VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+18
Eduardo Mancini
TAPXURE
CREMON
Daniel Battistini
Erich
Joaquim
Nandoflb
Adrianogardini
betocastrucci
jocarc
Wagner
Marcelo Brito
Alexandre Margonar
Marcus36X
Sérgio Daeuble
Thiago Borges
Morcegão
Manicaca
22 participantes

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Seg Ago 06 2012, 20:58

    Alexandre Margonar escreveu:
    Comandante Adriano, já que você disse que o tópico é nosso, então ai vai um vídeo de 1955 onde é mostrado
    os ensaios e vôo da Plataforma Hiller.

    https://www.youtube.com/watch?v=7XzDMlhk4Sw

    O controle direcional era conseguido com a inclinação do corpo do “piloto” na direção que se pretende ir,
    combinado com a aceleração que gera a sustentação.

    E quem quiser saber mais sobre essa plataforma, veja http://www.hiller.org/flying-platform.shtml

    Margonar, excelente video compadre. Vc notou que a testors fui muito fiel na reprodução do modelo com relação ao original ?? O modelinho é muito bem feito, item de coleção bounce
    Vou dar uma olhada em mais um material e posto ainda hoje
    Valeu por compartilhar o video, excelente
    abraço Basketball
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Seg Ago 06 2012, 21:14

    Tenho alguns anúncios de kits da Mobral que fui escaneando de revistinhas nacionais, algumas emprestadas e outras compradas em sebos. Posto abaixo

    Manicaca I e II

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Mob1



    Mig 15 e Aspirante

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Mob2h



    Cheyenne 2000

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Mob5


    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Qua Ago 15 2012, 19:07

    Moçada, quantas idéias legais e simples ficaram no passado. Olhem só que modelinho ARF legal. Estimo que seja anos 50. Modelinho simples e bem leve da Junior Aircraft, empresa do 'pai" do vcc Jim Walker.
    Esse tipo de modelinho é show, leve, barato e fácil de construir. Seria um modelinho ideal pra quem quer começar no esporte sem gastar muito. Além do mais ele é chamativo nas cores, o que deve cativar a atenção dos mais novos.
    Vinha até com um Cox 020 no kit.
    Hoje só se fala em "mega" modelos hiper sofisticados e de elevada tecnologia.
    Acho que falta lembrar um pouco da simplicidade em todos os sentidos sunny

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Firebabyjr



    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Morcegão Qua Ago 15 2012, 19:41

    Estava falando sobre isto com um colega de VCC dia destes...
    Gosto de modelos simples e pequenos também, mas muitos gostam dos maiores e sofisticados somente. Gosto é gosto, não é? O importante é não esquecer daquilo que agitou as pistas um dia e permitiu que chegássemos onde estamos hoje em dia. Foi a alegria de crianças e adultos. Coloriram os céus nos fins de semana e feriados.
    cheers cheers cheers
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Sex Ago 17 2012, 21:27

    Então moçada, fuçando a web deparei com um blog que contém 3 fotos de um belíssimo T-6 da Mobral, montada pelo nosso colega Pedro (com o nick pedrocomet). O modelo está um show e ele relata que montou ele nos anos 70 e o reformou em 2000. Pra não ter a tentação de botar o bichinho pra voar ele tirou todo o sistema de comando.
    Estou postando as fotos do modelo e abaixo, posto o link do blog do Pedro e o depoimento dele sobre a história do modelo. Fotos abaixo:

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Niverqueridinhoecasabod


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Niverqueridinhoecasabod


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 84012942







    Depoimento do Pedro sobre o modelo:

    "Este modelo do T6 da mobral foi montado por mim nos anos 70 e reformado em 2000.Consegui com um amigo um motor WB 2,5 diesel que caracteriza bem o sentimento que nos movia nos anos 70.Eu retirei os cabos de comando para não ficar tentado a voa-lo.Desculpe-me pela qualidade das fotos,pois são fotos tiradas do meu album de fotografias.Os negativos originais se perderam e o avião está hoje embalado e guardado.Espero que vocês curtam tanto quanto eu"

    E pra quem quiser, o link do blog do Pedro é: http://oficinadeaeromodelismo.blogspot.com.br/2011/08/t-6-da-mobral-modelismo.html

    Espero que gostem

    Carlo
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sex Ago 17 2012, 23:17

    Lindo modelo!
    Adriano, quem tem um kit deste "na caixa" é o Frederico!
    Tens o contato dele?
    Na ultima vez que entrei em contato com ele, ele morava no Carianos - Floripa.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Sex Ago 17 2012, 23:59

    Sérgio, faz muitos e muitos anos que não tive mais contato com ele.
    Ele gostava muito de voo livre.
    Embora tivesse varios motores bons em casa o "vírus" do glow nunca o infectaram.
    Lembro que ele gostava muito de voar uns planadores da Mobral, o "Taperá" e o "Periquito" se não me falha a memória, e também uns modelos escala à elastico da Aerobras (Cessna 180 e Piper J-3)

    abraço
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Sáb Ago 18 2012, 17:19

    Como já disse antes: enquanto a turma não "chiar", continuo postando coisas de "baú" que vou encontrando hehehe Smile

    Video da queda e quebra de um lindo Cox Rivets RTF. O motor está cantando bonito o modelo é solto, decola nivela e de repente o cabo de picar se solta, o modelo entra em um loop e se estatela no chão. O som do impacto no asfalto é bem audível e o cara (lógico) fica bem nervoso com a queda do modelo.
    Uma pena, era um modelo muito lindo mesmo Embarassed
    Mas... Faz parte do hobby ...

