Sustentabilidade? Falta de espaço? Transporte?
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  TAPXURE Dom Fev 02 2014, 09:39

    Manicaca;

    Bom saber que o ALLEN vai aumentar a "frota"... Acho que hoje, aero VCC escala ele só tem o P-39! Me lembrei de quando
    moleque, babava nos modelos escala da AEROBRÁS. Os poucos que vi, não eram tão bons em voo! Não sei se era o projeto
    ou a turma que construiu os mesmos sem os devidos cuidados! Aeromodelos escala, sempre chamam a atenção, pois todos
    que gostam de "voar", identificam na hora os ícones da aviação passada.

    Beto;

    Aqui na minha cidade, aconteceu o mesmo com relação aos aeros GIANT. Hoje temos somente dois pilotos que voam este
    tamanho de aero. Eu acho que o fator "grana" seria o último empecilho para tem um "bichão" destes. O duro mesmo é ter
    que transportar, tendo o piloto que ter um carro grande ou carreta e em segundo, guardar os mesmos...

    No VCC, já não sei como andam as pistas e "opções". Aqui na minha cidade e região, estão todos parados!!!  Mad 

    Abraços;

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Dom Fev 02 2014, 12:33

    Encontrei mais umas fotos legais de warbirds da Brodak, duas do P-40 e uma de outro ME 109 a marca, ambos pra 09 a 15.

    A Brodak já tinha warbirds maiores na faixa 28 a 40, como aquele Mustang P-51 B que o Marcão construiu, aliás modelo muito bonito,

    O bom que com a re-introdução desse modelos menores ressurge um nicho pra motores menores, que sumiram do mercado.

    Motivos pro ressurgimento ?? Imóveis cada vez menores, combustíveis a preços fora da realidade além de tudo o mais que vcs relataram nas respostas anteriores

    Então, o P-40

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 1g15



    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Uore



    E outra do ME 109 da mesma série, que por coincidência ficou bem parecido com o ME 109 do Sérjão Daeuble, inclusive com o motor que é Fox 15 X nos dois modelos

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 N5fh






    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Dom Fev 02 2014, 12:48

    Uma do ME 109 do Commander Daeuble pra comparação, notem as pequenas dimensões do modelo  Basketball 

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 7sci

    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Marcus36X Dom Fev 02 2014, 14:26

    Tai Beto o modelo pro seu filho!
    Recomendado pela galera do Stunthanger...

    YeppeeHaiHouKaYay
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Alexandre Margonar Ter Fev 04 2014, 20:32

    Manicaca escreveu:Esse cara aqui é o "culpado" pelo vírus VCC.

    Jim Walker, sempre muito lembrado pelos entusiastas mundo afora foi quem inventou e patenteou o sistema "U-Control"

    Numa rápida pesquisa, Jim, além do U/C patenteou e registrou mais 30 patentes ao longo de seus curtos 54 anos de vida (nasceu em 1904 e partiu pra pátria espiritual em 1958), totalizando então 31 patentes oficiais

    A ele devemos esse vírus saudável e muito contagiante

    Muito obrigado Jim

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Bb6v


    Grande Commander Adriano, o Sr Jim Walker, chegou a inventar um capacete que lhe permitia voar 3 modelos ao mesmo tempo, o homem estava muito a frente do seu tempo. Veja este site com muitas de suas invnções.

    http://www.americanjuniorclassics.com/Jim%20Walker/jimwalker.htm

    O vídeo do voo fazendo tork, está nessa pagina.

    http://www.americanjuniorclassics.com/sabredance/sabredance.htm

    E no youtube, nessa.

    https://www.youtube.com/watch?v=pnGz2VUGTZ0
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Ter Fev 04 2014, 20:40

    Show Alexandre, muito obrigado pela força !  cheers 
    O Walker era um cara inacreditável ...
    Nos anos de recessão, com a escassez de motores e dificuldades com aquisição de combustível, o hôme simplesmente vendia kits de u/c tracionados pelo pulso mesmo, os kit "whip powered"  cheers  cheers  cheers 
    abração
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Alexandre Margonar Ter Fev 04 2014, 20:42



    É ele era fera mesmo, inventou até um avião controlado por grito, você viu no site?
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Ter Fev 04 2014, 21:03

    O capacete que o Margonar falou usado pra pilotar 3 aviões ao mesmo tempo é usado pelo Jim nesta foto.
    Aqui ele fazendo uma demostração em um Nats dos anos 40/50 pilotando 3 modelos Firebaby, os três com McCoys 29´s  affraid affraid affraid  urrando forte !

    O site que o Margonar passou faz alusão a um voo que o Jim teria pilotado quatro !!! modelos ao mesmo tempo mas infelizmente sem imagens do voo ...

    O hôme era um fora-de-série  Very Happy 

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 3lry



    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Ter Fev 04 2014, 21:04

    Alexandre Margonar escreveu:

    É ele era fera mesmo, inventou até um avião controlado por grito, você viu no site?

    Claro, ele era demais  Very Happy 
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  TAPXURE Ter Fev 04 2014, 21:46

    ... O "HOMI" FOI O BILL GATES OU STEVE JOBS DO AEROMODELISMO!!!

     cheers 

    Tapxure
    avatar
    Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 329
    Idade : 52
    Data de inscrição : 21/11/2013

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Eduardo Mancini Qua Fev 05 2014, 11:29

    Apenas para contribuir, o Jim Walker chegou a desenvolver, e voar um aero (VCC !!) que fazia tourneau...!!  O modelo tinha uma "alma" na fuselagem, e a asa interna ficava dentro de uma "moldura" (onde os cabos saíam), a qual por sua vez estava presa a esta alma. Quando ele soltava um "gatilho" (c/ 3° cabo), as asas e a fuselagem giravam num tourneau...  Caso alguém tenha interesse em ver o esquema disto, eu tenho em algum lugar...
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Qua Fev 05 2014, 14:12

    Poxa Eduardo, seria muito legal  cheers  Tem um vídeo do Walker que não acho mais em lugar algum que ele faz torque rolls em vcc justamente usando essa propriedade de girar tunneaux que vc relatou no modelo vcc.

    É aquela combinação do "sabre dance", video postado pelo nosso querido amigo Margonar junto aos tunneaux lentos fazendo os torque rolls

    O Jim realmente foi e ainda é o "Kara" no coração de todo aeromodelista  Basketball Basketball Basketball 

    abração, aguardamos o que o amigo tiver sobre ele
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Sáb Fev 22 2014, 14:22

    Mais uma descoberta sobre a Fox Engines

    A Fox nos anos 60 comprava kits direto da Berkeley Models e os embalava em caixas com sua marca e os revendia diretamente aos seus clientes.

    Possivelmente era uma estratégia para vender combos motor+modelo com um preço menor e assim faturava duplamente  Very Happy 

    Na segunda foto dá pra notar a descrição no kit do Piper Comanche com sendo da Berkeley Models

    Não posso garantir agora, mas se não me falha a memória, eles faziam isso com outras marcas de kits, até com planadores de voo livre

    Muito interessante  bounce 

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 0c85



    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Khrf



    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Ter Fev 25 2014, 20:58

    Sérjão, vai treinando aí. As poses "oficiais" das fotos do Nobler são essas duas  affraid affraid affraid 
    No capricho hein ?? hehehe

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Jhlx



    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 8vr3

    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Alexandre Margonar Qua Fev 26 2014, 21:04



    Quero ver !!!  lol! lol! lol! 

    Conteúdo patrocinado


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 23 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19 2024, 09:48