    Estou postando uma imagem que tenho do modelinho e também o link do vídeo pra quem quiser
    Carlo

    Video: https://www.youtube.com/watch?v=CA95fZCaCfA

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Rivets1

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Dom Ago 19 2012, 10:04

    Continuando então com os "velhinhos", encontrei um video de um senhor que monta (parcial), entela e voa um Buster da Sig. Esse modelinho é daquela série de perfilados semi escala da Sig qué é pra corridas com motor .15 (Goodyear). Ele testa 2 motores elétricos no modelo, um bem fraquinho e um outro mais forte no fim do vídeo.
    Quem quiser curtir, link do filme abaixo. Classifico como "velhinho" pq esse kit está em produção bem uns 30-40 anos affraid

    https://www.youtube.com/watch?v=yzr8gT3wddE&feature=related

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Yy1sigcl12large



    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  jocarc Dom Ago 19 2012, 10:15

    Parabéns pessoal esse tópico esta muito 10 vcs são de +, continuem postando que eu estou me deleitando aqui.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Sáb Ago 25 2012, 09:03

    Continuando com os velhinos, dois interessantes kits para 049. Um é uma asinha tipo combate, a Fire Bee da Flite Line Models e o outro é um Bel Air, modelinho bem pré-fabricado da Scientific Models, inclusive contava com uma carenagem de alumínio que vinha no kit. A asinha parece superfácil de construir e diversão garantida na pista !
    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 84905227


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 34410727


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 37050169

    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sáb Ago 25 2012, 16:34

    Estive na oficina da Hobbylandia e encontrei um "kit das antigas" com a caixa bastante danificada..........
    Arematei por um preço justo!
    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 012pmt



    Terei que trocar algumas peças devido a empenamentos! Sorte ser apenas as chapas do bordo de fuga!
    Mais um Clasico para coleção.
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sáb Ago 25 2012, 16:44

    Esqueci a foto da caixa......
    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 006cqu



    Apos restauração do Kit.
    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 014syb

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Sáb Ago 25 2012, 17:23

    Coisa de colecionador comandante, "Noblão" da caixa verde, coisa linda sunny
    Vc já tinha um desses né?
    abraço

    Manicaca
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sáb Ago 25 2012, 17:26

    Beleza!
    Agora tenho dois! Este vai de Fox 35!!!!!!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Sáb Ago 25 2012, 17:56

    Coisa linda !!
    Dei uma fuçada nas plantas dele (TF) que tenho comigo e tem duas observações que me chamaram bem a atenção (parte de observações - planta 03), entre algumas coisas:

    * Sugerem não alterar ou fazer saída de cabos ajustáveis ("não há necesidade") pq dizem que a posição da planta funciona muito bem ... (palavras da TF)

    * Recomendam o uso de motores 40 "leves" com descarga, Embora o Nobler tenha sido projetado pro Fox 35, na época não se usava silenciador de nenhum tipo, e nessa configuração a potência do Fox 35 era mais que suficiente (palavras da mesma TF)

    Umas imagens do "Nobre" sunny

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Noblertf1


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Noblertf3


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Noblertf2

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Noblerfox35



    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Sáb Ago 25 2012, 22:05

    Na minha opimião, um dos modelos stunt semi escala mais bonitos de todos os tempos. O ME 109 G desenhado pelo lendário projetista e aeromodelista americano Jack Sheeks. Este projeto foi publicado na revista Flying Models em 1977.
    O modelo é um show bounce

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Me109b


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Me109c


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Sheeksme109g1977

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Sáb Ago 25 2012, 22:20

    Bem antes (1970) o mesmo Jack Sheeks já havia publicado na mesma revista um outro ME 109. Na minha opinião também muito bonito e bem proporcionado Basketball

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Me109a


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Me109d


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Sheeksme109fm1970

    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Morcegão Dom Ago 26 2012, 05:15

    cheers cheers cheers
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Alexandre Margonar Dom Ago 26 2012, 21:00


    Comandante Sérgio, Nobler das antigas e Fox 35, é tudo de bom.

    Eu nunca tive um Nobler, mas ainda vou ter um se Deus quiser.

    Fox 35 tem alguns aqui, um dia eu reúno estes dois.

    Parabéns pela sua nova aeronave, e de deixar a gente com água na boca.

    Quero ver um tópico com essa montagem.

    Parabéns!
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Sérgio Daeuble Qua Ago 29 2012, 19:41

    Modelinho legal.



    http://www.aeromaniacs.com/public/pdf/Half%20Lite%20Stunter%20Building%20Instructions.pdf
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Qua Ago 29 2012, 21:11

    Sérgio Daeuble escreveu:Modelinho legal.



    http://www.aeromaniacs.com/public/pdf/Half%20Lite%20Stunter%20Building%20Instructions.pdf

    Muito bonitinho e de construção bem inteligente. Gostei bastante do detalhe do plate de regulagem de altura do tanque. Simples e com certeza bem funcional Basketball
    Valeu
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Qua Ago 29 2012, 21:29

    Um P-38 Lightning semi escala para dois Cox 0.20. Belezinha de modelo
    Publicado na revista American Modeler em 1959 bounce


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 P380202hobbyhelpers

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Qua Ago 29 2012, 22:31

    Mais um modelinho escala das antigas, no caso mais um ME-109, este publicado na revista Aeromodeller edição de outubro de 58.
    Modelinho desenhado pra motorização 06-09 (1 cc a 1,5 cc)
    Muito bonitinho e mantém muita fidelidade dos traços do ME-109 E original

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 54602185


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Me10909kingswoodjpg




    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Alexandre Margonar Sex Ago 31 2012, 17:32

    cheers cheers cheers
    Muito bom, gostei.

    Conteúdo patrocinado


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 4 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28 2024, 12:13